O dissídio de Chefe de Manutenção Eletroeletrônica Veicular 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 950205 no cargo de Chefe de Manutenção Eletroeletrônica Veicular.
Estado com maior salário médio
Amazonas
R$ 4.400,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
221 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Salvador - BA
R$ 3.844,05
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
85 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Encarregado de manutenção elétrica de veículos supervisiona serviços de manutenção eletroeletrônica de veículos automotores terrestres, dimensionando equipe de trabalho, controlando a disponibilidade de recursos materiais, organizando arranjos físicos do setor, controlando processos de manutenção eletroeletrônica veicular, orientando fluxo e movimentação de materiais de consumo e peças, e corrigindo possíveis deficiências nos processos, para realização dos serviços com os níveis exigidos de produtividade e de qualidade Promove melhorias e inovações tecnológicas no processo.
Administra metas e resultados da manutenção Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Elabora documentação técnica diversificada.
Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
O que faz um Chefe de Manutenção Eletroeletrônica Veicular
O Encarregado de manutenção elétrica de veículos planeja as atividades de manutenção eletroeletrônica de veículos automotores terrestres, verificando pedidos e ordens de serviço Realiza a análise da viabilidade de execução dos trabalhos.
Elabora o programa de manutenção, em função das demandas de serviços.
Controla recursos para manutenção eletroeletrônica veicular, aplicando técnicas de controle, tendo em vista a garantia da execução dos serviços de acordo com os níveis exigidos de produtividade e de qualidade Dimensiona a equipe de trabalho.
Define instrumentos – de medição e outros, ferramentas, máquinas e equipamentos, para uso nos processos de manutenção Controla disponibilidade de materiais de consumo e peças - tais como componentes e motores elétricos, componentes e equipamentos eletrônicos embarcados e de redes de comunicação veicular - a fim de assegurar a disponibilidade de insumos para as atividades de manutenção.
Organiza arranjos físicos do setor de manutenção veicular.
Controla processos de manutenção eletroeletrônica veicular, utilizando técnicas e ferramentas de controle de processos, para assegurar a realização dos serviços de acordo com padrões de excelência Determina padrões de manutenção, de acordo com normas e especificações técnicas – inclusive de fabricantes de veículos, e orienta fluxo e movimentação de materiais de consumo e peças, de tal maneira a facilitar a execução das tarefas de manutenção.
Identifica falhas de manutenção, corrigindo possíveis deficiências de processo.
Realiza ações preventivas e corretivas Monitora padrões de qualidade dos trabalhos de manutenção eletroeletrônica veicular, utilizando recursos computacionais de hardware (computadores e periféricos) e software (programas específicos), equipamentos e ferramentas específicas Promove melhorias e inovações tecnológicas no processo de manutenção eletroeletrônica veicular, levando em conta as diversas marcas e modelos de veículos automotores terrestres, articulando-se com fabricantes.
Realiza controle de estoques, monitorando a disponibilidade de recursos materiais, programando aquisições, e negociando prazos de entrega com fornecedores Supervisiona equipes de trabalho de manutenção eletroeletrônica veicular, definindo, preparando e administrando a equipe, tendo em vista a execução das demandas de serviços Seleciona profissionais, distribui atividades de trabalho, e orienta a equipe.
Controla cumprimento de horas trabalhadas Programa folgas e férias.
Supervisiona o trabalho da equipe, avaliando seu desempenho Identifica necessidades de treinamento e treina a equipe Monitora cumprimento, pela equipe, de normas administrativas da empresa.
Controla produtividade do trabalho Monitora pontos críticos do processo, analisa causas de não conformidades e avalia índices de retrabalho Analisa relatórios e registros diversificados dos trabalhos de manutenção.
Administra metas e resultados da manutenção eletroeletrônica veicular, interpretando necessidades de clientes e utilizando indicadores de manutenção, com o objetivo de cumprir diretrizes da empresa com efetividade Define métodos e processos de manutenção, dimensiona o trabalho do setor – em função da disponibilidade de insumos e da demanda de serviços, e analisa custos de manutenção Negocia metas de manutenção.
Elabora documentação técnica de manutenção eletroeletrônica veicular, aplicando técnicas de redação e utilizando recursos computacionais, a fim de reunir, organizar e estruturar informações da sua área de atuação Elabora manuais, relatórios, cronogramas, recursos didáticos, materiais para apresentações, requisições de materiais, dentre outros documentos Prepara ordens de serviço e emite pareceres técnicos Monitora a limpeza e a organização do local de trabalho Promove – junto à equipe – ações de segurança no trabalho.
Controla o cumprimento das normas de segurança do trabalho pela equipe Controla desperdícios de materiais e orienta o descarte de resíduos de acordo com normas ambientais.
Funções do Encarregado de manutenção elétrica de veículos
O profissional Chefe de Manutenção Eletroeletrônica Veicular deve administrar metas e resultados da manutenção eletroeletrônica veicular, controlar recursos para manutenção eletroeletrônica veicular, demonstrar competências pessoais, supervisionar equipe de trabalho de manutenção eletroeletrônica veicular, elaborar documentação técnica de manutenção eletroeletrônica veicular, controlar processos de manutenção eletroeletrônica veicular.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de manutenção eletroeletrônica veicular atuam nas empresas de transporte terrestre, aéreo ou aquaviário e na fabricação, reparação, montagem e comércio de veículos automotores e motocicletas como empregados com carteira assinada. Organizam- se em equipe, sob supervisão ocasional. Podem trabalhar em locais abertos, fechados ou em veículos cumprindo jornada por turnos. Eventualmente são expostos a ruídos, altas temperaturas e materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Encarregado de manutenção elétrica de veículos
Um Encarregado de manutenção elétrica de veículos deve identificar necessidades de treinamento, persuadir, demonstrar dinamismo, monitorar pontos críticos da manutenção, avaliar desempenho profissional, implementar ações preventivas e corretivas, autocontrolar-se, controlar volume da produção dos trabalhos de manutenção, buscar auto-organização, dimensionar capacidade de trabalho de manutenção, negociar metas de manutenção, avaliar índice de retrabalho, distribuir atividades de trabalho, monitorar padrões de qualidade dos trabalhos de manutenção utilizando equipamentos específicos, definir itens de controle de processo de manutenção, controlar horas trabalhadas, elaborar recursos didáticos, analisar pedidos e ordens de serviço, controlar disponibilidade de máquinas, equipamentos e instrumentos, programar manutenção de máquinas, equipamentos e instrumentos, analisar custos de manutenção, emitir pareceres técnicos, definir métodos e processos de manutenção, organizar arranjo físico em função do programa de manutenção, analisar viabilidade de execução da manutenção, elaborar relatórios, selecionar profissionais de manutenção eletroeletrônica veicular, atualizar-se, raciocinar por enologia, analisar relatórios e registros de trabalho de manutenção, treinar equipe de trabalho, elaborar cronogramas, analisar causas de não-conformidade, identificar falhas da manutenção, liderar, monitorar cumprimento das normas administrativas da empresa, dimensionar instrumentos de medição, ferramentas e materiais, determinar padrões de manutenção, controlar o cumprimento das normas de segurança do trabalho, orientar fluxo e movimentação de materiais de consumo e peças, rapidez de raciocínio, concentrar-se, controlar resíduos e desperdício, orientar equipes de trabalho, preparar ordens de serviço, elaborar manuais, dimensionar equipe, elaborar materiais para apresentações, estabelecer relacionamento interpessoal, programar materiais de consumo e peças, interpretar parâmetros de manutenção, elaborar requisição de materiais, controlar estoque, demonstrar fluidez verbal, programar folgas e férias da equipe.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Chefe de Manutenção Eletroeletrônica Veicular ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Manutenção Eletroeletrônica Veicular e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de manutenção eletroeletrônica veicular que ficou em 6.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Manutenção Eletroeletrônica Veicular em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Chefe de Manutenção Eletroeletrônica Veicular ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de manutenção eletroeletrônica veicular 2024
O salário de Chefe de Manutenção Eletroeletrônica Veicular mostrado aqui é resultado do levantamento de 709 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de manutenção eletroeletrônica veicular que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Manutenção Eletroeletrônica Veicular com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Chefe de Manutenção Eletroeletrônica Veicular em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 3.283,86 | 3.411,13 | 4.813,89 | 15,70 | 6.70% |
Paraná | 44h | 2.138,57 | 2.221,46 | 3.134,98 | 10,11 | 4.30% |
Minas Gerais | 44h | 3.419,35 | 3.551,88 | 5.012,52 | 16,26 | 6.40% |
Bahia | 44h | 3.468,51 | 3.602,94 | 5.084,58 | 16,46 | 7.20% |
Rio de Janeiro | 42h | 2.848,91 | 2.959,32 | 4.176,29 | 14,24 | 5.10% |
Goiás | 43h | 3.440,87 | 3.574,23 | 5.044,06 | 16,53 | 4.10% |
Mato Grosso | 43h | 3.020,75 | 3.137,83 | 4.428,19 | 14,46 | 4.60% |
Rio Grande do Sul | 44h | 3.660,50 | 3.802,37 | 5.366,01 | 17,30 | 7.80% |
Espírito Santo | 42h | 3.698,83 | 3.842,18 | 5.422,20 | 18,18 | 6.00% |
Pernambuco | 43h | 2.773,17 | 2.880,65 | 4.065,26 | 13,56 | 6.60% |
Pará | 44h | 3.240,03 | 3.365,60 | 4.749,64 | 15,30 | 6.60% |
Maranhão | 44h | 4.060,35 | 4.217,72 | 5.952,18 | 19,27 | 6.70% |
Santa Catarina | 44h | 2.676,16 | 2.779,88 | 3.923,05 | 12,64 | 4.60% |
Ceará | 44h | 2.083,75 | 2.164,51 | 3.054,63 | 9,84 | 5.70% |
Distrito Federal | 44h | 3.355,97 | 3.486,04 | 4.919,60 | 15,95 | 7.40% |
Piauí | 44h | 3.711,17 | 3.855,00 | 5.440,29 | 17,52 | 5.00% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 2.524,87 | 2.622,73 | 3.701,27 | 11,92 | 5.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Chefe de Manutenção Eletroeletrônica Veicular. |
Dissídio de Chefe de Manutenção Eletroeletrônica Veicular por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 3.260,16 | 3.386,51 | 4.779,15 | 15,70 | 7.40% |
Colombo, PR | 44 | 1.726,20 | 1.793,10 | 2.530,47 | 8,15 | 7.40% |
Salvador, BA | 44 | 3.700,62 | 3.844,05 | 5.424,83 | 17,55 | 4.70% |
Curitiba, PR | 44 | 2.437,76 | 2.532,24 | 3.573,57 | 11,51 | 5.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 2.511,79 | 2.609,14 | 3.682,10 | 12,45 | 7.00% |
Brasília, DF | 44 | 3.355,97 | 3.486,04 | 4.919,60 | 15,95 | 7.50% |
Goiânia, GO | 42 | 3.541,84 | 3.679,12 | 5.192,08 | 17,49 | 7.90% |
Fortaleza, CE | 44 | 1.747,82 | 1.815,56 | 2.562,17 | 8,25 | 5.50% |
Belo Horizonte, MG | 44 | 3.676,68 | 3.819,18 | 5.389,74 | 17,36 | 7.30% |
Recife, PE | 44 | 3.143,27 | 3.265,09 | 4.607,79 | 14,96 | 6.00% |
Guarulhos, SP | 44 | 3.168,71 | 3.291,52 | 4.645,09 | 14,96 | 6.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Chefe de Manutenção Eletroeletrônica Veicular. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Chefe de Manutenção Eletroeletrônica Veicular no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores | 1.796,85 | 1.866,49 | 2.634,05 | 7.80% | |
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 2.500,21 | 2.597,11 | 3.665,12 | 6.80% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.856,08 | 2.966,77 | 4.186,79 | 8.30% | |
Construção de edifícios | 3.861,64 | 4.011,30 | 5.660,87 | 7.80% | |
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores | 2.490,59 | 2.587,11 | 3.651,01 | 4.60% | |
Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores | 2.523,63 | 2.621,44 | 3.699,46 | 7.20% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 4.218,92 | 4.382,44 | 6.184,63 | 4.70% | |
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador | 2.304,74 | 2.394,07 | 3.378,58 | 8.10% | |
Locação de automóveis sem condutor | 2.347,81 | 2.438,80 | 3.441,71 | 5.70% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal | 4.273,30 | 4.438,92 | 6.264,34 | 4.60% | |
Instalação e manutenção elétrica | 3.360,47 | 3.490,71 | 4.926,20 | 6.20% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 2.183,71 | 2.268,34 | 3.201,15 | 8.20% | |
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 3.368,82 | 3.499,38 | 4.938,44 | 5.90% | |
Serviços de engenharia | 3.305,31 | 3.433,42 | 4.845,34 | 4.30% | |
Serviços de manutenção e reparação elétrica de veículos automotores | 2.548,80 | 2.647,58 | 3.736,35 | 7.30% | |
Fabricação de açúcar em bruto | 4.932,43 | 5.123,60 | 7.230,58 | 6.50% | |
Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores | 1.770,90 | 1.839,53 | 2.596,00 | 6.60% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes | 4.502,09 | 4.676,58 | 6.599,73 | 6.20% | |
Cultivo de soja | 3.601,90 | 3.741,50 | 5.280,12 | 5.90% | |
Transporte rodoviário de produtos perigosos | 4.165,56 | 4.327,00 | 6.106,39 | 5.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |