O dissídio de Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 111410 no cargo de Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 16.648,29

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Alagoas

1.125 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Taboão da Serra - SP

R$ 25.910,37

Cidade que mais contrata

Maceió - AL

1.125 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Dirigente do serviço público estadual e distrital atua como gestor público de órgãos da administração pública dos Estados e do Distrito Federal, definindo diretrizes, normatizando procedimentos, analisando cenários e estabelecendo prioridades para planejamento de ações, administrando pessoas, recursos financeiros, recursos materiais, recursos de informática e serviços de infraestrutura, e avaliando processos de trabalho e desempenho institucional Busca manter o aprimoramento contínuo da gestão, analisando estudos e pesquisas sobre desempenho de órgãos, verificando mudanças em legislação, e aplicando conhecimentos de administração e áreas afins.

Coordena equipes Supervisiona ações de desenvolvimento de pessoas Estabelece rede de relacionamento e parcerias.

Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital

O Dirigente do serviço público estadual e distrital atua para manter o aprimoramento contínuo de aspectos qualitativos da gestão pública dos Estados e do Distrito Federal, procurando assimilar elementos novos de contextos diversificados, demonstrando flexibilidade, e buscando adaptações para diferentes situações Analisa resultados de estudos e pesquisas sobre contextos em que se desenvolvem as atividades da gestão pública de órgãos da administração pública dos Estados e do Distrito Federal.

Atualiza-se com respeito às constantes alterações nas diversas legislações aplicadas à administração pública dos Estados e do Distrito Federal.

Aplica conhecimentos do campo da administração pública e de áreas afins Estabelece - com base nesse conjunto de elementos, informações e conhecimentos - diretrizes e planejamento de ações gerenciais.

Define diretrizes para a gestão de órgãos da administração pública dos Estados e do Distrito Federal Identifica e classifica – para efeito da definição de diretrizes – ações estratégicas, intermediárias ou táticas, e operacionais.

Desenvolve padrões para procedimentos.

Normatiza procedimentos Define diretrizes para gestão de pessoas.

Define diretrizes para aquisição de recursos de informática, de materiais e de bens patrimoniais.

Define diretrizes para contratação de serviços de infraestrutura Estabelece parâmetros de avaliação Divulga normas, procedimentos e diretrizes.

Interpreta e avalia aplicabilidade de normas, podendo, quando necessário, propor modificações em seu teor Planeja ações para gestão de órgãos da administração pública dos Estados e do Distrito Federal Identifica e analisa cenários.

Prospecta oportunidades Estabelece prioridades.

Planeja ações estratégicas para gestão de pessoas Planeja aplicação de recursos financeiros Planeja aquisição de recursos de informática, de materiais e de bens patrimoniais.

Planeja contratação e utilização de serviços Estabelece metas Planeja etapas do processo de trabalho.

Atua como gestor público de órgãos da administração pública dos Estados e do Distrito Federal, gerenciando pessoas, recursos financeiros, compras e contratos, materiais e bens patrimoniais, recursos de informática, serviços de infraestrutura, dentre outros aspectos Dirige equipes Fomenta políticas de mudança no âmbito da gestão de órgãos da administração pública dos Estados e do Distrito Federal.

Coordena ações operacionais no âmbito da gestão de órgãos da administração pública dos Estados e do Distrito Federal Acompanha execução orçamentária e financeira Coordena ações na área de pessoal, estabelecendo normas para a equipe e atuando no sentido de melhorar processos de contratação e distribuição de pessoas Coordena a utilização de infraestrutura Coordena ações intersetoriais.

Supervisiona ações operacionais no âmbito da gestão de órgãos da administração pública dos Estados e do Distrito Federal Identifica pontos críticos da área Organiza grupos de discussão Supervisiona ações de desenvolvimento de pessoas, movimentação de materiais, movimentação e conservação de bens patrimoniais, contratos de serviço de infraestrutura, ações na área de informática, dentre outros aspectos Supervisiona ações intersetoriais Avalia processos de trabalho, qualidade de serviços prestados, desempenho individual e de equipe e desempenho gerencial e institucional Monitora resultados, acompanhando indicadores Controla resultados financeiros Relaciona resultados com normas vigentes Identifica e incentiva melhores práticas Reconduz fluxo de procedimentos Elabora relatórios Divulga resultados Estabelece rede de relacionamento e parcerias Define ações entre áreas Discute distribuição de orçamento entre áreas e desenvolve projetos conjuntos Pode prestar consultoria e assessoria Faz uso de plataformas digitais e sistemas integrados da administração pública dos Estados e do Distrito Federal.

Funções do Dirigente do serviço público estadual e distrital

O profissional Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital deve planejar ações, supervisionar ações operacionais, monitorar resultados, comunicar-se, administrar organizações da esfera pública e relacionadas, demonstrar competências pessoais, definir diretrizes, coordenar ações operacionais.

Condições de trabalho da profissão

Dirigentes do serviço público os ocupantes dos cargos dessa família ocupacional exercem suas atividades nas mais diversas áreas da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, como área financeira e contábil, administrativa, de recursos humanos, jurídica, de tecnologia da informação e outras. Realizam suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado. Estão expostos ao assédio de grupos de pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Dirigente do serviço público estadual e distrital

Um Dirigente do serviço público estadual e distrital deve avaliar aplicabilidade das normas vigentes, definir ações entre áreas, definir aplicação de recursos financeiros, identificar pontos críticos da área, identificar prioridades, definir diretrizes para aquisição de materiais e patrimônio, demonstrar atitude ética, supervisionar contratos de serviços de infraestrutura, coordenar ações intersetoriais, esclarecer normas à equipe, dirigir equipes, avaliar desempenho institucional, planejar aplicação dos recursos financeiros, fomentar política de mudança, definir diretrizes para gestão de pessoas, planejar aquisição de materiais e patrimônio, comunicar-se com demais setores da organização, demonstrar capacidade de trabalho sob pressão, discutir distribuição de orçamento entre áreas, otimizar contratação e distribuição de pessoas, definir diretrizes para aquisição de recursos de informática, normatizar procedimentos, definir diretrizes para tratamento da documentação, demonstrar visão sistêmica, avaliar processos de trabalho, divulgar diretrizes, reconduzir fluxo de procedimentos, acompanhar a execução orçamentária e financeira, definir diretrizes para tratamento de informações institucionais, supervisionar ações na área de informática, divulgar resultados, administrar informações institucionais, administrar recursos financeiros, desenvolver padrões de procedimentos, analisar cenários, estabelecer metas, coordenar ações operacionais na área de pessoal, organizar grupos de discussão, planejar aquisição de recursos de informática, administrar serviços de infraestrutura, demonstrar polidez, identificar cenários, propor modificações nas normas, administrar recursos de informática, interpretar normas, estabelecer rede de relacionamento e parcerias, demonstrar proatividade, prestar consultoria e assessoria, supervisionar movimentação de materiais e patrimônio, prospectar oportunidades, avaliar desempenho gerencial, supervisionar conservação do patrimônio, planejar contratação de serviços, demonstrar capacidade de administrar conflitos, administrar compras e contratos, supervisionar ações intersetoriais, relacionar resultados com normas vigentes, classificar ações operacionais, intermediárias e estratégicas, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, acompanhar indicadores, demonstrar capacidade de negociação, identificar melhores práticas de trabalho, avaliar desempenho da equipe, demonstrar capacidade de tomar decisões, planejar etapas do processo de trabalho, coordenar utilização de recursos de informática, avaliar desempenho individual, administrar materiais e patrimônio, coordenar utilização de infraestrutura, monitorar desempenho dos sistemas de informática, divulgar normas e procedimentos, desenvolver projetos em conjunto, demonstrar capacidade empreendedora, planejar ações estratégicas para gestão de pessoas, definir parâmetros de avaliação, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, elaborar relatórios gerenciais, avaliar qualidade dos serviços prestados, definir diretrizes para tramitação de documentos, monitorar resultados financeiros, elaborar relatórios de prestação de contas, definir diretrizes para contratação de serviços de infraestrutura, administrar pessoas, planejar utilização de serviços, supervisionar ações de desenvolvimento de pessoas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Dirigentes do serviço público que ficou em 4.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Dirigentes do serviço público 2024

