O dissídio de Agenciador de Publicidade 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253140 no cargo de Agenciador de Publicidade.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.846,68

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.624 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 1.867,65

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

477 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Agências de Publicidade

R$ 5.255,73

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Agências de Publicidade

338 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Agenciador de propaganda Planeja, executa e avaliação estratégias e ações de comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando objetivos e expectativas de clientes, bem como os requisitos evidenciados em briefing (guia para execução do projeto) Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, articulando a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Agenciador de Publicidade

O Agenciador de propaganda identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Participa da elaboração de briefing para desenvolvimento de estratégias de mídia para produções publicitárias, em parceria e articulação com demais profissionais envolvidos no projeto, analisando características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), cronograma, recursos humanos, assim como tendências e demandas de mercado.

Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e direcionando a comercialização e veiculação de peças publicitárias e ações de propaganda conforme as estratégias e interesses de clientes e projetos.

Pode contribuir com a concepção criativa do projeto publicitário e o desenvolvimento de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, animação, vídeos, som, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Apresenta projeto publicitário e proposta de veiculação de peças e campanhas publicitárias para aprovação do cliente, evidenciando e explicando questões relativas aos serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, em diferentes contextos e para nichos de mercado diversos.

Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, avaliando a qualidade dos serviços de venda de publicidade e negociação de espaços em veículos de comunicação, sugerindo soluções, redirecionamentos ,novos mercados consumidores e mudanças no processo de comercialização, quando necessário Articula e viabiliza a compra de espaços publicitários em diferentes mídias e estabelece parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.

Elabora e propõe, em parceria com demais profissionais envolvidos no desenvolvimento da campanha publicitária, ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia.

Planeja e executa estratégias de prospecção e fidelização, aplicando métodos e técnicas de marketing, identificando potenciais clientes e parceiros, contatando-os, considerando as boas práticas de vendas Zela pela qualidade técnica e operacional dos serviços prestados, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (por exemplo, rádio, TV, sites, revistas e outdoors), relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.

Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Agenciador de propaganda

O profissional Agenciador de Publicidade deve vender serviços publicitários, estruturar estratégia de projeto publicitário, desenvolver propaganda e promoções, elaborar planejamento estratégico, pesquisar meios e veículos de comunicação, demonstrar competências pessoais, contratar fornecedores.

Condições de trabalho da profissão

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Agenciador de propaganda

Um Agenciador de propaganda deve definir target (público alvo), demonstrar criatividade, adaptar-se a situações adversas, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, demonstrar poder de síntese, comprar espaço na mídia, rever processo criativo, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, detectar tendências de mercado, assumir riscos, demonstrar habilidade de comunicação, identificar necessidades do cliente, determinar fornecedores, interpretar expectativas do cliente, demonstrar senso estético, manter relacionamento com veículos de comunicação, analisar demanda do cliente, solucionar problemas de pós-venda, identificar perfil dos veículos de comunicação, demonstrar liderança, elaborar estratégia de mídia, procurar novos clientes e novos mercados, demonstrar dinamismo, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, sugerir mudanças no processo de comercialização, apresentar tabelas de preços, antever cenários futuros, demonstrar capacidade de negociação, definir necessidades do cliente, submeter projeto a aprovação do cliente, demonstrar flexibilidade, pesquisar alternativas de mídia, adaptar linguagem ao público, pesquisar novas recomendações, sugerir novos mercados consumidores, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, analisar concorrência, apontar novos nichos de mercado ou produtos, explicar formas de pagamento, apresentar projeto para cliente, realizar negociações técnico-comerciais, demonstrar proatividade, apresentar proposta de veiculação (plano de mídia), demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, analisar perfil do público alvo, trabalhar em equipe, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), manter relacionamento com o cliente, demonstrar senso de oportunidade, ajustar o projeto a pedido do cliente, negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade), contribuir na concepção do leiaute da campanha, ponderar opiniões divergentes, administrar conflitos, demonstrar senso crítico, avaliar qualidade das campanhas (projeto), acordar briefing com cliente, definir meios e veículos de comunicação.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Agenciador de Publicidade ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Agenciador de Publicidade e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 4.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Agenciador de Publicidade em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Agenciador de Publicidade ficou em 8.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2025

O salário de Agenciador de Publicidade mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.197 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Agenciador de Publicidade com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Agenciador de Publicidade CBO 253140 salário