O dissídio de Designer Instrucional 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Designer Instrucional.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 5.790,62
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
360 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 6.308,98
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
246 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.
Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
O que faz um Designer Instrucional
O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.
Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).
Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.
Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.
Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.
Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.
Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.
Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Designer educacional
O profissional Designer Instrucional deve elaborar projeto instrucional, comunicar-se, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, viabilizar o trabalho coletivo, desenvolver projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Designer educacional
Um Designer educacional deve administrar a progressão da aprendizagem, olhar com intencionalidade pedagógica, criar espaços de participação/interação, participar de cursos, seminários e congressos, construir sistema de avaliação, criar clima favorável de trabalho, definir mídias, formar-se continuamente, dominar a língua portuguesa, orientar atividades interdisciplinares, administrar recursos de trabalho, elaborar roteiro visual (storyboard), assessorar as escolas/instituições, estimular o respeito mútuo, acompanhar processo de revisão, definir escopo, divulgar resultados de avaliação, sugerir mudanças no projeto pedagógico, valorizar experiências pedagógicas significativas, demonstrar proatividade, divulgar deliberações, estimular o senso crítico, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, acompanhar equipe de produção, expressar-se com clareza, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, validar material revisado, analisar resultados das avaliações, descrever atividades, definir estratégias de ensino, propor soluções para problemas educacionais detectados, trabalhar em equipe, organizar reuniões com equipes de trabalho, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, interagir com os pais, traçar cronograma de execução, promover estudos de caso, orientar equipe de produção, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, compatibilizar carga horária por atividades, produzir material de apoio pedagógico, promover trocas de experiências, estimular a cooperação, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, demonstrar criatividade, roteirizar material, assessorar o trabalho docente, participar das avaliações externas, socializar informações, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, respeitar as diversidades, organizar grupos de estudos, compreender o contexto, detectar eventuais problemas educacionais, demonstrar flexibilidade, demonstrar versatilidade, definir processos de avaliação, traçar objetivos educacionais, formar equipes de trabalho, selecionar referencial teórico, participar da criação do projeto gráfico, administrar tempo, mediar informações entre autor e equipe de produção, organizar encontro de educandos, identificar público alvo, avaliar a implementação de projetos educacionais, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, elaborar atividades, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, atualizar-se continuamente, estimular a criatividade, construir instrumentos de avaliação, realizar controle de qualidade, propor mecanismos de acessibilidade, criar espaços para o exercício da diversidade, estimular a transparência na condução dos trabalhos, participar da avaliação proposta pela instituição, administrar conflitos, traçar metas educacionais, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, respeitar a autoria do educador, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, estruturar os tempos pedagógicos, entrevistar, estimular o senso de justiça, pesquisar práticas educativas, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, selecionar bibliografia, emitir pareceres, elaborar objetivos, definir abordagem de comunicação, garantir a integridade instrucional, criar mecanismos de participação/interação, estimular a solidariedade, estimular a participação dos diferentes sujeitos, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, dimensionar os problemas, observar o desempenho das classes, caracterizar o perfil dos alunos, elaborar textos de orientação, auto avaliar-se, demonstrar capacidade de observação, desenvolver a autoestima, planejar reuniões com equipes de trabalho, acompanhar a produção dos alunos, avaliar o desempenho das classes/turmas, estimular valores estéticos, propor estratégias de participação/interação, coordenar reuniões, planejar ações de operacionalização, criar mecanismos de usabilidade, validar produto final, respeitar a autonomia do educador, dimensionar carga horária, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, mapear competências, verificar o cumprimento das metas, adequar linguagem textual e imagética, fornecer subsídios teóricos, levantar necessidades educacionais e sociais, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), mapear conteúdo, identificar contexto de aprendizagem, estudar continuamente, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, respeitar a alteridade, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, elaborar relatórios, intermediar conflitos entre a escola e a família.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Designer Instrucional ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Designer Instrucional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 4.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Designer Instrucional em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Designer Instrucional ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024
O salário de Designer Instrucional mostrado aqui é resultado do levantamento de 859 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Designer Instrucional com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Supervisor Educacional
- Projetista Instrucional
- Orientador Educacional
- Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries
- Coordenador Escolar
- Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica
- Pedagogo
- Orientador Profissional
- Coordenador Pedagógico
- Auxiliar de Orientação Pedagógica
Valor do salário na CCT 2024 de Designer Instrucional em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 5.574,57 | 5.790,62 | 8.171,90 | 27,63 | 4.10% |
Paraná | 43h | 3.352,80 | 3.482,75 | 4.914,96 | 16,22 | 7.10% |
Minas Gerais | 42h | 3.390,89 | 3.522,31 | 4.970,79 | 16,79 | 6.80% |
Rio de Janeiro | 41h | 3.755,99 | 3.901,56 | 5.505,99 | 18,88 | 7.60% |
Santa Catarina | 42h | 4.274,61 | 4.440,28 | 6.266,26 | 21,20 | 4.70% |
Distrito Federal | 42h | 3.601,27 | 3.740,84 | 5.279,19 | 17,80 | 6.50% |
Rio Grande do Sul | 41h | 3.736,00 | 3.880,80 | 5.476,70 | 19,16 | 7.60% |
Pernambuco | 44h | 2.346,44 | 2.437,38 | 3.439,71 | 11,18 | 7.90% |
Amazonas | 44h | 2.053,53 | 2.133,12 | 3.010,32 | 9,80 | 4.10% |
Bahia | 40h | 2.620,16 | 2.721,71 | 3.840,96 | 13,58 | 6.70% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Designer Instrucional. |
Dissídio de Designer Instrucional por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 6.073,58 | 6.308,98 | 8.903,42 | 30,35 | 5.90% |
Curitiba, PR | 43 | 3.728,66 | 3.873,17 | 5.465,93 | 18,06 | 8.00% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 3.975,28 | 4.129,35 | 5.827,47 | 20,00 | 4.40% |
Brasília, DF | 42 | 3.601,27 | 3.740,84 | 5.279,19 | 17,80 | 8.20% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 3.984,99 | 4.139,44 | 5.841,70 | 19,49 | 7.50% |
Recife, PE | 44 | 2.372,15 | 2.464,09 | 3.477,40 | 11,30 | 5.80% |
Florianópolis, SC | 41 | 4.918,40 | 5.109,02 | 7.210,01 | 25,03 | 6.80% |
Maringá, PR | 43 | 2.421,34 | 2.515,19 | 3.549,51 | 11,72 | 7.30% |
São Caetano do Sul, SP | 44 | 4.388,63 | 4.558,72 | 6.433,41 | 20,79 | 4.70% |
São José dos Campos, SP | 44 | 5.711,04 | 5.932,38 | 8.371,96 | 26,97 | 6.80% |
Porto Alegre, RS | 40 | 4.551,09 | 4.727,48 | 6.671,56 | 23,47 | 5.60% |
Barueri, SP | 42 | 4.197,93 | 4.360,63 | 6.153,86 | 20,89 | 6.90% |
Manaus, AM | 43 | 2.142,95 | 2.226,00 | 3.141,40 | 10,24 | 7.90% |
Salvador, BA | 41 | 2.863,12 | 2.974,09 | 4.197,13 | 14,38 | 6.40% |
Santa Cruz do Sul, RS | 43 | 2.175,68 | 2.260,00 | 3.189,38 | 10,61 | 6.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Designer Instrucional. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Designer Instrucional no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 7.231,27 | 7.511,54 | 10.600,51 | 5.30% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.822,18 | 3.970,32 | 5.603,03 | 6.80% | |
Edição de livros | 4.578,89 | 4.756,35 | 6.712,30 | 7.80% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 4.042,48 | 4.199,16 | 5.925,98 | 4.70% | |
Educação superior - graduação | 3.530,67 | 3.667,51 | 5.175,70 | 5.20% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 3.960,26 | 4.113,75 | 5.805,44 | 8.30% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 3.563,03 | 3.701,12 | 5.223,13 | 7.70% | |
Ensino fundamental | 4.462,29 | 4.635,23 | 6.541,38 | 5.10% | |
Comércio varejista de livros | 4.840,76 | 5.028,38 | 7.096,19 | 4.10% | |
Treinamento em informática | 3.637,61 | 3.778,60 | 5.332,47 | 8.10% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 4.289,62 | 4.455,87 | 6.288,26 | 7.30% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 4.332,11 | 4.500,01 | 6.350,55 | 6.60% | |
Atividades de teleatendimento | 3.037,47 | 3.155,19 | 4.452,70 | 5.10% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.171,61 | 3.294,53 | 4.649,34 | 5.90% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 8.133,05 | 8.448,27 | 11.922,45 | 8.20% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 3.841,13 | 3.990,00 | 5.630,81 | 6.40% | |
Marketing direto | 1.624,47 | 1.687,43 | 2.381,35 | 6.60% | |
Cursos preparatórios para concursos | 2.008,17 | 2.086,00 | 2.943,83 | 5.80% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 4.846,69 | 5.034,54 | 7.104,89 | 4.10% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 4.434,61 | 4.606,48 | 6.500,81 | 8.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |