O dissídio de Operador Internacional (telefonia) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422210 no cargo de Operador Internacional (telefonia).

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 1.860,73

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11.173 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 1.716,97

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

9.665 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Extração de Petróleo e Gás Natural

R$ 4.469,15

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Teleatendimento

17.614 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Teleoperador opera plataforma de atendimento telefônico, direcionando chamadas, fornecendo informações e auxiliando usuários Programa, viabiliza e acompanha chamadas que demandam serviço de intérprete e tecnologias diferenciadas.

Organiza e atualiza banco de dados e cadastros Arquiva registros de ligações efetuadas e recebidas Atua em conformidade com as normas nacionais e internacionais de telecomunicações, com protocolos de atendimento da operadora e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.

O que faz um Operador Internacional (telefonia)

O Teleoperador opera plataforma de atendimento telefônico, com equipamentos e sistema de telefonia digital - integração entre computador e telefonia -, de telefonia móvel corporativa ou de telefonia analógica Atua em centrais de atendimento e em áreas de apoio de instituições e empresas de diversos segmentos.

Atende ligações, direcionando chamadas locais, nacionais e internacionais.

Fornece informações, pesquisando arquivos, bancos de dados ou materiais de referência para responder às perguntas feitas pelo usuário Programa, viabiliza e acompanha - além de chamadas convencionais - chamadas que demandam serviço de intérprete e tecnologias diferenciadas, como entre pessoas falando em diferentes idiomas, entre surdos e ouvintes e entre bordo-terra e terra-bordo.

Oferece auxílio a pessoas que estão em situações de emergência Pode realizar e transferir chamadas locais, nacionais e internacionais, conforme solicitações internas e demandas externas.

Arquiva registros de ligações efetuadas e recebidas e dados sobre os atendimentos.

Tarifa e informa valor de ligações telefônicas Além de telefone, comunica-se por meio de mensagens eletrônicas.

Digita, revisa, envia e arquiva e-mails.

Organiza banco de dados e cadastros, registrando e atualizando informações, tais como números de telefone, produtos e serviços da empresa ou instituição e relações de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Pode comunicar-se em língua estrangeira.

Funções do Teleoperador

O profissional Operador Internacional (telefonia) deve operar equipamentos, monitorar atendimentos, demonstrar competências pessoais, cadastrar informações, comunicar-se, elaborar escalas de trabalho, fornecer informações, atender o cliente, prestar serviços.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.

Atividades exercidas por um Teleoperador

Um Teleoperador deve demonstrar cordialidade, demonstrar imparcialidade, sondar tipo de solicitação de serviço, informar horário de atendimento, demonstrar agilidade, direcionar cliente a outros serviços, pronunciar-se claramente, consultar terminal de informações, identificar-se (nome do atendente), preencher bilhete, informar números de telefones nacionais e internacionais, demonstrar paciência, pesquisar restrições do telefone, registrar pendências de informações, completar ligações terra-bordo e bordo-terra, demonstrar prontidão, acompanhar ligação, informar fuso-horário, registrar reclamações de trote, cadastrar números de telefones, ler mensagem para cliente, manter sigilo, informar valor de ligações concluídas via operador, adequar o tom de voz, sugerir agenda de folgas, demonstrar segurança, pesquisar banco de dados telefônico, especificar atendimentos diários, identificar código de serviço na tela do computador, averiguar números solicitados no exterior, localizar pessoas, digitar mensagem, programar mensagem, demonstrar respeito com o cliente, informar códigos de área nacionais e internacionais, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, completar chamadas nacionais e internacionais, informar números de telefones internos, consultar banco de dados de procedimentos via internet, transmitir informações corretamente, digitar teclados, conservar equipamentos de trabalho, demonstrar autocontrole, pesquisar normas para ligações internacionais (info), ouvir o cliente, falar formalmente, operar plataforma de atendimento telefônico, identificar necessidades do cliente, demonstrar objetividade, dominar o idioma inglês, solicitar auxílio de operadoras internacionais, intermediar ligação entre surdo e ouvinte, escutar atentamente (saber ouvir), interceptar ligações, informar tarifas, demonstrar capacidade de assimilação, saudar o cliente, identificar tipo de chamada, demonstrar entusiasmo, higienizar equipamentos de trabalho, agendar chamadas com intérprete, atentar para comunicados na tela do computador, retornar contato com cliente, transferir chamadas internas e externas, responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais, identificar origem da chamada, comunicar-se em outros idiomas, demonstrar pontualidade, informar alteração de número telefônico, encaminhar reclamações ao supervisor.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Operador Internacional (telefonia) ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador Internacional (telefonia) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telefonia que ficou em 7.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador Internacional (telefonia) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador Internacional (telefonia) ficou em 9.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telefonia 2025

O salário de Operador Internacional (telefonia) mostrado aqui é resultado do levantamento de 20.419 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telefonia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador Internacional (telefonia) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador Internacional (telefonia) CBO 422210 salário