O dissídio de Diretor Cinematográfico 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262205 no cargo de Diretor Cinematográfico.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 5.572,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
25 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 4.583,46
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
24 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de cinema Dirige projetos de filmagem, tomando decisões criativas para determinar a aparência do filme, tais como efeitos especiais, locação, ângulos de tomada e desempenho dos atores Participa das fases do projeto – pré-produção, produção e pós-produção do filme.
Interpreta e revisa roteiros para estabelecer o tom do filme e escolher seus assistentes Interage com chefes de departamentos no set – chefes de elenco, de design e de trabalho de câmera Revisa e ajusta roteiros, acompanha e aprova orçamentos de produção de filmes.
Assiste a audições para selecionar e dirigir atores Supervisiona o processo de produção, garantindo que sejam cumpridos os cronogramas físicos e financeiros do projeto Cumpre princípios éticos e legais, classificação indicativa, direitos humanos, da infância e da adolescência assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Diretor Cinematográfico
O Diretor de cinema elabora projetos cinematográficos em diferentes formatos e para multiplataformas, analisando e prospectando aspetos técnicos, operacionais, financeiros, mercadológicos, artísticos, entre outros, em articulação com demais profissionais e instâncias envolvidos no processo, como produtores, e patrocinadores Desenvolve estudo de viabilidade do projeto, considerando recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos e cronograma de produção, adequando o planejamento da obra às exigências e circunstâncias artísticas, técnicas, financeiras, de mercado.
Pesquisa, avalia e seleciona informações, dados, materiais e temas para conceituação de projetos cinematográficos, considerando os objetivos da obra, formato, gênero (ação, comédia, drama, romance, documentário, suspense, terror, ficção científica etc.
), bem como as características do público-alvo, registrando a ideia ou argumento desenvolvido Na fase de pré-produção, interage com as chefias do processo de produção para elaborar o planejamento do projeto de filmagem.
Realiza leitura e interpretação técnica e estética do roteiro, estabelecendo parâmetros e diretrizes para setores técnicos e artísticos na execução do projeto, mapeando recursos técnicos, tecnológicos e humanos Revisa o roteiro, juntamente com os roteiristas.
Revisa o tom do filme, comunicando sua visão aos chefes dos demais departamentos, antes do início da produção.
Lista as tomadas e cria “storyboards” Realiza testes de audição para escalar atores que preencham as condições dos papéis, para dar vida ao tema do filme.
Escolhe assistentes de direção, seleciona equipes técnicas e operacionais, de programação, financeiro-administrativos, de acordo com o roteiro e os objetivos da obra.
Define e acompanha a construção e ou seleção de cenários e locações, conduzindo e controlando cronograma de execução, ritmo interno da obra, e tempo de realização Na fase de produção (set de filmagem), assiste aos ensaios dos atores e decide sobre o visual do filme e sua direção geral Dirige os atores e a câmera para obter os ângulos, tomadas e resultados corretos.
Ajusta a direção para otimizar o desempenho dos atores, conforme o perfil de cada um deles Acompanha os atores durante os ensaios para garantir que sua visão para o enredo e o produto final sejam levados em consideração, em cada cena filmada Dirige profissionais e equipes artísticas e de produção durante o processo de realização da obra, supervisionando as etapas de desenvolvimento (criação, pré-produção, produção, realização, montagem, apresentação, pós-produção e finalização) Avalia desempenho das equipes profissionais envolvidas na produção cinematográfica, indicando alterações e melhorias, quando necessário.
Analisa resultados parciais e finais do processo de produção, considerando avaliações externas e demandas de mercado, zelando pela qualidade artística, técnica e operacional do projeto Na pós-produção, dirige a junção das partes para criar o produto final e garantir que o filme saia como foi imaginado.
Interage com editores, departamento de música e som, até a versão final do filme Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, audiovisual e cinematográficas Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental .
Funções do Diretor de cinema
O profissional Diretor Cinematográfico deve demonstrar competências pessoais, formar equipe, dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia, desenvolver ideias, decupar conteúdo, criar projetos, planejar produção, comunicar-se, avaliar os resultados.
Condições de trabalho da profissão
Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Diretor de cinema
Um Diretor de cinema deve coletar informações, dados, supervisionar a organização da produção, considerar o projeto do ponto de vista financeiro, indicar equipe artística, considerar o projeto do ponto de vista técnico, adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.), pesquisar temas, analisar as demandas do mercado, promover reuniões com as equipes, considerar o projeto do ponto de vista artístico, considerar o projeto do ponto de vista operacional, divulgar a realização na mídia, demonstrar capacidade de flexibilidade, estabelecer acordos com produtor e patrocinador, demarcar a utilização de equipamentos, ministrar cursos, palestras, oficinas, etc, realizar estudo de viabilidade do projeto, realizar testes técnicos, realizar leitura técnica e estética do roteiro, mapear os recursos necessários, supervisionar a pós-produção e finalização, definir cenários e locações, demonstrar capacidade de percepção estética, indicar equipe técnica, prestar assessorias, estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc), dirigir as equipes durante o processo de realização, disponibilizar informações para a equipe, supervisionar a pré-produção, conduzir o ritmo interno da obra, avaliar os resultados parciais do processo de produção, demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas, dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.), selecionar material para a elaboração do programa, demonstrar sintonia com as transformações comportamentais, administrar conflitos, demonstrar capacidade de criatividade, redigir textos para periódicos, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, interagir com as equipes, administrar o tempo da realização, indicar equipe de produção, indicar equipe de programação, planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, registrar a ideia ou argumento, selecionar os temas a serem trabalhados, aprovar equipes, conceituar projetos, realizar testes com talentos artísticos, considerar o projeto do ponto de vista mercadológico, analisar os resultados das avaliações externas, criar o formato da obra, avaliar desempenho da equipe, demonstrar capacidade de encontrar soluções, dirigir ensaios, pesquisar as características do público-alvo, compartilhar as ideias com a equipe, demonstrar capacidade de liderança, supervisionar a criação, aprovar o cronograma de produção, supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação, avaliar os resultados finais do processo de produção.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Diretor Cinematográfico ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor Cinematográfico e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de espetáculos que ficou em 5.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor Cinematográfico em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Diretor Cinematográfico ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de espetáculos 2024
O salário de Diretor Cinematográfico mostrado aqui é resultado do levantamento de 43 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de espetáculos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor Cinematográfico com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Diretor Cinematográfico em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 4.312,96 | 4.480,12 | 6.322,48 | 20,66 | 5.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Diretor Cinematográfico. |
Dissídio de Diretor Cinematográfico por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 4.412,44 | 4.583,46 | 6.468,31 | 21,15 | 6.60% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Diretor Cinematográfico. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Diretor Cinematográfico no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
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Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente | 3.979,11 | 4.133,33 | 5.833,08 | 5.00% | |
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente | 4.604,30 | 4.782,75 | 6.749,56 | 4.40% | |
Atividades de televisão aberta | 2.893,63 | 3.005,78 | 4.241,85 | 6.40% | |
Estúdios cinematográficos | 6.410,55 | 6.659,00 | 9.397,38 | 8.00% | |
Atividades de condicionamento físico | 1.588,44 | 1.650,00 | 2.328,53 | 7.20% | |
Agências de publicidade | 2.406,72 | 2.500,00 | 3.528,08 | 4.20% | |
Edição de revistas | 2.888,07 | 3.000,00 | 4.233,69 | 6.30% | |
Outras atividades de publicidade não especificadas anteriormente | 2.888,07 | 3.000,00 | 4.233,69 | 7.70% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 6.590,57 | 6.846,00 | 9.661,28 | 7.80% | |
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 11.081,51 | 11.511,00 | 16.244,67 | 6.50% | |
Produção de filmes para publicidade | 1.925,38 | 2.000,00 | 2.822,46 | 7.60% | |
Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes | 3.176,87 | 3.300,00 | 4.657,06 | 4.30% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 4.168,44 | 4.330,00 | 6.110,63 | 8.20% | |
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte | 4.440,88 | 4.613,00 | 6.510,00 | 6.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |