O dissídio de Telefonista 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422205 no cargo de Telefonista.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.018,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

4.447 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 1.645,82

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.406 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional

R$ 2.491,46

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Limpeza em Prédios e em Domicílios

1.601 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.

Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.

Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Telefonista

O Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.

Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.

Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.

Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.

Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.

Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.

Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.

Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do Telefonista

O profissional Telefonista deve comunicar-se, prestar serviços, atender o cliente, operar equipamentos, fornecer informações, treinar funcionários, demonstrar competências pessoais, elaborar escalas de trabalho, cadastrar informações, monitorar atendimentos.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.

Atividades exercidas por um Telefonista

Um Telefonista deve reorientar práticas de trabalho (reciclagem), comunicar-se em outros idiomas, saudar o cliente, demonstrar cordialidade, demonstrar capacidade de assimilação, informar códigos de área nacionais e internacionais, interpretar mensagem do cliente, dominar o idioma inglês, fazer monitoria ativa, informar valor de ligações concluídas via operador, escutar atentamente (saber ouvir), verificar cumprimento das normas de atendimento, informar endereços da empresa e filiais, registrar pendências de informações, propor medidas corretivas, demonstrar entusiasmo, acompanhar ligação, identificar-se (nome do atendente), demonstrar respeito com o cliente, consultar banco de dados de procedimentos via internet, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, operar pabx, manter sigilo, higienizar equipamentos de trabalho, bloquear ligações, atualizar cadastro, identificar tipo de chamada, demonstrar agilidade, preencher boleto de tarifa, sondar tipo de solicitação de serviço, transferir chamadas internas e externas, falar formalmente, consultar terminal de informações, ouvir o cliente, cadastrar telefone e ramal de funcionários, transmitir informações corretamente, responder a questionários de avaliação interna, demonstrar segurança, pronunciar-se claramente, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, cadastrar números de telefones, anotar recados, operar plataforma de atendimento telefônico, programar pabx, transmitir normas de atendimento padrão, informar alteração de número telefônico, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, atualizar painel de informações de eventos, adequar o tom de voz, digitar teclados, interceptar ligações, identificar necessidades do cliente, informar números de telefones internos, informar fuso-horário, despertar hóspedes pelo telefone, demonstrar objetividade, identificar código de serviço na tela do computador, lançar ligações manualmente, informar tarifas, informar sobre eventos e cursos, demonstrar imparcialidade, redigir ordens de serviço, direcionar cliente a outros serviços, completar chamadas nacionais e internacionais, transmitir recados, encaminhar reclamações ao supervisor, demonstrar pontualidade, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, sugerir agenda de folgas, gravar informações, cadastrar telefone e ramais de empresas, identificar origem da chamada, preencher livros de ocorrências diárias, informar ramais, demonstrar autocontrole, solicitar auxílio de operadoras internacionais, demonstrar prontidão, retornar contato com cliente, registrar reclamações de trote, demonstrar paciência, conservar equipamentos de trabalho, acionar despertador automático, pesquisar banco de dados telefônico, identificar pontos de melhoria, participar de cursos específicos, localizar pessoas, informar horário de atendimento.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Telefonista ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Telefonista e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telefonia que ficou em 4.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Telefonista em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Telefonista ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telefonia 2025

O salário de Telefonista mostrado aqui é resultado do levantamento de 18.121 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telefonia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Telefonista com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Telefonista CBO 422205 salário