O dissídio de Controlador de Carro Torpedo 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 821245 no cargo de Controlador de Carro Torpedo.
Estado com maior salário médio
Espírito Santo
R$ 2.905,57
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Santa Catarina
296 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Pojuca - BA
R$ 2.312,63
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Sangao - SC
294 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Produção de Laminados Planos de Aço ao Carbono, Revestidos ou Não
R$ 2.317,81
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Fabricação de Peças e Acessórios para O Sistema de Freios de Veículos Automotores
294 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de área de corrida executa os serviços de preparação da área de corrida dos altos-fornos, para possibilitar a continuidade do fluxo de produção da gusa e do processamento da escória Prepara máquinas, equipamentos e materiais.
Realiza manutenção do material refratário Controla parâmetros físico-químicos no processo Pode operar sistemas de monitoramento de deformação e desgaste, equipamentos de configuração flexível e sistemas de automação e controle.
Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Controlador de Carro Torpedo
O Operador de área de corrida prepara máquinas, equipamentos e materiais, comunicando-se com as áreas envolvidas, inspecionando visualmente máquinas e equipamentos e conferindo a disponibilidade de matérias-primas e insumos Pesa minérios e fundentes.
Solicita manutenção de máquinas e equipamentos, quando necessário.
Executa os serviços de preparação da área de corrida de altos-fornos, operando equipamentos auxiliares, limpando e revestindo os canais de gusa e escória Desobstrui os canais de corrida e repara – com areia e massa – sua moldagem, efetuando a secagem e os desvios nos canais de escórias, observando os declives necessários, para mantê-los em condições de corrida.
Verifica a posição e as condições dos carros-torpedo Pode confeccionar os canais móveis, fixos e basculantes - colocando massas, secando-os e queimando-os - ou substituí-los conforme a necessidade.
No carregamento e no descarregamento das panelas no convertedor, orienta as manobras da ponte-rolante, comunicando-se com o operador por meio de sinais convencionais.
No vazamento do ferro-gusa, efetua a abertura do furo, para dar início ao processo Remove comporta de escória e controla o fluxo do metal e da escória.
Controla a altura da comporta que separa a escória da gusa, observando o fluxo do vazamento.
Adiciona carvão mineral ou similar no carro-torpedo, para conservação da temperatura do metal líquido Pode solicitar a troca do carro-torpedo e das panelas Inspeciona a refrigeração das ventaneiras, placas de refrigeração, lanças de injeção de óleo, caixas de refrigeração e algaravizes, cadinhos e a blindagem do forno.
Troca e limpa visores de ventaneira e desentope os olhais Desvia a escória líquida para o poço seco ou granulado Opera o granulador de escória.
Inspeciona e desobstrui telas dos silos de estocagem de escória granulada Inspeciona todo o sistema de granulação, com periodicidade definida.
Pode operar sistemas de monitoramento de deformação e desgaste, equipamentos de configuração flexível e sistemas de automação e controle, para executar os serviços de preparação na área de corrida dos altos-fornos Realiza a manutenção do material refratário, selecionando materiais e ferramentas, limpando o local a ser reparado, preparando a argamassa refratária e curvando o local, para possibilitar novo ciclo de operações de fusão Opera o equipamento de projeção de massa refratária.
Controla os parâmetros físico-químicos no processo, medindo a temperatura do metal líquido na panela e monitorando visualmente o metal e a escória Controla os parâmetros operacionais, tais como pressão, vazão e temperatura Pesa e registra a gusa e as panelas cheias e vazias, a fim de calcular a carga expedida.
Coleta amostra de gusa e escória durante a corrida, utilizando ferramenta apropriada, para enviar ao laboratório de análise Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela conservação e pela manutenção de máquinas e equipamentos.
Cumpre normas de segurança pessoal e ambiental, usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), e coletando lixos e resíduos industriais Respeita sinalização de segurança e comunica acidentes e incidentes Opera sistema de despoeiramento.
Funções do Operador de área de corrida
O profissional Controlador de Carro Torpedo deve vazar o ferro gusa, movimentar materiais, dessulfurar o ferro gusa, preparar máquinas, equipamentos e materiais, controlar características físico químicas da matéria-prima e produto, demonstrar competências pessoais, realizar tratamentos secundários, realizar manutenção refratária, cumprir normas de segurança pessoal e ambiental, operar o alto-forno.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de fornos de primeira fusão e aciaria profissionais nessa família CBO, exercem o cargo na fabricação de produtos de metal e Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). No exercício de algumas atividades podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional de até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Operador de área de corrida
Um Operador de área de corrida deve aperfeiçoar-se profissionalmente, comunicar-se com as áreas envolvidas, solicitar manutenção, limpar o local a ser reparado, demonstrar criatividade, fechar o furo de gusa, granular a escória, monitorar visualmente o metal e escória, controlar parâmetros operacionais (pressão, vazão, temperatura), evidenciar pontualidade e assiduidade, regular cama do queimador sobre o canal de gusa, manter o local de trabalho limpo e organizado, revestir os canais de gusa e escória, pesar minérios e fundentes, preencher relatórios e formulários, limpar os canais de gusa e escória, coletar lixos e resíduos industriais, abrir furo de gusa, zelar por máquinas e equipamentos, medir a temperatura do metal líquido, controlar o fluxo do metal e escória, comunicar-se, posicionar o carro torpedo, comunicar acidentes e incidentes, inspecionar visulamente máquinas e equipamentos, selecionar materiais e ferramentas, curvar o local, desgaseificar os metais, remover a escória do metal, demonstrar consciência ecológica, respeitar sinalização de segurança, conferir disponibilidade de matérias-primas e insumos, operar equipamentos auxiliares, controlar o nível do metal no carro torpedo, operar sistema de despoeiramento, operar equipamento de projeção de massa refratária, conduzir o gusa até o carro torpedo ou lingoteiras, trabalhar em equipe, retirar amostras de metal e escória, usar equipamentos de proteção individual e coletiva (epi e epc), tratar metais não-ferrosos, preparar a argamassa refratária, demonstrar iniciativa, evidenciar habilidades numéricas, remover comporta de escória, manifestar versatilidade.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Controlador de Carro Torpedo ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Controlador de Carro Torpedo e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de fornos de primeira fusão e aciaria que ficou em 6.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Controlador de Carro Torpedo em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Controlador de Carro Torpedo ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de fornos de primeira fusão e aciaria 2025
O salário de Controlador de Carro Torpedo mostrado aqui é resultado do levantamento de 548 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de fornos de primeira fusão e aciaria que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Controlador de Carro Torpedo com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Forneiro e Operador de Forno de Redução Direta
- Operador de Forno Elétrico
- Forneiro (fundição)
- Operador de Alto-forno
- Operador de Centro de Controle de Alto-forno
- Forneiro e Operador (forno Elétrico)
- Operador de Basculamento de Convertedor
- Forneiro e Operador (conversor a Oxigênio)
- Operador de Dessulfurador de Gusa
- Operador de Recebimento de Gusa