O dissídio de Cacimbeiro (estivador) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 783220 no cargo de Cacimbeiro (estivador).
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.313,08
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.442 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 1.650,07
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.072 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte por Navegação Interior de Carga, Intermunicipal, Interestadual e Internacional
R$ 2.730,18
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
2.027 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Estivador realiza, a bordo, carregamento e descarregamento de cargas em embarcação Faz a arrumação, a amarração e a desamarração das cargas no convés ou no porão.
Controla a distribuição equilibrada da carga no interior da embarcação Pode fazer transbordo de mercadorias Controla a qualidade dos serviços prestados.
Cumpre normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Cacimbeiro (estivador)
O Estivador prepara o serviço de carregamento, verificando o tipo e o peso das cargas previstas Define a cubagem da carga.
Seleciona os equipamentos de bordo – tais como ponte rolante e guincho - para usar no embarque da carga.
Conecta mangueira para embarque de mercadorias líquidas, monitorando o relógio medidor de fluxo e controlando o nível dos tanques de bordo Organiza o embarque de cargas especiais, evitando o vazamento de produtos perigosos.
Pode estivar embarque de veículos, como automóveis e caminhões Fiscaliza e controla a distribuição equilibrada da carga no interior da embarcação.
Movimenta a carga, para distribuí-la nos compartimentos da embarcação.
Leva as mercadorias para o porão e para o convés da embarcação, manualmente e fazendo uso de equipamentos, tais como empilhadeira e carrinho hidráulico Pode fazer uso de sistemas semiautomatizados e automatizados de movimentação de cargas.
Realiza a amarração (peação) das cargas.
Para desembarque das cargas, realiza a desamarração (despeação) Distribui carga em paletes, tonéis, contêineres ou em outra forma de acondicionamento Desembarca as mercadorias.
Pode fazer transbordo da carga, transferindo-a para uma outra embarcação ou para outro veículo Controla a qualidade dos serviços prestados, monitorando tempos de execução dos serviços, controlando limites de empilhamento de volumes e aplicando recomendações de manuseio e acondicionamento constantes nas embalagens Emite, recebe e solicita informações para embarque e desembarque de cargas.
Pode preencher formulários referentes às atividades realizadas, em sistemas informatizados Mantém os locais de trabalho limpos e organizados.
Conserva os equipamentos e os instrumentos de trabalho em plenas condições de uso Zela pela segurança, isolando a área e sinalizando o trajeto da movimentação da carga, na embarcação Utiliza equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva.
Realiza ações preventivas contra incêndios Em caso de acidentes, pode prestar primeiros socorros.
Funções do Estivador
O profissional Cacimbeiro (estivador) deve preparar cargas e descargas de mercadorias, comunicar-se, conectar tubulações Às instalações de embarque de cargas, controlar qualidade dos serviços prestados, entregar e coletar encomendas, movimentar mercadorias e cargas em navios, aeronaves, caminhões, vagões e instalações portuárias, fixar cargas, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos de carga e descarga, manusear cargas especiais, reparar embalagens danificadas.
Condições de trabalho da profissão
Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias os cargos dessa família CBO exercem suas funções em empresas de transporte terrestre, aéreo e aquaviário e naquelas cujas atividades são consideradas anexas e auxiliares do ramo de transporte. Os trabalhadores das ocupações carregador (aeronaves) e carregador (armazém) são contratados na condição de trabalhador assalariado, com carteira assinada, enquanto aqueles das ocupações ajudante de motorista, carregador (veículos de transportes terrestres) e estivador atuam como autônomos e, portanto, sem vínculos empregatícios. Os amarradores e desamarradores de embarcações podem trabalhar com carteira assinada ou como avulsos. A maioria dos trabalhadores da ocupação bloqueiro e dos trabalhadores portuários de capatazia atuam como avulsos e portanto sem vínculo empregatício. Trabalham, dependendo da ocupação e do tamanho do meio de transporte, em duplas ou em grupos, sob supervisão ocasional e também permanente, em ambientes fechados, a céu aberto e em veículos. Podem trabalhar no período diurno, em rodízio de turnos diurno e noturno e em horários irregulares. Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos, em grandes alturas e confinados. Por vezes podem estar expostos a radiação, ruído intenso, altas temperaturas e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações não se requer nenhuma escolaridade exceto para a ocupação bloqueiro e trabalhador portuário de capatazia para cujo exercício é exigido a 4a série do 1o grau. Não se requer cursos de qualificação exceto para o trabalhador portuário de capatazia de quem é exigido curso básico de até 200 horas. Não se exige experiência profissional para o bloqueiro e para o trabalhador portuário de capatazia o tempo de experiência exigido para o desempenho pleno da função para as demais ocupações é de menos de um ano.
Atividades exercidas por um Estivador
Um Estivador deve descarregar mercadorias, operar guindaste de bordo, terra, sob rodas e trilhos, realizar transbordo de mercadorias, dirigir veículos automotores terrestres, tomar iniciativa, demonstrar capacidade de adaptação, movimentar mercadorias dos vagões, caminhões, armazéns para embarcações e aeronaves, costurar sacos, triar malotes por destino, conferir notas fiscais, operar ponte rolante para carga e descarga de mercadorias, controlar relógio de temperatura dos medidores dos tonéis, estivar mercadorias manualmente, verificar etiquetas de produtos perigosos, movimentar mercadorias das embarcações para caminhões, vagões e armazéns, monitorar vazamentos de produtos químicos, fazer amarração de mercadorias e cargas (peação e despeação), trabalhar com segurança, escorar produto siderúrgico, instalar esteira rolante no navio, trabalhar em equipe, reparar pacotes de mercadorias, controlar a distribuição equilibrada da carga no interior do navio, estabelecer procedimentos de movimentação de cargas especiais, demonstrar atenção, programar transporte, por tipo de carga, operar empilhadeiras, movimentar material hospitalar, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, definir cubagem da carga, controlar relógio medidor de fluxo, reconhecer limites da capacidade física, verificar etiqueta de identificação do volume, vistoriar etiquetas nos paletes, contêineres e mercadorias, solicitar autorização para embarque de mercadorias especiais, operar esteiras, proteger cargas das intempéries climáticas, fazer anotações pertinentes, demonstrar destreza manual, aplicar recomendações de manuseio e acondicionamento constantes nas embalagens, demonstrar capacidade de avaliar riscos, verificar previamente local de entrega do produto, estivar mercadorias, nos porões e convés de navios, demonstrar senso de responsabilidade, distribuir mercadorias nos compartimentos de aeronaves, navios, vagões e caminhões, conforme escala, estivar mercadorias por meio de equipamentos, verificar tipo de produto para entrega, conectar mangueira para embarque de mercadorias líquidas, separar cargas perigosas em carregamentos específicos (explosivos), controlar o nível dos tanques de bordo, posicionar embalagens de acordo com orientações, fiscalizar a distribuição da carga no interior do navio, operar carrinho hidráulico, escorar tambores, juntar mercadorias espalhadas (rechego de carga a granel), encaminhar cargas para câmaras frigoríficas, orientar carregador dos paletes, controlar tempo de execução dos serviços, orientar cliente quanto à embalagem da mercadoria, selecionar lotes para transporte, consertar tambores e todo tipo de embalagem, distribuir carga em paletes, tonéis e contêineres, conferir carga para movimentação, ordenar a movimentação de cargas especiais, devolver embalagem avariada, verificar peso da carga, demonstrar organização, usar epi, definir estivagem de mercadorias, embalar sacos de mercadorias, priorizar embarque por data de validade da mercadoria, solicitar nova embalagem de mercadoria ao cliente, recolocar fita lacre na embalagem, estivar embarque de veículos, escorar cargas, demonstrar capacidade de coordenação motora, controlar limites de empilhamento de caixas, operar escavadeiras.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Cacimbeiro (estivador) ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Cacimbeiro (estivador) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias que ficou em 5.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Cacimbeiro (estivador) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Cacimbeiro (estivador) ficou em 9.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 14,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias 2025
O salário de Cacimbeiro (estivador) mostrado aqui é resultado do levantamento de 10.649 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Cacimbeiro (estivador) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Bagrinho (movimentador de Mercadorias de Porto)
- Entregador de Gás (ajudante de Caminhão)
- Carregador de Caminhão
- Peador (trabalhador Portuário)
- Chapa de Caminhão
- Encarregado de Serviço Portuário
- Capataz de Estiva
- Ajudante de Operação Portuária
- Carregador (aeronaves)
- Chapa (movimentador de Mercadoria)