O dissídio de Designer Educacional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Designer Educacional.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 6.138,93
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
399 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 1.984,45
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
271 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 8.163,52
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
82 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.
Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
O que faz um Designer Educacional
O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.
Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).
Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.
Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.
Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.
Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.
Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.
Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Designer educacional
O profissional Designer Educacional deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, elaborar projeto instrucional, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, desenvolver projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Designer educacional
Um Designer educacional deve traçar objetivos educacionais, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, participar da criação do projeto gráfico, demonstrar flexibilidade, criar mecanismos de participação/interação, realizar controle de qualidade, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, estimular a cooperação, produzir material de apoio pedagógico, roteirizar material, emitir pareceres, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, sugerir mudanças no projeto pedagógico, planejar reuniões com equipes de trabalho, compatibilizar carga horária por atividades, coordenar reuniões, verificar o cumprimento das metas, criar espaços de participação/interação, demonstrar versatilidade, valorizar experiências pedagógicas significativas, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, estimular o senso crítico, respeitar a alteridade, estimular valores estéticos, mapear competências, propor soluções para problemas educacionais detectados, administrar conflitos, planejar ações de operacionalização, assessorar o trabalho docente, respeitar as diversidades, traçar cronograma de execução, auto avaliar-se, avaliar o desempenho das classes/turmas, observar o desempenho das classes, administrar recursos de trabalho, estimular a criatividade, participar de cursos, seminários e congressos, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, divulgar resultados de avaliação, divulgar deliberações, participar das avaliações externas, propor mecanismos de acessibilidade, formar-se continuamente, validar material revisado, estruturar os tempos pedagógicos, organizar encontro de educandos, administrar tempo, acompanhar equipe de produção, demonstrar criatividade, compreender o contexto, assessorar as escolas/instituições, elaborar textos de orientação, desenvolver a autoestima, definir escopo, acompanhar a produção dos alunos, elaborar atividades, promover estudos de caso, administrar a progressão da aprendizagem, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, descrever atividades, promover trocas de experiências, mediar informações entre autor e equipe de produção, caracterizar o perfil dos alunos, elaborar objetivos, identificar público alvo, selecionar referencial teórico, traçar metas educacionais, definir abordagem de comunicação, estimular a solidariedade, organizar grupos de estudos, respeitar a autoria do educador, acompanhar processo de revisão, adequar linguagem textual e imagética, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, garantir a integridade instrucional, participar da avaliação proposta pela instituição, propor estratégias de participação/interação, estimular a participação dos diferentes sujeitos, atualizar-se continuamente, dimensionar carga horária, orientar atividades interdisciplinares, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, selecionar bibliografia, entrevistar, formar equipes de trabalho, mapear conteúdo, detectar eventuais problemas educacionais, definir processos de avaliação, pesquisar práticas educativas, criar clima favorável de trabalho, construir instrumentos de avaliação, definir estratégias de ensino, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, elaborar relatórios, dimensionar os problemas, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, orientar equipe de produção, expressar-se com clareza, demonstrar capacidade de observação, criar espaços para o exercício da diversidade, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, socializar informações, dominar a língua portuguesa, estimular o senso de justiça, estimular o respeito mútuo, olhar com intencionalidade pedagógica, intermediar conflitos entre a escola e a família, organizar reuniões com equipes de trabalho, criar mecanismos de usabilidade, elaborar roteiro visual (storyboard), validar produto final, identificar contexto de aprendizagem, estimular a transparência na condução dos trabalhos, fornecer subsídios teóricos, analisar resultados das avaliações, estudar continuamente, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, respeitar a autonomia do educador, demonstrar proatividade, avaliar a implementação de projetos educacionais, trabalhar em equipe, interagir com os pais, construir sistema de avaliação, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, definir mídias, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, levantar necessidades educacionais e sociais, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Designer Educacional ficou em 5.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Designer Educacional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 5.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Designer Educacional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Designer Educacional ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025
O salário de Designer Educacional mostrado aqui é resultado do levantamento de 874 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Designer Educacional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Coordenador de Ensino
- Professor de Técnicas e Recursos Audiovisuais
- Pedagogo
- Psicopedagogo
- Orientador Educacional
- Auxiliar de Orientação Pedagógica em Educação Fundamental de Primeira a Quarta Séries
- Coordenador Pedagógico
- Desenhista Instrucional
- Supervisor Educacional
- Auxiliar de Orientação Educacional