O dissídio de Analista de Planejamento e Orçamento – Apo 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 111510 no cargo de Analista de Planejamento e Orçamento – Apo.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 7.250,95

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.348 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 8.050,76

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.301 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Analista de planejamento e orçamento - apo coordena, supervisiona e executa funções relacionadas à elaboração, ao acompanhamento e à revisão de planejamento público e administração orçamentária, utilizando marcos teóricos, resultados de pesquisa da realidade nacional e estudos de cenários, para atuar nas perspectivas de aperfeiçoamento da gestão pública e desenvolvimento socioeconômico do país Avalia e revisa plano plurianual, programas e ações, e processo orçamentário.

Promove o desenvolvimento - de uma perspectiva sistêmica - da gestão governamental, buscando a integração das funções de planejamento e orçamento com as de coordenação de governo Gerencia atividades e supervisiona equipe de trabalho Assessora autoridades no processo de tomada de decisões.

Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Analista de Planejamento e Orçamento - Apo

O Analista de planejamento e orçamento - apo conduz ou orienta pesquisas socioeconômicas e estudos técnicos, analisando cenários e diagnosticando problemas relacionados à realidade nacional e às políticas públicas Analisa e interpreta a legislação econômico-fiscal e orçamentária, de pessoal e encargos sociais, com vistas à adequação da política orçamentária ao desenvolvimento econômico.

Coordena o planejamento governamental, projetando cenários, organizando ou subsidiando a definição de objetivos estratégicos de governo e setoriais.

Verifica consistência dos objetivos setoriais com os objetivos estratégicos Identifica prioridades e analisa opções de solução para a tomada de decisão, propondo alternativas estratégicas, linhas de ação e regramentos jurídicos.

Modela planos governamentais Coordena a definição de metas, programas e ações.

Desenvolve sistema de indicadores.

Consolida o plano plurianual e realiza o desdobramento do planejamento Projeta o cenário fiscal e os parâmetros macroeconômicos, para elaboração do orçamento.

Analisa o comportamento das despesas, projeta receitas, projeta despesas obrigatórias e estabelece valores para as despesas discricionárias (não obrigatórias).

Estabelece os limites orçamentários Executa, coordena e supervisiona atividades referentes ao detalhamento da programação orçamentária, consolidando o orçamento Subsidia a elaboração das diretrizes orçamentárias e da política fiscal.

Faz o acompanhamento e a revisão de diretrizes de política fiscal e outros instrumentos legais de planejamento e orçamento, tais como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) Elabora proposta de veto, quando necessário, após votação das matérias relacionadas ao planejamento e ao orçamento no legislativo Promove o desenvolvimento - de uma perspectiva sistêmica - da gestão governamental, buscando a integração das funções de planejamento e orçamento com as de coordenação de governo.

Utiliza instrumentos compatíveis com a gestão estratégica das organizações públicas e com as funções de coordenação e controle e avaliação de resultados Seleciona e desenvolve ferramentas de gestão.

Realiza a administração do orçamento, monitorando implementação do plano plurianual e a execução orçamentária, revisando parâmetros, receitas, despesas e cenário fiscal Verifica a sustentabilidade da despesa Prepara Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias (RARDP) para os poderes legislativo e judiciário.

Propõe a distribuição de recursos Monitora, avalia e revisa plano plurianual, programas e ações, e processo orçamentário Propõe alterações orçamentárias.

Gerencia equipes de trabalho e atividades Orienta e supervisiona auxiliares Atua com diferentes níveis de organizações governamentais, da sociedade civil e do setor privado, a fim de monitorar e intensificar o impacto das ações de governo.

Acompanha discussão e tramitação do orçamento e do plano plurianual no legislativo e realiza sua análise após aprovação Elabora proposta de veto, quando necessário Assessora autoridades no processo de tomada de decisões, elaborando pareceres, notas técnicas e informativas Orienta autoridades para participação em eventos, reuniões e colegiados Pode representar autoridades em eventos, reuniões e colegiados.

Mantém-se atualizado em sua área de atuação, levantando inovações tecnológicas, avaliando novas técnicas de gestão orçamentária e realizando interlocução com especialistas de diferentes áreas na busca de solução de problemas complexos Pode fazer uso de plataformas digitais e sistemas integrados na administração pública federal Atua no processo de modernização e informatização de sistemas para elaboração e gestão do planejamento e do orçamento Valoriza práticas democráticas, em suas atividades Participa na promoção do desenvolvimento sustentável, com transparência, responsabilidade fiscal e social, e ações de proteção ao meio ambiente.

Funções do Analista de planejamento e orçamento - apo

O profissional Analista de Planejamento e Orçamento - Apo deve avaliar políticas públicas, elaborar orçamento, administrar orçamento, formular políticas públicas, assessorar autoridades, gerenciar a implementação de políticas, demonstrar competências pessoais, coordenar planejamento governamental.

Condições de trabalho da profissão

Gestores públicos os ocupantes dos cargos dessa família ocupacional exercem suas atividades nas mais diversas áreas da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, como área financeira e contábil e administrativa. Realizam suas atividades em equipe,geralmente assumindo as funções de coordenação. Estão expostos ao assédio de grupos de pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Analista de planejamento e orçamento - apo

Um Analista de planejamento e orçamento - apo deve mapear partes interessadas, orientar autoridades para participação em eventos, reuniões e colegiados, detalhar programação orçamentária, definir metas, verificar a sustentabilidade da despesa, propor alterações orçamentárias, aferir execução das políticas públicas, executar orçamento, avaliar impactos de políticas públicas, revisar orçamento, projetar cenários, promover a realização de parcerias e acordos, selecionar ferramentas de gestão, demonstrar liderança, diagnosticar problemas, interagir com as partes interessadas, analisar orçamento e ppa aprovados pelo legislativo, avaliar plano plurianual, avaliar processos de execução das políticas públicas, buscar apoio político e institucional, revisar plano plurianual, municiar autoridade com informações, preparar relatórios para os demais poderes, propor linhas de ação, definir programas e ações, projetar parâmetros macroeconômicos, demonstrar capacidade de organização, analisar cenário, coordenar definição de objetivos setoriais, revisar parâmetros, receitas, despesas, despesas não obrigatórias e cenário fiscal, elaborar propostas de veto, acompanhar decisões do poder judiciário, modelar planos, desenvolver ferramentas de gestão, elaborar proposta de veto, desdobrar planejamento, consolidar plano plurianual, gerenciar equipes e atividades, realizar estudos técnicos, analisar comportamento das despesas, preparar relatório de avaliação de receitas e despesas, demonstrar proatividade, administrar conflitos, subsidiar definição de objetivos de governo, demonstrar flexibilidade, representar autoridades em eventos, reuniões e colegiados, propor instrumentos de contratação, assessorar tomada de decisões, consolidar orçamento, propor regramentos jurídicos, acompanhar tramitação de propostas no legislativo, coordenar definição de objetivos estratégicos de governo, propor distribuição dos recursos, projetar receitas, articular recursos e processos, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, demonstrar capacidade de negociação, administrar recursos (materiais, humanos e financeiros), demonstrar sensibilidade política, propor alternativas estratégicas, demonstrar criatividade, gerenciar programas e ações, elaborar pareceres, notas técnicas e informativas, avaliar programas e ações, monitorar execução orçamentária, promover articulações intra e inter institucionais, capacidade de articulação, verificar consistência dos objetivos setoriais com os objetivos estratégicos, avaliar processo orçamentário, subsidiar elaboração de diretrizes de política fiscal, estabelecer valores discricionários (não obrigatórios), subsidiar definição de objetivos setoriais, revisar programas e ações, trabalhar sob pressão, projetar cenário fiscal, realizar prestação de contas, alocar recursos (materiais, humanos e financeiros), desenvolver sistema de indicadores, acompanhar discussão e tramitação do orçamento e do ppa no legislativo, identificar prioridades, monitorar implementação do ppa, estabelecer programação orçamentária, monitorar implementação das políticas públicas, trabalhar em equipe, estabelecer os limites orçamentários, projetar despesas obrigatórias.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Analista de Planejamento e Orçamento – Apo ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Analista de Planejamento e Orçamento – Apo e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gestores públicos que ficou em 6.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Analista de Planejamento e Orçamento – Apo em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Analista de Planejamento e Orçamento – Apo ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gestores públicos 2024

O salário de Analista de Planejamento e Orçamento – Apo mostrado aqui é resultado do levantamento de 5089 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gestores públicos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Analista de Planejamento e Orçamento – Apo com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Analista de Planejamento e Orçamento - Apo CBO 111510 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Analista de Planejamento e Orçamento – Apo em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Analista de Planejamento e Orçamento - Apo por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 4.611,57 4.790,30 6.760,21 22,23 8.20%
Minas Gerais 43h 4.419,12 4.590,40 6.478,10 21,15 6.70%
Rio de Janeiro 42h 6.980,41 7.250,95 10.232,75 34,42 4.90%
Paraná 44h 3.959,40 4.112,86 5.804,19 18,90 5.20%
Santa Catarina 43h 3.648,63 3.790,04 5.348,62 17,48 5.60%
Rio Grande do Sul 43h 4.156,98 4.318,09 6.093,82 20,00 7.10%
Goiás 43h 3.986,11 4.140,60 5.843,35 19,32 4.50%
Espírito Santo 43h 3.848,03 3.997,17 5.640,93 18,41 7.20%
Bahia 43h 4.183,95 4.346,10 6.133,35 20,32 4.20%
Pernambuco 43h 3.657,22 3.798,96 5.361,21 17,68 8.00%
Ceará 43h 4.270,22 4.435,72 6.259,82 20,68 6.50%
Pará 43h 4.415,72 4.586,86 6.473,12 21,45 6.50%
Distrito Federal 43h 4.347,29 4.515,78 6.372,81 21,18 5.00%
Mato Grosso 44h 4.806,28 4.992,55 7.045,64 22,92 7.00%
Mato Grosso do Sul 44h 3.631,18 3.771,92 5.323,04 17,33 7.70%
Maranhão 43h 4.255,13 4.420,04 6.237,70 20,38 6.70%
Amazonas 43h 3.923,53 4.075,60 5.751,60 19,07 5.00%
Rio Grande do Norte 44h 4.508,94 4.683,69 6.609,77 21,29 5.80%
Sergipe 41h 4.061,18 4.218,58 5.953,39 20,70 4.90%
Tocantins 42h 3.116,27 3.237,05 4.568,22 15,45 5.60%
Paraíba 44h 2.994,41 3.110,46 4.389,58 14,14 5.70%
Alagoas 43h 3.339,64 3.469,08 4.895,67 15,99 5.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Analista de Planejamento e Orçamento - Apo.

Dissídio de Analista de Planejamento e Orçamento - Apo por cidade

Quanto ganha um Analista de Planejamento e Orçamento - Apo nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Analista de Planejamento e Orçamento - Apo na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 4.921,87 5.112,63 7.215,10 23,78 7.40%
Belo Horizonte, MG 43 4.674,24 4.855,40 6.852,08 22,37 8.30%
Rio de Janeiro, RJ 42 7.750,38 8.050,76 11.361,47 38,50 8.20%
Barueri, SP 43 5.193,24 5.394,52 7.612,91 25,38 7.10%
Curitiba, PR 43 4.851,91 5.039,95 7.112,53 23,27 6.70%
Contagem, MG 44 3.993,71 4.148,49 5.854,48 18,88 5.40%
Jundiaí, SP 44 4.812,13 4.998,64 7.054,22 22,81 7.30%
Goiânia, GO 42 4.043,41 4.200,12 5.927,34 19,78 6.70%
Porto Alegre, RS 43 4.779,29 4.964,52 7.006,08 23,16 5.60%
Fortaleza, CE 43 4.441,52 4.613,66 6.510,93 21,62 4.80%
Brasília, DF 43 4.347,29 4.515,78 6.372,81 21,18 7.90%
Santana de Parnaíba, SP 43 2.775,67 2.883,24 4.068,92 13,46 6.90%
São Caetano do Sul, SP 43 4.041,65 4.198,29 5.924,75 19,32 4.60%
Recife, PE 43 3.916,30 4.068,08 5.741,00 18,87 7.10%
Campinas, SP 42 4.331,78 4.499,67 6.350,06 21,24 5.90%
Nova Lima, MG 43 4.743,11 4.926,94 6.953,04 22,67 4.30%
São Luís, MA 43 4.385,06 4.555,01 6.428,17 20,99 5.10%
Manaus, AM 43 3.968,81 4.122,63 5.817,98 19,30 4.20%
Macaé, RJ 44 5.419,35 5.629,39 7.944,37 25,65 4.80%
Guarulhos, SP 43 3.779,12 3.925,59 5.539,91 18,24 6.90%
Londrina, PR 44 2.852,70 2.963,26 4.181,84 13,50 6.00%
Salvador, BA 42 3.995,74 4.150,61 5.857,46 19,70 5.00%
Vitoria, ES 43 4.369,28 4.538,62 6.405,04 21,18 6.60%
Joinville, SC 44 2.969,05 3.084,12 4.352,40 14,04 7.60%
Cuiabá, MT 43 5.073,79 5.270,44 7.437,80 24,37 4.80%
São José do Rio Preto, SP 44 3.969,54 4.123,39 5.819,05 18,74 8.30%
Campo Grande, MS 43 3.592,39 3.731,62 5.266,18 17,28 5.70%
Indaiatuba, SP 44 4.051,23 4.208,24 5.938,80 19,13 4.80%
Sorocaba, SP 43 4.995,67 5.189,29 7.323,28 24,18 5.90%
São Bernardo do Campo, SP 43 4.540,76 4.716,75 6.656,42 22,14 5.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Analista de Planejamento e Orçamento - Apo. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Analista de Planejamento e Orçamento - Apo no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços de engenharia 4.846,85 5.034,70 7.105,13 4.10%
Construção de edifícios 4.246,54 4.411,12 6.225,11 5.40%
Locação de mão-de-obra temporária 4.746,18 4.930,13 6.957,55 4.70%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 4.989,90 5.183,29 7.314,82 6.80%
Atividades de teleatendimento 2.821,84 2.931,20 4.136,60 7.50%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 3.646,54 3.787,87 5.345,55 8.00%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 3.794,84 3.941,92 5.562,96 7.00%
Obras de montagem industrial 3.640,36 3.781,45 5.336,49 6.20%
Administração de obras 6.800,96 7.064,54 9.969,69 6.20%
Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração 2.517,89 2.615,47 3.691,03 6.00%
Consultoria em tecnologia da informação 5.412,82 5.622,60 7.934,79 7.80%
Instalação e manutenção elétrica 3.416,14 3.548,54 5.007,81 5.20%
Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo 4.494,01 4.668,19 6.587,88 4.60%
Incorporação de empreendimentos imobiliários 5.043,21 5.238,67 7.392,96 5.60%
Outras atividades de serviços financeiros não especificadas anteriormente 16.599,18 17.242,52 24.333,16 7.10%
Holdings de instituições não-financeiras 6.053,04 6.287,64 8.873,31 4.50%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 3.264,74 3.391,27 4.785,86 8.00%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 2.826,47 2.936,02 4.143,40 8.20%
Construção de rodovias e ferrovias 4.264,37 4.429,65 6.251,25 6.60%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 4.408,98 4.579,86 6.463,24 6.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.