O dissídio de Coordenador de Mídia 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253120 no cargo de Coordenador de Mídia.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 9.388,24

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.204 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São José dos Campos - SP

R$ 9.550,75

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.594 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de mídia (publicidade) Planeja, estrutura, executa e avalia estratégias de mídia para ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, considerando expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Coordenador de Mídia

O Diretor de mídia (publicidade) identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à veiculação, presença e relevância de marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Elabora briefing para desenvolvimento de estratégias de mídia para ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, a partir de métodos e técnicas do campo do conhecimento, considerando demandas e expectativas de clientes, contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos.

Desenvolve planejamento estratégico e planos de mídia, em parceria e articulação com demais profissionais envolvidos no projeto, analisando características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), assim como tendências e demandas de mercado.

Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários.

Gerencia recursos materiais e financeiros, coordenando equipes envolvidas na área de mídia e de representação de imagem institucional em agências e veículos de comunicação, veículos de comunicação, assim como empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço.

Negocia e coordena a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.

Estabelece parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes Define e supervisiona ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário.

Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.

Zela pela qualidade técnica e operacional dos planos de mídia, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (por exemplo, rádio, TV, sites, revistas e outdoors), relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Diretor de mídia (publicidade)

O profissional Coordenador de Mídia deve pesquisar meios e veículos de comunicação, gerenciar setores, estruturar estratégia de projeto publicitário, contratar fornecedores, demonstrar competências pessoais, vender serviços publicitários, elaborar planejamento estratégico.

Condições de trabalho da profissão

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Diretor de mídia (publicidade)

Um Diretor de mídia (publicidade) deve identificar perfil dos veículos de comunicação, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, manter relacionamento com veículos de comunicação, elaborar relatório sobre demanda de mercado, representar agência nos meios de comunicação, interpretar expectativas do cliente, definir meios e veículos de comunicação, submeter projeto a aprovação do cliente, realizar negociações técnico-comerciais, demonstrar flexibilidade, gerenciar recursos materiais e financeiros, coordenar compra de espaço na mídia, elaborar estratégia de mídia, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, analisar demanda do cliente, assumir riscos, ponderar opiniões divergentes, adaptar linguagem ao público, adaptar-se a situações adversas, avaliar qualidade das campanhas (projeto), selecionar institutos de pesquisa, preparar cronograma, solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo), apresentar projeto para cliente, demonstrar habilidade de comunicação, fazer previsão orçamentária, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, demonstrar senso estético, detectar tendências de mercado, pesquisar alternativas de mídia, analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo), analisar concorrência, definir necessidades do cliente, procurar novos clientes e novos mercados, demonstrar capacidade de negociação, identificar necessidades de pesquisas, demonstrar criatividade, acordar briefing com cliente, demonstrar senso crítico, coordenar equipes de trabalho, identificar necessidades do cliente, trabalhar em equipe, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, coordenar área de mídia, administrar conflitos, negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade), demonstrar dinamismo, demonstrar habilidade de comunicação verbal, pesquisar novas recomendações, demonstrar proatividade, analisar perfil do público alvo, demonstrar liderança, mapear dados secundários, demonstrar poder de síntese, manter relacionamento com o cliente, demonstrar senso de oportunidade, solucionar problemas de pós-venda, ajustar o projeto a pedido do cliente, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), antever cenários futuros.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Coordenador de Mídia ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Coordenador de Mídia e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 6.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Coordenador de Mídia em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Coordenador de Mídia ficou em 7.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2024

O salário de Coordenador de Mídia mostrado aqui é resultado do levantamento de 3921 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Coordenador de Mídia com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Coordenador de Mídia CBO 253120 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Coordenador de Mídia em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Coordenador de Mídia por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 6.757,07 7.018,96 9.905,36 33,66 4.80%
Paraná 43h 4.037,00 4.193,46 5.917,94 19,48 8.30%
Minas Gerais 43h 3.514,56 3.650,78 5.152,08 17,17 7.70%
Santa Catarina 43h 3.261,82 3.388,24 4.781,58 15,67 8.30%
Rio de Janeiro 42h 5.940,94 6.171,19 8.708,97 29,55 8.10%
Rio Grande do Sul 43h 4.918,71 5.109,35 7.210,46 23,78 4.60%
Ceará 43h 3.364,73 3.495,14 4.932,44 16,11 6.40%
Goiás 43h 3.023,15 3.140,32 4.431,72 14,55 5.80%
Distrito Federal 42h 6.238,79 6.480,59 9.145,60 31,18 7.00%
Pernambuco 43h 3.194,95 3.318,78 4.683,56 15,33 7.70%
Bahia 43h 2.454,64 2.549,77 3.598,32 11,91 6.40%
Mato Grosso do Sul 43h 3.516,99 3.653,30 5.155,65 17,03 6.90%
Espírito Santo 43h 2.977,93 3.093,34 4.365,42 14,36 5.80%
Mato Grosso 43h 3.799,45 3.946,70 5.569,70 18,34 6.60%
Paraíba 41h 2.312,76 2.402,39 3.390,33 11,67 6.80%
Amazonas 43h 3.142,50 3.264,29 4.606,67 15,07 4.70%
Piauí 44h 2.666,16 2.769,49 3.908,39 12,69 7.20%
Pará 42h 4.710,09 4.892,64 6.904,64 23,15 5.30%
Maranhão 43h 3.571,04 3.709,44 5.234,88 17,39 4.60%
Amapá 39h 2.442,69 2.537,36 3.580,79 13,16 8.20%
Sergipe 43h 3.052,64 3.170,95 4.474,94 14,75 7.10%
Rio Grande do Norte 44h 2.270,66 2.358,67 3.328,62 10,80 4.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Coordenador de Mídia.

Dissídio de Coordenador de Mídia por cidade

Quanto ganha um Coordenador de Mídia nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Coordenador de Mídia na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 41 7.645,20 7.941,50 11.207,29 38,47 4.30%
Rio de Janeiro, RJ 42 6.706,97 6.966,91 9.831,91 33,53 8.00%
Fortaleza, CE 43 3.152,12 3.274,28 4.620,77 15,08 6.60%
Curitiba, PR 42 5.969,36 6.200,71 8.750,63 29,24 7.10%
Barueri, SP 42 5.775,29 5.999,12 8.466,14 28,55 6.10%
Brasília, DF 42 6.238,79 6.480,59 9.145,60 31,18 7.10%
Belo Horizonte, MG 42 3.975,93 4.130,03 5.828,42 19,69 4.40%
Maringá, PR 43 2.768,40 2.875,70 4.058,27 13,35 4.20%
Goiânia, GO 43 3.352,74 3.482,69 4.914,87 16,22 6.80%
Criciúma, SC 44 2.090,33 2.171,35 3.064,27 9,92 6.40%
Campinas, SP 43 4.548,93 4.725,23 6.668,39 21,96 6.90%
Porto Alegre, RS 42 6.120,67 6.357,89 8.972,44 30,34 6.60%
Nova Lima, MG 44 3.920,16 4.072,10 5.746,66 18,71 5.30%
Joinville, SC 44 3.889,94 4.040,70 5.702,36 18,49 5.50%
Florianópolis, SC 42 3.422,66 3.555,31 5.017,36 16,81 6.20%
Osasco, SP 43 8.462,77 8.790,76 12.405,79 41,31 4.80%
Recife, PE 43 3.870,66 4.020,68 5.674,10 18,64 7.10%
Campo Grande, MS 42 3.710,05 3.853,84 5.438,65 18,14 6.00%
São José dos Campos, SP 42 9.194,40 9.550,75 13.478,30 45,19 7.80%
São José do Rio Preto, SP 43 2.837,25 2.947,21 4.159,20 13,60 5.10%
Manaus, AM 43 3.142,50 3.264,29 4.606,67 15,07 7.70%
Teresina, PI 44 2.677,95 2.781,74 3.925,68 12,75 7.10%
Uberlândia, MG 43 3.472,05 3.606,61 5.089,76 16,61 6.80%
Salvador, BA 43 2.384,71 2.477,13 3.495,80 11,42 8.30%
Ribeirão Preto, SP 43 3.396,64 3.528,28 4.979,22 16,56 8.20%
Cotia, SP 41 4.273,06 4.438,67 6.263,98 21,83 4.70%
São Bernardo do Campo, SP 43 5.334,69 5.541,44 7.820,25 25,98 4.40%
Caxias do Sul, RS 44 3.428,14 3.561,00 5.025,39 16,19 6.40%
Sorocaba, SP 43 3.810,39 3.958,07 5.585,74 18,24 5.20%
Londrina, PR 42 5.422,76 5.632,93 7.949,36 26,82 7.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Coordenador de Mídia. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Coordenador de Mídia no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Agências de publicidade 7.648,96 7.945,41 11.212,81 7.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 4.851,43 5.039,46 7.111,84 6.30%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 5.186,43 5.387,44 7.602,91 7.30%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 3.397,74 3.529,43 4.980,84 6.20%
Locação de mão-de-obra temporária 4.632,33 4.811,87 6.790,65 5.60%
Marketing direto 2.484,90 2.581,20 3.642,67 5.20%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 2.981,02 3.096,55 4.369,95 7.70%
Promoção de vendas 2.681,33 2.785,25 3.930,63 4.40%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 3.515,51 3.651,76 5.153,47 7.60%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 4.778,27 4.963,46 7.004,59 7.20%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 6.093,89 6.330,07 8.933,19 7.10%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 5.669,19 5.888,91 8.310,61 5.30%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 4.243,70 4.408,17 6.220,94 4.70%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 5.137,31 5.336,42 7.530,91 5.40%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 3.373,04 3.503,77 4.944,62 5.80%
Consultoria em tecnologia da informação 6.389,40 6.637,04 9.366,39 7.50%
Comércio atacadista de energia elétrica 2.938,25 3.052,13 4.307,26 4.40%
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente 11.122,23 11.553,30 16.304,36 6.50%
Consultoria em publicidade 13.918,24 14.457,67 20.403,09 8.10%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 4.589,68 4.767,57 6.728,13 7.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.