O dissídio de Agenciador de Publicidade 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253140 no cargo de Agenciador de Publicidade.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 2.814,57
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.535 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 4.321,70
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
461 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Agenciador de propaganda Planeja, executa e avaliação estratégias e ações de comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando objetivos e expectativas de clientes, bem como os requisitos evidenciados em briefing (guia para execução do projeto) Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, articulando a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Agenciador de Publicidade
O Agenciador de propaganda identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Participa da elaboração de briefing para desenvolvimento de estratégias de mídia para produções publicitárias, em parceria e articulação com demais profissionais envolvidos no projeto, analisando características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), cronograma, recursos humanos, assim como tendências e demandas de mercado.
Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e direcionando a comercialização e veiculação de peças publicitárias e ações de propaganda conforme as estratégias e interesses de clientes e projetos.
Pode contribuir com a concepção criativa do projeto publicitário e o desenvolvimento de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, animação, vídeos, som, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Apresenta projeto publicitário e proposta de veiculação de peças e campanhas publicitárias para aprovação do cliente, evidenciando e explicando questões relativas aos serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, em diferentes contextos e para nichos de mercado diversos.
Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, avaliando a qualidade dos serviços de venda de publicidade e negociação de espaços em veículos de comunicação, sugerindo soluções, redirecionamentos ,novos mercados consumidores e mudanças no processo de comercialização, quando necessário Articula e viabiliza a compra de espaços publicitários em diferentes mídias e estabelece parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.
Elabora e propõe, em parceria com demais profissionais envolvidos no desenvolvimento da campanha publicitária, ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia.
Planeja e executa estratégias de prospecção e fidelização, aplicando métodos e técnicas de marketing, identificando potenciais clientes e parceiros, contatando-os, considerando as boas práticas de vendas Zela pela qualidade técnica e operacional dos serviços prestados, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (por exemplo, rádio, TV, sites, revistas e outdoors), relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Agenciador de propaganda
O profissional Agenciador de Publicidade deve contratar fornecedores, elaborar planejamento estratégico, demonstrar competências pessoais, vender serviços publicitários, desenvolver propaganda e promoções, pesquisar meios e veículos de comunicação, estruturar estratégia de projeto publicitário.
Condições de trabalho da profissão
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Agenciador de propaganda
Um Agenciador de propaganda deve comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, definir necessidades do cliente, sugerir mudanças no processo de comercialização, rever processo criativo, definir meios e veículos de comunicação, assumir riscos, demonstrar liderança, contribuir na concepção do leiaute da campanha, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, demonstrar habilidade de comunicação, manter relacionamento com veículos de comunicação, identificar necessidades do cliente, apresentar proposta de veiculação (plano de mídia), manter relacionamento com o cliente, acordar briefing com cliente, elaborar estratégia de mídia, negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade), trabalhar em equipe, solucionar problemas de pós-venda, demonstrar senso crítico, administrar conflitos, adaptar-se a situações adversas, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, interpretar expectativas do cliente, demonstrar habilidade de comunicação verbal, ponderar opiniões divergentes, demonstrar criatividade, identificar perfil dos veículos de comunicação, demonstrar dinamismo, adaptar linguagem ao público, detectar tendências de mercado, analisar perfil do público alvo, apresentar tabelas de preços, demonstrar capacidade de negociação, analisar concorrência, apresentar projeto para cliente, demonstrar senso de oportunidade, pesquisar novas recomendações, submeter projeto a aprovação do cliente, apontar novos nichos de mercado ou produtos, demonstrar poder de síntese, realizar negociações técnico-comerciais, antever cenários futuros, demonstrar proatividade, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, definir target (público alvo), sugerir novos mercados consumidores, avaliar qualidade das campanhas (projeto), pesquisar alternativas de mídia, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), comprar espaço na mídia, ajustar o projeto a pedido do cliente, demonstrar flexibilidade, procurar novos clientes e novos mercados, analisar demanda do cliente, determinar fornecedores, demonstrar senso estético, explicar formas de pagamento.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Agenciador de Publicidade ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Agenciador de Publicidade e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 6.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Agenciador de Publicidade em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Agenciador de Publicidade ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2024
O salário de Agenciador de Publicidade mostrado aqui é resultado do levantamento de 3903 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Agenciador de Publicidade com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Agenciador de Publicidade em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 39h | 2.666,65 | 2.770,01 | 3.909,12 | 14,15 | 5.20% |
Paraná | 43h | 2.363,51 | 2.455,11 | 3.464,73 | 11,29 | 5.80% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.709,56 | 2.814,57 | 3.972,01 | 13,13 | 5.50% |
Rio Grande do Sul | 43h | 2.202,30 | 2.287,65 | 3.228,40 | 10,62 | 5.10% |
Santa Catarina | 43h | 2.386,20 | 2.478,69 | 3.498,00 | 11,47 | 8.30% |
Minas Gerais | 43h | 1.935,15 | 2.010,15 | 2.836,79 | 9,39 | 4.80% |
Goiás | 44h | 2.665,88 | 2.769,20 | 3.907,98 | 12,68 | 5.60% |
Bahia | 44h | 1.908,85 | 1.982,83 | 2.798,23 | 9,11 | 7.00% |
Espírito Santo | 43h | 2.004,15 | 2.081,82 | 2.937,93 | 9,66 | 5.50% |
Distrito Federal | 43h | 2.344,13 | 2.434,99 | 3.436,33 | 11,39 | 6.70% |
Pará | 43h | 2.133,39 | 2.216,08 | 3.127,40 | 10,40 | 4.40% |
Mato Grosso | 43h | 1.590,99 | 1.652,65 | 2.332,27 | 7,76 | 5.20% |
Pernambuco | 42h | 2.193,01 | 2.278,01 | 3.214,79 | 10,85 | 7.80% |
Ceará | 44h | 1.864,24 | 1.936,50 | 2.732,84 | 8,85 | 4.80% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.639,74 | 1.703,29 | 2.403,73 | 7,76 | 4.50% |
Rondônia | 43h | 1.809,78 | 1.879,92 | 2.653,00 | 8,74 | 6.30% |
Paraíba | 44h | 1.657,84 | 1.722,09 | 2.430,27 | 7,83 | 6.30% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 1.842,89 | 1.914,32 | 2.701,54 | 8,94 | 4.90% |
Alagoas | 43h | 2.169,15 | 2.253,22 | 3.179,81 | 10,37 | 4.50% |
Sergipe | 44h | 1.547,10 | 1.607,06 | 2.267,93 | 7,30 | 6.00% |
Amazonas | 44h | 1.863,59 | 1.935,81 | 2.731,88 | 8,80 | 7.40% |
Maranhão | 43h | 1.472,27 | 1.529,33 | 2.158,24 | 7,12 | 7.60% |
Tocantins | 44h | 1.862,61 | 1.934,80 | 2.730,45 | 8,79 | 4.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Agenciador de Publicidade. |
Dissídio de Agenciador de Publicidade por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 4.160,46 | 4.321,70 | 6.098,92 | 20,14 | 6.60% |
Mogi das Cruzes, SP | 21 | 1.390,79 | 1.444,69 | 2.038,79 | 13,73 | 5.80% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.917,67 | 3.030,75 | 4.277,09 | 14,17 | 6.20% |
Goiânia, GO | 44 | 2.952,96 | 3.067,41 | 4.328,82 | 13,97 | 5.30% |
Curitiba, PR | 43 | 2.737,54 | 2.843,64 | 4.013,03 | 13,16 | 5.70% |
Brasília, DF | 43 | 2.344,13 | 2.434,99 | 3.436,33 | 11,39 | 6.10% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 2.427,53 | 2.521,62 | 3.558,58 | 12,05 | 4.40% |
Pinhais, PR | 44 | 2.661,06 | 2.764,19 | 3.900,91 | 12,56 | 8.00% |
Porto Alegre, RS | 43 | 2.211,07 | 2.296,77 | 3.241,27 | 10,68 | 4.80% |
Florianópolis, SC | 43 | 2.892,81 | 3.004,92 | 4.240,64 | 13,98 | 8.10% |
Joinville, SC | 44 | 2.801,47 | 2.910,04 | 4.106,74 | 13,36 | 5.20% |
São José dos Campos, SP | 43 | 2.219,79 | 2.305,83 | 3.254,05 | 10,83 | 5.10% |
Ponta Grossa, PR | 44 | 1.656,86 | 1.721,07 | 2.428,83 | 7,82 | 7.70% |
Ribeirão Preto, SP | 42 | 2.928,04 | 3.041,52 | 4.292,28 | 14,50 | 4.80% |
Barueri, SP | 44 | 2.689,30 | 2.793,53 | 3.942,31 | 12,70 | 6.30% |
Maringá, PR | 43 | 2.347,71 | 2.438,70 | 3.441,57 | 11,37 | 6.70% |
Campinas, SP | 43 | 2.214,17 | 2.299,99 | 3.245,81 | 10,60 | 5.40% |
São José do Rio Preto, SP | 43 | 2.115,80 | 2.197,80 | 3.101,61 | 10,25 | 7.40% |
Fortaleza, CE | 44 | 1.894,80 | 1.968,24 | 2.777,64 | 9,00 | 4.10% |
Cuiabá, MT | 44 | 1.503,62 | 1.561,90 | 2.204,20 | 7,10 | 8.10% |
Criciúma, SC | 44 | 2.307,29 | 2.396,71 | 3.382,32 | 10,89 | 7.30% |
Bauru, SP | 43 | 2.292,98 | 2.381,85 | 3.361,34 | 11,07 | 7.60% |
Londrina, PR | 43 | 2.156,31 | 2.239,88 | 3.160,99 | 10,33 | 4.90% |
Belém, PA | 42 | 2.272,68 | 2.360,76 | 3.331,58 | 11,18 | 7.70% |
Recife, PE | 42 | 2.487,36 | 2.583,77 | 3.646,29 | 12,40 | 5.80% |
Sorocaba, SP | 43 | 2.366,71 | 2.458,44 | 3.469,42 | 11,37 | 4.90% |
Vitoria, ES | 43 | 2.234,04 | 2.320,63 | 3.274,94 | 10,92 | 6.80% |
Juiz de Fora, MG | 42 | 1.428,99 | 1.484,38 | 2.094,79 | 7,14 | 6.80% |
Novo Hamburgo, RS | 44 | 2.753,54 | 2.860,26 | 4.036,49 | 13,13 | 7.70% |
Duque de Caxias, RJ | 43 | 2.873,14 | 2.984,50 | 4.211,81 | 13,96 | 5.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Agenciador de Publicidade. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Agenciador de Publicidade no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Agências de publicidade | 2.927,22 | 3.040,67 | 4.291,09 | 6.30% | |
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.807,62 | 1.877,67 | 2.649,83 | 5.00% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 1.374,61 | 1.427,88 | 2.015,07 | 5.50% | |
Atividades de televisão aberta | 4.400,28 | 4.570,82 | 6.450,48 | 7.10% | |
Comércio varejista de artigos de óptica | 1.643,07 | 1.706,75 | 2.408,61 | 5.50% | |
Marketing direto | 1.954,43 | 2.030,18 | 2.865,05 | 4.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.078,51 | 2.159,07 | 3.046,95 | 4.50% | |
Atividades de rádio | 2.373,13 | 2.465,11 | 3.478,83 | 8.10% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 1.881,16 | 1.954,07 | 2.757,64 | 5.80% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.126,94 | 2.209,37 | 3.117,93 | 5.30% | |
Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano | 3.632,25 | 3.773,03 | 5.324,61 | 5.60% | |
Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis | 1.737,62 | 1.804,97 | 2.547,22 | 5.90% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 6.10% | |
Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação | 2.980,86 | 3.096,39 | 4.369,72 | 6.50% | |
Consultoria em publicidade | 2.107,16 | 2.188,83 | 3.088,94 | 6.40% | |
Promoção de vendas | 1.789,56 | 1.858,92 | 2.623,36 | 6.20% | |
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza | 1.634,73 | 1.698,09 | 2.396,39 | 8.30% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 2.963,92 | 3.078,79 | 4.344,88 | 8.10% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 2.999,20 | 3.115,44 | 4.396,60 | 6.90% | |
Ensino de idiomas | 1.795,75 | 1.865,34 | 2.632,43 | 5.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |