O dissídio de Arquivista de Documentos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 415105 no cargo de Arquivista de Documentos.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 2.151,72

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.259 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 1.424,53

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.553 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino Fundamental

R$ 3.707,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

1.206 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Arquivista de documentos realiza o arquivamento de documentos, incorporando as novas aquisições em acervos físico e digital e executando a conservação e a manutenção dos acervos – inclusive pelo controle de parâmetros ambientais para preservação dos documentos em papel, sob orientação de profissional de nível superior, em centros de documentação públicos e particulares Atende o público usuário, fornecendo referências para localização de materiais, registrando empréstimos e revisando o estado físico dos documentos devolvidos.

Participa na montagem, na realização e na desmontagem de exposições do acervo Cumpre normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Arquivista de Documentos

O Arquivista de documentos planeja o trabalho, tomando conhecimento das orientações emitidas por profissional de nível superior - responsável pela criação, pela organização e pela manutenção de acervos - e priorizando atividades Verifica a disponibilidade de materiais e de equipamentos para a realização dos trabalhos, providenciando os faltantes.

Incorpora documentos aos acervos físico e digital, conferindo material adquirido e controlando sua qualidade.

Registra a entrada em sistema informatizado Auxilia na catalogação e na classificação dos documentos.

Providencia cópias de segurança Prepara documentos para digitalização e identifica cada um deles com código de barras ou outra forma de identificação.

Coloca os novos documentos em arquivo físico, estático ou deslizante.

Disponibiliza os novos documentos em formato digital Faz a conservação e a manutenção de arquivos físicos, higienizando e desinfetando documentos, examinando a forma de armazenamento dos itens e controlando parâmetros ambientais para preservação.

Encaderna documentos.

Mantém arquivos digitais para que estejam sempre acessíveis e recuperáveis, em sistemas que incorporam os avanços na tecnologia de armazenamento eletrônico Inventaria o acervo, sob supervisão e seguindo orientações de profissional de nível superior Participa na montagem, na realização e na desmontagem de exposições temporárias do acervo.

Auxilia na montagem e na manutenção de exposições permanentes Auxilia no atendimento aos usuários, informando-lhes as referências para recuperar documentos Orienta a consulta nos acervos e nas bases de dados catalográficos e bibliográficos.

Esclarece dúvidas, indicando fontes alternativas das informações procuradas Reserva material do acervo para o usuário, realiza o empréstimo e controla a devolução.

Orienta o usuário sobre o manuseio da documentação e revisa o estado físico dos documentos devolvidos Monitora o uso de materiais do acervo comum e de obras raras Empresta e pede empréstimo de materiais a outras instituições.

Pesquisa dados e rastreia normas técnicas, em atendimento a solicitações de usuários Cadastra e atualiza informações de usuários Pode elaborar relatórios e organizar dados estatísticos.

Providencia a aquisição de material para os acervos físicos e digitais, apurando preços, verificando especificações e acessando sistema para consultar a data de entrega Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos e equipamentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento.

Monitora o funcionamento do sistema de informática Solicita serviços de manutenção para reparos em equipamentos Realiza a destinação de resíduos, providenciando descarte de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual – tais como luvas, óculos de segurança, máscara de proteção respiratória e toucas -, especialmente durante os processos de higienização de documentos.

Funções do Arquivista de documentos

O profissional Arquivista de Documentos deve organizar o acervo, alimentar base de dados, demonstrar competências pessoais, orientar usuários, recuperar dados e informações, preservar acervo, incorporar material ao acervo, elaborar estatísticas, prestar serviço de comutação, providenciar aquisição do material para o acervo, disponibilizar fonte de dados para usuários.

Condições de trabalho da profissão

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Arquivista de documentos

Um Arquivista de documentos deve realizar exposições temporárias e permanentes do acervo, colocar códigos de barras, controlar parâmetros ambientais para preservação, reclamar falhas no processo de comutação, registrar a entrada do material, rastrear normas técnicas, ler estantes, reservar material para o usuário, controlar a utilização dos materiais, elaborar relatórios, controlar a qualidade do material, fazer preparo físico do material, pedir emprestado materiais de outras instituições, pesquisar em catálogo coletivo nacional, emprestar materiais para uso domiciliar, introduzir novas informações em banco de dados, conferir material adquirido, reproduzir documentos e materiais, encaminhar pedidos, acessar sistema de aquisição de material, aplicar penalidades por atraso, demonstrar paciência, pesquisar dados, registrar documentos, colocar número de chamada no material, negociar com o usuário, montar sumários correntes, repor fichas nos livros, comunicar chegada de material ao usuário, emprestar material para outros setores da instituição, auxiliar a catalogação do material, acrescentar dados à planilha pré-existente, listar material bibliográfico em duplicata, demonstrar solicitude, magnetizar material, cadastrar clientes e usuários, expor novas aquisições, codificar itens do questionário, consistir dados, demonstrar agilidade, orientar o usuário sobre a utilização do material, atender pesquisa do usuário, receber devolução de materiais do acervo, elaborar instrumentos de pesquisa, orçar pedido do cliente, encadernar material, demonstrar atenção ao detalhe, guardar material nas estantes, arquivar documentos nas formas eletrônica e papel, solicitar fatura (invoice), vender informações e publicações, verificar solicitações de comutação, inventariar o acervo, enumerar itens para classificação, atualizar cadastro de clientes e usuários, desinfetar material, emprestar materiais para outras instituições, demonstrar cordialidade, higienizar material, esclarecer dúvidas do usuário, disponibilizar documentos em formato digital, demonstrar controle emocional, propor aquisição do material, organizar fisicamente o acervo, antecipar devolução, realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito à informação, levantar preço do material, coletar dados, solicitar doações, permutar material com outras instituições, demonstrar capacidade de organização, elaborar lista de classificação, atualizar base de dados do acervo, alfabetar fichas, desmagnetizar material bibliográfico, preparar dados, comunicar-se, cobrar do usuário pelos serviços prestados, classificar documentos, revisar coleta de dados, organizar sites de entidades normativas, arquivar fichas, fornecer resultados para análise do acervo, tipificar arquivos, entrevistar o usuário, revisar o estado físico dos materiais devolvidos, controlar embalagem e armazenamento de material, organizar dados estatísticos, receber pedidos de material, pesquisar acervos de outras instituições, demonstrar criatividade, indicar fontes similares, demonstrar capacidade de localização, preparar material para digitação, montar arquivos nas formas eletrônica e papel, emitir pedidos a bibliotecas base, digitalizar acervo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Arquivista de Documentos ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Arquivista de Documentos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa que ficou em 4.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Arquivista de Documentos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Arquivista de Documentos ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa 2025

O salário de Arquivista de Documentos mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.241 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Arquivista de Documentos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Arquivista de Documentos CBO 415105 salário