O dissídio de Coordenador de Mídia 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253120 no cargo de Coordenador de Mídia.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 7.326,08

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.298 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.371,57

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.718 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Consultoria em Publicidade

R$ 16.782,31

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Agências de Publicidade

1.124 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de mídia (publicidade) Planeja, estrutura, executa e avalia estratégias de mídia para ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, considerando expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Coordenador de Mídia

O Diretor de mídia (publicidade) identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à veiculação, presença e relevância de marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Elabora briefing para desenvolvimento de estratégias de mídia para ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, a partir de métodos e técnicas do campo do conhecimento, considerando demandas e expectativas de clientes, contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos.

Desenvolve planejamento estratégico e planos de mídia, em parceria e articulação com demais profissionais envolvidos no projeto, analisando características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), assim como tendências e demandas de mercado.

Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários.

Gerencia recursos materiais e financeiros, coordenando equipes envolvidas na área de mídia e de representação de imagem institucional em agências e veículos de comunicação, veículos de comunicação, assim como empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço.

Negocia e coordena a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.

Estabelece parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes Define e supervisiona ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário.

Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.

Zela pela qualidade técnica e operacional dos planos de mídia, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (por exemplo, rádio, TV, sites, revistas e outdoors), relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Diretor de mídia (publicidade)

O profissional Coordenador de Mídia deve gerenciar setores, demonstrar competências pessoais, contratar fornecedores, vender serviços publicitários, pesquisar meios e veículos de comunicação, estruturar estratégia de projeto publicitário, elaborar planejamento estratégico.

Condições de trabalho da profissão

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Diretor de mídia (publicidade)

Um Diretor de mídia (publicidade) deve analisar concorrência, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, analisar perfil do público alvo, coordenar equipes de trabalho, elaborar relatório sobre demanda de mercado, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), ajustar o projeto a pedido do cliente, identificar necessidades de pesquisas, ponderar opiniões divergentes, submeter projeto a aprovação do cliente, procurar novos clientes e novos mercados, demonstrar senso crítico, identificar necessidades do cliente, demonstrar poder de síntese, solucionar problemas de pós-venda, demonstrar senso de oportunidade, adaptar-se a situações adversas, definir necessidades do cliente, adaptar linguagem ao público, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, detectar tendências de mercado, analisar demanda do cliente, demonstrar habilidade de comunicação verbal, analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo), elaborar estratégia de mídia, negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade), aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, interpretar expectativas do cliente, administrar conflitos, antever cenários futuros, demonstrar dinamismo, demonstrar senso estético, demonstrar criatividade, representar agência nos meios de comunicação, demonstrar habilidade de comunicação, mapear dados secundários, demonstrar proatividade, coordenar área de mídia, definir meios e veículos de comunicação, preparar cronograma, trabalhar em equipe, avaliar qualidade das campanhas (projeto), selecionar institutos de pesquisa, acordar briefing com cliente, manter relacionamento com veículos de comunicação, gerenciar recursos materiais e financeiros, coordenar compra de espaço na mídia, pesquisar alternativas de mídia, demonstrar flexibilidade, demonstrar liderança, fazer previsão orçamentária, manter relacionamento com o cliente, solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo), demonstrar capacidade de negociação, assumir riscos, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, pesquisar novas recomendações, realizar negociações técnico-comerciais, apresentar projeto para cliente, identificar perfil dos veículos de comunicação.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Coordenador de Mídia ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Coordenador de Mídia e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 4.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Coordenador de Mídia em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Coordenador de Mídia ficou em 8.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2025

O salário de Coordenador de Mídia mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.904 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Coordenador de Mídia com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Coordenador de Mídia CBO 253120 salário