O dissídio de Assistente de Escritório 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 411010 no cargo de Assistente de Escritório.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 2.666,16
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
359.897 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 2.515,14
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
147.289 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Elaboração de Combustíveis Nucleares
R$ 10.182,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo
54.709 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Assistente administrativo executa atividades de apoio aos setores da área administrativa, providenciando compra de materiais e manutenção de equipamentos, intermediando contatos, prestando suporte administrativo para seleção e controle de pessoal e conferindo documentos contábeis e financeiros Mantém sistema de arquivos físico e eletrônico, controla documentação, presta apoio para elaboração de documentos e atende clientes e fornecedores.
Cumpre legislação, normas internas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Assistente de Escritório
O Assistente administrativo executa atividades de apoio aos setores administrativos, providenciando compra e distribuindo recursos materiais, providenciando reparos de equipamentos, intermediando contatos, solicitando recursos para viagens, realizando prestação de contas, controlando execução de serviços gerais - limpeza, transporte e vigilância - e monitorando expedição e recebimentos de malotes Opera sistemas de correio eletrônico e coordena o fluxo de informações, internamente ou com outras organizações.
Mantém agenda e calendário de eventos, preparando materiais como folhetos e convites.
Executa atividades de apoio ao setor de recursos humanos, auxiliando no controle de pessoal - afastamentos, férias e horas extras -, realizando procedimentos de recrutamento e seleção e prestando suporte administrativo à área de treinamento Executa atividades de apoio aos setores contábil e financeiro, coletando informações financeiras e índices econômicos, digitando notas de lançamentos contábeis e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Mantém sistemas de arquivos - físico ou eletrônico -, registrando e atualizando informações Controla documentação, triando, distribuindo, classificando, conferindo dados e datas, registrando entrada e saída e identificando irregularidades nos documentos.
Presta apoio na elaboração de documentos, digitando textos e planilhas, preenchendo formulários e cadastros, redigindo atas, prestando apoio operacional para elaboração de manuais técnicos e elaborando minutas de correspondência.
Elabora organogramas, fluxogramas e cronogramas Insere e atualiza informações nos bancos de dados.
Atende os clientes e os fornecedores, identificando seus perfis, fornecendo informações sobre produtos e serviços, esclarecendo dúvidas e registrando reclamações.
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Funções do Assistente administrativo
O profissional Assistente de Escritório deve acompanhar processos administrativos, preparar relatórios, formulários e planilhas, demonstrar competências pessoais, prospectar clientes, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, prestar apoio logístico, tratar documentos, atender clientes e/ou fornecedores, preencher documentos.
Condições de trabalho da profissão
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Assistente administrativo
Um Assistente administrativo deve demonstrar capacidade de organização, fornecer informações sobre produtos e serviços, localizar processos administrativos, providenciar devolução de material fora de especificação, demonstrar autocontrole, preparar minutas, controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância), dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, encaminhar protocolos internos, acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas, demonstrar persistência, atualizar cadastros, solicitar compra de materiais, trabalhar em equipe, solicitar cópias de documentos, acompanhar notificações de não conformidade, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores, demonstrar iniciativa, distribuir documentos, registrar a entrada e saída de documentos, preencher formulários e/ou cadastros, orientar funcionários sobre direitos e deveres, submeter pareceres, fornecer informações da empresa, identificar irregularidades nos documentos, classificar documentos, elaborar planilhas de cálculos, expedir ofícios e memorandos, registrar reclamações dos clientes, receber documentos, auxiliar no controle de pessoal (afastamentos, férias, horas extras...), solicitar informações cadastrais, elaborar correspondência, coletar dados, intermediar contatos, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, verificar índices econômicos e financeiros, verificar documentos, digitar textos e planilhas, transmitir credibilidade, atualizar dados de planejamento, digitar notas de lançamentos contábeis, atualizar dados dos funcionários, arquivar documentos, localizar documentos, solicitar entrega de documentos, controlar material de expediente, coletar referências pessoais, identificar natureza das solicitações dos clientes, convalidar publicação de atos, requisitar materiais, verificar prazos estabelecidos, demonstrar facilidade de comunicação, colher assinaturas, demonstrar criatividade, atualizar informações, conferir cálculos, redigir atas, organizar o setor, receber clientes e/ou fornecedores, acompanhar andamento dos pedidos, triar documentos, demonstrar capacidade de empatia, solicitar recursos de viagens, preencher ficha de movimentação de pessoal, esclarecer dúvidas, ajustar contratos, demonstrar capacidade de negociação, controlar expedição de malotes e recebimentos, solicitar documentos, dar suporte administrativo à área de treinamento, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, auxiliar na organização de eventos internos, conferir dados e datas, demonstrar capacidade de observação, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, mapear área de atuação, contornar situações adversas, realizar prestação de contas, conferir material solicitado, executar procedimentos de recrutamento e seleção, auxiliar na avaliação de pessoal, levantar a necessidade de material, distribuir material de expediente, efetuar cálculos, pesquisar preços, demonstrar flexibilidade, formatar documentos, requisitar pagamentos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Assistente de Escritório ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assistente de Escritório e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que ficou em 4.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assistente de Escritório em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Assistente de Escritório ficou em 6.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos 2025
O salário de Assistente de Escritório mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.176.636 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assistente de Escritório com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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