O dissídio de Camareira de Hotel 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 513315 no cargo de Camareira de Hotel.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.298,64
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
32.673 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.515,51
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
10.076 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Intermediação e Agenciamento de Serviços e Negócios em Geral
R$ 3.209,91
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Hotéis
79.644 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Camareiro de hotel executa processos de limpeza, higienização e arrumação de unidades habitacionais, para a chegada e a permanência de hóspedes Planeja o trabalho, verificando recomendações e prioridades e organizando equipamentos e materiais.
Limpa e organiza áreas sociais e de circulação Confere o consumo de itens do frigobar e registra não conformidades entre itens de checklist e os itens disponíveis na unidade Cumpre normas e procedimentos dos meios de hospedagem, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção do meio ambiente.
O que faz um Camareira de Hotel
O Camareiro de hotel planeja o trabalho, verificando recomendações e prioridades estabelecidas pela chefia imediata ou registradas em documentos do setor de governança Organiza equipamentos e materiais, separando os itens para uso imediato nas unidades habitacionais e abastecendo o ponto de apoio com utensílios, produtos de limpeza e itens de reposição.
Registra, em formulário específico de sistema informatizado, os itens para uso imediato e para abastecimento do ponto de apoio.
Faz a arrumação e a limpeza da unidade, zelando pelos objetos pessoais dos hóspedes e respeitando seus hábitos, suas preferências e sua cultura Areja o ambiente.
Retira o pó da mobília e dos demais itens Limpa piso e rodapés do quarto, utilizando produtos adequados ao tipo de revestimento.
Aspira pó de tapetes ou carpetes.
Limpa e higieniza o banheiro, usando produtos específicos para louças, metais e superfícies Repõe toalhas, papel higiênico e kits de sabonete, xampu, touca, dentre outros itens (“amenities”).
Troca roupas de cama, encaminhando as substituídas para a lavanderia.
Quando solicitado pelo hóspede, pode encaminhar as roupas por ele indicadas para a lavanderia, registrando o pedido Limpa e desinfeta controles remotos, interruptores, botões, telefones e outros objetos Recolhe o lixo, seguindo procedimento estabelecido e providenciando destinação adequada.
Confere e repõe itens do minibar, observando sua validade e sua conservação e registrando o consumo Lava ou troca copos Repõe itens de papelaria na mesa ou em outro móvel.
Organiza ambientes, limpando varanda e posicionando móveis conforme padrão do estabelecimento Fecha a porta do apartamento e preenche relatório do serviço realizado.
Realiza vistoria de checkout, conferindo o consumo de itens do frigobar Pode registrar não conformidades encontradas nas conferências dos itens de checklist em relação aos itens disponíveis na unidade, encaminhando as diferenças para os setores responsáveis Limpa e organiza áreas sociais e de circulação do estabelecimento.
Interage com demais profissionais da equipe de governança Pode relatar a presença de pessoas estranhas nos andares ou problemas ocorridos com hóspedes Registra objetos esquecidos.
Presta informações a hóspedes e transmite as sugestões deles para a governança Solicita manutenção de equipamentos e instalações Requisita materiais para o almoxarifado.
.
Funções do Camareiro de hotel
O profissional Camareira de Hotel deve organizar vestuário e figurinos de clientes e atores, planejar o trabalho, vistoriar apartamentos, camarotes, camarins e locais de encenações, requisitar materiais e serviços, cuidar de vestuário e figurinos de clientes e atores, comunicar-se, atender hóspedes e atores, arrumar apartamentos, camarotes e camarins, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Camareiros, roupeiros os camareiros de hotel e de televisão têm vínculo formal de emprego. Atuam nos ramos de atividade de hotelaria, alimentação, atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional. O ambiente de trabalho é fechado, com exceção dos que trabalham em televisão ou cinema que, eventualmente, podem trabalhar a céu aberto. O horário de trabalho é diurno, podendo haver rodízio de turnos no caso dos trabalhadores de hotéis.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao emprego ocorre por meio de cursos profissionalizantes básicos de até duzentas horas-aula. Os empregos de camareiro de embarcações e de hotel são acessíveis a pessoas sem experiência profissional e com escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental. Para as outras ocupações da família é exigido de um a dois anos de experiência e escolaridade de 4ª a 7ª séries do ensino fundamental.
Atividades exercidas por um Camareiro de hotel
Um Camareiro de hotel deve aprontar o apartamento de acordo com as solicitações dos hóspedes, organizar materiais e equipamentos de uso diário, manifestar solidariedade, registrar objetos esquecidos por hóspedes e atores, abastecer o mini bar, verificar o estado de móveis e instalações, repor acessórios do quarto e do banheiro, manifestar preocupação com detalhes, verificar o apartamento na saída do hóspede, avaliar a qualidade do serviço executado, participar de reuniões, aspirar carpete, estofados, cortinas e colchões, preparar o ambiente para desinfecção e desinfestação dos apartamentos e camarins, demonstrar agilidade, atuar em situações de emergências, limpar banheiros, conferir o enxoval do quarto e do banheiro, trabalhar em conformidade com o manual de procedimentos, atender necessidades pessoais específicas de hóspedes e atores, transmitir sugestões dos hóspedes para a governança, trabalhar em equipe, pentear carpete e tapetes, virar os colchões, estimar prazos necessários para execução dos serviços, solucionar problemas relativos ao local de trabalho, comunicar-se via telefone, bip e rádio, realizar abertura de camas, demonstrar discrição, demonstrar flexibilidade, demonstrar asseio, engraxar sapatos, desfazer as malas dos hóspedes quando solicitado, relatar barulhos e ruídos suspeitos nos apartamentos, camarotes e camarins, priorizar limpeza dos apartamentos e camarotes reservados, solicitar manutenção de equipamentos e instalações, manter silencio, acompanhar a mudança do hóspede de apartamento, demonstrar comportamento ético, informar problemas ocorridos com hóspedes, elenco e colaboradores, zelar pelos pertences pessoais dos hóspedes e atores, requisitar materiais para o almoxarifado, trocar roupas de cama e banho, arrumar camas, zelar pelo conforto acústico da área em que atua, executar limpeza periódica profunda, evidenciar capacidade de conviver com diferentes pessoas, relatar a situação de ocupação do apartamento, limpar quartos, relatar a presença de pessoas estranhas nos andares e camarins, verificar o funcionamento dos equipamentos, participar de programas de treinamento, remover manchas de carpete, demonstrar boas maneiras, arrumar malas dos hóspedes quando solicitado, cumprir procedimentos pré-estabelecidos para atendimento personalizado, demonstrar atenção, manifestar segurança, controlar o envio e a devolução de roupas dos hóspedes da lavanderia, evidenciar criatividade, verificar o consumo do minibar, abastecer o carrinho suporte para arrumação dos apartamentos, dialogar com hóspedes e elenco, demonstrar responsabilidade, fazer ajustes e consertos em figurinos e vestuário, preparar o apartamento para manutenção preventiva, substituir lâmpadas, solicitar reposição de materiais e equipamentos em falta.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Camareira de Hotel ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Camareira de Hotel e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Camareiros, roupeiros que ficou em 5.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Camareira de Hotel em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Camareira de Hotel ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Camareiros, roupeiros 2025
O salário de Camareira de Hotel mostrado aqui é resultado do levantamento de 138.309 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Camareiros, roupeiros que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Camareira de Hotel com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: