O dissídio de Designer Educacional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Designer Educacional.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 6.138,93

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

399 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 1.984,45

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

271 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Outras Atividades de Ensino

R$ 8.163,52

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

82 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.

Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

O que faz um Designer Educacional

O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.

Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).

Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.

Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.

Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.

Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.

Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.

Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Designer educacional

O profissional Designer Educacional deve viabilizar o trabalho coletivo, promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, desenvolver projeto pedagógico/instrucional, elaborar projeto instrucional, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Designer educacional

Um Designer educacional deve olhar com intencionalidade pedagógica, definir processos de avaliação, traçar cronograma de execução, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, administrar a progressão da aprendizagem, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, elaborar objetivos, construir sistema de avaliação, elaborar textos de orientação, participar das avaliações externas, estimular a solidariedade, roteirizar material, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, analisar resultados das avaliações, caracterizar o perfil dos alunos, mapear conteúdo, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, avaliar a implementação de projetos educacionais, demonstrar flexibilidade, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, expressar-se com clareza, acompanhar a produção dos alunos, observar o desempenho das classes, elaborar roteiro visual (storyboard), respeitar a autoria do educador, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, divulgar deliberações, validar produto final, estimular a criatividade, atualizar-se continuamente, promover estudos de caso, participar de cursos, seminários e congressos, socializar informações, planejar reuniões com equipes de trabalho, identificar contexto de aprendizagem, definir estratégias de ensino, planejar ações de operacionalização, estudar continuamente, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, compreender o contexto, entrevistar, avaliar o desempenho das classes/turmas, estimular a participação dos diferentes sujeitos, estimular a cooperação, elaborar atividades, organizar grupos de estudos, valorizar experiências pedagógicas significativas, assessorar o trabalho docente, demonstrar criatividade, administrar tempo, produzir material de apoio pedagógico, orientar equipe de produção, criar mecanismos de usabilidade, selecionar referencial teórico, criar espaços de participação/interação, formar equipes de trabalho, respeitar a alteridade, divulgar resultados de avaliação, estimular valores estéticos, orientar atividades interdisciplinares, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, desenvolver a autoestima, identificar público alvo, estruturar os tempos pedagógicos, propor estratégias de participação/interação, realizar controle de qualidade, descrever atividades, detectar eventuais problemas educacionais, coordenar reuniões, participar da criação do projeto gráfico, estimular o senso de justiça, intermediar conflitos entre a escola e a família, traçar objetivos educacionais, definir abordagem de comunicação, dimensionar os problemas, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), definir escopo, construir instrumentos de avaliação, participar da avaliação proposta pela instituição, assessorar as escolas/instituições, demonstrar proatividade, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, criar espaços para o exercício da diversidade, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, elaborar relatórios, promover trocas de experiências, demonstrar capacidade de observação, administrar recursos de trabalho, demonstrar versatilidade, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, adequar linguagem textual e imagética, mediar informações entre autor e equipe de produção, traçar metas educacionais, auto avaliar-se, respeitar a autonomia do educador, estimular a transparência na condução dos trabalhos, propor soluções para problemas educacionais detectados, mapear competências, criar mecanismos de participação/interação, organizar reuniões com equipes de trabalho, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, definir mídias, compatibilizar carga horária por atividades, estimular o senso crítico, organizar encontro de educandos, interagir com os pais, estimular o respeito mútuo, dominar a língua portuguesa, pesquisar práticas educativas, administrar conflitos, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, sugerir mudanças no projeto pedagógico, fornecer subsídios teóricos, garantir a integridade instrucional, emitir pareceres, criar clima favorável de trabalho, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, formar-se continuamente, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, selecionar bibliografia, acompanhar processo de revisão, verificar o cumprimento das metas, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, respeitar as diversidades, validar material revisado, propor mecanismos de acessibilidade, trabalhar em equipe, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, acompanhar equipe de produção, dimensionar carga horária, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, levantar necessidades educacionais e sociais.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Designer Educacional ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Designer Educacional e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 7.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Designer Educacional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Designer Educacional ficou em 9.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025

O salário de Designer Educacional mostrado aqui é resultado do levantamento de 874 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Designer Educacional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Designer Educacional CBO 239435 salário