O dissídio de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 992225 no cargo de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos).
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 1.812,81
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
35.981 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.461,06
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
8.322 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades Paisagísticas
R$ 5.063,07
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Construção de Rodovias e Ferrovias
15.085 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) auxilia na execução de atividades de manutenção, limpeza e reparação de vias permanentes – exceto trilhos -, removendo resíduos e detritos, lavando áreas, distribuindo material, plantando grama e árvores e fazendo outros serviços similares Verifica a programação do trabalho a realizar junto às equipes.
Atua de acordo com procedimentos e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos)
O Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) verifica a programação do trabalho a realizar, junto às equipes de manutenção, limpeza e reparação de vias permanentes Auxilia nas atividades de manutenção geral em vias permanentes, limpando áreas de construção de cercas, distribuindo materiais em pontos predeterminados, perfurando solo para colocação dos mourões, trocando arame farpado, e removendo materiais velhos e quebrados.
Lava praças e cabines de pedágio, coletando o lixo.
Remove pichações de monumentos, passarelas e viadutos Apoia as atividades de manejo de áreas verdes, podando árvores, capinando a encosta dos córregos, e plantando grama e árvores nas rodovias.
Controla incêndio em beira de pistas Ajuda a tapar buracos, removendo camada asfáltica e retirando material indesejado.
Auxilia na limpeza das vias permanentes, retirando detritos da caixa de captação de água e de canaletas, recolhendo papel e entulho, retirando animais mortos, retirando restos de acidentes, varrendo vias, e removendo troncos, galhos e folhas.
Ensaca o material varrido Apoia a conservação de bueiros e galerias de águas pluviais, retirando detritos, limpando o cesto de captação dos bueiros, recolhendo detritos de córregos, e recolocando solo em volta da galeria.
Auxilia na recomposição de aterro, retirando solo inapropriado e distribuindo terra em camadas compactadas na erosão.
Ajuda a recuperar pontes, túneis e outras “obras de arte”, retirando partes avariadas, alocando formas de madeira, e executando a limpeza do final de obra Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Realiza a destinação de resíduos e o reaproveitamento de sobras.
Faz o descarte de acordo com as normas ambientais Realiza as atividades com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e prevenindo acidentes.
Funções do Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)
O profissional Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) deve recuperar ´obras de arte´, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção geral em vias, limpar vias permanentes, tapar buracos, conservar bueiros e galerias de Águas pluviais, recompor aterro, manejar Áreas verdes, controlar atividades de conservação, trabalhar com segurança.
Condições de trabalho da profissão
Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) atuam nos serviços de conservação e manutenção de rodovias, estradas, avenidas e ruas, como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, com supervisão permanente, em ambiente a céu aberto, no período diurno. No desenvolvimento de suas atividades podem, permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental incompleto (quarta a sétima série). O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)
Um Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) deve retirar massa verde, realizar conservação de aceiro de cercas, controlar incêndio em beira de pistas, desviar fluxo de veículos, remover materiais velhos, quebrados e sobras, varrer vias, roçar áreas verdes das faixas de domínio das vias, remover árvores, compactar concreto betuminoso usinado quente (cbuq), refilar mato na borda da pista, dar provas de humildade, manter características originais dos equipamentos, demonstrar cuidado com sua segurança pessoal, retirar ervas daninhas, trocar mourões de concreto e madeira, retirar detritos da caixa de captação de água, coletar lixo dos pedágios, demonstrar agilidade, realizar acabamento do aterro, finalizar obra, trabalhar em equipe, aplicar emulsão asfáltica, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de atenção, demonstrar força de vontade, preparar concreto, executar limpeza do final de obra, trocar o cesto de captação dos bueiros, evidenciar respeito pelo outro, adaptar equipamentos à atividade, aplicar concreto betuminoso usinado quente (cbuq), adubar grama, remover placas de sinalização, limpar o cesto de captação dos bueiros, lavar defensas metálicas, "lavar dispositivo sinalizador ""olho-de-gato""", trocar tampa de bueiros, retirar detritos de canaletas, colocar, em vias, sinalização de advertência ao usuário, verificar problemas em galerias e bueiros, lavar passarelas e monumentos, distribuir terra em camadas compactadas na erosão, rastelar a massa verde, recolher detritos de córregos, utilizar equipamentos de proteção preventiva ao usuário, selar trinca, recobrir a grama com terra, regar a grama, recolher papel e entulho, retirar detritos de galerias e bueiros, ensacar o material varrido, dar acabamento no concreto, realizar revisão preventiva dos maquinários e equipamentos, demonstrar disposição, podar árvores, dar provas de organização, identificar necessidade de compra de material, trocar chapéu da caixa de captação, realizar melhorias em ´obras de arte´ antigas, eliminar formigas e cupins, identificar, em vias, necessidade de tapar buracos, repintar faixas de sinalização, manifestar compreensão, aplicar solo aprovado pelo laboratório, retirar partes de obras de arte avariadas, distribuir material em pontos predeterminados, alinhar mourões, distribuir concreto, capinar a encosta dos córregos, demonstrar dedicação, lavar placas de sinalização, lavar praças e cabines de pedágio, pintar mourões, guias, postes, cancelas, tampa de bueiro e chapéu de caixa de captação, pintar ´obras de arte´, remover camada asfáltica, utilizar equipamentos apropriados à atividade, eliminar causas da erosão, perfurar solo para colocação dos mourões, demonstrar resistência física e psicológica, remover troncos, galhos e folhas das vias, plantar grama e árvores nas rodovias, fechar, com cercas, entradas não autorizadas de propriedades, preparar terreno, remover pichações de monumentos, passarelas e viadutos, substituir placas de sinalização, recolocar solo em volta da galeria, retirar animais mortos, retirar material indesejado, trocar arame farpado, limpar áreas de construção de cercas, demonstrar responsabilidade, remover animais vivos da pista, retirar restos de acidentes, utilizar equipamentos de proteção individual (epi), alocar formas de madeira, varrer pedágio, recortar buraco, aplicar camada de brita, trocar tubulação danificada, dar provas de paciência, substituir peças de concreto armado, repor cerca nas falhas, retirar solo inapropriado.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) que ficou em 4.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) 2025
O salário de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 100.542 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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