O dissídio de Designer Instrucional 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Designer Instrucional.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 5.473,35

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

370 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 5.905,43

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

260 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.

Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

O que faz um Designer Instrucional

O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.

Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).

Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.

Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.

Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.

Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.

Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.

Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Designer educacional

O profissional Designer Instrucional deve implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, desenvolver projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, elaborar projeto instrucional, demonstrar competências pessoais, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Designer educacional

Um Designer educacional deve organizar reuniões com equipes de trabalho, olhar com intencionalidade pedagógica, caracterizar o perfil dos alunos, definir mídias, traçar cronograma de execução, produzir material de apoio pedagógico, estimular o senso crítico, observar o desempenho das classes, administrar a progressão da aprendizagem, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, criar mecanismos de usabilidade, estudar continuamente, criar clima favorável de trabalho, demonstrar versatilidade, planejar ações de operacionalização, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, entrevistar, identificar público alvo, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, criar espaços de participação/interação, coordenar reuniões, dimensionar os problemas, participar da avaliação proposta pela instituição, validar produto final, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, orientar atividades interdisciplinares, orientar equipe de produção, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, demonstrar capacidade de observação, construir sistema de avaliação, avaliar a implementação de projetos educacionais, estimular a criatividade, elaborar atividades, compreender o contexto, analisar resultados das avaliações, acompanhar equipe de produção, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, participar das avaliações externas, compatibilizar carga horária por atividades, verificar o cumprimento das metas, roteirizar material, socializar informações, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, identificar contexto de aprendizagem, adequar linguagem textual e imagética, demonstrar flexibilidade, administrar conflitos, demonstrar criatividade, levantar necessidades educacionais e sociais, organizar encontro de educandos, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, traçar metas educacionais, dimensionar carga horária, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, estimular a transparência na condução dos trabalhos, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, estimular valores estéticos, assessorar o trabalho docente, avaliar o desempenho das classes/turmas, administrar recursos de trabalho, elaborar objetivos, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, pesquisar práticas educativas, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, participar de cursos, seminários e congressos, assessorar as escolas/instituições, valorizar experiências pedagógicas significativas, planejar reuniões com equipes de trabalho, mapear conteúdo, formar-se continuamente, validar material revisado, demonstrar proatividade, participar da criação do projeto gráfico, realizar controle de qualidade, respeitar as diversidades, garantir a integridade instrucional, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, interagir com os pais, promover trocas de experiências, mediar informações entre autor e equipe de produção, definir estratégias de ensino, desenvolver a autoestima, propor mecanismos de acessibilidade, auto avaliar-se, respeitar a alteridade, estimular o respeito mútuo, traçar objetivos educacionais, divulgar deliberações, estimular a cooperação, construir instrumentos de avaliação, administrar tempo, selecionar bibliografia, formar equipes de trabalho, respeitar a autonomia do educador, organizar grupos de estudos, definir abordagem de comunicação, estimular a participação dos diferentes sujeitos, respeitar a autoria do educador, divulgar resultados de avaliação, mapear competências, definir escopo, estruturar os tempos pedagógicos, acompanhar processo de revisão, detectar eventuais problemas educacionais, sugerir mudanças no projeto pedagógico, trabalhar em equipe, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, propor estratégias de participação/interação, criar mecanismos de participação/interação, elaborar roteiro visual (storyboard), descrever atividades, dominar a língua portuguesa, estimular a solidariedade, selecionar referencial teórico, propor soluções para problemas educacionais detectados, criar espaços para o exercício da diversidade, elaborar textos de orientação, expressar-se com clareza, estimular o senso de justiça, acompanhar a produção dos alunos, elaborar relatórios, atualizar-se continuamente, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, intermediar conflitos entre a escola e a família, promover estudos de caso, fornecer subsídios teóricos, definir processos de avaliação, emitir pareceres.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Designer Instrucional ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Designer Instrucional e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 7.50% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Designer Instrucional em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Designer Instrucional ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024

O salário de Designer Instrucional mostrado aqui é resultado do levantamento de 902 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Designer Instrucional com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Designer Instrucional CBO 239435 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Designer Instrucional em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Designer Instrucional por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 5.269,13 5.473,35 7.724,15 26,11 5.50%
Paraná 43h 3.271,69 3.398,49 4.796,05 15,70 6.00%
Santa Catarina 42h 4.336,36 4.504,43 6.356,78 21,51 6.30%
Minas Gerais 42h 3.268,07 3.394,73 4.790,74 16,06 5.50%
Distrito Federal 42h 3.874,67 4.024,85 5.679,98 19,04 5.10%
Rio de Janeiro 41h 3.686,52 3.829,40 5.404,16 18,67 8.00%
Rio Grande do Sul 38h 3.828,53 3.976,91 5.612,34 20,71 6.00%
Pernambuco 43h 2.185,39 2.270,09 3.203,62 10,48 6.50%
Bahia 41h 2.545,57 2.644,23 3.731,61 12,88 7.50%
Amazonas 43h 2.024,53 2.103,00 2.967,82 9,90 4.40%
Paraíba 43h 1.973,69 2.050,18 2.893,28 9,64 5.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Designer Instrucional.

Dissídio de Designer Instrucional por cidade

Quanto ganha um Designer Instrucional nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Designer Instrucional na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 5.685,10 5.905,43 8.333,92 28,33 5.10%
Curitiba, PR 43 3.751,24 3.896,63 5.499,04 18,10 7.90%
Brasília, DF 42 3.874,67 4.024,85 5.679,98 19,04 4.30%
Florianópolis, SC 42 4.710,36 4.892,92 6.905,04 23,35 4.30%
Rio de Janeiro, RJ 41 3.790,88 3.937,81 5.557,15 19,16 5.40%
Maringá, PR 44 2.402,73 2.495,85 3.522,22 11,42 6.40%
Belo Horizonte, MG 43 3.942,24 4.095,03 5.779,03 19,00 4.90%
Recife, PE 43 2.208,30 2.293,89 3.237,21 10,60 4.40%
São José dos Campos, SP 44 5.031,94 5.226,96 7.376,44 23,76 6.00%
São Caetano do Sul, SP 44 4.320,21 4.487,65 6.333,10 20,49 7.00%
Porto Alegre, RS 38 4.996,09 5.189,72 7.323,89 27,24 6.30%
Salvador, BA 41 2.690,83 2.795,12 3.944,55 13,75 5.30%
Barueri, SP 41 4.521,52 4.696,76 6.628,21 22,73 5.40%
Manaus, AM 42 2.175,29 2.259,60 3.188,82 10,71 6.30%
Campina Grande, PB 43 1.882,25 1.955,20 2.759,24 9,14 5.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Designer Instrucional. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Designer Instrucional no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.685,11 3.827,93 5.402,09 7.10%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 6.797,04 7.060,47 9.963,95 4.90%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 3.624,91 3.765,40 5.313,84 5.90%
Edição de livros 4.093,56 4.252,22 6.000,85 6.10%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 4.515,15 4.690,14 6.618,87 5.30%
Educação superior - graduação 3.837,37 3.986,10 5.625,30 4.70%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 3.557,69 3.695,58 5.215,31 5.30%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.465,83 3.600,15 5.080,65 8.20%
Comércio varejista de livros 4.389,73 4.559,87 6.435,02 5.90%
Educação superior - pós-graduação e extensão 3.630,06 3.770,76 5.321,40 5.60%
Ensino fundamental 3.800,54 3.947,84 5.571,31 5.80%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 5.407,00 5.616,56 7.926,26 6.00%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.848,04 3.997,18 5.640,94 6.30%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 3.530,58 3.667,41 5.175,56 4.20%
Cursos preparatórios para concursos 1.622,62 1.685,51 2.378,64 6.90%
Locação de mão-de-obra temporária 7.263,56 7.545,07 10.647,83 8.20%
Edição integrada à impressão de livros 4.972,15 5.164,86 7.288,80 5.40%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 4.807,74 4.994,08 7.047,79 5.10%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 3.486,64 3.621,77 5.111,15 5.60%
Atividades de teleatendimento 3.534,27 3.671,25 5.180,97 8.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.