O dissídio de Designer Instrucional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Designer Instrucional.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 6.138,93
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
399 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 1.984,45
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
271 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 8.163,52
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
82 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.
Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
O que faz um Designer Instrucional
O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.
Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).
Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.
Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.
Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.
Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.
Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.
Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Designer educacional
O profissional Designer Instrucional deve implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se, desenvolver projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, elaborar projeto instrucional, demonstrar competências pessoais, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Designer educacional
Um Designer educacional deve participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, demonstrar criatividade, elaborar atividades, garantir a integridade instrucional, traçar objetivos educacionais, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, definir estratégias de ensino, estimular a criatividade, identificar público alvo, criar espaços para o exercício da diversidade, administrar a progressão da aprendizagem, estimular a solidariedade, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, demonstrar proatividade, orientar equipe de produção, propor mecanismos de acessibilidade, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, organizar encontro de educandos, assessorar o trabalho docente, verificar o cumprimento das metas, expressar-se com clareza, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, levantar necessidades educacionais e sociais, definir escopo, avaliar a implementação de projetos educacionais, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, estimular o senso de justiça, emitir pareceres, participar da criação do projeto gráfico, elaborar relatórios, estimular o senso crítico, administrar tempo, formar equipes de trabalho, intermediar conflitos entre a escola e a família, coordenar reuniões, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, demonstrar flexibilidade, criar mecanismos de participação/interação, construir sistema de avaliação, estimular valores estéticos, administrar recursos de trabalho, valorizar experiências pedagógicas significativas, elaborar objetivos, estimular o respeito mútuo, divulgar resultados de avaliação, participar de cursos, seminários e congressos, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, definir processos de avaliação, avaliar o desempenho das classes/turmas, entrevistar, acompanhar a produção dos alunos, estimular a cooperação, socializar informações, selecionar referencial teórico, observar o desempenho das classes, fornecer subsídios teóricos, respeitar as diversidades, adequar linguagem textual e imagética, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, respeitar a autoria do educador, mapear conteúdo, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, administrar conflitos, promover trocas de experiências, estimular a participação dos diferentes sujeitos, planejar reuniões com equipes de trabalho, produzir material de apoio pedagógico, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, descrever atividades, participar das avaliações externas, construir instrumentos de avaliação, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, criar clima favorável de trabalho, dimensionar carga horária, validar material revisado, traçar metas educacionais, desenvolver a autoestima, estimular a transparência na condução dos trabalhos, estruturar os tempos pedagógicos, definir abordagem de comunicação, planejar ações de operacionalização, dominar a língua portuguesa, dimensionar os problemas, organizar grupos de estudos, demonstrar capacidade de observação, realizar controle de qualidade, atualizar-se continuamente, assessorar as escolas/instituições, definir mídias, auto avaliar-se, roteirizar material, mediar informações entre autor e equipe de produção, respeitar a alteridade, promover estudos de caso, validar produto final, compatibilizar carga horária por atividades, propor soluções para problemas educacionais detectados, detectar eventuais problemas educacionais, estudar continuamente, demonstrar versatilidade, olhar com intencionalidade pedagógica, identificar contexto de aprendizagem, formar-se continuamente, pesquisar práticas educativas, acompanhar processo de revisão, interagir com os pais, analisar resultados das avaliações, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, trabalhar em equipe, elaborar roteiro visual (storyboard), orientar atividades interdisciplinares, acompanhar equipe de produção, compreender o contexto, caracterizar o perfil dos alunos, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, organizar reuniões com equipes de trabalho, propor estratégias de participação/interação, respeitar a autonomia do educador, mapear competências, participar da avaliação proposta pela instituição, criar espaços de participação/interação, traçar cronograma de execução, divulgar deliberações, selecionar bibliografia, criar mecanismos de usabilidade, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, sugerir mudanças no projeto pedagógico, elaborar textos de orientação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Designer Instrucional ficou em 6.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Designer Instrucional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 6.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Designer Instrucional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Designer Instrucional ficou em 9.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025
O salário de Designer Instrucional mostrado aqui é resultado do levantamento de 874 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Designer Instrucional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Projetista Instrucional
- Supervisor de Ensino
- Auxiliar de Orientação Educacional
- Auxiliar de Orientação Pedagógica
- Professor de Técnicas e Recursos Audiovisuais
- Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries
- Coordenador de Ensino
- Orientador Educacional
- Auxiliar de Supervisor Escolar
- Supervisor Educacional