O dissídio de Comunicador de Rádio e Televisão 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261715 no cargo de Comunicador de Rádio e Televisão.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 3.429,13

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

563 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Vilhena - RO

R$ 1.650,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

216 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Consultoria em Tecnologia da Informação

R$ 3.562,86

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Rádio

2.061 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Locutor de mídias audiovisuais Realiza locução em diferentes veículos de mídia, como televisão, rádio, websites, vídeos, redes sociais entre outros, utilizando sua voz para ler e interpretar textos, apresentar programas e eventos, fazer anúncios e chamadas de programação, e narrar vídeos para publicidade e redes sociais Grava voz para produtos digitais, audiodescrição, animação, documentários e voz padrão para emissoras e conteúdos indoor.

Opera equipamentos de gravação, edição e transmissão de locução Interage com tecnologias digitais e cenários virtuais Elabora roteiro de entrevista.

Entrevista pessoas, formulando perguntas, interagindo com o entrevistado Prepara conteúdo para apresentação Participa da definição da pauta, redige textos, checa informações, adaptando-se aos padrões de mídia e do público-alvo.

Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental

O que faz um Comunicador de Rádio e Televisão

O Locutor de mídias audiovisuais realiza a locução em programas e noticiários em rádio, televisão e mídias alternativas, animando o programa, interagindo com tecnologias digitais e cenários convencionais e virtuais, operando equipamentos (mesa de som e outros) Analisa o roteiro de apresentação, lendo o texto no ar, interpretando o conteúdo apresentado, chamando reportagens, noticiando fatos e fazendo enquetes.

Narra a transmissão de eventos esportivos, políticos, econômicos, corporativos, entre outros, ajustando a narração ao evento, descrevendo-o, construindo a cena, analisando fatos e notícias, reproduzindo fatos ocorridos durante o evento, administrando chamadas e inserções comerciais.

Prepara conteúdo para apresentação, checando as informações, selecionando o material Ensaia a apresentação, fazendo aquecimento vocal e exercícios de dicção, passando o texto.

Colabora na edição de material gravado Anuncia produtos e serviços, programação, chamadas, promoções e serviços de utilidade pública (hora, tempo, condições do trânsito e das estradas).

Faz a locução de peças publicitárias, lendo os comerciais no ar ou gravando-os em estúdio.

Anuncia músicas e eventos ao vivo, relatando o que foi apresentado Grava voz para mídias, fazendo a locução de conteúdo para programas digitais, para produtos digitais (games, gps, aplicativos etc.

), para sistemas digitais, como unidades de respostas audíveis (uras), audiodescrição, animações e documentários.

Grava voz padrão para emissoras, voz para peças publicitárias e institucionais e para divulgação in loco de empresas comerciais, como lojas e supermercados (conteúdo indoor) Entrevista pessoas, elaborando o roteiro da entrevista, formulando perguntas, adequando o tempo da entrevista, interagindo com o entrevistado, provocando-o, envolvendo-o, interrompendo-o, rebatendo opiniões se necessário Sugere nomes para futuras entrevistas.

Apresenta eventos, posicionando os participantes do evento, seguindo o roteiro, apresentando os participantes do evento e administrando o tempo Mantém-se atualizado quanto às tecnologias utilizadas na produção de mídias audiovisuais e canais de veiculação Pode especializar-se em uma área da locução.

Pode fazer locução artística Pode supervisionar equipes de trabalho.

Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Funções do Locutor de mídias audiovisuais

O profissional Comunicador de Rádio e Televisão deve apresentar eventos, preparar conteúdo para apresentação, demonstrar competências pessoais, apresentar programas e noticiários, gravar voz para mídias, entrevistar pessoas, anunciar produtos e serviços, narrar transmissão de eventos.

Condições de trabalho da profissão

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.

Atividades exercidas por um Locutor de mídias audiovisuais

Um Locutor de mídias audiovisuais deve locutar voz para sistemas digitais (uras), demonstrar capacidade de expressão oral, provocar o entrevistado, demonstrar imparcialidade, mediar debates, demonstrar capacidade de síntese, construir a cena, demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de tomar decisões, interromper o entrevistado, demonstrar capacidade de expressão corporal, anunciar/desanunciar músicas, ensaiar a apresentação, anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas), ajustar a narração ao evento, administrar chamadas e inserts comerciais, demonstrar capacidade de administrar tempo, anunciar programação, selecionar material, chamar os comerciais, delimitar o conteúdo, locutar conteúdos para programas digitais, gravar voz para peças publicitárias e institucionais, locutar audiodescrição, noticiar fatos, analisar fatos, notícias e eventos, descrever o evento, demonstrar acuidade auditiva, demonstrar capacidade e interagir com público e pares, sugerir nomes para entrevistas, passar o texto, gravar voz para conteúdo indoor, demonstrar facilidade de relacionamento humano, demonstrar flexibilidade, interpretar o conteúdo da apresentação, elaborar o roteiro da entrevista, demonstrar capacidade de observação técnica, reproduzir o fato ocorrido durante o evento, ler o texto no ar, demonstrar cordialidade, locutar documentários, fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção, chamar reportagem, anunciar eventos ao vivo, anunciar promoções e peças publicitárias, posicionar os participantes do evento, locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc), fazer enquete, envolver o entrevistado, adequar o tempo da entrevista, rebater o entrevistado, relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia), demonstrar credibilidade, demonstrar capacidade de propor soluções, checar as informações, formular perguntas, administrar tempo para o evento, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, operar equipamentos (mesa de som e outros), apresentar os participantes do evento, apresentar programações diversas, instruir o entrevistado, ler os comerciais no ar, anunciar chamadas, gravar voz padrão para emissoras, demonstrar dinamismo, demonstrar capacidade de emocionar o público, animar o programa, seguir o roteiro do evento, demonstrar qualidade de voz e dicção, analisar roteiro de apresentação.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Comunicador de Rádio e Televisão ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Comunicador de Rádio e Televisão e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que ficou em 5.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Comunicador de Rádio e Televisão em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Comunicador de Rádio e Televisão ficou em 5.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais 2025

O salário de Comunicador de Rádio e Televisão mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.993 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Comunicador de Rádio e Televisão com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Comunicador de Rádio e Televisão CBO 261715 salário