O dissídio de Auxiliar Administrativo Trilíngüe 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252315 no cargo de Auxiliar Administrativo Trilíngüe.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.691,29
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
73 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São José do Rio Preto - SP
R$ 2.040,69
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
22 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços de Diagnóstico por Imagem sem Uso de Radiação Ionizante
R$ 2.005,85
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividade Médica Ambulatorial Restrita a Consultas
23 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Secretária trilíngüe Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais, como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.
Cria e atualiza banco de dados Organiza arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, administra atividades, prazos, recursos físicos, financeiros e humanos.
Pode administrar eventos protocolares Presta serviços de redação, tradução e interpretação em idioma nacional e em duas línguas estrangeiras Mantém-se atualizado e promove a inovação e a integração no contexto da globalização.
O que faz um Auxiliar Administrativo Trilíngüe
O Secretária trilíngüe assiste executivos e gestores de organizações diversas, organizando e administrando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo.
Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.
Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.
Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, orienta e indica facilidades e serviços relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.
Pode administrar eventos protocolares, como reuniões de conselhos administrativos.
Efetua triagem de ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados Realiza contatos solicitados pelos executivos.
Cria, administra, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços.
Auxilia e fornece informações para a gestão estratégica Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos.
Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, manuais e materiais de divulgação, em três idiomas.
Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos.
Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas, pendências e processos secretariais.
Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, e presta contas de verbas Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout” locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa e elabora roteiros e itinerários de atividades dos executivos.
Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito Realiza versões, traduções e interpretações, nas modalidades simultânea e consecutiva, prestando serviços em dois idiomas estrangeiros – inglês e/ou espanhol e/ou alemão e/ou francês e/ou italiano e/ ou japonês e/ ou chinês, entre outras possibilidades, além da língua nacional.
Realiza audição, decodificação e codificação, transcrição, resumos, resenhas, paráfrases, transliteração de mensagens orais para a linguagem escrita, transposições textuais entre a língua pátria e línguas estrangeiras de especialidade, conforme a necessidade de comunicação dos interlocutores e a natureza de eventos gerenciais e técnicos, considerando questões de diversidade e fatores políticos e culturais no contexto da globalização .
Funções do Secretária trilíngüe
O profissional Auxiliar Administrativo Trilíngüe deve arquivar documentos físicos e eletrônicos, supervisionar equipes de trabalho, organizar eventos e viagens, gerenciar informações, demonstrar competências pessoais, controlar correspondência física e eletrônica, prestar serviços em idioma estrangeiro, assessorar executivo(s) / Área(s), atender pessoas (cliente externo e interno), elaborar documentos, gerir suprimentos.
Condições de trabalho da profissão
Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Secretária trilíngüe
Um Secretária trilíngüe deve formatar documentos, priorizar compromissos e ligações telefônicas, fazer ligações telefônicas, atender pedidos e solicitações, capacitar equipe, demonstrar capacidade de retórica, elaborar ficha de avaliação, protocolar correspondência, preparar apresentações, marcar compromissos, divulgar informações, confeccionar clippings, cobrar ações, despachar com o(s) executivo(s), enviar correspondência, confirmar presença, ordenar documentos, estabelecer atribuições da equipe, contornar situações adversas, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, adaptar espaço para armazenagem, triar correspondência, ler documentos, filtrar ligações telefônicas, sintetizar textos em idioma estrangeiro, direcionar informações, elaborar lista de presença, elaborar planilhas e gráficos, pesquisar informações e dados, demonstrar dinamismo, trabalhar em equipe, arquivar correspondência, reproduzir documentos, controlar prazos, enviar convite ou convocação, acompanhar processos, cotar preços, redigir documentos, demonstrar iniciativa, contratar serviços de terceiros, anotar informações, pesquisar local, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, demonstrar sensibilidade, atender ligações telefônicas, solicitar verbas, traduzir documentos, administrar estresse, transmitir recados, prestar serviço de intérprete, atualizar arquivos, datilografar documentos, ciceronear visitas, elaborar relatórios, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, encaminhar documentos, dar suporte durante o evento, conferir material, escolher cardápio, demonstrar proatividade, colher assinatura, administrar conflitos, cobrar respostas, elaborar atas, tomar ditados, fazer checklist, manter atualizado o banco de dados, orientar pessoas, encaminhar certificados, programar as atividades da equipe, acompanhar contratos e garantias, identificar a natureza do documento, recepcionar pessoas, elaborar prestação de contas, fornecer informações, dar suporte em reuniões, controlar cronogramas, demonstrar paciência, reservar sala/local, encaminhar pessoas, monitorar horários de entrada e saída, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), demonstrar discrição, demonstrar capacidade de comunicação, levantar necessidades de material, elaborar convites e convocações, preparar sala/local, cobrar relatórios, identificar o assunto, anotar recados, encaminhar ligações telefônicas, registrar correspondência, definir horários, controlar malote, revisar traduções, estabelecer cronograma de atividades, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, requisitar material, demonstrar espírito de liderança, cancelar compromissos, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), dar suporte a expatriados, formular pedidos de compra, administrar arquivos, transmitir fax, digitar documentos, monitorar o trabalho da equipe, secretariar reuniões, elaborar base de dados, classificar documentos, contratar expositores e palestrantes, administrar pendências, administrar agenda do(s) executivo(s), redigir documentos em idioma estrangeiro, comprar material, equipamento e mobiliário, trabalhar sob pressão, adaptar-se a mudanças, consultar profissionais de outras áreas, selecionar pessoal, cadastrar documentos, avaliar a equipe, transcrever textos, receber correspondência, demonstrar senso de organização, providenciar passagens, hospedagem e transporte local.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar Administrativo Trilíngüe ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar Administrativo Trilíngüe e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 6.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar Administrativo Trilíngüe em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar Administrativo Trilíngüe ficou em 9.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025
O salário de Auxiliar Administrativo Trilíngüe mostrado aqui é resultado do levantamento de 250 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar Administrativo Trilíngüe com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: