O dissídio de Assistente de Escritório 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 411010 no cargo de Assistente de Escritório.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 2.666,16

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

359.897 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Alta Floresta D Oeste - RO

R$ 2.515,14

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

147.289 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Elaboração de Combustíveis Nucleares

R$ 10.182,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo

54.709 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Assistente administrativo executa atividades de apoio aos setores da área administrativa, providenciando compra de materiais e manutenção de equipamentos, intermediando contatos, prestando suporte administrativo para seleção e controle de pessoal e conferindo documentos contábeis e financeiros Mantém sistema de arquivos físico e eletrônico, controla documentação, presta apoio para elaboração de documentos e atende clientes e fornecedores.

Cumpre legislação, normas internas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Assistente de Escritório

O Assistente administrativo executa atividades de apoio aos setores administrativos, providenciando compra e distribuindo recursos materiais, providenciando reparos de equipamentos, intermediando contatos, solicitando recursos para viagens, realizando prestação de contas, controlando execução de serviços gerais - limpeza, transporte e vigilância - e monitorando expedição e recebimentos de malotes Opera sistemas de correio eletrônico e coordena o fluxo de informações, internamente ou com outras organizações.

Mantém agenda e calendário de eventos, preparando materiais como folhetos e convites.

Executa atividades de apoio ao setor de recursos humanos, auxiliando no controle de pessoal - afastamentos, férias e horas extras -, realizando procedimentos de recrutamento e seleção e prestando suporte administrativo à área de treinamento Executa atividades de apoio aos setores contábil e financeiro, coletando informações financeiras e índices econômicos, digitando notas de lançamentos contábeis e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.

Mantém sistemas de arquivos - físico ou eletrônico -, registrando e atualizando informações Controla documentação, triando, distribuindo, classificando, conferindo dados e datas, registrando entrada e saída e identificando irregularidades nos documentos.

Presta apoio na elaboração de documentos, digitando textos e planilhas, preenchendo formulários e cadastros, redigindo atas, prestando apoio operacional para elaboração de manuais técnicos e elaborando minutas de correspondência.

Elabora organogramas, fluxogramas e cronogramas Insere e atualiza informações nos bancos de dados.

Atende os clientes e os fornecedores, identificando seus perfis, fornecendo informações sobre produtos e serviços, esclarecendo dúvidas e registrando reclamações.

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Funções do Assistente administrativo

O profissional Assistente de Escritório deve prestar apoio logístico, preencher documentos, atender clientes e/ou fornecedores, prospectar clientes, preparar relatórios, formulários e planilhas, acompanhar processos administrativos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, tratar documentos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.

Atividades exercidas por um Assistente administrativo

Um Assistente administrativo deve identificar irregularidades nos documentos, dar suporte administrativo à área de treinamento, executar procedimentos de recrutamento e seleção, requisitar pagamentos, orientar funcionários sobre direitos e deveres, demonstrar capacidade de negociação, conferir cálculos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, atualizar cadastros, solicitar documentos, organizar o setor, ajustar contratos, receber clientes e/ou fornecedores, verificar prazos estabelecidos, localizar documentos, controlar material de expediente, requisitar materiais, digitar notas de lançamentos contábeis, colher assinaturas, encaminhar protocolos internos, controlar expedição de malotes e recebimentos, atualizar dados dos funcionários, atualizar informações, providenciar devolução de material fora de especificação, triar documentos, redigir atas, distribuir material de expediente, solicitar compra de materiais, localizar processos administrativos, controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância), formatar documentos, demonstrar facilidade de comunicação, pesquisar preços, coletar dados, demonstrar capacidade de organização, realizar prestação de contas, fornecer informações da empresa, contornar situações adversas, levantar a necessidade de material, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, arquivar documentos, verificar documentos, preparar minutas, acompanhar andamento dos pedidos, auxiliar na organização de eventos internos, auxiliar na avaliação de pessoal, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar persistência, preencher ficha de movimentação de pessoal, distribuir documentos, solicitar recursos de viagens, verificar índices econômicos e financeiros, transmitir credibilidade, fornecer informações sobre produtos e serviços, expedir ofícios e memorandos, solicitar informações cadastrais, mapear área de atuação, acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas, atualizar dados de planejamento, intermediar contatos, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores, solicitar entrega de documentos, demonstrar autocontrole, identificar natureza das solicitações dos clientes, efetuar cálculos, receber documentos, auxiliar no controle de pessoal (afastamentos, férias, horas extras...), registrar reclamações dos clientes, conferir material solicitado, solicitar cópias de documentos, esclarecer dúvidas, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, trabalhar em equipe, convalidar publicação de atos, digitar textos e planilhas, conferir dados e datas, coletar referências pessoais, demonstrar criatividade, elaborar planilhas de cálculos, demonstrar iniciativa, classificar documentos, demonstrar capacidade de observação, submeter pareceres, demonstrar flexibilidade, registrar a entrada e saída de documentos, acompanhar notificações de não conformidade, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, preencher formulários e/ou cadastros, elaborar correspondência.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Assistente de Escritório ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assistente de Escritório e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que ficou em 7.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assistente de Escritório em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Assistente de Escritório ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos 2025

O salário de Assistente de Escritório mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.176.636 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assistente de Escritório com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Assistente de Escritório CBO 411010 salário