O dissídio de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 992225 no cargo de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos).

Estado com maior salário médio

Paraná

R$ 1.812,81

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

35.981 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.461,06

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

8.322 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades Paisagísticas

R$ 5.063,07

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Construção de Rodovias e Ferrovias

15.085 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) auxilia na execução de atividades de manutenção, limpeza e reparação de vias permanentes – exceto trilhos -, removendo resíduos e detritos, lavando áreas, distribuindo material, plantando grama e árvores e fazendo outros serviços similares Verifica a programação do trabalho a realizar junto às equipes.

Atua de acordo com procedimentos e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos)

O Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) verifica a programação do trabalho a realizar, junto às equipes de manutenção, limpeza e reparação de vias permanentes Auxilia nas atividades de manutenção geral em vias permanentes, limpando áreas de construção de cercas, distribuindo materiais em pontos predeterminados, perfurando solo para colocação dos mourões, trocando arame farpado, e removendo materiais velhos e quebrados.

Lava praças e cabines de pedágio, coletando o lixo.

Remove pichações de monumentos, passarelas e viadutos Apoia as atividades de manejo de áreas verdes, podando árvores, capinando a encosta dos córregos, e plantando grama e árvores nas rodovias.

Controla incêndio em beira de pistas Ajuda a tapar buracos, removendo camada asfáltica e retirando material indesejado.

Auxilia na limpeza das vias permanentes, retirando detritos da caixa de captação de água e de canaletas, recolhendo papel e entulho, retirando animais mortos, retirando restos de acidentes, varrendo vias, e removendo troncos, galhos e folhas.

Ensaca o material varrido Apoia a conservação de bueiros e galerias de águas pluviais, retirando detritos, limpando o cesto de captação dos bueiros, recolhendo detritos de córregos, e recolocando solo em volta da galeria.

Auxilia na recomposição de aterro, retirando solo inapropriado e distribuindo terra em camadas compactadas na erosão.

Ajuda a recuperar pontes, túneis e outras “obras de arte”, retirando partes avariadas, alocando formas de madeira, e executando a limpeza do final de obra Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Realiza a destinação de resíduos e o reaproveitamento de sobras.

Faz o descarte de acordo com as normas ambientais Realiza as atividades com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e prevenindo acidentes.

Funções do Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)

O profissional Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) deve demonstrar competências pessoais, recompor aterro, controlar atividades de conservação, limpar vias permanentes, recuperar ´obras de arte´, tapar buracos, conservar bueiros e galerias de Águas pluviais, manejar Áreas verdes, trabalhar com segurança, realizar manutenção geral em vias.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) atuam nos serviços de conservação e manutenção de rodovias, estradas, avenidas e ruas, como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, com supervisão permanente, em ambiente a céu aberto, no período diurno. No desenvolvimento de suas atividades podem, permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental incompleto (quarta a sétima série). O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)

Um Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) deve fechar, com cercas, entradas não autorizadas de propriedades, lavar praças e cabines de pedágio, realizar conservação de aceiro de cercas, finalizar obra, trocar tubulação danificada, realizar acabamento do aterro, substituir placas de sinalização, controlar incêndio em beira de pistas, alocar formas de madeira, remover placas de sinalização, recolher papel e entulho, aplicar camada de brita, dar provas de paciência, realizar melhorias em ´obras de arte´ antigas, colocar, em vias, sinalização de advertência ao usuário, eliminar formigas e cupins, plantar grama e árvores nas rodovias, adaptar equipamentos à atividade, trabalhar em equipe, trocar mourões de concreto e madeira, alinhar mourões, "lavar dispositivo sinalizador ""olho-de-gato""", retirar animais mortos, demonstrar capacidade de observação, demonstrar agilidade, trocar arame farpado, retirar detritos da caixa de captação de água, retirar material indesejado, identificar necessidade de compra de material, retirar ervas daninhas, utilizar equipamentos de proteção individual (epi), lavar defensas metálicas, remover árvores, trocar o cesto de captação dos bueiros, regar a grama, podar árvores, rastelar a massa verde, demonstrar força de vontade, manter características originais dos equipamentos, limpar áreas de construção de cercas, verificar problemas em galerias e bueiros, evidenciar respeito pelo outro, retirar detritos de canaletas, demonstrar capacidade de atenção, utilizar equipamentos apropriados à atividade, refilar mato na borda da pista, retirar detritos de galerias e bueiros, demonstrar resistência física e psicológica, recobrir a grama com terra, varrer pedágio, trocar tampa de bueiros, remover camada asfáltica, capinar a encosta dos córregos, dar acabamento no concreto, distribuir concreto, retirar restos de acidentes, trocar chapéu da caixa de captação, coletar lixo dos pedágios, ensacar o material varrido, retirar massa verde, compactar concreto betuminoso usinado quente (cbuq), desviar fluxo de veículos, remover pichações de monumentos, passarelas e viadutos, dar provas de humildade, identificar, em vias, necessidade de tapar buracos, eliminar causas da erosão, remover materiais velhos, quebrados e sobras, perfurar solo para colocação dos mourões, varrer vias, demonstrar dedicação, recortar buraco, demonstrar disposição, aplicar emulsão asfáltica, realizar revisão preventiva dos maquinários e equipamentos, lavar placas de sinalização, remover troncos, galhos e folhas das vias, demonstrar responsabilidade, executar limpeza do final de obra, adubar grama, roçar áreas verdes das faixas de domínio das vias, pintar mourões, guias, postes, cancelas, tampa de bueiro e chapéu de caixa de captação, distribuir terra em camadas compactadas na erosão, repintar faixas de sinalização, demonstrar cuidado com sua segurança pessoal, repor cerca nas falhas, preparar terreno, recolocar solo em volta da galeria, utilizar equipamentos de proteção preventiva ao usuário, pintar ´obras de arte´, recolher detritos de córregos, aplicar concreto betuminoso usinado quente (cbuq), limpar o cesto de captação dos bueiros, aplicar solo aprovado pelo laboratório, substituir peças de concreto armado, distribuir material em pontos predeterminados, preparar concreto, retirar solo inapropriado, lavar passarelas e monumentos, selar trinca, remover animais vivos da pista, dar provas de organização, manifestar compreensão, retirar partes de obras de arte avariadas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) que ficou em 6.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) ficou em 3.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) 2025

O salário de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 100.542 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) CBO 992225 salário