O dissídio de Chefe de Departamento em Escolas Privadas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 131315 no cargo de Chefe de Departamento em Escolas Privadas.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 14.662,41

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

217 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Luís - MA

R$ 5.837,17

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

114 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Outras Atividades de Ensino

R$ 11.701,18

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades Associativas

119 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de instituição educacional da área privada Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de instituição educacional de área privada ou de seus departamentos, sob a direção de um diretor ou gerente geral Planeja atividades educacionais e participa do planejamento estratégico e coordena atividades administrativas e atividades pedagógicas, entre outras ações, visando garantir que o processo de ensino e aprendizagem se desenvolva de acordo com os objetivos propostos.

Estabelece sistema de qualidade, avaliando os indicadores, o desenvolvimento profissional dos docentes, as atividades educacionais, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Chefe de Departamento em Escolas Privadas

O Gerente de instituição educacional da área privada planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de trabalho em instituições educacionais da área privada, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, definindo grade curricular e indicadores de avaliação, adequando cursos à legislação vigente, organizando calendário escolar e horários de cursos.

Estabelece metas financeiras e de matrículas, avaliando a disponibilidade de recursos materiais e de docentes, alocando professores, recursos audiovisuais e equipamentos, integrando ações pedagógicas e administrativas, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional.

Coordena atividades administrativas, supervisionando processo de admissão de alunos, registros escolares, assiduidade e pontualidade dos professores, alocando recursos físicos, participando na contratação de pessoal, decidindo sobre a realocação de pessoal, aplicando normas disciplinares, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado Coordena atividades pedagógicas, acompanhando o cumprimento do programa educacional, supervisionando equipes técnicas e pedagógicas, propondo serviços educacionais, efetivando ações complementares de ensino e a aplicação de metodologias de ensino, com o propósito de garantir que o processo de ensino e aprendizagem esteja de acordo com os objetivos propostos.

Estabelece sistema de qualidade, identificando indicadores de desempenho e ações necessárias para a melhoria dos processos Analisa indicadores de qualidade, evasão e repetência.

Avalia o desenvolvimento profissional do professor, monitorando suas atividades, discutindo ações observadas durante o acompanhamento da ação docente, motivando-o a melhorar seu desempenho, entre outras ações.

Coordena reuniões com corpo docente e funcionários, visando motivar e manter a equipe alinhada aos objetivos da instituição educacional Providencia a organização de treinamentos e palestras sobre primeiros socorros, saúde vocal dos docentes e sobre segurança da população escolar.

Participa do planejamento estratégico, da construção de visão do futuro, da definição dos objetivos e dos cenários da instituição educacional da área privada, da identificação de oportunidades e de riscos de mercado, dos projetos prioritários, da definição de estratégias de marketing e da elaboração de propostas pedagógicas, buscando diferentes ferramentas e tecnologias para o ensino, a fim de garantir que o envolvimento de alunos e professores nos processos educacionais seja estimulado.

Avalia atividades educacionais, analisando o desempenho do sistema, propondo novas atividades de ensino Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Interage com a comunidade escolar, organizando atividades de extensão, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola.

Administra pessoas, finanças, suprimentos e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Elabora planos de contingência Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento, acompanhando a execução e os relatórios orçamentários, gerenciando contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos e realizando a prestação de contas.

Presta assistência à direção da instituição educacional ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de matrículas do planejamento tático Participa da elaboração do plano diretor.

Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.

Funções do Gerente de instituição educacional da área privada

O profissional Chefe de Departamento em Escolas Privadas deve interagir com a comunidade e setor público, demonstrar competências pessoais, avaliar atividades educacionais, coordenar atividades pedagógicas, planejar atividades educacionais, participar do planejamento estratégico da instituição, coordenar atividades administrativas, gerir recursos financeiros.

Condições de trabalho da profissão

Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de instituição educacional da área privada

Um Gerente de instituição educacional da área privada deve estabelecer metas financeiras, controlar assiduidade e pontualidade de professores, coordenar reuniões com corpo docente, aplicar normas disciplinares, alocar recursos físicos, supervisionar equipes técnico-pedagógicas, supervisionar registros escolares, supervisionar processo de admissão de alunos, adequar cursos à legislação vigente, agir com flexibilidade, participar na construção de visão de futuro da instituição, evidenciar comunicabilidade, realizar prestação de contas, estabelecer metas de matrículas, monitorar desempenho de professores, estabelecer sistema de qualidade, elaborar plano diretor, participar da elaboração de propostas pedagógicas, participar da definição de estratégias de marketing, organizar calendário escolar, propor serviços educacionais, alocar recursos audiovisuais e equipamentos, participar na elaboração do orçamento, acompanhar execução de orçamentos, participar da construção da missão institucional, efetivar ações complementares de ensino, efetivar a aplicação de metodologias de ensino, organizar horários de cursos, participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado, definir projetos prioritários, agir com paciência, elaborar planos de contingência, exercer liderança, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, organizar atividades de extensão com a comunidade, demonstrar capacidade de resolução de problemas, propor novas atividades de ensino, definir indicadores de avaliação, trabalhar com comprometimento, manter estabilidade emocional, avaliar disponibilidade de recursos materiais, analisar indicadores de qualidade, evasão e repetência, definir grade curricular, participar na contratação de profissionais, evidenciar empatia, avaliar desenvolvimento profissional do professor, participar na definição dos objetivos da instituição, acompanhar relatórios financeiros, configurar cenários institucionais, integrar ações pedagógico-administrativas, alocar professores, decidir sobre realocação de pessoal, avaliar disponibilidade de docentes, acompanhar cumprimento do programa educacional.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Chefe de Departamento em Escolas Privadas ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Departamento em Escolas Privadas e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que ficou em 6.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Departamento em Escolas Privadas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Chefe de Departamento em Escolas Privadas ficou em 4.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais 2025

O salário de Chefe de Departamento em Escolas Privadas mostrado aqui é resultado do levantamento de 977 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Departamento em Escolas Privadas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Chefe de Departamento em Escolas Privadas CBO 131315 salário