O dissídio de Designer Instrucional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Designer Instrucional.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 6.138,93
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
399 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 1.984,45
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
271 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 8.163,52
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
82 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.
Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
O que faz um Designer Instrucional
O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.
Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).
Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.
Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.
Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.
Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.
Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.
Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Designer educacional
O profissional Designer Instrucional deve coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, elaborar projeto instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, desenvolver projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Designer educacional
Um Designer educacional deve compatibilizar carga horária por atividades, estimular a transparência na condução dos trabalhos, administrar conflitos, participar de cursos, seminários e congressos, definir estratégias de ensino, propor soluções para problemas educacionais detectados, mapear conteúdo, traçar cronograma de execução, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, expressar-se com clareza, realizar controle de qualidade, estimular a solidariedade, socializar informações, definir escopo, observar o desempenho das classes, pesquisar práticas educativas, validar produto final, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, estimular a participação dos diferentes sujeitos, identificar público alvo, orientar equipe de produção, propor estratégias de participação/interação, elaborar atividades, valorizar experiências pedagógicas significativas, planejar ações de operacionalização, demonstrar capacidade de observação, definir abordagem de comunicação, definir processos de avaliação, descrever atividades, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, assessorar as escolas/instituições, organizar encontro de educandos, respeitar a autonomia do educador, estimular a criatividade, demonstrar criatividade, divulgar deliberações, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, traçar metas educacionais, elaborar relatórios, participar das avaliações externas, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, entrevistar, planejar reuniões com equipes de trabalho, criar mecanismos de usabilidade, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, analisar resultados das avaliações, demonstrar versatilidade, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, intermediar conflitos entre a escola e a família, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, avaliar o desempenho das classes/turmas, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), divulgar resultados de avaliação, olhar com intencionalidade pedagógica, selecionar bibliografia, validar material revisado, participar da avaliação proposta pela instituição, coordenar reuniões, propor mecanismos de acessibilidade, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, estruturar os tempos pedagógicos, dimensionar carga horária, organizar grupos de estudos, dominar a língua portuguesa, construir instrumentos de avaliação, auto avaliar-se, formar equipes de trabalho, formar-se continuamente, promover trocas de experiências, respeitar as diversidades, levantar necessidades educacionais e sociais, criar mecanismos de participação/interação, fornecer subsídios teóricos, criar espaços para o exercício da diversidade, organizar reuniões com equipes de trabalho, criar clima favorável de trabalho, compreender o contexto, sugerir mudanças no projeto pedagógico, selecionar referencial teórico, acompanhar a produção dos alunos, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, definir mídias, estimular o senso crítico, respeitar a autoria do educador, assessorar o trabalho docente, caracterizar o perfil dos alunos, avaliar a implementação de projetos educacionais, demonstrar proatividade, interagir com os pais, demonstrar flexibilidade, estimular valores estéticos, administrar tempo, estimular a cooperação, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, roteirizar material, traçar objetivos educacionais, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, desenvolver a autoestima, promover estudos de caso, mediar informações entre autor e equipe de produção, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, estudar continuamente, estimular o respeito mútuo, detectar eventuais problemas educacionais, atualizar-se continuamente, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, dimensionar os problemas, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, emitir pareceres, elaborar textos de orientação, administrar recursos de trabalho, administrar a progressão da aprendizagem, produzir material de apoio pedagógico, construir sistema de avaliação, respeitar a alteridade, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, garantir a integridade instrucional, elaborar roteiro visual (storyboard), mapear competências, elaborar objetivos, participar da criação do projeto gráfico, orientar atividades interdisciplinares, estimular o senso de justiça, trabalhar em equipe, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, acompanhar equipe de produção, criar espaços de participação/interação, acompanhar processo de revisão, verificar o cumprimento das metas, identificar contexto de aprendizagem, adequar linguagem textual e imagética.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Designer Instrucional ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Designer Instrucional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 5.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Designer Instrucional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Designer Instrucional ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025
O salário de Designer Instrucional mostrado aqui é resultado do levantamento de 874 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Designer Instrucional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: