O dissídio de Analista de Planejamento e Orçamento – Apo 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 111510 no cargo de Analista de Planejamento e Orçamento – Apo.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 7.250,95
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.348 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 8.050,76
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.301 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Analista de planejamento e orçamento - apo coordena, supervisiona e executa funções relacionadas à elaboração, ao acompanhamento e à revisão de planejamento público e administração orçamentária, utilizando marcos teóricos, resultados de pesquisa da realidade nacional e estudos de cenários, para atuar nas perspectivas de aperfeiçoamento da gestão pública e desenvolvimento socioeconômico do país Avalia e revisa plano plurianual, programas e ações, e processo orçamentário.
Promove o desenvolvimento - de uma perspectiva sistêmica - da gestão governamental, buscando a integração das funções de planejamento e orçamento com as de coordenação de governo Gerencia atividades e supervisiona equipe de trabalho Assessora autoridades no processo de tomada de decisões.
Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Analista de Planejamento e Orçamento - Apo
O Analista de planejamento e orçamento - apo conduz ou orienta pesquisas socioeconômicas e estudos técnicos, analisando cenários e diagnosticando problemas relacionados à realidade nacional e às políticas públicas Analisa e interpreta a legislação econômico-fiscal e orçamentária, de pessoal e encargos sociais, com vistas à adequação da política orçamentária ao desenvolvimento econômico.
Coordena o planejamento governamental, projetando cenários, organizando ou subsidiando a definição de objetivos estratégicos de governo e setoriais.
Verifica consistência dos objetivos setoriais com os objetivos estratégicos Identifica prioridades e analisa opções de solução para a tomada de decisão, propondo alternativas estratégicas, linhas de ação e regramentos jurídicos.
Modela planos governamentais Coordena a definição de metas, programas e ações.
Desenvolve sistema de indicadores.
Consolida o plano plurianual e realiza o desdobramento do planejamento Projeta o cenário fiscal e os parâmetros macroeconômicos, para elaboração do orçamento.
Analisa o comportamento das despesas, projeta receitas, projeta despesas obrigatórias e estabelece valores para as despesas discricionárias (não obrigatórias).
Estabelece os limites orçamentários Executa, coordena e supervisiona atividades referentes ao detalhamento da programação orçamentária, consolidando o orçamento Subsidia a elaboração das diretrizes orçamentárias e da política fiscal.
Faz o acompanhamento e a revisão de diretrizes de política fiscal e outros instrumentos legais de planejamento e orçamento, tais como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) Elabora proposta de veto, quando necessário, após votação das matérias relacionadas ao planejamento e ao orçamento no legislativo Promove o desenvolvimento - de uma perspectiva sistêmica - da gestão governamental, buscando a integração das funções de planejamento e orçamento com as de coordenação de governo.
Utiliza instrumentos compatíveis com a gestão estratégica das organizações públicas e com as funções de coordenação e controle e avaliação de resultados Seleciona e desenvolve ferramentas de gestão.
Realiza a administração do orçamento, monitorando implementação do plano plurianual e a execução orçamentária, revisando parâmetros, receitas, despesas e cenário fiscal Verifica a sustentabilidade da despesa Prepara Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias (RARDP) para os poderes legislativo e judiciário.
Propõe a distribuição de recursos Monitora, avalia e revisa plano plurianual, programas e ações, e processo orçamentário Propõe alterações orçamentárias.
Gerencia equipes de trabalho e atividades Orienta e supervisiona auxiliares Atua com diferentes níveis de organizações governamentais, da sociedade civil e do setor privado, a fim de monitorar e intensificar o impacto das ações de governo.
Acompanha discussão e tramitação do orçamento e do plano plurianual no legislativo e realiza sua análise após aprovação Elabora proposta de veto, quando necessário Assessora autoridades no processo de tomada de decisões, elaborando pareceres, notas técnicas e informativas Orienta autoridades para participação em eventos, reuniões e colegiados Pode representar autoridades em eventos, reuniões e colegiados.
Mantém-se atualizado em sua área de atuação, levantando inovações tecnológicas, avaliando novas técnicas de gestão orçamentária e realizando interlocução com especialistas de diferentes áreas na busca de solução de problemas complexos Pode fazer uso de plataformas digitais e sistemas integrados na administração pública federal Atua no processo de modernização e informatização de sistemas para elaboração e gestão do planejamento e do orçamento Valoriza práticas democráticas, em suas atividades Participa na promoção do desenvolvimento sustentável, com transparência, responsabilidade fiscal e social, e ações de proteção ao meio ambiente.
Funções do Analista de planejamento e orçamento - apo
O profissional Analista de Planejamento e Orçamento - Apo deve coordenar planejamento governamental, formular políticas públicas, administrar orçamento, avaliar políticas públicas, gerenciar a implementação de políticas, assessorar autoridades, demonstrar competências pessoais, elaborar orçamento.
Condições de trabalho da profissão
Gestores públicos os ocupantes dos cargos dessa família ocupacional exercem suas atividades nas mais diversas áreas da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, como área financeira e contábil e administrativa. Realizam suas atividades em equipe,geralmente assumindo as funções de coordenação. Estão expostos ao assédio de grupos de pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Analista de planejamento e orçamento - apo
Um Analista de planejamento e orçamento - apo deve monitorar execução orçamentária, identificar prioridades, projetar parâmetros macroeconômicos, realizar prestação de contas, mapear partes interessadas, preparar relatório de avaliação de receitas e despesas, elaborar proposta de veto, selecionar ferramentas de gestão, avaliar impactos de políticas públicas, verificar consistência dos objetivos setoriais com os objetivos estratégicos, acompanhar tramitação de propostas no legislativo, trabalhar sob pressão, executar orçamento, modelar planos, demonstrar flexibilidade, avaliar processos de execução das políticas públicas, detalhar programação orçamentária, propor regramentos jurídicos, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, capacidade de articulação, subsidiar elaboração de diretrizes de política fiscal, subsidiar definição de objetivos setoriais, aferir execução das políticas públicas, elaborar propostas de veto, analisar orçamento e ppa aprovados pelo legislativo, municiar autoridade com informações, acompanhar decisões do poder judiciário, elaborar pareceres, notas técnicas e informativas, promover articulações intra e inter institucionais, revisar plano plurianual, articular recursos e processos, demonstrar capacidade de negociação, subsidiar definição de objetivos de governo, representar autoridades em eventos, reuniões e colegiados, alocar recursos (materiais, humanos e financeiros), promover a realização de parcerias e acordos, consolidar plano plurianual, consolidar orçamento, projetar cenário fiscal, propor linhas de ação, estabelecer os limites orçamentários, assessorar tomada de decisões, revisar programas e ações, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de organização, revisar parâmetros, receitas, despesas, despesas não obrigatórias e cenário fiscal, avaliar plano plurianual, estabelecer valores discricionários (não obrigatórios), verificar a sustentabilidade da despesa, propor instrumentos de contratação, trabalhar em equipe, gerenciar equipes e atividades, realizar estudos técnicos, desdobrar planejamento, demonstrar proatividade, projetar despesas obrigatórias, projetar cenários, interagir com as partes interessadas, administrar recursos (materiais, humanos e financeiros), estabelecer programação orçamentária, avaliar programas e ações, desenvolver ferramentas de gestão, monitorar implementação das políticas públicas, administrar conflitos, orientar autoridades para participação em eventos, reuniões e colegiados, demonstrar sensibilidade política, preparar relatórios para os demais poderes, monitorar implementação do ppa, analisar comportamento das despesas, propor alternativas estratégicas, propor distribuição dos recursos, desenvolver sistema de indicadores, avaliar processo orçamentário, buscar apoio político e institucional, propor alterações orçamentárias, projetar receitas, acompanhar discussão e tramitação do orçamento e do ppa no legislativo, definir programas e ações, coordenar definição de objetivos estratégicos de governo, coordenar definição de objetivos setoriais, revisar orçamento, definir metas, gerenciar programas e ações, analisar cenário, diagnosticar problemas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Analista de Planejamento e Orçamento – Apo ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Analista de Planejamento e Orçamento – Apo e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gestores públicos que ficou em 4.40% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Analista de Planejamento e Orçamento – Apo em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Analista de Planejamento e Orçamento – Apo ficou em 9.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gestores públicos 2024
O salário de Analista de Planejamento e Orçamento – Apo mostrado aqui é resultado do levantamento de 5089 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gestores públicos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Analista de Planejamento e Orçamento – Apo com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Analista de Planejamento e Orçamento – Apo em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 4.611,57 | 4.790,30 | 6.760,21 | 22,23 | 6.70% |
Minas Gerais | 43h | 4.419,12 | 4.590,40 | 6.478,10 | 21,15 | 4.70% |
Rio de Janeiro | 42h | 6.980,41 | 7.250,95 | 10.232,75 | 34,42 | 7.30% |
Paraná | 44h | 3.959,40 | 4.112,86 | 5.804,19 | 18,90 | 7.40% |
Santa Catarina | 43h | 3.648,63 | 3.790,04 | 5.348,62 | 17,48 | 4.10% |
Rio Grande do Sul | 43h | 4.156,98 | 4.318,09 | 6.093,82 | 20,00 | 5.70% |
Goiás | 43h | 3.986,11 | 4.140,60 | 5.843,35 | 19,32 | 8.00% |
Espírito Santo | 43h | 3.848,03 | 3.997,17 | 5.640,93 | 18,41 | 6.90% |
Bahia | 43h | 4.183,95 | 4.346,10 | 6.133,35 | 20,32 | 5.00% |
Pernambuco | 43h | 3.657,22 | 3.798,96 | 5.361,21 | 17,68 | 6.30% |
Ceará | 43h | 4.270,22 | 4.435,72 | 6.259,82 | 20,68 | 8.10% |
Pará | 43h | 4.415,72 | 4.586,86 | 6.473,12 | 21,45 | 4.30% |
Distrito Federal | 43h | 4.347,29 | 4.515,78 | 6.372,81 | 21,18 | 6.70% |
Mato Grosso | 44h | 4.806,28 | 4.992,55 | 7.045,64 | 22,92 | 6.20% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 3.631,18 | 3.771,92 | 5.323,04 | 17,33 | 6.80% |
Maranhão | 43h | 4.255,13 | 4.420,04 | 6.237,70 | 20,38 | 4.60% |
Amazonas | 43h | 3.923,53 | 4.075,60 | 5.751,60 | 19,07 | 7.00% |
Rio Grande do Norte | 44h | 4.508,94 | 4.683,69 | 6.609,77 | 21,29 | 6.70% |
Sergipe | 41h | 4.061,18 | 4.218,58 | 5.953,39 | 20,70 | 5.70% |
Tocantins | 42h | 3.116,27 | 3.237,05 | 4.568,22 | 15,45 | 6.90% |
Paraíba | 44h | 2.994,41 | 3.110,46 | 4.389,58 | 14,14 | 5.70% |
Alagoas | 43h | 3.339,64 | 3.469,08 | 4.895,67 | 15,99 | 7.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Analista de Planejamento e Orçamento - Apo. |
Dissídio de Analista de Planejamento e Orçamento - Apo por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 4.921,87 | 5.112,63 | 7.215,10 | 23,78 | 5.50% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 4.674,24 | 4.855,40 | 6.852,08 | 22,37 | 8.00% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 7.750,38 | 8.050,76 | 11.361,47 | 38,50 | 4.40% |
Barueri, SP | 43 | 5.193,24 | 5.394,52 | 7.612,91 | 25,38 | 5.10% |
Curitiba, PR | 43 | 4.851,91 | 5.039,95 | 7.112,53 | 23,27 | 7.40% |
Contagem, MG | 44 | 3.993,71 | 4.148,49 | 5.854,48 | 18,88 | 7.30% |
Jundiaí, SP | 44 | 4.812,13 | 4.998,64 | 7.054,22 | 22,81 | 7.60% |
Goiânia, GO | 42 | 4.043,41 | 4.200,12 | 5.927,34 | 19,78 | 6.90% |
Porto Alegre, RS | 43 | 4.779,29 | 4.964,52 | 7.006,08 | 23,16 | 7.90% |
Fortaleza, CE | 43 | 4.441,52 | 4.613,66 | 6.510,93 | 21,62 | 7.30% |
Brasília, DF | 43 | 4.347,29 | 4.515,78 | 6.372,81 | 21,18 | 7.30% |
Santana de Parnaíba, SP | 43 | 2.775,67 | 2.883,24 | 4.068,92 | 13,46 | 7.30% |
São Caetano do Sul, SP | 43 | 4.041,65 | 4.198,29 | 5.924,75 | 19,32 | 7.60% |
Recife, PE | 43 | 3.916,30 | 4.068,08 | 5.741,00 | 18,87 | 7.60% |
Campinas, SP | 42 | 4.331,78 | 4.499,67 | 6.350,06 | 21,24 | 8.20% |
Nova Lima, MG | 43 | 4.743,11 | 4.926,94 | 6.953,04 | 22,67 | 7.10% |
São Luís, MA | 43 | 4.385,06 | 4.555,01 | 6.428,17 | 20,99 | 8.30% |
Manaus, AM | 43 | 3.968,81 | 4.122,63 | 5.817,98 | 19,30 | 7.80% |
Macaé, RJ | 44 | 5.419,35 | 5.629,39 | 7.944,37 | 25,65 | 4.10% |
Guarulhos, SP | 43 | 3.779,12 | 3.925,59 | 5.539,91 | 18,24 | 5.00% |
Londrina, PR | 44 | 2.852,70 | 2.963,26 | 4.181,84 | 13,50 | 8.20% |
Salvador, BA | 42 | 3.995,74 | 4.150,61 | 5.857,46 | 19,70 | 6.50% |
Vitoria, ES | 43 | 4.369,28 | 4.538,62 | 6.405,04 | 21,18 | 5.70% |
Joinville, SC | 44 | 2.969,05 | 3.084,12 | 4.352,40 | 14,04 | 7.50% |
Cuiabá, MT | 43 | 5.073,79 | 5.270,44 | 7.437,80 | 24,37 | 5.90% |
São José do Rio Preto, SP | 44 | 3.969,54 | 4.123,39 | 5.819,05 | 18,74 | 4.50% |
Campo Grande, MS | 43 | 3.592,39 | 3.731,62 | 5.266,18 | 17,28 | 5.40% |
Indaiatuba, SP | 44 | 4.051,23 | 4.208,24 | 5.938,80 | 19,13 | 7.70% |
Sorocaba, SP | 43 | 4.995,67 | 5.189,29 | 7.323,28 | 24,18 | 7.30% |
São Bernardo do Campo, SP | 43 | 4.540,76 | 4.716,75 | 6.656,42 | 22,14 | 4.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Analista de Planejamento e Orçamento - Apo. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Analista de Planejamento e Orçamento - Apo no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços de engenharia | 4.846,85 | 5.034,70 | 7.105,13 | 4.40% | |
Construção de edifícios | 4.246,54 | 4.411,12 | 6.225,11 | 5.70% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.746,18 | 4.930,13 | 6.957,55 | 5.20% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 4.989,90 | 5.183,29 | 7.314,82 | 7.40% | |
Atividades de teleatendimento | 2.821,84 | 2.931,20 | 4.136,60 | 5.10% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 3.646,54 | 3.787,87 | 5.345,55 | 4.50% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 3.794,84 | 3.941,92 | 5.562,96 | 5.10% | |
Obras de montagem industrial | 3.640,36 | 3.781,45 | 5.336,49 | 4.70% | |
Administração de obras | 6.800,96 | 7.064,54 | 9.969,69 | 6.80% | |
Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração | 2.517,89 | 2.615,47 | 3.691,03 | 6.60% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 5.412,82 | 5.622,60 | 7.934,79 | 8.10% | |
Instalação e manutenção elétrica | 3.416,14 | 3.548,54 | 5.007,81 | 6.80% | |
Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo | 4.494,01 | 4.668,19 | 6.587,88 | 4.70% | |
Incorporação de empreendimentos imobiliários | 5.043,21 | 5.238,67 | 7.392,96 | 5.70% | |
Outras atividades de serviços financeiros não especificadas anteriormente | 16.599,18 | 17.242,52 | 24.333,16 | 6.10% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 6.053,04 | 6.287,64 | 8.873,31 | 8.20% | |
Atividades de cobrança e informações cadastrais | 3.264,74 | 3.391,27 | 4.785,86 | 8.00% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 2.826,47 | 2.936,02 | 4.143,40 | 6.40% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 4.264,37 | 4.429,65 | 6.251,25 | 8.20% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 4.408,98 | 4.579,86 | 6.463,24 | 6.60% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |