O dissídio de Atendente em Agência de Correios 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 421105 no cargo de Atendente em Agência de Correios.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 1.853,45

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

10.834 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Caxias do Sul - RS

R$ 2.204,23

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.664 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Atendente comercial (agência postal) executa rotinas operacionais relacionadas ao atendimento a clientes e à venda de objetos postais, produtos e serviços, em agências postais Verifica necessidades dos clientes, prestando-lhes informações sobre produtos e serviços oferecidos.

Calcula e recebe valores das vendas realizadas Controla recursos financeiros das vendas Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos físicos e digitais.

Cumpre plano de trabalho e padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Atendente em Agência de Correios

O Atendente comercial (agência postal) realiza atendimento em agências postais, verificando necessidades dos clientes e prestando-lhes as informações solicitadas Apresenta produtos e serviços oferecidos e orienta sobre a remessa de cargas e de encomendas.

Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.

Executa vendas de objetos postais, de produtos e de serviços Consulta a tabela de preços e tarifas de serviços postais e os prazos de entrega de encomendas e correspondências.

Fornece código de registro no sistema de rastreamento, para acompanhamento de objetos registrados – tais como carta registrada e serviço de envio expresso de mercadorias e documentos – desde a sua postagem até a entrega Controla recursos financeiros das vendas, efetuando abertura de caixa, calculando e recebendo o pagamento do produto ou do serviço vendido, registrando entrada de numerário e de outras formas de pagamento, realizando o fechamento de caixa.

Controla o fluxo de caixa.

Remete numerário à tesouraria Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.

Presta conta dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas informatizados.

Recebe, registra e encaminha, aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes Preenche relatórios administrativos Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais.

Preenche documentos referentes a dano ou extravio de objetos Pode realizar procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos e contratos especiais, nas unidades de pequeno porte.

Funções do Atendente comercial (agência postal)

O profissional Atendente em Agência de Correios deve receber valores de vendas de produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, controlar numerários e valores, tratar objetos, prestar informações, realizar atividades técnico-administrativas.

Condições de trabalho da profissão

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Atendente comercial (agência postal)

Um Atendente comercial (agência postal) deve efetuar sangria conforme limite, demonstrar agilidade, preencher relatórios administrativos, receber contas e tributos, transmitir dados do movimento diário, abrir o caixa, emitir cupom fiscal, demonstrar fluência verbal, mostrar-se atencioso, processar remessa de numerário por meio de serviços postais, demonstrar responsabilidade, demonstrar assiduidade, participar de cursos de treinamento, pesar objetos, anotar pedidos via telefone, relacionar-se com urbanidade, fazer triagem interna de objetos registrados, atender as necessidades dos clientes, agir com ética, demonstrar eficiência, contar numerário, informar as condições de pagamento, divulgar promoções e eventos, demonstrar pontualidade, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, pagar benefícios, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, controlar fluxo de caixa, efetuar o fechamento do subcaixa, vender produtos e serviços via telefone, expedir objetos, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, controlar a frequência dos funcionários, informar o horário de atendimento ao público, arquivar documentos e cupons fiscais, manter-se atualizado, demonstrar paciência, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, efetuar pedidos de materiais, carimbar documentos e objetos, demonstrar empatia, efetuar o fechamento do caixa, realizar pesquisa pós-venda, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, protocolar o recebimento de objetos registrados, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais, registrar entrada de numerário, encaminhar os clientes aos setores competentes, conferir cheques recebidos, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, demonstrar honestidade, controlar estoque de materiais, manter sigilo profissional, registrar entrada de produtos com valor de numerário, abrir o subcaixa, orientar clientes via telefone, consultar código de defesa do consumidor, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, verificar autenticidade das cédulas recebidas, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, oferecer produtos e serviços aos clientes, fazer triagem de objetos para caixas postais, trabalhar em equipe, informar código de endereçamento postal, realizar pesquisa pré-venda, informar ao cliente o valor a ser pago, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, consultar os procedimentos e normas da empresa, efetuar balancete de fechamento contábil, efetuar troco, organizar arquivos, sangrar valores do caixa, demonstrar conhecimentos de informática.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Atendente em Agência de Correios ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Atendente em Agência de Correios e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que ficou em 3.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Atendente em Agência de Correios em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Atendente em Agência de Correios ficou em 3.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) 2024

O salário de Atendente em Agência de Correios mostrado aqui é resultado do levantamento de 33353 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Atendente em Agência de Correios com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Atendente em Agência de Correios CBO 421105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Atendente em Agência de Correios em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Atendente em Agência de Correios por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 1.686,72 1.752,09 2.472,61 8,07 7.60%
Minas Gerais 43h 1.515,15 1.573,88 2.221,10 7,38 4.20%
Distrito Federal 43h 1.504,68 1.562,99 2.205,74 7,21 6.70%
Rio de Janeiro 43h 1.559,73 1.620,18 2.286,45 7,56 4.70%
Paraná 43h 1.728,55 1.795,54 2.533,93 8,30 7.30%
Goiás 43h 1.524,47 1.583,56 2.234,77 7,33 5.60%
Bahia 43h 1.492,04 1.549,86 2.187,21 7,23 5.80%
Rio Grande do Sul 43h 1.711,69 1.778,03 2.509,20 8,21 6.30%
Santa Catarina 43h 1.784,29 1.853,45 2.615,64 8,57 5.60%
Mato Grosso do Sul 44h 1.562,30 1.622,86 2.290,22 7,44 7.30%
Pernambuco 43h 1.559,19 1.619,62 2.285,65 7,53 5.20%
Ceará 44h 1.600,85 1.662,89 2.346,73 7,64 6.30%
Pará 43h 1.466,73 1.523,58 2.150,12 7,11 4.70%
Espírito Santo 43h 1.552,52 1.612,69 2.275,87 7,51 6.00%
Mato Grosso 43h 1.535,29 1.594,79 2.250,62 7,39 7.70%
Maranhão 43h 1.522,77 1.581,79 2.232,27 7,33 6.70%
Rio Grande do Norte 44h 1.536,32 1.595,86 2.252,13 7,30 6.30%
Rondônia 43h 1.516,16 1.574,92 2.222,57 7,33 7.90%
Tocantins 43h 1.556,80 1.617,14 2.282,16 7,44 7.50%
Piauí 43h 1.443,68 1.499,64 2.116,33 7,04 4.50%
Sergipe 42h 1.485,48 1.543,05 2.177,60 7,32 4.10%
Amazonas 42h 1.475,88 1.533,08 2.163,53 7,22 6.90%
Roraima 42h 1.413,99 1.468,79 2.072,80 7,00 5.30%
Alagoas 44h 1.474,25 1.531,39 2.161,15 7,00 7.90%
Paraíba 43h 1.545,71 1.605,62 2.265,90 7,38 8.20%
Acre 43h 1.447,50 1.503,61 2.121,93 6,93 4.50%
Amapá 43h 1.404,50 1.458,93 2.058,89 6,77 8.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Atendente em Agência de Correios.

Dissídio de Atendente em Agência de Correios por cidade

Quanto ganha um Atendente em Agência de Correios nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Atendente em Agência de Correios na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 1.656,54 1.720,74 2.428,36 7,91 5.70%
Brasília, DF 43 1.504,68 1.562,99 2.205,74 7,21 8.10%
Rio de Janeiro, RJ 43 1.552,54 1.612,71 2.275,91 7,48 5.40%
Belo Horizonte, MG 43 1.536,43 1.595,98 2.252,29 7,49 6.90%
Goiânia, GO 43 1.597,79 1.659,71 2.342,24 7,64 4.40%
Curitiba, PR 43 1.751,21 1.819,08 2.567,14 8,40 7.70%
Ribeirão Preto, SP 44 1.720,38 1.787,06 2.521,96 8,16 7.90%
Porto Alegre, RS 43 1.715,29 1.781,77 2.514,49 8,21 7.10%
Fortaleza, CE 44 1.665,98 1.730,55 2.442,20 7,94 5.80%
Salvador, BA 43 1.532,28 1.591,67 2.246,21 7,46 7.80%
Recife, PE 43 1.575,69 1.636,76 2.309,85 7,66 7.70%
Campinas, SP 43 1.720,42 1.787,09 2.522,00 8,31 7.20%
Campo Grande, MS 44 1.582,93 1.644,28 2.320,45 7,51 4.30%
Guarulhos, SP 44 1.676,12 1.741,08 2.457,06 7,96 7.00%
Natal, RN 44 1.521,90 1.580,88 2.230,99 7,25 7.80%
Santo André, SP 43 1.693,59 1.759,22 2.482,67 8,25 4.90%
Florianópolis, SC 44 1.780,96 1.849,98 2.610,75 8,48 7.50%
Porto Velho, RO 43 1.499,75 1.557,88 2.198,53 7,29 6.00%
São José dos Campos, SP 43 1.653,13 1.717,20 2.423,37 7,94 8.10%
Cuiabá, MT 42 1.519,46 1.578,35 2.227,42 7,46 5.40%
Londrina, PR 43 1.645,97 1.709,76 2.412,86 7,92 7.40%
Mogi das Cruzes, SP 44 1.722,56 1.789,32 2.525,14 8,22 8.10%
Barueri, SP 42 1.561,37 1.621,88 2.288,85 7,74 5.40%
Balneário Camboriú, SC 44 1.781,93 1.850,99 2.612,18 8,45 8.10%
Niterói, RJ 42 1.754,65 1.822,65 2.572,19 8,58 7.10%
Teresina, PI 42 1.428,84 1.484,22 2.094,58 7,03 5.10%
Uberlândia, MG 43 1.723,36 1.790,16 2.526,32 8,26 6.80%
Vitoria, ES 43 1.582,09 1.643,41 2.319,23 7,64 7.70%
Aracaju, SE 42 1.517,86 1.576,69 2.225,07 7,58 5.80%
Ponta Grossa, PR 44 1.621,51 1.684,36 2.377,02 7,73 6.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Atendente em Agência de Correios. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Atendente em Agência de Correios no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de exibição cinematográfica 1.657,93 1.722,19 2.430,40 4.90%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 1.524,04 1.583,11 2.234,13 6.40%
Atividades de franqueadas e permissionárias do correio nacional 1.651,58 1.715,59 2.421,09 7.80%
Restaurantes e similares 1.541,53 1.601,27 2.259,76 7.80%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.566,36 1.627,07 2.296,17 6.40%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.560,14 1.620,60 2.287,04 5.60%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns 1.574,87 1.635,91 2.308,64 5.90%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.559,29 1.619,72 2.285,80 8.30%
Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios 1.539,37 1.599,04 2.256,61 5.50%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.498,92 1.557,01 2.197,30 4.40%
Padaria e confeitaria com predominância de revenda 1.519,26 1.578,14 2.227,12 4.30%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados 1.530,42 1.589,74 2.243,49 7.70%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 1.630,75 1.693,95 2.390,55 4.60%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 1.436,17 1.491,84 2.105,32 5.90%
Locação de mão-de-obra temporária 1.739,45 1.806,86 2.549,90 5.80%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.728,33 1.795,32 2.533,61 6.30%
Atividades do correio nacional 2.765,78 2.872,97 4.054,42 6.60%
Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria 1.463,91 1.520,65 2.145,99 7.40%
Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos 1.529,69 1.588,97 2.242,41 5.20%
Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas 1.499,33 1.557,44 2.197,91 8.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.