O dissídio de Agenciador de Propaganda 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253140 no cargo de Agenciador de Propaganda.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 2.814,57
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.535 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 4.321,70
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
461 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Agenciador de propaganda Planeja, executa e avaliação estratégias e ações de comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando objetivos e expectativas de clientes, bem como os requisitos evidenciados em briefing (guia para execução do projeto) Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, articulando a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Agenciador de Propaganda
O Agenciador de propaganda identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Participa da elaboração de briefing para desenvolvimento de estratégias de mídia para produções publicitárias, em parceria e articulação com demais profissionais envolvidos no projeto, analisando características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), cronograma, recursos humanos, assim como tendências e demandas de mercado.
Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e direcionando a comercialização e veiculação de peças publicitárias e ações de propaganda conforme as estratégias e interesses de clientes e projetos.
Pode contribuir com a concepção criativa do projeto publicitário e o desenvolvimento de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, animação, vídeos, som, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Apresenta projeto publicitário e proposta de veiculação de peças e campanhas publicitárias para aprovação do cliente, evidenciando e explicando questões relativas aos serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, em diferentes contextos e para nichos de mercado diversos.
Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, avaliando a qualidade dos serviços de venda de publicidade e negociação de espaços em veículos de comunicação, sugerindo soluções, redirecionamentos ,novos mercados consumidores e mudanças no processo de comercialização, quando necessário Articula e viabiliza a compra de espaços publicitários em diferentes mídias e estabelece parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.
Elabora e propõe, em parceria com demais profissionais envolvidos no desenvolvimento da campanha publicitária, ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia.
Planeja e executa estratégias de prospecção e fidelização, aplicando métodos e técnicas de marketing, identificando potenciais clientes e parceiros, contatando-os, considerando as boas práticas de vendas Zela pela qualidade técnica e operacional dos serviços prestados, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (por exemplo, rádio, TV, sites, revistas e outdoors), relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Agenciador de propaganda
O profissional Agenciador de Propaganda deve estruturar estratégia de projeto publicitário, elaborar planejamento estratégico, demonstrar competências pessoais, desenvolver propaganda e promoções, contratar fornecedores, vender serviços publicitários, pesquisar meios e veículos de comunicação.
Condições de trabalho da profissão
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Agenciador de propaganda
Um Agenciador de propaganda deve trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de negociação, sugerir novos mercados consumidores, negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade), realizar negociações técnico-comerciais, definir target (público alvo), analisar perfil do público alvo, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, manter relacionamento com o cliente, apresentar tabelas de preços, demonstrar habilidade de comunicação, administrar conflitos, rever processo criativo, adaptar linguagem ao público, elaborar estratégia de mídia, ponderar opiniões divergentes, procurar novos clientes e novos mercados, demonstrar poder de síntese, demonstrar criatividade, demonstrar liderança, apresentar projeto para cliente, interpretar expectativas do cliente, demonstrar dinamismo, contribuir na concepção do leiaute da campanha, demonstrar habilidade de comunicação verbal, pesquisar novas recomendações, explicar formas de pagamento, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, apresentar proposta de veiculação (plano de mídia), demonstrar senso de oportunidade, definir necessidades do cliente, assumir riscos, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), demonstrar proatividade, comprar espaço na mídia, avaliar qualidade das campanhas (projeto), antever cenários futuros, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, acordar briefing com cliente, analisar demanda do cliente, solucionar problemas de pós-venda, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, identificar perfil dos veículos de comunicação, demonstrar senso estético, ajustar o projeto a pedido do cliente, determinar fornecedores, manter relacionamento com veículos de comunicação, adaptar-se a situações adversas, detectar tendências de mercado, identificar necessidades do cliente, demonstrar senso crítico, definir meios e veículos de comunicação, demonstrar flexibilidade, pesquisar alternativas de mídia, apontar novos nichos de mercado ou produtos, analisar concorrência, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, submeter projeto a aprovação do cliente, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, sugerir mudanças no processo de comercialização.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Agenciador de Propaganda ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Agenciador de Propaganda e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 7.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Agenciador de Propaganda em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Agenciador de Propaganda ficou em 5.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2024
O salário de Agenciador de Propaganda mostrado aqui é resultado do levantamento de 3903 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Agenciador de Propaganda com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Agenciador de Propaganda em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 39h | 2.666,65 | 2.770,01 | 3.909,12 | 14,15 | 4.10% |
Paraná | 43h | 2.363,51 | 2.455,11 | 3.464,73 | 11,29 | 6.30% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.709,56 | 2.814,57 | 3.972,01 | 13,13 | 4.70% |
Rio Grande do Sul | 43h | 2.202,30 | 2.287,65 | 3.228,40 | 10,62 | 4.70% |
Santa Catarina | 43h | 2.386,20 | 2.478,69 | 3.498,00 | 11,47 | 4.30% |
Minas Gerais | 43h | 1.935,15 | 2.010,15 | 2.836,79 | 9,39 | 7.60% |
Goiás | 44h | 2.665,88 | 2.769,20 | 3.907,98 | 12,68 | 6.10% |
Bahia | 44h | 1.908,85 | 1.982,83 | 2.798,23 | 9,11 | 6.40% |
Espírito Santo | 43h | 2.004,15 | 2.081,82 | 2.937,93 | 9,66 | 7.90% |
Distrito Federal | 43h | 2.344,13 | 2.434,99 | 3.436,33 | 11,39 | 5.10% |
Pará | 43h | 2.133,39 | 2.216,08 | 3.127,40 | 10,40 | 8.20% |
Mato Grosso | 43h | 1.590,99 | 1.652,65 | 2.332,27 | 7,76 | 4.30% |
Pernambuco | 42h | 2.193,01 | 2.278,01 | 3.214,79 | 10,85 | 5.70% |
Ceará | 44h | 1.864,24 | 1.936,50 | 2.732,84 | 8,85 | 4.50% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.639,74 | 1.703,29 | 2.403,73 | 7,76 | 7.70% |
Rondônia | 43h | 1.809,78 | 1.879,92 | 2.653,00 | 8,74 | 4.40% |
Paraíba | 44h | 1.657,84 | 1.722,09 | 2.430,27 | 7,83 | 7.10% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 1.842,89 | 1.914,32 | 2.701,54 | 8,94 | 8.10% |
Alagoas | 43h | 2.169,15 | 2.253,22 | 3.179,81 | 10,37 | 6.60% |
Sergipe | 44h | 1.547,10 | 1.607,06 | 2.267,93 | 7,30 | 5.00% |
Amazonas | 44h | 1.863,59 | 1.935,81 | 2.731,88 | 8,80 | 6.80% |
Maranhão | 43h | 1.472,27 | 1.529,33 | 2.158,24 | 7,12 | 8.10% |
Tocantins | 44h | 1.862,61 | 1.934,80 | 2.730,45 | 8,79 | 7.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Agenciador de Propaganda. |
Dissídio de Agenciador de Propaganda por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 4.160,46 | 4.321,70 | 6.098,92 | 20,14 | 6.10% |
