O dissídio de Chefe de Centro de Formação Profissional Privado 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 131315 no cargo de Chefe de Centro de Formação Profissional Privado.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 14.662,41
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
217 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Luís - MA
R$ 5.837,17
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
114 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 11.701,18
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades Associativas
119 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de instituição educacional da área privada Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de instituição educacional de área privada ou de seus departamentos, sob a direção de um diretor ou gerente geral Planeja atividades educacionais e participa do planejamento estratégico e coordena atividades administrativas e atividades pedagógicas, entre outras ações, visando garantir que o processo de ensino e aprendizagem se desenvolva de acordo com os objetivos propostos.
Estabelece sistema de qualidade, avaliando os indicadores, o desenvolvimento profissional dos docentes, as atividades educacionais, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
O que faz um Chefe de Centro de Formação Profissional Privado
O Gerente de instituição educacional da área privada planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de trabalho em instituições educacionais da área privada, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, definindo grade curricular e indicadores de avaliação, adequando cursos à legislação vigente, organizando calendário escolar e horários de cursos.
Estabelece metas financeiras e de matrículas, avaliando a disponibilidade de recursos materiais e de docentes, alocando professores, recursos audiovisuais e equipamentos, integrando ações pedagógicas e administrativas, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional.
Coordena atividades administrativas, supervisionando processo de admissão de alunos, registros escolares, assiduidade e pontualidade dos professores, alocando recursos físicos, participando na contratação de pessoal, decidindo sobre a realocação de pessoal, aplicando normas disciplinares, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado Coordena atividades pedagógicas, acompanhando o cumprimento do programa educacional, supervisionando equipes técnicas e pedagógicas, propondo serviços educacionais, efetivando ações complementares de ensino e a aplicação de metodologias de ensino, com o propósito de garantir que o processo de ensino e aprendizagem esteja de acordo com os objetivos propostos.
Estabelece sistema de qualidade, identificando indicadores de desempenho e ações necessárias para a melhoria dos processos Analisa indicadores de qualidade, evasão e repetência.
Avalia o desenvolvimento profissional do professor, monitorando suas atividades, discutindo ações observadas durante o acompanhamento da ação docente, motivando-o a melhorar seu desempenho, entre outras ações.
Coordena reuniões com corpo docente e funcionários, visando motivar e manter a equipe alinhada aos objetivos da instituição educacional Providencia a organização de treinamentos e palestras sobre primeiros socorros, saúde vocal dos docentes e sobre segurança da população escolar.
Participa do planejamento estratégico, da construção de visão do futuro, da definição dos objetivos e dos cenários da instituição educacional da área privada, da identificação de oportunidades e de riscos de mercado, dos projetos prioritários, da definição de estratégias de marketing e da elaboração de propostas pedagógicas, buscando diferentes ferramentas e tecnologias para o ensino, a fim de garantir que o envolvimento de alunos e professores nos processos educacionais seja estimulado.
Avalia atividades educacionais, analisando o desempenho do sistema, propondo novas atividades de ensino Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Interage com a comunidade escolar, organizando atividades de extensão, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola.
Administra pessoas, finanças, suprimentos e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Elabora planos de contingência Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento, acompanhando a execução e os relatórios orçamentários, gerenciando contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos e realizando a prestação de contas.
Presta assistência à direção da instituição educacional ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de matrículas do planejamento tático Participa da elaboração do plano diretor.
Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Funções do Gerente de instituição educacional da área privada
O profissional Chefe de Centro de Formação Profissional Privado deve interagir com a comunidade e setor público, participar do planejamento estratégico da instituição, avaliar atividades educacionais, coordenar atividades pedagógicas, planejar atividades educacionais, coordenar atividades administrativas, demonstrar competências pessoais, gerir recursos financeiros.
Condições de trabalho da profissão
Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de instituição educacional da área privada
Um Gerente de instituição educacional da área privada deve definir projetos prioritários, monitorar desempenho de professores, integrar ações pedagógico-administrativas, supervisionar processo de admissão de alunos, aplicar normas disciplinares, participar da definição de estratégias de marketing, analisar indicadores de qualidade, evasão e repetência, propor serviços educacionais, evidenciar empatia, agir com flexibilidade, configurar cenários institucionais, evidenciar comunicabilidade, manter estabilidade emocional, alocar recursos físicos, coordenar reuniões com corpo docente, avaliar desenvolvimento profissional do professor, elaborar plano diretor, acompanhar execução de orçamentos, definir grade curricular, avaliar disponibilidade de recursos materiais, organizar atividades de extensão com a comunidade, efetivar ações complementares de ensino, agir com paciência, propor novas atividades de ensino, alocar professores, decidir sobre realocação de pessoal, supervisionar equipes técnico-pedagógicas, controlar assiduidade e pontualidade de professores, supervisionar registros escolares, organizar horários de cursos, participar na construção de visão de futuro da instituição, trabalhar com comprometimento, estabelecer metas financeiras, alocar recursos audiovisuais e equipamentos, efetivar a aplicação de metodologias de ensino, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, participar na elaboração do orçamento, acompanhar cumprimento do programa educacional, participar na definição dos objetivos da instituição, elaborar planos de contingência, definir indicadores de avaliação, estabelecer metas de matrículas, participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado, participar da elaboração de propostas pedagógicas, demonstrar capacidade de resolução de problemas, estabelecer sistema de qualidade, avaliar disponibilidade de docentes, participar na contratação de profissionais, organizar calendário escolar, participar da construção da missão institucional, realizar prestação de contas, exercer liderança, adequar cursos à legislação vigente, acompanhar relatórios financeiros.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Chefe de Centro de Formação Profissional Privado ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Centro de Formação Profissional Privado e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que ficou em 5.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Centro de Formação Profissional Privado em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Chefe de Centro de Formação Profissional Privado ficou em 8.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais 2025
O salário de Chefe de Centro de Formação Profissional Privado mostrado aqui é resultado do levantamento de 977 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Centro de Formação Profissional Privado com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Gerente de Centro de Formação Profissional em Escolas Privadas
- Diretor de Centro de Educação Infantil Público
- Diretor de Estabelecimento de Ensino Fundamental Privado
- Vice-diretor de Centro de Ensino Médio Público
- Diretor de Instituição Educacional Pública
- Vice-diretor de Escola de Classe Pública
- Vice-diretor de Escola Pública
- Diretor de Caic Público
- Diretor de Escola de Classe Pública
- Vice-diretor de Centro Interescolar de Línguas Público