O dissídio de Assistente de Escritório 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 411010 no cargo de Assistente de Escritório.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 2.666,16
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
359.897 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 2.515,14
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
147.289 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Elaboração de Combustíveis Nucleares
R$ 10.182,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo
54.709 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Assistente administrativo executa atividades de apoio aos setores da área administrativa, providenciando compra de materiais e manutenção de equipamentos, intermediando contatos, prestando suporte administrativo para seleção e controle de pessoal e conferindo documentos contábeis e financeiros Mantém sistema de arquivos físico e eletrônico, controla documentação, presta apoio para elaboração de documentos e atende clientes e fornecedores.
Cumpre legislação, normas internas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Assistente de Escritório
O Assistente administrativo executa atividades de apoio aos setores administrativos, providenciando compra e distribuindo recursos materiais, providenciando reparos de equipamentos, intermediando contatos, solicitando recursos para viagens, realizando prestação de contas, controlando execução de serviços gerais - limpeza, transporte e vigilância - e monitorando expedição e recebimentos de malotes Opera sistemas de correio eletrônico e coordena o fluxo de informações, internamente ou com outras organizações.
Mantém agenda e calendário de eventos, preparando materiais como folhetos e convites.
Executa atividades de apoio ao setor de recursos humanos, auxiliando no controle de pessoal - afastamentos, férias e horas extras -, realizando procedimentos de recrutamento e seleção e prestando suporte administrativo à área de treinamento Executa atividades de apoio aos setores contábil e financeiro, coletando informações financeiras e índices econômicos, digitando notas de lançamentos contábeis e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Mantém sistemas de arquivos - físico ou eletrônico -, registrando e atualizando informações Controla documentação, triando, distribuindo, classificando, conferindo dados e datas, registrando entrada e saída e identificando irregularidades nos documentos.
Presta apoio na elaboração de documentos, digitando textos e planilhas, preenchendo formulários e cadastros, redigindo atas, prestando apoio operacional para elaboração de manuais técnicos e elaborando minutas de correspondência.
Elabora organogramas, fluxogramas e cronogramas Insere e atualiza informações nos bancos de dados.
Atende os clientes e os fornecedores, identificando seus perfis, fornecendo informações sobre produtos e serviços, esclarecendo dúvidas e registrando reclamações.
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Funções do Assistente administrativo
O profissional Assistente de Escritório deve demonstrar competências pessoais, prestar apoio logístico, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, atender clientes e/ou fornecedores, preparar relatórios, formulários e planilhas, preencher documentos, prospectar clientes, acompanhar processos administrativos, tratar documentos.
Condições de trabalho da profissão
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Assistente administrativo
Um Assistente administrativo deve solicitar compra de materiais, coletar dados, providenciar devolução de material fora de especificação, localizar processos administrativos, organizar o setor, atualizar dados de planejamento, demonstrar capacidade de observação, demonstrar persistência, solicitar informações cadastrais, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, receber documentos, contornar situações adversas, demonstrar facilidade de comunicação, elaborar correspondência, demonstrar autocontrole, acompanhar notificações de não conformidade, preparar minutas, requisitar materiais, demonstrar capacidade de organização, submeter pareceres, solicitar cópias de documentos, redigir atas, preencher ficha de movimentação de pessoal, orientar funcionários sobre direitos e deveres, conferir dados e datas, atualizar informações, registrar a entrada e saída de documentos, requisitar pagamentos, trabalhar em equipe, digitar notas de lançamentos contábeis, formatar documentos, transmitir credibilidade, solicitar entrega de documentos, auxiliar na organização de eventos internos, efetuar cálculos, classificar documentos, registrar reclamações dos clientes, conferir material solicitado, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, verificar prazos estabelecidos, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, triar documentos, auxiliar na avaliação de pessoal, solicitar documentos, esclarecer dúvidas, ajustar contratos, levantar a necessidade de material, colher assinaturas, fornecer informações sobre produtos e serviços, identificar irregularidades nos documentos, controlar expedição de malotes e recebimentos, fornecer informações da empresa, pesquisar preços, auxiliar no controle de pessoal (afastamentos, férias, horas extras...), verificar documentos, conferir cálculos, acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, executar procedimentos de recrutamento e seleção, expedir ofícios e memorandos, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores, arquivar documentos, demonstrar capacidade de negociação, dar suporte administrativo à área de treinamento, demonstrar iniciativa, mapear área de atuação, acompanhar andamento dos pedidos, distribuir documentos, localizar documentos, convalidar publicação de atos, preencher formulários e/ou cadastros, atualizar cadastros, encaminhar protocolos internos, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar flexibilidade, digitar textos e planilhas, intermediar contatos, identificar natureza das solicitações dos clientes, elaborar planilhas de cálculos, verificar índices econômicos e financeiros, receber clientes e/ou fornecedores, atualizar dados dos funcionários, controlar material de expediente, distribuir material de expediente, demonstrar criatividade, realizar prestação de contas, coletar referências pessoais, controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância), solicitar recursos de viagens.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Assistente de Escritório ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assistente de Escritório e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que ficou em 4.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assistente de Escritório em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Assistente de Escritório ficou em 5.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos 2025
O salário de Assistente de Escritório mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.176.636 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assistente de Escritório com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: