O dissídio de Coordenador Auxiliar de Curso 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239405 no cargo de Coordenador Auxiliar de Curso.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.570,44

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

9.620 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Santana de Parnaíba - SP

R$ 10.800,29

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.052 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Coordenador pedagógico Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Coordenador Auxiliar de Curso

O Coordenador pedagógico planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Coordenador pedagógico

O profissional Coordenador Auxiliar de Curso deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, viabilizar o trabalho coletivo, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico

Um Coordenador pedagógico deve intervir na aplicação de medidas disciplinares, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, propor soluções para problemas educacionais detectados, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, articular a ação da escola com outras instituições, coordenar reuniões, administrar conflitos, estimular o senso de justiça, divulgar deliberações, selecionar referencial teórico, administrar recursos de trabalho, dominar a língua portuguesa, estimular a criatividade, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, expressar-se com clareza, caracterizar o perfil dos alunos, publicar experiências pedagógicas, verificar o cumprimento das metas, contextualizar historicamente a escola, elaborar textos de orientação, respeitar a autonomia do educador, criar espaços de participação/interação, traçar metas educacionais, orientar atividades interdisciplinares, avaliar a instituição escolar, assessorar o trabalho docente, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, valorizar experiências pedagógicas significativas, observar conselhos de classe e de escola, participar da avaliação proposta pela instituição, entrevistar, avaliar o desempenho profissional dos educadores, estimular a participação dos diferentes sujeitos, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, observar o desempenho das classes, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, intermediar conflitos entre a escola e a família, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, socializar informações, demonstrar versatilidade, pesquisar práticas educativas, formar equipes de trabalho, auto avaliar-se, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, estimular a transparência na condução dos trabalhos, interagir com os pais, organizar grupos de estudos, desenvolver a autoestima, respeitar a alteridade, organizar encontro de educandos, analisar o desempenho das classes, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, planejar reuniões com equipes de trabalho, avaliar a implementação de projetos educacionais, estimular o senso crítico, traçar objetivos educacionais, estruturar os tempos pedagógicos, respeitar as diversidades, equalizar informações, avaliar o desempenho das classes/turmas, criar espaços para o exercício da diversidade, construir instrumentos de avaliação, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, estudar continuamente, demonstrar flexibilidade, produzir material de apoio pedagógico, estimular a cooperação, divulgar resultados de avaliação, respeitar a autoria do educador, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, selecionar bibliografia, acompanhar a produção dos alunos, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, formar-se continuamente, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, acompanhar a trajetória escolar do aluno, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, sugerir mudanças no projeto pedagógico, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, demonstrar capacidade de observação, reunir-se com conselhos de classe, participar de cursos, seminários e congressos, administrar tempo, organizar reuniões com equipes de trabalho, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, fornecer subsídios teóricos, demonstrar criatividade, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, emitir pareceres, criar clima favorável de trabalho, estimular o respeito mútuo, detectar eventuais problemas educacionais, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, atualizar-se continuamente, planejar ações de operacionalização, criar mecanismos de participação/interação, elaborar relatórios, estimular a solidariedade, demonstrar proatividade, compreender o contexto, trabalhar em equipe, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, estimular a participação nas instituições associativas, olhar com intencionalidade pedagógica, observar o processo de trabalho em salas de aula, levantar necessidades educacionais e sociais, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, construir sistema de avaliação, estimular valores estéticos, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, promover trocas de experiências, organizar encontros, congressos e seminários, participar das avaliações externas, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, dimensionar os problemas, divulgar experiências pedagógicas, possibilitar a avaliação da escola pela comunidade, administrar a demanda por vagas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Coordenador Auxiliar de Curso ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Coordenador Auxiliar de Curso e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 7.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Coordenador Auxiliar de Curso em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Coordenador Auxiliar de Curso ficou em 3.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024

O salário de Coordenador Auxiliar de Curso mostrado aqui é resultado do levantamento de 32015 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Coordenador Auxiliar de Curso com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Coordenador Auxiliar de Curso CBO 239405 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Coordenador Auxiliar de Curso em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Coordenador Auxiliar de Curso por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 39h 4.399,91 4.570,44 6.449,94 23,24 6.20%
Rio de Janeiro 38h 3.238,82 3.364,35 4.747,87 17,87 5.10%
Minas Gerais 36h 3.452,33 3.586,14 5.060,86 19,77 6.40%
Paraná 39h 3.549,11 3.686,67 5.202,73 18,98 5.70%
Pernambuco 40h 3.031,54 3.149,03 4.444,01 15,93 7.40%
Bahia 39h 3.286,73 3.414,12 4.818,10 17,44 8.10%
Ceará 41h 2.765,78 2.872,97 4.054,42 14,12 7.60%
Rio Grande do Sul 36h 3.446,13 3.579,70 5.051,77 19,87 5.00%
Santa Catarina 38h 3.952,43 4.105,62 5.793,97 21,63 5.80%
Distrito Federal 40h 4.205,26 4.368,25 6.164,60 22,09 4.60%
Goiás 39h 2.947,96 3.062,21 4.321,49 15,90 5.00%
Pará 39h 2.842,07 2.952,22 4.166,27 15,00 5.80%
Espírito Santo 37h 3.061,03 3.179,67 4.487,24 17,29 4.50%
Paraíba 40h 2.754,17 2.860,91 4.037,40 14,32 7.20%
Maranhão 38h 3.063,43 3.182,16 4.490,76 16,70 8.30%
Mato Grosso 38h 3.547,75 3.685,25 5.200,74 19,49 5.10%
Mato Grosso do Sul 39h 3.330,33 3.459,40 4.882,01 17,76 7.70%
Rio Grande do Norte 40h 2.554,37 2.653,37 3.744,52 13,34 7.20%
Alagoas 38h 2.807,62 2.916,43 4.115,76 15,24 8.00%
Amazonas 41h 3.307,54 3.435,73 4.848,61 16,93 7.20%
Sergipe 39h 2.743,42 2.849,74 4.021,65 14,68 6.70%
Piauí 38h 3.142,51 3.264,30 4.606,68 17,12 7.60%
Rondônia 38h 3.484,50 3.619,55 5.108,01 19,04 6.50%
Tocantins 41h 3.869,64 4.019,61 5.672,60 19,50 7.80%
Amapá 41h 2.694,16 2.798,58 3.949,44 13,50 8.10%
Acre 39h 3.242,19 3.367,85 4.752,81 17,18 7.70%
Roraima 41h 2.809,64 2.918,53 4.118,72 14,23 4.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Coordenador Auxiliar de Curso.

Dissídio de Coordenador Auxiliar de Curso por cidade

Quanto ganha um Coordenador Auxiliar de Curso nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Coordenador Auxiliar de Curso na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 39 5.279,60 5.484,22 7.739,50 27,85 4.80%
Rio de Janeiro, RJ 39 3.553,64 3.691,37 5.209,37 19,13 5.20%
Fortaleza, CE 41 2.749,19 2.855,74 4.030,10 13,88 8.20%
Brasília, DF 40 4.205,26 4.368,25 6.164,60 22,09 7.60%
Belo Horizonte, MG 37 4.330,12 4.497,94 6.347,63 24,17 5.90%
Recife, PE 39 3.316,26 3.444,79 4.861,39 17,57 7.50%
Curitiba, PR 39 4.253,45 4.418,30 6.235,24 22,58 8.20%
Salvador, BA 39 3.488,80 3.624,01 5.114,32 18,58 4.90%
Porto Alegre, RS 39 3.598,63 3.738,11 5.275,33 19,41 7.00%
Goiânia, GO 39 3.118,17 3.239,03 4.571,01 16,53 7.20%
Guarulhos, SP 40 3.671,73 3.814,04 5.382,48 18,97 6.30%
Belém, PA 39 2.917,22 3.030,28 4.276,42 15,51 7.90%
Campinas, SP 39 4.116,30 4.275,84 6.034,19 21,81 5.60%
Campo Grande, MS 39 3.369,30 3.499,88 4.939,14 17,73 7.00%
São Luís, MA 39 3.068,63 3.187,56 4.498,38 16,14 7.60%
João Pessoa, PB 40 2.905,13 3.017,72 4.258,70 15,16 6.40%
Manaus, AM 41 3.102,93 3.223,19 4.548,66 15,68 6.90%
Niterói, RJ 36 3.287,45 3.414,86 4.819,16 18,88 7.70%
Maceió, AL 38 2.895,05 3.007,25 4.243,93 15,92 7.90%
Natal, RN 39 2.744,90 2.851,28 4.023,82 14,57 5.90%
Aracaju, SE 39 2.958,06 3.072,70 4.336,29 15,86 6.40%
Ribeirão Preto, SP 40 4.199,23 4.361,98 6.155,75 21,82 4.30%
Florianópolis, SC 38 3.755,97 3.901,54 5.505,96 20,40 5.70%
Juiz de Fora, MG 36 3.045,13 3.163,15 4.463,93 17,61 7.60%
Uberlândia, MG 38 3.319,90 3.448,57 4.866,73 17,94 6.20%
Teresina, PI 38 3.386,97 3.518,23 4.965,04 18,32 5.10%
São José dos Campos, SP 39 4.463,77 4.636,77 6.543,55 24,03 7.20%
São Bernardo do Campo, SP 41 4.289,62 4.455,87 6.288,26 21,95 8.00%
Osasco, SP 41 4.416,20 4.587,36 6.473,82 22,27 8.20%
Sorocaba, SP 40 3.536,80 3.673,87 5.184,68 18,42 7.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Coordenador Auxiliar de Curso. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Coordenador Auxiliar de Curso no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 3.834,17 3.982,77 5.620,61 4.60%
Educação infantil - pré-escola 3.172,93 3.295,90 4.651,27 8.00%
Educação infantil - creche 3.396,89 3.528,54 4.979,58 6.70%
Educação superior - graduação e pós-graduação 4.476,66 4.650,16 6.562,45 5.60%
Ensino médio 3.843,64 3.992,61 5.634,49 5.00%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.629,30 3.769,97 5.320,29 5.80%
Educação superior - graduação 4.083,01 4.241,26 5.985,39 7.30%
Ensino de idiomas 2.748,36 2.854,87 4.028,88 7.30%
Educação profissional de nível técnico 2.410,83 2.504,26 3.534,09 4.30%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 4.244,13 4.408,62 6.221,58 4.30%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.130,61 2.213,18 3.123,31 7.10%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.855,99 4.005,43 5.652,59 6.70%
Administração pública em geral 3.930,19 4.082,52 5.761,37 6.00%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.766,76 3.912,75 5.521,79 7.50%
Cursos preparatórios para concursos 3.142,88 3.264,69 4.607,23 6.90%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 3.403,07 3.534,96 4.988,64 4.60%
Treinamento em informática 2.047,81 2.127,17 3.001,93 5.10%
Edição de livros 6.066,70 6.301,83 8.893,33 7.20%
Comércio varejista de livros 2.796,63 2.905,02 4.099,66 8.00%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.500,34 3.636,00 5.131,23 8.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.