O dissídio de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 992225 no cargo de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos).
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 1.812,81
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
35.981 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.461,06
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
8.322 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades Paisagísticas
R$ 5.063,07
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Construção de Rodovias e Ferrovias
15.085 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) auxilia na execução de atividades de manutenção, limpeza e reparação de vias permanentes – exceto trilhos -, removendo resíduos e detritos, lavando áreas, distribuindo material, plantando grama e árvores e fazendo outros serviços similares Verifica a programação do trabalho a realizar junto às equipes.
Atua de acordo com procedimentos e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos)
O Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) verifica a programação do trabalho a realizar, junto às equipes de manutenção, limpeza e reparação de vias permanentes Auxilia nas atividades de manutenção geral em vias permanentes, limpando áreas de construção de cercas, distribuindo materiais em pontos predeterminados, perfurando solo para colocação dos mourões, trocando arame farpado, e removendo materiais velhos e quebrados.
Lava praças e cabines de pedágio, coletando o lixo.
Remove pichações de monumentos, passarelas e viadutos Apoia as atividades de manejo de áreas verdes, podando árvores, capinando a encosta dos córregos, e plantando grama e árvores nas rodovias.
Controla incêndio em beira de pistas Ajuda a tapar buracos, removendo camada asfáltica e retirando material indesejado.
Auxilia na limpeza das vias permanentes, retirando detritos da caixa de captação de água e de canaletas, recolhendo papel e entulho, retirando animais mortos, retirando restos de acidentes, varrendo vias, e removendo troncos, galhos e folhas.
Ensaca o material varrido Apoia a conservação de bueiros e galerias de águas pluviais, retirando detritos, limpando o cesto de captação dos bueiros, recolhendo detritos de córregos, e recolocando solo em volta da galeria.
Auxilia na recomposição de aterro, retirando solo inapropriado e distribuindo terra em camadas compactadas na erosão.
Ajuda a recuperar pontes, túneis e outras “obras de arte”, retirando partes avariadas, alocando formas de madeira, e executando a limpeza do final de obra Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Realiza a destinação de resíduos e o reaproveitamento de sobras.
Faz o descarte de acordo com as normas ambientais Realiza as atividades com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e prevenindo acidentes.
Funções do Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)
O profissional Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) deve recuperar ´obras de arte´, controlar atividades de conservação, realizar manutenção geral em vias, limpar vias permanentes, trabalhar com segurança, tapar buracos, manejar Áreas verdes, demonstrar competências pessoais, recompor aterro, conservar bueiros e galerias de Águas pluviais.
Condições de trabalho da profissão
Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) atuam nos serviços de conservação e manutenção de rodovias, estradas, avenidas e ruas, como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, com supervisão permanente, em ambiente a céu aberto, no período diurno. No desenvolvimento de suas atividades podem, permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental incompleto (quarta a sétima série). O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)
Um Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) deve trocar arame farpado, repintar faixas de sinalização, demonstrar força de vontade, alocar formas de madeira, aplicar emulsão asfáltica, retirar solo inapropriado, retirar restos de acidentes, ensacar o material varrido, utilizar equipamentos de proteção individual (epi), lavar defensas metálicas, utilizar equipamentos de proteção preventiva ao usuário, capinar a encosta dos córregos, lavar passarelas e monumentos, dar provas de organização, remover materiais velhos, quebrados e sobras, recolher papel e entulho, aplicar solo aprovado pelo laboratório, retirar massa verde, rastelar a massa verde, remover camada asfáltica, aplicar camada de brita, manifestar compreensão, demonstrar dedicação, retirar ervas daninhas, demonstrar responsabilidade, identificar necessidade de compra de material, demonstrar capacidade de atenção, realizar acabamento do aterro, refilar mato na borda da pista, remover placas de sinalização, recobrir a grama com terra, perfurar solo para colocação dos mourões, remover animais vivos da pista, controlar incêndio em beira de pistas, pintar mourões, guias, postes, cancelas, tampa de bueiro e chapéu de caixa de captação, retirar material indesejado, varrer vias, aplicar concreto betuminoso usinado quente (cbuq), utilizar equipamentos apropriados à atividade, podar árvores, demonstrar disposição, regar a grama, repor cerca nas falhas, demonstrar resistência física e psicológica, trabalhar em equipe, selar trinca, remover árvores, demonstrar capacidade de observação, remover pichações de monumentos, passarelas e viadutos, fechar, com cercas, entradas não autorizadas de propriedades, retirar partes de obras de arte avariadas, colocar, em vias, sinalização de advertência ao usuário, adaptar equipamentos à atividade, trocar o cesto de captação dos bueiros, trocar tubulação danificada, coletar lixo dos pedágios, realizar revisão preventiva dos maquinários e equipamentos, retirar detritos de galerias e bueiros, varrer pedágio, recortar buraco, dar acabamento no concreto, retirar animais mortos, retirar detritos de canaletas, retirar detritos da caixa de captação de água, adubar grama, lavar praças e cabines de pedágio, evidenciar respeito pelo outro, executar limpeza do final de obra, demonstrar cuidado com sua segurança pessoal, eliminar causas da erosão, limpar o cesto de captação dos bueiros, limpar áreas de construção de cercas, distribuir material em pontos predeterminados, dar provas de paciência, recolocar solo em volta da galeria, distribuir concreto, trocar chapéu da caixa de captação, recolher detritos de córregos, preparar terreno, desviar fluxo de veículos, finalizar obra, substituir peças de concreto armado, verificar problemas em galerias e bueiros, substituir placas de sinalização, manter características originais dos equipamentos, dar provas de humildade, alinhar mourões, remover troncos, galhos e folhas das vias, trocar mourões de concreto e madeira, lavar placas de sinalização, plantar grama e árvores nas rodovias, eliminar formigas e cupins, pintar ´obras de arte´, identificar, em vias, necessidade de tapar buracos, realizar conservação de aceiro de cercas, compactar concreto betuminoso usinado quente (cbuq), preparar concreto, demonstrar agilidade, roçar áreas verdes das faixas de domínio das vias, trocar tampa de bueiros, realizar melhorias em ´obras de arte´ antigas, "lavar dispositivo sinalizador ""olho-de-gato""", distribuir terra em camadas compactadas na erosão.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) que ficou em 6.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) ficou em 4.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 14,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) 2025
O salário de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 100.542 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Podador de Árvores na Conservação de Vias Permanentes
- Auxiliar de Jardinagem na Conservação de Vias Permanentes
- Pedreiro de Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos)
- Varredor na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos)
- Buerista na Conservação de Vias Permanentes
- Operador de Ceifadeira na Conservação de Vias Permanentes
- Auxiliar Geral de Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos)
- Servente de Pedreiro na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos)
- Servente de Serviços Gerais na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos)
- Encarregado Geral de Operações de Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos)