O dissídio de Dono de Hotel – Conta Própria 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141505 no cargo de Dono de Hotel – Conta Própria.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 6.124,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

917 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Barueri - SP

R$ 11.325,65

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

251 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de hotel Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de hotéis, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove produtos e serviços em empresas de hospedagem, supervisionando os serviços de reservas, de recepção, de governança, de apoio e outros.

Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões e outros meios de hospedagem Programa e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e instalações.

Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Dono de Hotel - Conta Própria

O Gerente de hotel planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas de hotelaria, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Gerencia serviços em hotéis e outros meios de hospedagem, definindo políticas de atendimento a clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de governança, de apoio (manutenção, segurança e informática).

Supervisiona atividades de recreação e lazer, caso sejam oferecidas Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações.

Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, identificando segmentos de turismo, definindo produtos, serviços e preços, montando pacotes hoteleiros para atendimentos turísticos, de lazer, gastronômicos e de negócios, incluindo locação de salões de eventos.

Define políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.

Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia Coordena as áreas operacionais de hotéis, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução.

Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução de obras.

Define a programação de atividades de lazer, recreação e eventos Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, degustado alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade.

Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo aos funcionários.

Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.

Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando fornecedores, elaborando cadastro, atendendo fornecedores, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento.

Autoriza compras Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades e de aplicações financeiras.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência Propõe reformas das instalações.

Fomenta parcerias com órgãos públicos e privados e participa da promoção de ações sociais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.

Funções do Gerente de hotel

O profissional Dono de Hotel - Conta Própria deve prestar assessoria, administrar Área de alimentos e bebidas, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, demonstrar competências pessoais, executar rotinas administrativas, gerenciar compras, administrar recursos financeiros, promover vendas de produtos e serviços, administrar pessoal, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Gerente de hotel

Um Gerente de hotel deve participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, degustar alimentos e bebidas, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, assumir responsabilidade, promover reuniões da equipe, atender fornecedores, administrar conflitos, acompanhar fluxo de caixa, supervisionar serviços de recepção, demonstrar dinamismo, administrar andamento de questões trabalhistas, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, participar na elaboração do plano estratégico, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, definir critérios de avaliação dos serviços, participar da elaboração de normas e procedimentos, coordenar logística para recebimento de produtos, atender fiscalizações, participar da promoção de ações sociais, supervisionar serviços de governança, definir benefícios aos funcionários, atender auditorias, controlar desperdícios, montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos), definir fornecedores, avaliar relatórios de desempenho, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, demonstrar senso de organização, elaborar relatórios gerenciais, demonstrar fluência verbal, elaborar carta de bebidas, supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática), supervisionar atividades de recreação e lazer, viabilizar treinamento, controlar estoque do almoxarifado, autorizar compras, propor reformas de instalações, negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, definir produtos, serviços e preços, definir parcerias com outras empresas, alocar recursos, relacionar-se com a mídia, supervisionar preparação de receitas, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, medir satisfação do cliente, controlar inventários, liderar equipes, definir políticas de atendimento a clientes, elaborar orçamento, participar na elaboração de planos de emergência, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, tomar decisões, motivar equipes, montar cadastro de fornecedores, acompanhar aplicações financeiras, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, supervisionar serviços de eventos, coordenar execução de obras, tratar sugestões e reclamações de clientes, participar na avaliação da política de marketing, identificar segmentos de turismo, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, avaliar necessidade treinamento, definir prioridades de execução dos serviços, definir padrões de serviços em hotéis, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, propor investimentos, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, criar planos de incentivo, supervisionar serviços de reservas, controlar qualidade dos serviços, controlar documentação, analisar previsões de mercado, elaborar cardápio, avaliar produtos e serviços adquiridos, definir critérios de seleção de pessoal, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, participar na definição da política financeira da empresa, definir equipes de trabalho, avaliar relatórios de atividades financeiras, pesquisar novas receitas, monitorar treinamento de funcionários, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, avaliar destinos, produtos e serviços prestados.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Dono de Hotel – Conta Própria ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Dono de Hotel – Conta Própria e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que ficou em 6.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Dono de Hotel – Conta Própria em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Dono de Hotel – Conta Própria ficou em 8.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação 2025

O salário de Dono de Hotel – Conta Própria mostrado aqui é resultado do levantamento de 3547 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Dono de Hotel – Conta Própria com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Dono de Hotel - Conta Própria CBO 141505 salário

Valor do salário na CCT 2025 de Dono de Hotel – Conta Própria em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Dono de Hotel - Conta Própria por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo 44h 4.804,75 4.990,97 7.043,41 22,93 5.80%
Rio de Janeiro 42h 3.405,61 3.537,60 4.992,37 16,83 7.20%
Minas Gerais 43h 3.094,44 3.214,37 4.536,21 15,01 8.30%
Santa Catarina 43h 3.817,82 3.965,79 5.596,64 18,35 5.90%
Bahia 43h 4.226,69 4.390,50 6.196,01 20,45 6.30%
Rio Grande do Sul 43h 3.802,44 3.949,81 5.574,09 18,19 4.40%
Paraná 44h 4.201,19 4.364,01 6.158,63 20,00 7.60%
Ceará 44h 3.734,56 3.879,30 5.474,58 17,81 8.20%
Pernambuco 44h 4.046,67 4.203,50 5.932,11 19,32 8.20%
Goiás 43h 3.770,63 3.916,77 5.527,46 18,31 7.00%
Alagoas 44h 5.895,51 6.124,00 8.642,37 28,02 7.10%
Mato Grosso 42h 3.044,90 3.162,91 4.463,60 15,01 6.70%
Espírito Santo 44h 2.772,16 2.879,60 4.063,78 13,23 4.90%
Mato Grosso do Sul 44h 3.095,80 3.215,78 4.538,21 14,71 7.40%
Pará 42h 2.761,69 2.868,73 4.048,44 13,54 7.90%
Rio Grande do Norte 44h 4.435,27 4.607,17 6.501,77 20,94 6.90%
Maranhão 43h 2.665,25 2.768,55 3.907,06 13,02 6.50%
Paraíba 43h 3.485,16 3.620,23 5.108,98 16,88 6.50%
Distrito Federal 43h 3.284,93 3.412,25 4.815,46 15,84 4.60%
Tocantins 42h 2.510,32 2.607,61 3.679,94 12,47 6.10%
Amazonas 44h 4.521,10 4.696,32 6.627,59 21,59 7.30%
Rondônia 44h 2.223,58 2.309,76 3.259,60 10,54 7.00%
Piauí 44h 1.981,64 2.058,44 2.904,93 9,38 7.30%
Amapá 39h 2.106,36 2.188,00 3.087,77 11,10 4.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Dono de Hotel - Conta Própria.

Dissídio de Dono de Hotel - Conta Própria por cidade

Quanto ganha um Dono de Hotel - Conta Própria nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Dono de Hotel - Conta Própria na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo, SP 43 7.086,53 7.361,18 10.388,32 33,90 7.90%
Rio de Janeiro, RJ 41 3.887,57 4.038,24 5.698,88 19,61 5.50%
Belo Horizonte, MG 43 4.257,49 4.422,49 6.241,16 20,56 6.00%
Porto Seguro, BA 43 3.915,46 4.067,21 5.739,78 18,88 6.50%
Armação de Búzios, RJ 44 3.279,09 3.406,18 4.806,91 15,62 8.10%
Curitiba, PR 44 4.806,46 4.992,75 7.045,91 22,69 7.40%
Maceió, AL 44 6.117,28 6.354,36 8.967,47 29,14 5.00%
Gramado, RS 44 4.223,83 4.387,53 6.191,82 20,13 5.70%
Campos do Jordao, SP 44 3.477,50 3.612,28 5.097,76 16,52 7.40%
Natal, RN 44 4.581,85 4.759,43 6.716,65 21,63 4.80%
Fortaleza, CE 43 3.403,41 3.535,32 4.989,15 16,44 8.30%
Brasília, DF 43 3.284,93 3.412,25 4.815,46 15,84 6.10%
Angra dos Reis, RJ 42 3.307,49 3.435,68 4.848,53 16,40 5.90%
Recife, PE 44 5.255,95 5.459,66 7.704,83 25,08 5.90%
Foz do Iguaçu, PR 44 4.157,70 4.318,84 6.094,88 19,75 6.20%
Barueri, SP 44 10.903,08 11.325,65 15.983,09 51,64 8.30%
Salvador, BA 44 7.173,96 7.452,00 10.516,49 34,19 5.50%
Porto Alegre, RS 43 4.420,88 4.592,22 6.480,68 21,22 4.10%
Goiânia, GO 43 4.096,67 4.255,44 6.005,41 19,91 4.20%
Ubatuba, SP 44 3.059,27 3.177,84 4.484,66 14,44 7.60%
Ipojuca, PE 44 4.377,49 4.547,15 6.417,07 20,67 5.30%
Florianópolis, SC 44 4.901,15 5.091,11 7.184,72 23,30 5.30%
Ribeirão Preto, SP 44 6.018,34 6.251,59 8.822,43 28,42 6.40%
Jijoca de Jericoacoara, CE 43 1.815,09 1.885,44 2.660,79 8,72 5.20%
Contagem, MG 43 2.136,57 2.219,38 3.132,05 10,32 5.50%
Manaus, AM 44 4.807,11 4.993,42 7.046,86 22,83 7.50%
Pirenópolis, GO 44 2.283,26 2.371,75 3.347,08 10,84 6.50%
Camanducaia, MG 44 3.132,21 3.253,60 4.591,58 14,79 6.80%
Uberlândia, MG 44 4.019,53 4.175,32 5.892,33 18,98 7.80%
Ilhabela, SP 44 2.593,17 2.693,68 3.801,40 12,24 6.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Dono de Hotel - Conta Própria. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Dono de Hotel - Conta Própria no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2025 (%)
Hotéis 4.165,36 4.326,80 6.106,11 6.50%
Motéis 2.404,80 2.498,00 3.525,25 7.10%
Condomínios prediais 7.523,79 7.815,39 11.029,31 5.20%
Outros alojamentos 2.875,84 2.987,30 4.215,77 4.70%
Restaurantes e similares 2.850,09 2.960,55 4.178,02 5.90%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.587,46 1.648,98 2.327,09 8.30%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 2.386,55 2.479,04 3.498,50 7.50%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 5.517,26 5.731,09 8.087,89 7.60%
Apart-hotéis 5.050,45 5.246,19 7.403,58 7.90%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.290,59 3.418,12 4.823,75 7.30%
Atividades de exibição cinematográfica 2.148,39 2.231,66 3.149,38 6.40%
Limpeza em prédios e em domicílios 1.760,25 1.828,47 2.580,40 4.90%
Albergues, exceto assistenciais 2.403,89 2.497,06 3.523,93 6.80%
Pensões (alojamento) 3.207,38 3.331,69 4.701,78 5.70%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 5.160,22 5.360,21 7.564,50 6.90%
Agências de viagens 2.476,86 2.572,86 3.630,89 7.70%
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente 5.919,20 6.148,62 8.677,11 7.20%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 5.430,23 5.640,69 7.960,31 5.70%
Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê 2.874,43 2.985,83 4.213,70 5.80%
Locação de mão-de-obra temporária 2.986,66 3.102,41 4.378,22 6.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.