O dissídio de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141420 no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 6.594,41

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.528 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Barueri - SP

R$ 11.093,19

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

510 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia operações de manutenção e assistência técnica em empresas de pequeno, médio e grande portes, em redes de setores, tais como eletrônicos, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, entre outros, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos atendimentos e serviços Usa tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações Pesquisa o setor de manutenção, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas.

Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental

O que faz um Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica)

O Gerente de operações de serviços de assistência técnica planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas de assistência técnica e manutenção, garantindo que todas as tarefas, operações, serviços e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados definidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como acompanhamento dos serviços prestados, controle de custos, análise de margens de lucro, gestão de orçamento, precificação de serviços e busca por oportunidades de melhoria financeira, podendo utilizar recursos de inteligência dos negócios (Business Intelligence - BI) para análises baseadas em inteligência artificial (IA).

Administra suprimentos e operações de manutenção, garantindo atendimentos, agendamento de visitas técnicas, gestão de fluxo de trabalho e controle de qualidade, gestão de estoque de peças e garantia de cumprimento dos prazos de reparo, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e de acordo com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria, podendo utilizar métodos como Lean Six Sigma para otimizar os processos operacionais Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.

Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, serviços e manutenção, bem como garante o descarte adequado de resíduos contaminantes, observando conformidade de especificações e de prazos.

Pode realizar o gerenciamento de projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a empresa Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor de manutenção, como o uso de Internet das Coisas (IoT) para monitoramento e diagnóstico de problemas remotamente, facilitando a identificação prévia de falhas e a oferta de soluções mais rápidas.

Pode orientar o uso de realidade aumentada para auxiliar os técnicos no reparo de equipamentos complexos, fornecendo informações em tempo real e guias visuais.

Promove a automação de processos, adotando sistemas para agilizar tarefas repetitivas e reduzir erros, para o gerenciamento de serviços e de atendimento ao cliente, automatizando o agendamento de visitas, o rastreamento de equipamentos, o gerenciamento de peças de reposição e o registro de atividades Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja de assistência técnica.

Funções do Gerente de operações de serviços de assistência técnica

O profissional Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) deve promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, gerir recursos materiais e financeiros, assessorar diretoria e setores da empresa, demonstrar competências pessoais, atender aos clientes, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços), estruturar equipes de trabalho, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Um Gerente de operações de serviços de assistência técnica deve gerir custos, medir resultados de treinamento, sugerir inovações, zelar pela organização do local de trabalho, supervisionar os serviços de reparação e consertos, determinar perfis profissionais, evidenciar equilíbrio emocional, controlar o cumprimento de normas, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, preparar relatórios para a diretoria, implantar técnicas de vendas, acompanhar a execução orçamentária, avaliar desempenho, divulgar mercadorias e serviços, atender agentes de fiscalização, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, auxiliar em testes de campo de novos produtos, captar recursos, recepcionar mercadorias, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, prover ações de preservação ambiental, recomendar promoção de funcionários, estimular a motivação das equipes, sugerir melhoria em mercadorias, gerir investimentos, cooperar na definição de projetos, revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), representar a empresa, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, implementar reciclagem de funcionários, negociar preços e condições de pagamento, apreciar inovações organizacionais, promover programas prevencionistas, revisar manuais de procedimentos, realizar reuniões com a equipe, elaborar plano de investimentos, providenciar contratação e desligamento de funcionários, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, planejar compras e locações, opinar sobre condições e prioridades de projetos, colaborar na definição de epi e epc, designar equipe para projeto, gerir compras, buscar atualização profissional, elaborar normas e instruções, delegar atribuições, demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), expressar-se gestualmente, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, mediar relação entre funcionário e empresa, transferir numerário para o banco, analisar tendências do mercado, cobrar resultados, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, pesquisar a satisfação dos clientes, resolver reclamações de clientes, argumentar com convicção (persuasão), definir estratégias de terceirização, liberar mercadorias para entrega, remanejar leiaute, estabelecer escala de férias e de folgas, examinar currículos, autorizar pagamentos e recebimentos, participar de reuniões, acompanhar auditoria interna e externa, inspecionar as condições das mercadorias expostas, sugerir investimentos, gerenciar contratos de serviços, orientar clientes, formular incentivos de produtividade, definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), redigir comunicados e normas, agir com dinamismo, administrar conflitos entre funcionários, providenciar integração de funcionários, exercitar a autonomia, entrevistar candidatos, operar equipamentos de informática, planejar racionalização do uso de recursos, propor compra de novos itens, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, exercer liderança, identificar necessidade de contratação de pessoal, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, informar funcionários sobre seus desempenhos, expressar-se oralmente, administrar horas trabalhadas, horas extras, manter apresentação pessoal, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, gerir estoques, demonstrar motivação, monitorar o andamento de projetos, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), otimizar o espaço físico da loja (modulação), planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, administrar remanejamentos, fazer orçamentos, contratar serviços, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), instruir subordinados, coordenar inventário de mercadorias para balanço, avaliar nível de satisfação das equipes, averiguar comportamento dos concorrentes, acompanhar rotinas administrativas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) ficou em 7.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 7.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) ficou em 7.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2024

O salário de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) mostrado aqui é resultado do levantamento de 5196 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) CBO 141420 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 6.348,36 6.594,41 9.306,22 30,29 5.50%
Minas Gerais 43h 4.426,38 4.597,93 6.488,73 21,30 5.00%
Paraná 44h 4.606,93 4.785,48 6.753,41 21,94 7.40%
Santa Catarina 44h 3.883,45 4.033,96 5.692,85 18,44 7.40%
Rio de Janeiro 43h 4.351,91 4.520,58 6.379,58 20,98 7.70%
Mato Grosso 44h 3.677,35 3.819,87 5.390,72 17,49 5.00%
Rio Grande do Sul 44h 3.748,96 3.894,26 5.495,70 17,86 7.00%
Goiás 44h 3.798,67 3.945,90 5.568,57 18,03 4.70%
Bahia 44h 3.207,26 3.331,56 4.701,60 15,29 4.60%
Mato Grosso do Sul 43h 3.997,79 4.152,73 5.860,46 19,13 5.90%
Pará 44h 3.466,11 3.600,45 5.081,06 16,49 4.70%
Espírito Santo 43h 3.936,56 4.089,13 5.770,71 18,93 5.80%
Pernambuco 43h 4.614,02 4.792,84 6.763,80 22,07 6.80%
Tocantins 44h 3.700,85 3.844,28 5.425,17 17,60 6.70%
Distrito Federal 43h 3.290,15 3.417,67 4.823,12 16,05 5.30%
Ceará 44h 3.559,80 3.697,77 5.218,41 16,94 7.90%
Rondônia 44h 2.768,62 2.875,92 4.058,59 13,13 7.00%
Amazonas 44h 4.588,70 4.766,55 6.726,70 21,84 6.40%
Maranhão 44h 3.409,96 3.542,12 4.998,75 16,17 5.60%
Rio Grande do Norte 43h 2.768,17 2.875,45 4.057,92 13,31 7.10%
Paraíba 43h 2.445,21 2.539,98 3.584,49 11,77 6.90%
Alagoas 43h 2.829,83 2.939,50 4.148,32 13,70 7.10%
Sergipe 44h 3.126,85 3.248,03 4.583,72 14,90 5.70%
Piauí 44h 3.798,18 3.945,39 5.567,85 18,12 8.20%
Roraima 43h 2.311,99 2.401,59 3.389,20 11,10 6.40%
Amapá 43h 5.980,97 6.212,78 8.767,66 28,73 6.20%
Acre 44h 2.222,21 2.308,33 3.257,59 10,49 6.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica).

Dissídio de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) por cidade

Quanto ganha um Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 8.542,69 8.873,78 12.522,95 40,97 4.90%
Rio de Janeiro, RJ 43 4.401,03 4.571,60 6.451,59 21,22 6.40%
Cotia, SP 44 2.639,29 2.741,59 3.869,01 12,50 5.90%
Belo Horizonte, MG 43 6.189,22 6.429,10 9.072,94 29,76 8.20%
Goiânia, GO 44 3.644,10 3.785,34 5.341,98 17,33 6.00%
Curitiba, PR 43 6.017,07 6.250,27 8.820,57 28,83 6.70%
Brasília, DF 43 3.290,15 3.417,67 4.823,12 16,05 5.50%
Campo Grande, MS 44 3.836,04 3.984,72 5.623,35 18,30 6.40%
Barueri, SP 43 10.679,29 11.093,19 15.655,04 52,12 4.30%
Porto Alegre, RS 43 3.101,41 3.221,61 4.546,44 14,92 8.20%
Manaus, AM 44 4.637,13 4.816,85 6.797,68 22,08 7.20%
Cuiabá, MT 43 5.189,07 5.390,18 7.606,78 24,89 7.20%
Guarulhos, SP 44 6.560,81 6.815,09 9.617,66 31,19 7.40%
Ribeirão Preto, SP 44 4.305,67 4.472,55 6.311,79 20,45 4.90%
Fortaleza, CE 44 3.399,63 3.531,39 4.983,60 16,24 6.20%
Ponta Grossa, PR 44 5.947,94 6.178,47 8.719,24 28,15 5.30%
Campinas, SP 44 7.422,93 7.710,62 10.881,46 35,13 5.40%
Salvador, BA 44 3.815,31 3.963,18 5.592,96 18,01 6.30%
Recife, PE 44 4.028,80 4.184,94 5.905,91 19,19 7.80%
Joinville, SC 44 4.265,12 4.430,42 6.252,35 20,17 7.80%
Sorocaba, SP 44 6.145,27 6.383,44 9.008,50 29,27 6.20%
Florianópolis, SC 42 3.464,66 3.598,94 5.078,93 16,97 4.90%
Maringá, PR 44 3.769,86 3.915,97 5.526,33 17,80 6.70%
São José do Rio Preto, SP 44 3.935,51 4.088,04 5.769,16 18,64 4.80%
São José dos Campos, SP 44 4.728,57 4.911,83 6.931,73 22,53 6.00%
Chapeco, SC 44 3.431,57 3.564,57 5.030,42 16,20 7.90%
São Bernardo do Campo, SP 44 5.868,36 6.095,80 8.602,57 27,84 8.00%
Londrina, PR 44 4.591,36 4.769,31 6.730,59 21,88 7.80%
Contagem, MG 44 5.531,58 5.745,97 8.108,89 26,28 5.70%
São Luís, MA 44 3.506,44 3.642,34 5.140,18 16,64 5.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 4.355,13 4.523,92 6.384,30 7.50%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.883,57 2.995,33 4.227,09 6.00%
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 2.887,24 2.999,14 4.232,48 6.70%
Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário 5.578,98 5.795,20 8.178,36 5.60%
Locação de mão-de-obra temporária 2.265,43 2.353,23 3.320,94 4.20%
Comércio por atacado de caminhões novos e usados 4.830,51 5.017,72 7.081,16 4.90%
Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar 3.107,15 3.227,57 4.554,85 6.70%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 4.667,34 4.848,23 6.841,97 6.30%
Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas 2.629,22 2.731,12 3.854,24 5.50%
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 3.079,47 3.198,82 4.514,28 6.10%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 3.978,29 4.132,48 5.831,87 7.70%
Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores 2.829,16 2.938,81 4.147,34 6.40%
Comércio varejista de outros produtos 4.737,96 4.921,59 6.945,49 4.10%
Serviços de comunicação multimídia - scm 5.164,61 5.364,78 7.570,93 6.70%
Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores 7.013,88 7.285,71 10.281,82 7.90%
Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos 10.149,22 10.542,58 14.878,00 8.30%
Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção 7.540,72 7.832,98 11.054,13 4.80%
Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação 2.611,72 2.712,94 3.828,58 5.30%
Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores 3.080,24 3.199,63 4.515,41 7.70%
Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório 3.968,29 4.122,09 5.817,21 4.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.