O dissídio de Diretor Clínico 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 131205 no cargo de Diretor Clínico.
Estado com maior salário médio
Ceará
R$ 20.874,16
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
355 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Luís - MA
R$ 7.596,31
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
169 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo
R$ 38.774,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Atendimento Hospitalar
222 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de serviços de saúde Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de produção e operações de instituições de serviços de saúde, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.
Planeja, gerencia e coordena projetos e programas de saúde, estabelecendo políticas de gestão, coordenando as atividades da equipe médica, entre outras atividades, a fim de assegurar a assistência médica adequada aos pacientes Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental, promove programa de qualidade de vida no trabalho.
O que faz um Diretor Clínico
O Diretor de serviços de saúde estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de produção e operações de empresas de serviços de saúde, de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Planeja as ações de saúde, analisando indicadores de saúde e sociodemográficos, aprovando normas de funcionamento das unidades, estabelecendo normas técnicas, aplicando normas legais, definindo instruções de serviços internos e adequando o funcionamento das unidades às normas para garantir o atendimento com segurança e de acordo com a legislação.
Gerencia os serviços de assistência à saúde, estabelecendo políticas de gestão, implementando programas de saúde, utilizando práticas de saúde baseadas em evidências, a fim de assegurar a assistência médica adequada aos pacientes.
Coordena ações de saúde, estabelecendo critérios para otimização de atendimento, acompanhando processos de assistência à saúde, viabilizando recursos para o cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais, a fim de garantir a melhor atendimento Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica.
Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Coordena e define estratégias, projetos e programas de saúde para unidades de serviços de saúde, elaborando plano estratégico, definindo padrão de qualidade do serviço de saúde, analisando a demanda, definindo público-alvo, avaliando as necessidades de aquisição de equipamentos, materiais e insumos, coordenando as atividades da equipe médica, visando ao atendimento com eficiência e qualidade Avalia ações de saúde, definindo estratégias e critérios de avaliação, acompanhando processos, resultados e impactos das ações, a fim de manter a qualidade e segurança nos atendimentos de serviços de saúde.
Avalia resultados de campanhas, o desempenho de equipamentos e de profissionais e as ações de vigilância de saúde.
Promove e analisa estudo de custo de serviços de saúde, acompanha e avalia os resultados financeiros e viabiliza a captação de recursos, utilizando sistemas informatizados e tecnologias de informação e comunicação Define investimentos e custeio, capacidade operacional da instituição e instalação física em função dos serviços Participa na elaboração de campanha de promoção e divulgação de serviços de saúde e promove atividades científicas.
Promove e organiza centros e grupos de estudos, incentivando o aprendizado coletivo, o desenvolvimento profissional para a prática adequada da medicina Gerencia diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde, dimensionando a necessidade de contratação, identificando a necessidade de capacitação e de qualificação de profissionais, aprovando contratações e demissões Identifica perfis profissionais, estabelecendo as responsabilidades dos profissionais da saúde.
Recebe estagiários acadêmicos e médicos residentes, informando as rotinas e o regimento interno da instituição Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, com entidades sociais e profissionais, realizando convênios e parcerias, participando de conselhos, propondo e contratando auditorias.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental, promove programa de qualidade de vida no trabalho.
Funções do Diretor de serviços de saúde
O profissional Diretor Clínico deve demonstrar competências pessoais, avaliar ações de saúde, coordenar ações de saúde, administrar recursos financeiros, gerenciar recursos humanos, definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde, coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais, planejar ações de saúde.
Condições de trabalho da profissão
Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de serviços de saúde
Um Diretor de serviços de saúde deve dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde, aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...), analisar estudos de custo de serviços de saúde, definir estratégias de avaliação, gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde, contratar auditorias, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar empatia, adequar funcionamento da unidade assistencial às normas, propor diretrizes de planos de carreira, acompanhar resultados de ação de saúde, definir investimentos e custeio, definir instalação física em função dos serviços, acompanhar processos de ação de saúde, avaliar ações de vigilância de saúde, analisar indicadores sociodemográficos, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, elaborar plano estratégico, propor auditorias, definir instruções de serviços internos, definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos, demonstrar capacidade de tomar decisão, estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial, propor diretrizes para organograma funcional, gerenciar serviços de assistência à saúde, implementar ações de saúde e segurança do trabalhador, liderar pessoas, gerenciar risco em tecnovigilância, coordenar projetos e/ou programas de saúde, demonstrar capacidade analítica, acompanhar processos de assistência à saúde, definir padrão de qualidade do serviço de saúde, delegar funções, aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais, realizar convênios e parcerias, gerenciar risco em hemoderivados, definir público-alvo de atendimento, estabelecer critérios de avaliação, avaliar resultados financeiros, acompanhar fluxo financeiro, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, implementar programas de saúde, estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras, demonstrar capacidade de administrar conflitos, avaliar o impacto das ações de saúde, evidenciar capacidade crítica, representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais, definir capacidade operacional da instituição, contornar situações adversas, analisar demanda dos serviços de saúde, viabilizar captação de recursos, participar em conselhos, demonstrar iniciativa, demonstrar capacidade de observação, avaliar desempenho dos equipamentos de saúde, demonstrar capacidade de negociação, promover estudos de custo de serviços de saúde, estabelecer políticas de gestão, viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais, gerenciar risco em farmacovigilância, analisar indicadores de saúde, estabelecer critérios para otimização de atendimento, aprovar contratações e demissões, demonstrar capacidade de administrar o tempo, conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde, promover programa de qualidade de vida no trabalho, identificar necessidades de capacitação e qualificação, dimensionar necessidade de contratação, promover atividades científicas, demonstrar capacidade de estabelecer vínculos, participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde, evidenciar acessibilidade, demonstrar capacidade de escuta, demonstrar capacidade retórica, avaliar resultados de campanhas, aprovar alterações de cargos e salários, identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades, demonstrar criatividade, nomear ouvidores.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Diretor Clínico ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor Clínico e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde que ficou em 6.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor Clínico em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Diretor Clínico ficou em 6.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde 2025
O salário de Diretor Clínico mostrado aqui é resultado do levantamento de 944 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor Clínico com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: