O dissídio de Assistente de Escritório 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 411010 no cargo de Assistente de Escritório.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 2.666,16
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
359.897 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 2.515,14
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
147.289 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Elaboração de Combustíveis Nucleares
R$ 10.182,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo
54.709 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Assistente administrativo executa atividades de apoio aos setores da área administrativa, providenciando compra de materiais e manutenção de equipamentos, intermediando contatos, prestando suporte administrativo para seleção e controle de pessoal e conferindo documentos contábeis e financeiros Mantém sistema de arquivos físico e eletrônico, controla documentação, presta apoio para elaboração de documentos e atende clientes e fornecedores.
Cumpre legislação, normas internas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Assistente de Escritório
O Assistente administrativo executa atividades de apoio aos setores administrativos, providenciando compra e distribuindo recursos materiais, providenciando reparos de equipamentos, intermediando contatos, solicitando recursos para viagens, realizando prestação de contas, controlando execução de serviços gerais - limpeza, transporte e vigilância - e monitorando expedição e recebimentos de malotes Opera sistemas de correio eletrônico e coordena o fluxo de informações, internamente ou com outras organizações.
Mantém agenda e calendário de eventos, preparando materiais como folhetos e convites.
Executa atividades de apoio ao setor de recursos humanos, auxiliando no controle de pessoal - afastamentos, férias e horas extras -, realizando procedimentos de recrutamento e seleção e prestando suporte administrativo à área de treinamento Executa atividades de apoio aos setores contábil e financeiro, coletando informações financeiras e índices econômicos, digitando notas de lançamentos contábeis e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Mantém sistemas de arquivos - físico ou eletrônico -, registrando e atualizando informações Controla documentação, triando, distribuindo, classificando, conferindo dados e datas, registrando entrada e saída e identificando irregularidades nos documentos.
Presta apoio na elaboração de documentos, digitando textos e planilhas, preenchendo formulários e cadastros, redigindo atas, prestando apoio operacional para elaboração de manuais técnicos e elaborando minutas de correspondência.
Elabora organogramas, fluxogramas e cronogramas Insere e atualiza informações nos bancos de dados.
Atende os clientes e os fornecedores, identificando seus perfis, fornecendo informações sobre produtos e serviços, esclarecendo dúvidas e registrando reclamações.
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Funções do Assistente administrativo
O profissional Assistente de Escritório deve tratar documentos, acompanhar processos administrativos, demonstrar competências pessoais, preparar relatórios, formulários e planilhas, prospectar clientes, preencher documentos, prestar apoio logístico, atender clientes e/ou fornecedores, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos.
Condições de trabalho da profissão
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Assistente administrativo
Um Assistente administrativo deve receber documentos, colher assinaturas, providenciar devolução de material fora de especificação, executar procedimentos de recrutamento e seleção, solicitar recursos de viagens, controlar material de expediente, solicitar documentos, auxiliar na avaliação de pessoal, dar suporte administrativo à área de treinamento, controlar expedição de malotes e recebimentos, demonstrar autocontrole, identificar irregularidades nos documentos, distribuir documentos, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores, transmitir credibilidade, organizar o setor, fornecer informações sobre produtos e serviços, triar documentos, acompanhar andamento dos pedidos, localizar processos administrativos, submeter pareceres, conferir dados e datas, arquivar documentos, digitar textos e planilhas, demonstrar criatividade, efetuar cálculos, redigir atas, encaminhar protocolos internos, atualizar dados dos funcionários, solicitar cópias de documentos, verificar documentos, coletar dados, requisitar materiais, expedir ofícios e memorandos, auxiliar na organização de eventos internos, auxiliar no controle de pessoal (afastamentos, férias, horas extras...), receber clientes e/ou fornecedores, demonstrar capacidade de empatia, controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância), demonstrar iniciativa, registrar a entrada e saída de documentos, mapear área de atuação, preparar minutas, trabalhar em equipe, preencher ficha de movimentação de pessoal, requisitar pagamentos, coletar referências pessoais, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, classificar documentos, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, solicitar entrega de documentos, digitar notas de lançamentos contábeis, verificar prazos estabelecidos, contornar situações adversas, levantar a necessidade de material, realizar prestação de contas, demonstrar capacidade de negociação, atualizar cadastros, elaborar planilhas de cálculos, convalidar publicação de atos, intermediar contatos, atualizar dados de planejamento, identificar natureza das solicitações dos clientes, conferir material solicitado, fornecer informações da empresa, demonstrar persistência, preencher formulários e/ou cadastros, verificar índices econômicos e financeiros, demonstrar capacidade de organização, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, demonstrar flexibilidade, solicitar informações cadastrais, localizar documentos, atualizar informações, acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas, esclarecer dúvidas, registrar reclamações dos clientes, formatar documentos, pesquisar preços, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, acompanhar notificações de não conformidade, demonstrar facilidade de comunicação, orientar funcionários sobre direitos e deveres, solicitar compra de materiais, elaborar correspondência, ajustar contratos, distribuir material de expediente, demonstrar capacidade de observação, conferir cálculos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Assistente de Escritório ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assistente de Escritório e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que ficou em 7.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assistente de Escritório em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Assistente de Escritório ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos 2025
O salário de Assistente de Escritório mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.176.636 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assistente de Escritório com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: