O dissídio de Analista de Suporte Técnico 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 212420 no cargo de Analista de Suporte Técnico.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 5.545,35
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
29.337 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.211,20
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
14.517 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Bancos Comerciais
R$ 15.002,16
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Suporte Técnico, Manutenção e Outros Serviços em Tecnologia da Informação
8.532 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Analista de suporte computacional presta serviços de suporte técnico computacional, concebendo, planejando e organizando os serviços, realizando estudos para adaptar a instalação de “hardware” e “software” às necessidades de clientes e usuários, implantando recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, testando e implementando novos produtos Executa manutenção de recursos de tecnologia de informação.
Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos relacionados à computação Presta consultoria técnica Treina e fornece assistência a equipes técnicas e usuários.
Pode supervisionar o trabalho de equipes Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação Elabora documentação técnica.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Analista de Suporte Técnico
O Analista de suporte computacional concebe, planeja e organiza serviços de suporte técnico computacional, avaliando equipamentos, periféricos e redes (“hardware”), programas e sistemas (“software”), analisando funcionalidades de produtos, e interagindo com áreas afins Consulta documentação técnica e fontes alternativas de informação.
Realiza estudos para instalação de “hardware” e “software”, verificando interligação de componentes, módulos e equipamentos, definindo alternativas de implantação de programas, e considerando instalações, equipamentos e redes de computadores, a fim de adaptar soluções às necessidades de clientes e usuários.
Propõe alternativas de implantação de “hardware” Determina “hardware” e “software” necessários para configurar ou alterar os recursos tecnológicos de computação integrados.
Avalia a utilidade de pacotes de programas já desenvolvidos e adapta-os, de acordo com requisitos de clientes e usuários Recomenda novos equipamentos e programas.
Implanta recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, montando “hardware”, instalando ou coordenando a instalação de computadores, periféricos e redes, instalando programas, “drivers” e outros tipos de “software” integrantes de sistemas, e realizando as configurações pertinentes, inclusive as que dizem respeito aos sistemas operacionais em que os recursos integrados irão funcionar.
Realiza simulações em ambiente controlado Testa e implementa novos produtos, para obter um melhor funcionamento de sistemas.
Segue rotinas de teste, monitoramento e manutenção de recursos de tecnologia de informação sob sua responsabilidade, para ações preventivas no suporte técnico computacional.
Realiza a manutenção de equipamentos e programas, atualizando-os, para garantir alta confiabilidade de funcionamento dos recursos tecnológicos integrados Analisa impactos de alterações tecnológicas realizadas na melhoria do desempenho de sistemas Identifica e soluciona problemas de falhas de funcionamento de equipamentos, programas e sistemas, a fim de restaurar seu funcionamento normal.
Executa procedimentos para melhoria de desempenho de equipamentos, programas e sistemas Presta suporte técnico computacional, ao cliente e ao usuário, atendendo chamados, fornecendo orientações e acionando suporte de terceiros, quando necessário Controla chamados de clientes e usuários.
Registra ocorrências e defeitos de “hardware” e de “software” Pode prestar suporte computacional em demonstrações a clientes.
Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos computacionais, para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas Presta consultoria técnica na área de tecnologia da informação Treina equipes técnicas e usuários para trabalhar com equipamentos e programas computacionais.
Fornece assistência às equipes técnicas – incluindo equipes de “help desk” de tecnologia da informação e equipes de profissionais “residentes” em instalações de grandes clientes, para resolver problemas relacionados à computação, como falhas de funcionamento e problemas complexos de “hardware” e de “software” Pode supervisionar e avaliar equipes técnicas de suporte computacional Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação.
Divulga documentação técnica de equipamentos e programas computacionais, para usuários, clientes e outras partes interessadas Elabora documentos técnicos - tais como relatórios técnicos de avaliação de equipamentos e sistemas e de chamados, requisição de componentes e equipamentos, entre outros - referentes aos serviços de suporte computacional Emite pareceres técnicos.
Mantém instalações em perfeito estado de conservação Atua de modo ecologicamente adequado, adotando equipamentos e métodos de baixo consumo de energia Zela pela saúde e segurança no trabalho, prevenindo acidentes e aplicando recomendações de ergonomia.
Funções do Analista de suporte computacional
O profissional Analista de Suporte Técnico deve administrar ambiente de tecnologia da informação, desenvolver sistemas de tecnologia da informação, elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação, oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação, pesquisar inovações em tecnologia da informação, prestar suporte técnico ao cliente/usuário.
Condições de trabalho da profissão
Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.
Atividades exercidas por um Analista de suporte computacional
Um Analista de suporte computacional deve consultar fontes alternativas de informações, administrar banco de dados, divulgar documentação, documentar soluções disponíveis, realizar auditoria de sistemas, avaliar desempenho do produto, emitir pareceres técnicos, demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro, trabalhar em equipe, executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas, identificar falhas nos sistemas, testar sistemas, orientar áreas de apoio, elaborar propostas técnicas comerciais, dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas, realizar simulações em ambiente controlado, participar de fóruns de discussão, elaborar especificação técnica, elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.), monitorar performance dos sistemas, participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação, planejar testes de sistemas e ambientes, demonstrar iniciativa, adequar soluções a necessidade do cliente, especificar a arquitetura dos sistemas, administrar recursos de rede, demonstrar empatia com público-alvo, controlar acesso aos dados e recursos, elaborar relatórios técnicos, estabelecer padrões de software, escolher ferramentas de desenvolvimento, propor mudanças de processos e funções, realizar revisões técnicas, definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços, administrar perfil de acesso às informações, analisar funcionalidade do produto, configurar software e hardware, demonstrar senso analítico, inventariar software e hardware, comparar alternativas tecnológicas, especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional, implantar sistemas, avaliar proposta de fornecedores, instalar software, demonstrar capacidade de organização, definir padrões de interface com cliente/usuário, acionar suporte de terceiros, demonstrar flexibilidade, consultar documentação técnica, apresentar alternativas de solução, identificar necessidade do cliente, demonstrar capacidade de síntese, desenvolver capacidade de memorização, demonstrar criatividade, desenvolver raciocínio lógico, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, divulgar solução, participar da aprovação de infraestrutura, software e rede, divulgar utilização de novos padrões, definir nomenclatura padrão, corrigir falhas nos sistemas, administrar ambiente operacional, pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado, evidenciar concentração, descrever processos (fluxo de atividades), definir metodologias a serem adotadas, construir ambiente de teste, definir alternativas físicas de implantação, prestar consultoria técnica, documentar acordo de níveis de serviço (sla), instalar hardware, documentar capacidade e performance, avaliar novas tecnologias, elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica, registrar ocorrências, documentar níveis de serviços, desenvolver raciocínio abstrato.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Analista de Suporte Técnico ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Analista de Suporte Técnico e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Analistas de tecnologia da informação que ficou em 4.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Analista de Suporte Técnico em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Analista de Suporte Técnico ficou em 9.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Analistas de tecnologia da informação 2025
O salário de Analista de Suporte Técnico mostrado aqui é resultado do levantamento de 61.538 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Analistas de tecnologia da informação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Analista de Suporte Técnico com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Tecnólogo em Sistemas Para Internet
- Analista de Sistemas de Automação
- Analista de Comunicação (teleprocessamento)
- Analista de Sistemas (informática)
- Analista de Suporte de Banco de Dados
- Tecnólogo em Processamento de Dados
- Analista de Suporte de Sistema
- Analista de Sistemas Para Internet
- Consultor de Tecnologia da Informação
- Analista de Desenvolvimento de Sistemas