Mogi das Cruzes, SP | 21 | 1.390,79 | 1.444,69 | 2.038,79 | 13,73 | 6.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.917,67 | 3.030,75 | 4.277,09 | 14,17 | 7.60% |
Goiânia, GO | 44 | 2.952,96 | 3.067,41 | 4.328,82 | 13,97 | 7.40% |
Curitiba, PR | 43 | 2.737,54 | 2.843,64 | 4.013,03 | 13,16 | 7.50% |
Brasília, DF | 43 | 2.344,13 | 2.434,99 | 3.436,33 | 11,39 | 8.20% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 2.427,53 | 2.521,62 | 3.558,58 | 12,05 | 4.20% |
Pinhais, PR | 44 | 2.661,06 | 2.764,19 | 3.900,91 | 12,56 | 5.80% |
Porto Alegre, RS | 43 | 2.211,07 | 2.296,77 | 3.241,27 | 10,68 | 8.00% |
Florianópolis, SC | 43 | 2.892,81 | 3.004,92 | 4.240,64 | 13,98 | 4.20% |
Joinville, SC | 44 | 2.801,47 | 2.910,04 | 4.106,74 | 13,36 | 4.50% |
São José dos Campos, SP | 43 | 2.219,79 | 2.305,83 | 3.254,05 | 10,83 | 6.30% |
Ponta Grossa, PR | 44 | 1.656,86 | 1.721,07 | 2.428,83 | 7,82 | 6.80% |
Ribeirão Preto, SP | 42 | 2.928,04 | 3.041,52 | 4.292,28 | 14,50 | 4.90% |
Barueri, SP | 44 | 2.689,30 | 2.793,53 | 3.942,31 | 12,70 | 5.70% |
Maringá, PR | 43 | 2.347,71 | 2.438,70 | 3.441,57 | 11,37 | 8.00% |
Campinas, SP | 43 | 2.214,17 | 2.299,99 | 3.245,81 | 10,60 | 6.20% |
São José do Rio Preto, SP | 43 | 2.115,80 | 2.197,80 | 3.101,61 | 10,25 | 7.00% |
Fortaleza, CE | 44 | 1.894,80 | 1.968,24 | 2.777,64 | 9,00 | 5.60% |
Cuiabá, MT | 44 | 1.503,62 | 1.561,90 | 2.204,20 | 7,10 | 6.60% |
Criciúma, SC | 44 | 2.307,29 | 2.396,71 | 3.382,32 | 10,89 | 7.20% |
Bauru, SP | 43 | 2.292,98 | 2.381,85 | 3.361,34 | 11,07 | 6.80% |
Londrina, PR | 43 | 2.156,31 | 2.239,88 | 3.160,99 | 10,33 | 6.50% |
Belém, PA | 42 | 2.272,68 | 2.360,76 | 3.331,58 | 11,18 | 5.00% |
Recife, PE | 42 | 2.487,36 | 2.583,77 | 3.646,29 | 12,40 | 4.70% |
Sorocaba, SP | 43 | 2.366,71 | 2.458,44 | 3.469,42 | 11,37 | 4.50% |
Vitoria, ES | 43 | 2.234,04 | 2.320,63 | 3.274,94 | 10,92 | 6.00% |
Juiz de Fora, MG | 42 | 1.428,99 | 1.484,38 | 2.094,79 | 7,14 | 6.10% |
Novo Hamburgo, RS | 44 | 2.753,54 | 2.860,26 | 4.036,49 | 13,13 | 8.10% |
Duque de Caxias, RJ | 43 | 2.873,14 | 2.984,50 | 4.211,81 | 13,96 | 5.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Agenciador de Propaganda. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Agenciador de Propaganda no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Agências de publicidade | 2.927,22 | 3.040,67 | 4.291,09 | 5.20% | |
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.807,62 | 1.877,67 | 2.649,83 | 5.80% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 1.374,61 | 1.427,88 | 2.015,07 | 6.40% | |
Atividades de televisão aberta | 4.400,28 | 4.570,82 | 6.450,48 | 6.90% | |
Comércio varejista de artigos de óptica | 1.643,07 | 1.706,75 | 2.408,61 | 5.30% | |
Marketing direto | 1.954,43 | 2.030,18 | 2.865,05 | 4.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.078,51 | 2.159,07 | 3.046,95 | 4.30% | |
Atividades de rádio | 2.373,13 | 2.465,11 | 3.478,83 | 8.30% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 1.881,16 | 1.954,07 | 2.757,64 | 4.20% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.126,94 | 2.209,37 | 3.117,93 | 6.20% | |
Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano | 3.632,25 | 3.773,03 | 5.324,61 | 4.30% | |
Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis | 1.737,62 | 1.804,97 | 2.547,22 | 5.60% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 4.90% | |
Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação | 2.980,86 | 3.096,39 | 4.369,72 | 4.30% | |
Consultoria em publicidade | 2.107,16 | 2.188,83 | 3.088,94 | 5.70% | |
Promoção de vendas | 1.789,56 | 1.858,92 | 2.623,36 | 6.70% | |
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza | 1.634,73 | 1.698,09 | 2.396,39 | 6.00% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 2.963,92 | 3.078,79 | 4.344,88 | 6.50% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 2.999,20 | 3.115,44 | 4.396,60 | 5.90% | |
Ensino de idiomas | 1.795,75 | 1.865,34 | 2.632,43 | 6.80% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |