O dissídio de Auxiliar de Recepção 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422110 no cargo de Auxiliar de Recepção.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 1.918,94

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

35.201 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Saquarema - RJ

R$ 2.213,31

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

10.565 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário realiza procedimentos de recepção e de atendimento aos pacientes de consultórios e de centros médicos ou odontológicos Planeja a rotina, organizando o ambiente da recepção.

Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Organiza e administra o cadastro de pacientes Agenda consulta ou cirurgia, sob orientação de médico ou dentista.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Auxiliar de Recepção

O Recepcionista de consultório médico ou dentário planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Averígua a ocorrência de eventos com participação do médico ou dentista.

Pode acionar serviço de higienização.

Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Verifica o cadastro do paciente e o horário agendado para atendimento.

Fornece informações sobre os serviços de atendimento médico ou odontológico a pacientes e a seus acompanhantes Anuncia a chegada do paciente ao médico ou dentista.

Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Atende à solicitação do médico ou dentista para agendamento de consulta para o paciente Pode agendar cirurgia, consultando mapas de internação cirúrgica e fazendo contato com convênios médicos e hospitais, sob orientação do médico ou dentista.

Efetua acertos em contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos.

Recebe, registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o médico ou dentista Organiza arquivo de documentos físicos ou digitais.

Organiza a distribuição de correspondências, encomendas e entregas Opera sistemas informatizados de controle de serviços prestados e de cadastro de pacientes e fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle.

Consulta banco de dados Interage e comunica-se com médicos e dentistas e com os encarregados pelos serviços de segurança e administração do consultório ou centro médico ou odontológico.

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Funções do Recepcionista de consultório médico ou dentário

O profissional Auxiliar de Recepção deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, demonstrar competências pessoais, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, agendar serviços, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano.

Condições de trabalho da profissão

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Recepcionista de consultório médico ou dentário

Um Recepcionista de consultório médico ou dentário deve verificar mapa de internação cirúrgico, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, pré-cadastrar o cliente, oferecer auxílio para a bagagem, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar eficiência, distribuir malotes, emitir notas fiscais e recibos, transmitir recados e fax, demonstrar iniciativa, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, planejar o dia seguinte, verificar cadastro e reserva, anunciar a chegada do cliente, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, organizar malotes, ouvir com atenção, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, solicitar o serviço de manobrista, demonstrar pró atividade, registrar acompanhantes, averiguar agenda semanal de eventos, agir com bom senso, imprimir relatórios de controle, avisar a enfermagem da chegada do paciente, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, entregar o crachá de visitante na entrada, anotar telefonemas e recados, encaminhar o cliente para os diversos setores, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, distribuir jornais, revistas, flores etc., participar de reuniões na troca de turnos, circular informações internas, identificar o espaço físico da empresa, verificar o pedido de internação, demonstrar entusiasmo, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, guardar volumes de prestadores de serviços, receber pagamentos, acolher o cliente e passageiro, imprimir listagem de pacientes internados, demonstrar empatia, coordenar equipe, acionar alarme de segurança em caso de assalto, pedir forma de garantia de pagamento, providenciar solicitações de reservas especiais, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar senso de organização, bloquear apartamento, demonstrar interesse, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, acionar serviço de higienização, demonstrar respeito mútuo, atender o cliente com informações precisas, demonstrar espírito de equipe, cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, agendar reservas / consultas dos clientes, oferecer transporte ao cliente, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar paciência, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, internar o paciente, demonstrar autonomia, interagir com os outros departamentos, fornecer serviço de cofre, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, fornecer indicações de locais para câmbio de moedas, organizar materiais de trabalho.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Auxiliar de Recepção ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Recepção e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 4.50% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Recepção em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Auxiliar de Recepção ficou em 9.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2024

O salário de Auxiliar de Recepção mostrado aqui é resultado do levantamento de 111426 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Recepção com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Auxiliar de Recepção CBO 422110 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Auxiliar de Recepção em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Auxiliar de Recepção por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 1.663,23 1.727,69 2.438,17 8,25 6.90%
Minas Gerais 43h 1.566,51 1.627,23 2.296,39 7,63 6.30%
Rio de Janeiro 42h 1.541,14 1.600,87 2.259,20 7,55 4.30%
Paraná 43h 1.621,71 1.684,57 2.377,31 7,88 7.60%
Santa Catarina 43h 1.847,34 1.918,94 2.708,06 8,92 7.20%
Rio Grande do Sul 42h 1.689,25 1.754,72 2.476,31 8,26 8.20%
Bahia 43h 1.451,34 1.507,59 2.127,56 6,96 5.90%
Goiás 43h 1.478,92 1.536,24 2.167,99 7,19 5.00%
Pernambuco 43h 1.472,17 1.529,23 2.158,09 7,11 6.50%
Mato Grosso 43h 1.552,07 1.612,22 2.275,22 7,52 6.30%
Espírito Santo 43h 1.518,49 1.577,35 2.226,00 7,41 7.60%
Distrito Federal 43h 1.552,37 1.612,53 2.275,66 7,48 4.90%
Ceará 43h 1.427,96 1.483,30 2.093,28 6,92 4.20%
Mato Grosso do Sul 43h 1.543,90 1.603,73 2.263,24 7,38 6.50%
Pará 43h 1.438,80 1.494,56 2.109,17 6,95 7.70%
Maranhão 43h 1.479,97 1.537,33 2.169,52 7,11 5.50%
Paraíba 43h 1.443,88 1.499,84 2.116,61 6,90 7.10%
Rio Grande do Norte 43h 1.397,90 1.452,08 2.049,22 6,72 6.80%
Amazonas 43h 1.430,86 1.486,32 2.097,53 6,99 5.50%
Rondônia 44h 1.484,15 1.541,67 2.175,66 7,04 6.30%
Alagoas 43h 1.445,70 1.501,73 2.119,29 6,93 6.80%
Tocantins 44h 1.462,71 1.519,40 2.144,22 6,98 4.90%
Sergipe 43h 1.396,70 1.450,84 2.047,46 6,76 4.70%
Piauí 43h 1.463,56 1.520,28 2.145,47 7,03 5.90%
Amapá 44h 1.438,48 1.494,23 2.108,70 6,81 7.10%
Acre 44h 1.435,40 1.491,03 2.104,19 6,83 7.40%
Roraima 43h 1.426,17 1.481,44 2.090,65 6,82 5.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Auxiliar de Recepção.

Dissídio de Auxiliar de Recepção por cidade

Quanto ganha um Auxiliar de Recepção nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Auxiliar de Recepção na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 1.740,80 1.808,26 2.551,88 8,61 7.40%
Rio de Janeiro, RJ 42 1.577,36 1.638,49 2.312,29 7,75 4.90%
Belo Horizonte, MG 43 1.690,89 1.756,42 2.478,71 8,23 6.30%
Brasília, DF 43 1.552,37 1.612,53 2.275,66 7,48 7.50%
Curitiba, PR 42 1.740,76 1.808,22 2.551,82 8,58 6.50%
Goiânia, GO 43 1.502,19 1.560,41 2.202,09 7,34 6.20%
Campinas, SP 40 1.727,32 1.794,26 2.532,12 8,99 7.90%
Porto Alegre, RS 42 1.829,20 1.900,10 2.681,48 8,95 8.30%
Recife, PE 43 1.452,36 1.508,65 2.129,05 7,01 6.60%
Fortaleza, CE 43 1.445,82 1.501,86 2.119,46 7,03 5.70%
Salvador, BA 43 1.465,22 1.522,01 2.147,90 7,03 7.30%
Campo Grande, MS 43 1.543,26 1.603,07 2.262,30 7,38 6.30%
Maringá, PR 44 1.613,84 1.676,39 2.365,77 7,70 8.20%
Florianópolis, SC 42 1.870,30 1.942,78 2.741,71 9,15 7.80%
Ribeirão Preto, SP 42 1.655,55 1.719,72 2.426,92 8,13 4.40%
Sorocaba, SP 42 1.646,70 1.710,52 2.413,94 8,12 6.70%
Cuiabá, MT 43 1.526,79 1.585,97 2.238,17 7,38 8.00%
Manaus, AM 42 1.431,45 1.486,93 2.098,40 7,00 7.30%
Santo André, SP 42 1.620,94 1.683,76 2.376,18 7,98 4.60%
Belém, PA 43 1.450,76 1.506,99 2.126,71 7,02 4.60%
São José do Rio Preto, SP 43 1.755,43 1.823,47 2.573,33 8,55 5.30%
Guarulhos, SP 43 1.619,32 1.682,08 2.373,80 7,90 4.90%
Niterói, RJ 42 1.599,01 1.660,98 2.344,02 7,97 5.60%
Vitoria, ES 43 1.584,06 1.645,45 2.322,11 7,69 8.00%
Jundiaí, SP 40 1.715,78 1.782,27 2.515,20 9,01 8.00%
São José dos Campos, SP 43 1.577,01 1.638,13 2.311,77 7,61 6.10%
Osasco, SP 42 1.620,82 1.683,64 2.376,00 8,04 4.50%
Londrina, PR 43 1.647,68 1.711,54 2.415,37 7,88 4.60%
Joinville, SC 43 1.901,23 1.974,92 2.787,06 9,26 6.00%
Anápolis, GO 43 1.448,49 1.504,63 2.123,38 7,04 6.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Auxiliar de Recepção. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Auxiliar de Recepção no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.533,39 1.592,81 2.247,83 6.70%
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas 1.624,12 1.687,07 2.380,84 4.50%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 1.667,46 1.732,08 2.444,37 6.80%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 1.605,13 1.667,34 2.353,00 6.20%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.656,51 1.720,71 2.428,31 6.00%
Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia 1.595,27 1.657,10 2.338,55 6.00%
Laboratórios clínicos 1.552,04 1.612,20 2.275,18 4.40%
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências 1.564,44 1.625,07 2.293,35 6.70%
Planos de saúde 1.720,59 1.787,28 2.522,26 6.90%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.593,58 1.655,35 2.336,07 8.20%
Atividades de fisioterapia 1.552,43 1.612,60 2.275,75 5.20%
Atividades de psicologia e psicanálise 1.545,95 1.605,86 2.266,24 7.40%
Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica não especificadas anteriormente 1.577,42 1.638,55 2.312,37 6.80%
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza 1.662,87 1.727,31 2.437,64 8.30%
Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética 1.567,66 1.628,41 2.298,06 8.10%
Atividades de atenção ambulatorial não especificadas anteriormente 1.624,48 1.687,44 2.381,37 4.60%
Outras atividades de atenção à saúde humana não especificadas anteriormente 1.615,60 1.678,21 2.368,35 7.20%
Atividades de apoio à gestão de saúde 1.532,05 1.591,43 2.245,87 7.50%
Atividades de profissionais da área de saúde não especificadas anteriormente 1.572,34 1.633,28 2.304,94 5.30%
Atividades de fonoaudiologia 1.537,62 1.597,21 2.254,03 6.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.