O salário de Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital mostrado aqui é resultado do levantamento de 1406 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Dirigentes do serviço público que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital CBO 111410 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Alagoas 40h 3.772,52 3.918,73 5.530,24 19,63 4.40%
Bahia 40h 6.862,49 7.128,46 10.059,90 35,60 4.40%
São Paulo 41h 16.027,12 16.648,29 23.494,56 82,01 8.10%
Maranhão 43h 5.414,63 5.624,48 7.937,44 26,18 4.30%
Paraná 44h 8.417,17 8.743,39 12.338,94 39,74 7.10%
Rio Grande do Sul 38h 6.683,76 6.942,80 9.797,89 36,16 5.10%
Pernambuco 40h 2.923,11 3.036,40 4.285,06 15,03 4.30%
Pará 39h 7.123,32 7.399,40 10.442,26 37,56 5.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital.

Dissídio de Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital por cidade

Quanto ganha um Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Maceió, AL 40 3.772,52 3.918,73 5.530,24 19,63 6.50%
Salvador, BA 40 6.792,88 7.056,15 9.957,86 35,23 8.30%
São Paulo, SP 41 12.716,89 13.209,76 18.642,01 64,89 4.60%
São Luís, MA 43 5.414,63 5.624,48 7.937,44 26,18 7.10%
Taboão da Serra, SP 40 24.943,63 25.910,37 36.565,50 128,97 7.30%
Paranaguá, PR 44 9.552,24 9.922,46 14.002,87 45,10 4.10%
Recife, PE 40 2.923,11 3.036,40 4.285,06 15,03 5.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Administração pública em geral 4.109,93 4.269,22 6.024,85 8.10%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 22.647,61 23.525,37 33.199,70 6.20%
Sociedades de crédito imobiliário 5.414,63 5.624,48 7.937,44 6.70%
Atividades de apoio à aqüicultura em água doce 5.122,65 5.321,19 7.509,43 4.30%
Seguridade social obrigatória 5.195,21 5.396,57 7.615,79 7.00%
Captação, tratamento e distribuição de água 7.220,32 7.500,15 10.584,44 4.60%
Transporte metroviário 9.507,05 9.875,52 13.936,63 4.40%
Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, exceto obras de irrigação 8.864,18 9.207,73 12.994,22 6.40%
Planos de saúde 1.708,42 1.774,64 2.504,42 4.30%
Serviços de hemoterapia 6.037,99 6.272,00 8.851,23 5.90%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 8.855,78 9.199,00 12.981,90 7.70%
Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana 24.797,03 25.758,09 36.350,59 4.70%
Administração da infra-estrutura portuária 10.241,64 10.638,57 15.013,47 4.60%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 4.647,82 4.827,95 6.813,35 4.90%
Segurança e ordem pública 2.588,48 2.688,80 3.794,52 5.10%
Gestão e administração da propriedade imobiliária 7.749,17 8.049,50 11.359,70 5.00%
Atividades de apoio à agricultura não especificadas anteriormente 4.933,14 5.124,33 7.231,61 6.60%
Outras atividades de atenção à saúde humana não especificadas anteriormente 2.480,96 2.577,12 3.636,90 7.70%
Pesca de crustáceos e moluscos em água salgada 5.709,71 5.931,00 8.370,01 7.50%
Pesca de peixes em água salgada 4.542,93 4.719,00 6.659,59 5.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.