O dissídio de Designer Instrucional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Designer Instrucional.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 6.138,93

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

399 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 1.984,45

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

271 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Outras Atividades de Ensino

R$ 8.163,52

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

82 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.

Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

O que faz um Designer Instrucional

O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.

Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).

Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.

Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.

Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.

Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.

Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.

Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Designer educacional

O profissional Designer Instrucional deve implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, elaborar projeto instrucional, desenvolver projeto pedagógico/instrucional, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, comunicar-se, promover a formação contínua dos profissionais, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Designer educacional

Um Designer educacional deve criar clima favorável de trabalho, detectar eventuais problemas educacionais, definir escopo, roteirizar material, expressar-se com clareza, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, elaborar textos de orientação, dominar a língua portuguesa, emitir pareceres, demonstrar versatilidade, estimular a participação dos diferentes sujeitos, estimular a transparência na condução dos trabalhos, acompanhar equipe de produção, estimular o senso crítico, pesquisar práticas educativas, analisar resultados das avaliações, respeitar a autoria do educador, avaliar a implementação de projetos educacionais, estimular o senso de justiça, definir mídias, compatibilizar carga horária por atividades, definir abordagem de comunicação, criar espaços para o exercício da diversidade, desenvolver a autoestima, elaborar atividades, organizar reuniões com equipes de trabalho, respeitar a alteridade, assessorar as escolas/instituições, selecionar referencial teórico, coordenar reuniões, formar equipes de trabalho, descrever atividades, intermediar conflitos entre a escola e a família, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, demonstrar criatividade, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, estruturar os tempos pedagógicos, criar espaços de participação/interação, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, identificar contexto de aprendizagem, respeitar a autonomia do educador, organizar grupos de estudos, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), criar mecanismos de participação/interação, planejar ações de operacionalização, definir estratégias de ensino, estimular valores estéticos, produzir material de apoio pedagógico, estimular a cooperação, levantar necessidades educacionais e sociais, promover trocas de experiências, acompanhar a produção dos alunos, administrar conflitos, verificar o cumprimento das metas, construir instrumentos de avaliação, participar da criação do projeto gráfico, propor mecanismos de acessibilidade, garantir a integridade instrucional, estudar continuamente, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, demonstrar flexibilidade, atualizar-se continuamente, organizar encontro de educandos, administrar a progressão da aprendizagem, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, participar das avaliações externas, propor estratégias de participação/interação, auto avaliar-se, definir processos de avaliação, olhar com intencionalidade pedagógica, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, trabalhar em equipe, respeitar as diversidades, mapear competências, estimular a solidariedade, sugerir mudanças no projeto pedagógico, divulgar deliberações, criar mecanismos de usabilidade, participar da avaliação proposta pela instituição, administrar recursos de trabalho, construir sistema de avaliação, realizar controle de qualidade, validar produto final, elaborar objetivos, dimensionar carga horária, propor soluções para problemas educacionais detectados, caracterizar o perfil dos alunos, interagir com os pais, observar o desempenho das classes, adequar linguagem textual e imagética, demonstrar proatividade, identificar público alvo, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, promover estudos de caso, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, participar de cursos, seminários e congressos, traçar objetivos educacionais, compreender o contexto, traçar cronograma de execução, socializar informações, estimular a criatividade, divulgar resultados de avaliação, estimular o respeito mútuo, avaliar o desempenho das classes/turmas, acompanhar processo de revisão, assessorar o trabalho docente, dimensionar os problemas, traçar metas educacionais, elaborar roteiro visual (storyboard), elaborar relatórios, entrevistar, mapear conteúdo, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, planejar reuniões com equipes de trabalho, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, orientar equipe de produção, valorizar experiências pedagógicas significativas, selecionar bibliografia, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, validar material revisado, fornecer subsídios teóricos, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, mediar informações entre autor e equipe de produção, demonstrar capacidade de observação, formar-se continuamente, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, orientar atividades interdisciplinares, administrar tempo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Designer Instrucional ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Designer Instrucional e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 7.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Designer Instrucional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Designer Instrucional ficou em 5.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025

O salário de Designer Instrucional mostrado aqui é resultado do levantamento de 874 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Designer Instrucional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Designer Instrucional CBO 239435 salário