O dissídio de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 992225 no cargo de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos).
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 1.812,81
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
35.981 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.461,06
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
8.322 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades Paisagísticas
R$ 5.063,07
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Construção de Rodovias e Ferrovias
15.085 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) auxilia na execução de atividades de manutenção, limpeza e reparação de vias permanentes – exceto trilhos -, removendo resíduos e detritos, lavando áreas, distribuindo material, plantando grama e árvores e fazendo outros serviços similares Verifica a programação do trabalho a realizar junto às equipes.
Atua de acordo com procedimentos e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos)
O Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) verifica a programação do trabalho a realizar, junto às equipes de manutenção, limpeza e reparação de vias permanentes Auxilia nas atividades de manutenção geral em vias permanentes, limpando áreas de construção de cercas, distribuindo materiais em pontos predeterminados, perfurando solo para colocação dos mourões, trocando arame farpado, e removendo materiais velhos e quebrados.
Lava praças e cabines de pedágio, coletando o lixo.
Remove pichações de monumentos, passarelas e viadutos Apoia as atividades de manejo de áreas verdes, podando árvores, capinando a encosta dos córregos, e plantando grama e árvores nas rodovias.
Controla incêndio em beira de pistas Ajuda a tapar buracos, removendo camada asfáltica e retirando material indesejado.
Auxilia na limpeza das vias permanentes, retirando detritos da caixa de captação de água e de canaletas, recolhendo papel e entulho, retirando animais mortos, retirando restos de acidentes, varrendo vias, e removendo troncos, galhos e folhas.
Ensaca o material varrido Apoia a conservação de bueiros e galerias de águas pluviais, retirando detritos, limpando o cesto de captação dos bueiros, recolhendo detritos de córregos, e recolocando solo em volta da galeria.
Auxilia na recomposição de aterro, retirando solo inapropriado e distribuindo terra em camadas compactadas na erosão.
Ajuda a recuperar pontes, túneis e outras “obras de arte”, retirando partes avariadas, alocando formas de madeira, e executando a limpeza do final de obra Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Realiza a destinação de resíduos e o reaproveitamento de sobras.
Faz o descarte de acordo com as normas ambientais Realiza as atividades com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e prevenindo acidentes.
Funções do Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)
O profissional Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) deve recuperar ´obras de arte´, tapar buracos, demonstrar competências pessoais, limpar vias permanentes, trabalhar com segurança, realizar manutenção geral em vias, controlar atividades de conservação, recompor aterro, conservar bueiros e galerias de Águas pluviais, manejar Áreas verdes.
Condições de trabalho da profissão
Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) atuam nos serviços de conservação e manutenção de rodovias, estradas, avenidas e ruas, como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, com supervisão permanente, em ambiente a céu aberto, no período diurno. No desenvolvimento de suas atividades podem, permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental incompleto (quarta a sétima série). O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)
Um Auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) deve aplicar concreto betuminoso usinado quente (cbuq), podar árvores, dar provas de paciência, perfurar solo para colocação dos mourões, repintar faixas de sinalização, roçar áreas verdes das faixas de domínio das vias, retirar partes de obras de arte avariadas, adubar grama, distribuir concreto, demonstrar resistência física e psicológica, retirar material indesejado, retirar detritos da caixa de captação de água, aplicar camada de brita, repor cerca nas falhas, manter características originais dos equipamentos, distribuir terra em camadas compactadas na erosão, remover animais vivos da pista, trabalhar em equipe, identificar necessidade de compra de material, ensacar o material varrido, demonstrar responsabilidade, capinar a encosta dos córregos, demonstrar capacidade de atenção, identificar, em vias, necessidade de tapar buracos, limpar o cesto de captação dos bueiros, retirar detritos de canaletas, aplicar emulsão asfáltica, recobrir a grama com terra, demonstrar cuidado com sua segurança pessoal, compactar concreto betuminoso usinado quente (cbuq), coletar lixo dos pedágios, evidenciar respeito pelo outro, remover placas de sinalização, substituir peças de concreto armado, lavar praças e cabines de pedágio, varrer vias, selar trinca, alocar formas de madeira, limpar áreas de construção de cercas, trocar tubulação danificada, retirar detritos de galerias e bueiros, demonstrar agilidade, refilar mato na borda da pista, lavar placas de sinalização, pintar ´obras de arte´, realizar revisão preventiva dos maquinários e equipamentos, distribuir material em pontos predeterminados, preparar concreto, utilizar equipamentos de proteção preventiva ao usuário, remover troncos, galhos e folhas das vias, pintar mourões, guias, postes, cancelas, tampa de bueiro e chapéu de caixa de captação, retirar restos de acidentes, regar a grama, remover materiais velhos, quebrados e sobras, trocar arame farpado, demonstrar disposição, preparar terreno, "lavar dispositivo sinalizador ""olho-de-gato""", retirar ervas daninhas, finalizar obra, manifestar compreensão, rastelar a massa verde, realizar melhorias em ´obras de arte´ antigas, substituir placas de sinalização, demonstrar capacidade de observação, verificar problemas em galerias e bueiros, aplicar solo aprovado pelo laboratório, colocar, em vias, sinalização de advertência ao usuário, eliminar formigas e cupins, dar provas de organização, retirar solo inapropriado, trocar tampa de bueiros, trocar chapéu da caixa de captação, utilizar equipamentos apropriados à atividade, remover camada asfáltica, remover pichações de monumentos, passarelas e viadutos, retirar massa verde, fechar, com cercas, entradas não autorizadas de propriedades, executar limpeza do final de obra, alinhar mourões, lavar defensas metálicas, eliminar causas da erosão, demonstrar dedicação, dar provas de humildade, utilizar equipamentos de proteção individual (epi), remover árvores, adaptar equipamentos à atividade, recolher detritos de córregos, controlar incêndio em beira de pistas, recortar buraco, realizar acabamento do aterro, lavar passarelas e monumentos, varrer pedágio, demonstrar força de vontade, realizar conservação de aceiro de cercas, recolher papel e entulho, trocar o cesto de captação dos bueiros, dar acabamento no concreto, plantar grama e árvores nas rodovias, desviar fluxo de veículos, recolocar solo em volta da galeria, trocar mourões de concreto e madeira, retirar animais mortos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) que ficou em 6.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) 2025
O salário de Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 100.542 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Asfaltador na Conservação de Vias Permanentes (exceto Trilhos) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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