O dissídio de Chefe de Serviços Bancários 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 353235 no cargo de Chefe de Serviços Bancários.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 9.407,61
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
206 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belo Horizonte - MG
R$ 7.525,81
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
110 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Bancos Múltiplos, com Carteira Comercial
R$ 5.639,62
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Bancos Múltiplos, com Carteira Comercial
581 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Chefe de serviços bancários chefia serviços voltados a operações financeiras e atividades rotineiras de agências, departamentos e postos de atendimento bancário Presta atendimento a clientes internos e externos.
Coordena e supervisiona equipes de trabalho Observa preceitos de sigilo de informações Atua em conformidade com disposições normativas e procedimentos relativos a crédito, investimentos e câmbio do Banco Central e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Chefe de Serviços Bancários
O Chefe de serviços bancários coordena os serviços relacionados às operações financeiras, avaliando os procedimentos e os sistemas operacionais Faz recomendações para melhorias nos processos.
Analisa informações e relatórios referentes às operações.
Pode verificar documentação pendente em processos de financiamento e investimento, cobrando uma rápida solução Pode conferir a aplicação de normas e regras internas e externas, apontando falhas e encaminhando providências para corrigi-las.
Acompanha o movimento dos caixas e da tesouraria, monitorando o fluxo de dinheiro em espécie, cheques e de outros documentos de compensação Recomenda recolhimento de depósitos e pagamentos em caixas eletrônicos da agência para envio à tesouraria da agência e/ou a departamentos específicos do banco.
Pode analisar problemas ocorridos em transações interbancárias, intervindo para solucionar as pendências.
Estabelece e mantém relacionamentos com clientes individuais e empresariais, fornecendo-lhes esclarecimentos e discutindo possíveis soluções, para resolver problemas por eles apresentados na prestação de serviços bancários Prepara relatórios operacionais ou de risco, para análise da administração do banco.
Participa do planejamento da quantidade e da definição dos perfis dos profissionais que trabalham em serviços relacionados a operações financeiras e em atividades rotineiras de agências, departamentos e postos de atendimento bancário.
Participa da seleção de pessoal e da distribuição de tarefas Controla assiduidade e pontualidade Remaneja recursos humanos e disponibiliza pessoal para outras áreas.
Motiva as equipes, podendo conceder prêmios, folgas e benefícios Sugere promoção de funcionários Participa de decisão sobre demissões.
Supervisiona o trabalho das equipes Avalia o desempenho de funcionários, indicando os que devem participar de programas de treinamento.
Pode realizar o monitoramento e a avaliação de serviços prestados por terceiros Interage com as demais áreas do banco, trocando informações e analisando alternativas para ampliar e aperfeiçoar os serviços bancários prestados.
Funções do Chefe de serviços bancários
O profissional Chefe de Serviços Bancários deve gerir sistema de normas internas e externas, controlar operações de financiamento e de investimento, preparar movimento para compensação, atender clientes internos e externos, administrar movimento dos caixas e da tesouraria, processar operações de crédito, câmbio e serviços, coordenar recursos humanos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Técnicos em operações e serviços bancários rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes.
Atividades exercidas por um Chefe de serviços bancários
Um Chefe de serviços bancários deve pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes, contar numerário, sanar dúvidas sobre rotinas, coordenar trabalhos dos funcionários, emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços, registrar ocorrências no sistema, demonstrar capacidade de análise técnica, inspecionar aplicação de normas e regras, administrar situações adversas, zelar pela segurança do numerário da agência, demonstrar criatividade, fechar os caixas, demonstrar iniciativa, tutelar objetos e documentos, administrar saldo de reserva (limite para pernoite), atender às solicitações de reserva para saques, suprir caixas, separar documentos, cumprir normas e regras internas e externas, receber malotes, monitorar fluxo de numerário e de cheques, delegar funções, orientar clientes, proceder lançamentos de acertos, monitorar caixas eletrônicos da agência, monitorar serviços de terceiros (transportadora de valores), disponibilizar funcionários para outras áreas, abrir caixas, demonstrar comprometimento, demonstrar visão estratégica, solicitar numerário, tomar decisões, montar lotes de documentos, participar da seleção de funcionários, estabelecer horários para entrega de numerário, solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços, supervisionar operações dos caixas, retirar documentos dos caixas, demonstrar segurança, classificar documentos, encaminhar reclamações de clientes para o setor competente, fiscalizar assiduidade e pontualidade, efetuar transações entre contas, recolher depósitos e pagamentos em caixas eletrônicos da agência, sugerir promoção de funcionários, demonstrar espírito empreendedor, processar borderôs, remanejar recursos humanos, demonstrar dinamismo, atualizar sistema de normas e regras, dar suporte para outras áreas, instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras, demonstrar comunicabilidade, devolver cheques irregulares, demonstrar persuasão, demonstrar equilíbrio emocional, assimilar mudanças, fornecer troco, demonstrar rapidez de raciocínio, enquadrar operações às normas internas e externas, suprir caixas eletrônicos da agência, participar do desligamento de funcionários, demonstrar flexibilidade, transmitir arquivos via sistema, enviar malotes, motivar equipe (prêmios, folgas, benefícios), conferir documentação de clientes (pessoas física e jurídica) e da operação, separar numerário em lotes, conciliar movimento físico e contábil, processar transações dos meios remotos (caixa expresso), efetuar controle contábil, calcular saldos devedores e juros, obter autorização de cliente para operações, checar documentos recebidos, recolher excedente dos caixas, recolher numerário à tesouraria, prever necessidade de numerário, verificar documentação pendente, distribuir tarefas, treinar funcionários, avaliar desempenho de funcionários, fechar malotes, interpretar normas e regras internas e externas, trabalhar em equipe, cobrar cumprimento das tarefas diárias.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Chefe de Serviços Bancários ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Serviços Bancários e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em operações e serviços bancários que ficou em 5.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Serviços Bancários em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Chefe de Serviços Bancários ficou em 3.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em operações e serviços bancários 2025
O salário de Chefe de Serviços Bancários mostrado aqui é resultado do levantamento de 634 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em operações e serviços bancários que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Serviços Bancários com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Técnico de Operações e Serviços Bancários - Crédito Imobiliário
- Tesoureiro de Banco
- Tesoureiro
- Técnico de Operações e Serviços Bancários - Câmbio
- Técnico de Operações e Serviços Bancários - Leasing
- Técnico de Operações e Serviços Bancários - Crédito Rural
- Técnico de Operações e Serviços Bancários - Renda Fixa e Variável