O dissídio de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 992225 no cargo de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos).

Estado com maior salário médio

Paraná

R$ 1.812,81

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

35.981 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.461,06

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

8.322 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades Paisagísticas

R$ 5.063,07

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Construção de Rodovias e Ferrovias

15.085 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) auxilia na execução de atividades de manutenção, limpeza e reparação de vias permanentes – exceto trilhos -, removendo resíduos e detritos, lavando áreas, distribuindo material, plantando grama e árvores e fazendo outros serviços similares Verifica a programação do trabalho a realizar junto às equipes.

Atua de acordo com procedimentos e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos)

O Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) verifica a programação do trabalho a realizar, junto às equipes de manutenção, limpeza e reparação de vias permanentes Auxilia nas atividades de manutenção geral em vias permanentes, limpando áreas de construção de cercas, distribuindo materiais em pontos predeterminados, perfurando solo para colocação dos mourões, trocando arame farpado, e removendo materiais velhos e quebrados.

Lava praças e cabines de pedágio, coletando o lixo.

Remove pichações de monumentos, passarelas e viadutos Apoia as atividades de manejo de áreas verdes, podando árvores, capinando a encosta dos córregos, e plantando grama e árvores nas rodovias.

Controla incêndio em beira de pistas Ajuda a tapar buracos, removendo camada asfáltica e retirando material indesejado.

Auxilia na limpeza das vias permanentes, retirando detritos da caixa de captação de água e de canaletas, recolhendo papel e entulho, retirando animais mortos, retirando restos de acidentes, varrendo vias, e removendo troncos, galhos e folhas.

Ensaca o material varrido Apoia a conservação de bueiros e galerias de águas pluviais, retirando detritos, limpando o cesto de captação dos bueiros, recolhendo detritos de córregos, e recolocando solo em volta da galeria.

Auxilia na recomposição de aterro, retirando solo inapropriado e distribuindo terra em camadas compactadas na erosão.

Ajuda a recuperar pontes, túneis e outras “obras de arte”, retirando partes avariadas, alocando formas de madeira, e executando a limpeza do final de obra Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Realiza a destinação de resíduos e o reaproveitamento de sobras.

Faz o descarte de acordo com as normas ambientais Realiza as atividades com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e prevenindo acidentes.

Funções do Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)

O profissional Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) deve controlar atividades de conservação, manejar Áreas verdes, trabalhar com segurança, realizar manutenção geral em vias, tapar buracos, limpar vias permanentes, conservar bueiros e galerias de Águas pluviais, recompor aterro, recuperar ´obras de arte´, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) atuam nos serviços de conservação e manutenção de rodovias, estradas, avenidas e ruas, como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, com supervisão permanente, em ambiente a céu aberto, no período diurno. No desenvolvimento de suas atividades podem, permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental incompleto (quarta a sétima série). O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)

Um Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) deve demonstrar disposição, remover pichações de monumentos, passarelas e viadutos, recolher papel e entulho, demonstrar dedicação, demonstrar agilidade, trabalhar em equipe, remover animais vivos da pista, rastelar a massa verde, colocar, em vias, sinalização de advertência ao usuário, aplicar camada de brita, manter características originais dos equipamentos, compactar concreto betuminoso usinado quente (cbuq), remover camada asfáltica, retirar detritos de galerias e bueiros, preparar terreno, remover árvores, trocar tampa de bueiros, refilar mato na borda da pista, remover troncos, galhos e folhas das vias, demonstrar força de vontade, limpar áreas de construção de cercas, demonstrar resistência física e psicológica, adaptar equipamentos à atividade, finalizar obra, verificar problemas em galerias e bueiros, utilizar equipamentos apropriados à atividade, alinhar mourões, trocar o cesto de captação dos bueiros, demonstrar cuidado com sua segurança pessoal, dar provas de paciência, trocar tubulação danificada, ensacar o material varrido, substituir placas de sinalização, controlar incêndio em beira de pistas, identificar necessidade de compra de material, realizar melhorias em ´obras de arte´ antigas, retirar detritos de canaletas, aplicar emulsão asfáltica, retirar animais mortos, dar provas de humildade, substituir peças de concreto armado, regar a grama, desviar fluxo de veículos, retirar partes de obras de arte avariadas, alocar formas de madeira, pintar mourões, guias, postes, cancelas, tampa de bueiro e chapéu de caixa de captação, adubar grama, dar acabamento no concreto, perfurar solo para colocação dos mourões, distribuir terra em camadas compactadas na erosão, eliminar causas da erosão, evidenciar respeito pelo outro, retirar ervas daninhas, pintar ´obras de arte´, distribuir concreto, retirar massa verde, podar árvores, plantar grama e árvores nas rodovias, selar trinca, repintar faixas de sinalização, recolher detritos de córregos, dar provas de organização, manifestar compreensão, retirar detritos da caixa de captação de água, "lavar dispositivo sinalizador ""olho-de-gato""", eliminar formigas e cupins, coletar lixo dos pedágios, aplicar concreto betuminoso usinado quente (cbuq), realizar conservação de aceiro de cercas, retirar material indesejado, realizar revisão preventiva dos maquinários e equipamentos, executar limpeza do final de obra, recobrir a grama com terra, demonstrar capacidade de observação, utilizar equipamentos de proteção preventiva ao usuário, preparar concreto, remover materiais velhos, quebrados e sobras, utilizar equipamentos de proteção individual (epi), aplicar solo aprovado pelo laboratório, lavar passarelas e monumentos, varrer vias, trocar arame farpado, recolocar solo em volta da galeria, retirar solo inapropriado, identificar, em vias, necessidade de tapar buracos, trocar mourões de concreto e madeira, demonstrar capacidade de atenção, limpar o cesto de captação dos bueiros, roçar áreas verdes das faixas de domínio das vias, lavar defensas metálicas, fechar, com cercas, entradas não autorizadas de propriedades, varrer pedágio, demonstrar responsabilidade, recortar buraco, trocar chapéu da caixa de captação, remover placas de sinalização, lavar placas de sinalização, realizar acabamento do aterro, capinar a encosta dos córregos, repor cerca nas falhas, retirar restos de acidentes, distribuir material em pontos predeterminados, lavar praças e cabines de pedágio.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) que ficou em 3.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) ficou em 7.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) 2025

O salário de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 100.542 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) CBO 992225 salário