O dissídio de Diretor Cinematográfico 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262205 no cargo de Diretor Cinematográfico.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 5.572,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

25 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 4.583,46

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

24 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de cinema Dirige projetos de filmagem, tomando decisões criativas para determinar a aparência do filme, tais como efeitos especiais, locação, ângulos de tomada e desempenho dos atores Participa das fases do projeto – pré-produção, produção e pós-produção do filme.

Interpreta e revisa roteiros para estabelecer o tom do filme e escolher seus assistentes Interage com chefes de departamentos no set – chefes de elenco, de design e de trabalho de câmera Revisa e ajusta roteiros, acompanha e aprova orçamentos de produção de filmes.

Assiste a audições para selecionar e dirigir atores Supervisiona o processo de produção, garantindo que sejam cumpridos os cronogramas físicos e financeiros do projeto Cumpre princípios éticos e legais, classificação indicativa, direitos humanos, da infância e da adolescência assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Diretor Cinematográfico

O Diretor de cinema elabora projetos cinematográficos em diferentes formatos e para multiplataformas, analisando e prospectando aspetos técnicos, operacionais, financeiros, mercadológicos, artísticos, entre outros, em articulação com demais profissionais e instâncias envolvidos no processo, como produtores, e patrocinadores Desenvolve estudo de viabilidade do projeto, considerando recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos e cronograma de produção, adequando o planejamento da obra às exigências e circunstâncias artísticas, técnicas, financeiras, de mercado.

Pesquisa, avalia e seleciona informações, dados, materiais e temas para conceituação de projetos cinematográficos, considerando os objetivos da obra, formato, gênero (ação, comédia, drama, romance, documentário, suspense, terror, ficção científica etc.

), bem como as características do público-alvo, registrando a ideia ou argumento desenvolvido Na fase de pré-produção, interage com as chefias do processo de produção para elaborar o planejamento do projeto de filmagem.

Realiza leitura e interpretação técnica e estética do roteiro, estabelecendo parâmetros e diretrizes para setores técnicos e artísticos na execução do projeto, mapeando recursos técnicos, tecnológicos e humanos Revisa o roteiro, juntamente com os roteiristas.

Revisa o tom do filme, comunicando sua visão aos chefes dos demais departamentos, antes do início da produção.

Lista as tomadas e cria “storyboards” Realiza testes de audição para escalar atores que preencham as condições dos papéis, para dar vida ao tema do filme.

Escolhe assistentes de direção, seleciona equipes técnicas e operacionais, de programação, financeiro-administrativos, de acordo com o roteiro e os objetivos da obra.

Define e acompanha a construção e ou seleção de cenários e locações, conduzindo e controlando cronograma de execução, ritmo interno da obra, e tempo de realização Na fase de produção (set de filmagem), assiste aos ensaios dos atores e decide sobre o visual do filme e sua direção geral Dirige os atores e a câmera para obter os ângulos, tomadas e resultados corretos.

Ajusta a direção para otimizar o desempenho dos atores, conforme o perfil de cada um deles Acompanha os atores durante os ensaios para garantir que sua visão para o enredo e o produto final sejam levados em consideração, em cada cena filmada Dirige profissionais e equipes artísticas e de produção durante o processo de realização da obra, supervisionando as etapas de desenvolvimento (criação, pré-produção, produção, realização, montagem, apresentação, pós-produção e finalização) Avalia desempenho das equipes profissionais envolvidas na produção cinematográfica, indicando alterações e melhorias, quando necessário.

Analisa resultados parciais e finais do processo de produção, considerando avaliações externas e demandas de mercado, zelando pela qualidade artística, técnica e operacional do projeto Na pós-produção, dirige a junção das partes para criar o produto final e garantir que o filme saia como foi imaginado.

Interage com editores, departamento de música e som, até a versão final do filme Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, audiovisual e cinematográficas Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental .

Funções do Diretor de cinema

O profissional Diretor Cinematográfico deve demonstrar competências pessoais, formar equipe, dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia, desenvolver ideias, decupar conteúdo, criar projetos, planejar produção, comunicar-se, avaliar os resultados.

Condições de trabalho da profissão

Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Diretor de cinema

Um Diretor de cinema deve coletar informações, dados, supervisionar a organização da produção, considerar o projeto do ponto de vista financeiro, indicar equipe artística, considerar o projeto do ponto de vista técnico, adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.), pesquisar temas, analisar as demandas do mercado, promover reuniões com as equipes, considerar o projeto do ponto de vista artístico, considerar o projeto do ponto de vista operacional, divulgar a realização na mídia, demonstrar capacidade de flexibilidade, estabelecer acordos com produtor e patrocinador, demarcar a utilização de equipamentos, ministrar cursos, palestras, oficinas, etc, realizar estudo de viabilidade do projeto, realizar testes técnicos, realizar leitura técnica e estética do roteiro, mapear os recursos necessários, supervisionar a pós-produção e finalização, definir cenários e locações, demonstrar capacidade de percepção estética, indicar equipe técnica, prestar assessorias, estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc), dirigir as equipes durante o processo de realização, disponibilizar informações para a equipe, supervisionar a pré-produção, conduzir o ritmo interno da obra, avaliar os resultados parciais do processo de produção, demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas, dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.), selecionar material para a elaboração do programa, demonstrar sintonia com as transformações comportamentais, administrar conflitos, demonstrar capacidade de criatividade, redigir textos para periódicos, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, interagir com as equipes, administrar o tempo da realização, indicar equipe de produção, indicar equipe de programação, planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, registrar a ideia ou argumento, selecionar os temas a serem trabalhados, aprovar equipes, conceituar projetos, realizar testes com talentos artísticos, considerar o projeto do ponto de vista mercadológico, analisar os resultados das avaliações externas, criar o formato da obra, avaliar desempenho da equipe, demonstrar capacidade de encontrar soluções, dirigir ensaios, pesquisar as características do público-alvo, compartilhar as ideias com a equipe, demonstrar capacidade de liderança, supervisionar a criação, aprovar o cronograma de produção, supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação, avaliar os resultados finais do processo de produção.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Diretor Cinematográfico ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor Cinematográfico e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de espetáculos que ficou em 5.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor Cinematográfico em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Diretor Cinematográfico ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de espetáculos 2024

O salário de Diretor Cinematográfico mostrado aqui é resultado do levantamento de 43 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de espetáculos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor Cinematográfico com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Diretor Cinematográfico CBO 262205 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Diretor Cinematográfico em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Diretor Cinematográfico por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 4.312,96 4.480,12 6.322,48 20,66 5.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Diretor Cinematográfico.

Dissídio de Diretor Cinematográfico por cidade

Quanto ganha um Diretor Cinematográfico nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Diretor Cinematográfico na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 4.412,44 4.583,46 6.468,31 21,15 6.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Diretor Cinematográfico. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Diretor Cinematográfico no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente 3.979,11 4.133,33 5.833,08 5.00%
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente 4.604,30 4.782,75 6.749,56 4.40%
Atividades de televisão aberta 2.893,63 3.005,78 4.241,85 6.40%
Estúdios cinematográficos 6.410,55 6.659,00 9.397,38 8.00%
Atividades de condicionamento físico 1.588,44 1.650,00 2.328,53 7.20%
Agências de publicidade 2.406,72 2.500,00 3.528,08 4.20%
Edição de revistas 2.888,07 3.000,00 4.233,69 6.30%
Outras atividades de publicidade não especificadas anteriormente 2.888,07 3.000,00 4.233,69 7.70%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 6.590,57 6.846,00 9.661,28 7.80%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 11.081,51 11.511,00 16.244,67 6.50%
Produção de filmes para publicidade 1.925,38 2.000,00 2.822,46 7.60%
Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes 3.176,87 3.300,00 4.657,06 4.30%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 4.168,44 4.330,00 6.110,63 8.20%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 4.440,88 4.613,00 6.510,00 6.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.