O dissídio de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 992225 no cargo de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos).

Estado com maior salário médio

Paraná

R$ 1.812,81

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

35.981 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.461,06

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

8.322 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades Paisagísticas

R$ 5.063,07

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Construção de Rodovias e Ferrovias

15.085 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) auxilia na execução de atividades de manutenção, limpeza e reparação de vias permanentes – exceto trilhos -, removendo resíduos e detritos, lavando áreas, distribuindo material, plantando grama e árvores e fazendo outros serviços similares Verifica a programação do trabalho a realizar junto às equipes.

Atua de acordo com procedimentos e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos)

O Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) verifica a programação do trabalho a realizar, junto às equipes de manutenção, limpeza e reparação de vias permanentes Auxilia nas atividades de manutenção geral em vias permanentes, limpando áreas de construção de cercas, distribuindo materiais em pontos predeterminados, perfurando solo para colocação dos mourões, trocando arame farpado, e removendo materiais velhos e quebrados.

Lava praças e cabines de pedágio, coletando o lixo.

Remove pichações de monumentos, passarelas e viadutos Apoia as atividades de manejo de áreas verdes, podando árvores, capinando a encosta dos córregos, e plantando grama e árvores nas rodovias.

Controla incêndio em beira de pistas Ajuda a tapar buracos, removendo camada asfáltica e retirando material indesejado.

Auxilia na limpeza das vias permanentes, retirando detritos da caixa de captação de água e de canaletas, recolhendo papel e entulho, retirando animais mortos, retirando restos de acidentes, varrendo vias, e removendo troncos, galhos e folhas.

Ensaca o material varrido Apoia a conservação de bueiros e galerias de águas pluviais, retirando detritos, limpando o cesto de captação dos bueiros, recolhendo detritos de córregos, e recolocando solo em volta da galeria.

Auxilia na recomposição de aterro, retirando solo inapropriado e distribuindo terra em camadas compactadas na erosão.

Ajuda a recuperar pontes, túneis e outras “obras de arte”, retirando partes avariadas, alocando formas de madeira, e executando a limpeza do final de obra Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Realiza a destinação de resíduos e o reaproveitamento de sobras.

Faz o descarte de acordo com as normas ambientais Realiza as atividades com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e prevenindo acidentes.

Funções do Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)

O profissional Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) deve trabalhar com segurança, manejar Áreas verdes, controlar atividades de conservação, conservar bueiros e galerias de Águas pluviais, tapar buracos, realizar manutenção geral em vias, recompor aterro, demonstrar competências pessoais, recuperar ´obras de arte´, limpar vias permanentes.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) atuam nos serviços de conservação e manutenção de rodovias, estradas, avenidas e ruas, como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, com supervisão permanente, em ambiente a céu aberto, no período diurno. No desenvolvimento de suas atividades podem, permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental incompleto (quarta a sétima série). O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)

Um Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) deve retirar material indesejado, compactar concreto betuminoso usinado quente (cbuq), retirar partes de obras de arte avariadas, lavar defensas metálicas, podar árvores, pintar ´obras de arte´, manter características originais dos equipamentos, recobrir a grama com terra, trabalhar em equipe, ensacar o material varrido, demonstrar agilidade, selar trinca, remover camada asfáltica, perfurar solo para colocação dos mourões, controlar incêndio em beira de pistas, trocar tampa de bueiros, recolocar solo em volta da galeria, lavar passarelas e monumentos, verificar problemas em galerias e bueiros, demonstrar disposição, dar provas de paciência, limpar áreas de construção de cercas, recortar buraco, rastelar a massa verde, lavar praças e cabines de pedágio, demonstrar força de vontade, retirar solo inapropriado, "lavar dispositivo sinalizador ""olho-de-gato""", repor cerca nas falhas, coletar lixo dos pedágios, pintar mourões, guias, postes, cancelas, tampa de bueiro e chapéu de caixa de captação, adubar grama, finalizar obra, varrer pedágio, identificar, em vias, necessidade de tapar buracos, demonstrar resistência física e psicológica, trocar arame farpado, distribuir concreto, recolher detritos de córregos, preparar terreno, executar limpeza do final de obra, alocar formas de madeira, capinar a encosta dos córregos, demonstrar capacidade de observação, varrer vias, realizar revisão preventiva dos maquinários e equipamentos, realizar conservação de aceiro de cercas, desviar fluxo de veículos, remover placas de sinalização, alinhar mourões, retirar detritos da caixa de captação de água, eliminar formigas e cupins, remover troncos, galhos e folhas das vias, trocar o cesto de captação dos bueiros, roçar áreas verdes das faixas de domínio das vias, plantar grama e árvores nas rodovias, demonstrar capacidade de atenção, retirar detritos de galerias e bueiros, trocar tubulação danificada, retirar massa verde, remover animais vivos da pista, manifestar compreensão, demonstrar cuidado com sua segurança pessoal, utilizar equipamentos apropriados à atividade, realizar melhorias em ´obras de arte´ antigas, demonstrar dedicação, realizar acabamento do aterro, identificar necessidade de compra de material, aplicar solo aprovado pelo laboratório, recolher papel e entulho, aplicar concreto betuminoso usinado quente (cbuq), trocar mourões de concreto e madeira, refilar mato na borda da pista, remover árvores, utilizar equipamentos de proteção preventiva ao usuário, retirar ervas daninhas, adaptar equipamentos à atividade, distribuir material em pontos predeterminados, distribuir terra em camadas compactadas na erosão, repintar faixas de sinalização, regar a grama, aplicar camada de brita, dar acabamento no concreto, trocar chapéu da caixa de captação, dar provas de humildade, retirar detritos de canaletas, eliminar causas da erosão, demonstrar responsabilidade, aplicar emulsão asfáltica, retirar restos de acidentes, remover pichações de monumentos, passarelas e viadutos, evidenciar respeito pelo outro, remover materiais velhos, quebrados e sobras, preparar concreto, retirar animais mortos, fechar, com cercas, entradas não autorizadas de propriedades, dar provas de organização, substituir peças de concreto armado, substituir placas de sinalização, utilizar equipamentos de proteção individual (epi), limpar o cesto de captação dos bueiros, lavar placas de sinalização, colocar, em vias, sinalização de advertência ao usuário.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) ficou em 5.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) que ficou em 5.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) ficou em 8.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) 2025

O salário de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 100.542 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) CBO 992225 salário