O dissídio de Telefonista 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422205 no cargo de Telefonista.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.941,08
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
4.021 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Caratinga - MG
R$ 2.742,97
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.344 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Telefonista
O Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.
Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.
Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.
Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.
Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.
Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.
Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do Telefonista
O profissional Telefonista deve fornecer informações, demonstrar competências pessoais, cadastrar informações, prestar serviços, elaborar escalas de trabalho, monitorar atendimentos, atender o cliente, comunicar-se, operar equipamentos, treinar funcionários.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Telefonista
Um Telefonista deve cadastrar telefone e ramais de empresas, demonstrar respeito com o cliente, demonstrar segurança, identificar origem da chamada, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, informar números de telefones internos, adequar o tom de voz, acompanhar ligação, informar horário de atendimento, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, programar pabx, informar tarifas, comunicar-se em outros idiomas, encaminhar reclamações ao supervisor, gravar informações, digitar teclados, operar pabx, informar ramais, escutar atentamente (saber ouvir), identificar-se (nome do atendente), saudar o cliente, interpretar mensagem do cliente, demonstrar objetividade, informar valor de ligações concluídas via operador, demonstrar paciência, conservar equipamentos de trabalho, participar de cursos específicos, transmitir normas de atendimento padrão, identificar tipo de chamada, propor medidas corretivas, atualizar cadastro, anotar recados, identificar necessidades do cliente, informar alteração de número telefônico, informar códigos de área nacionais e internacionais, interceptar ligações, direcionar cliente a outros serviços, completar chamadas nacionais e internacionais, falar formalmente, informar fuso-horário, manter sigilo, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, demonstrar pontualidade, localizar pessoas, transmitir informações corretamente, operar plataforma de atendimento telefônico, dominar o idioma inglês, higienizar equipamentos de trabalho, verificar cumprimento das normas de atendimento, preencher boleto de tarifa, pronunciar-se claramente, reorientar práticas de trabalho (reciclagem), demonstrar imparcialidade, fazer monitoria ativa, identificar pontos de melhoria, informar endereços da empresa e filiais, demonstrar prontidão, registrar pendências de informações, transferir chamadas internas e externas, bloquear ligações, ouvir o cliente, informar sobre eventos e cursos, consultar terminal de informações, responder a questionários de avaliação interna, demonstrar cordialidade, solicitar auxílio de operadoras internacionais, retornar contato com cliente, lançar ligações manualmente, cadastrar números de telefones, cadastrar telefone e ramal de funcionários, preencher livros de ocorrências diárias, sugerir agenda de folgas, identificar código de serviço na tela do computador, acionar despertador automático, pesquisar banco de dados telefônico, sondar tipo de solicitação de serviço, registrar reclamações de trote, transmitir recados, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, redigir ordens de serviço, consultar banco de dados de procedimentos via internet, demonstrar capacidade de assimilação, despertar hóspedes pelo telefone, demonstrar agilidade, demonstrar autocontrole, atualizar painel de informações de eventos, demonstrar entusiasmo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Telefonista ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Telefonista e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telefonia que ficou em 5.40% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Telefonista em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Telefonista ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telefonia 2024
O salário de Telefonista mostrado aqui é resultado do levantamento de 16085 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telefonia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Telefonista com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Telefonista em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 37h | 1.742,34 | 1.809,87 | 2.554,14 | 9,76 | 6.60% |
Santa Catarina | 36h | 1.868,66 | 1.941,08 | 2.739,32 | 10,89 | 4.80% |
Minas Gerais | 37h | 1.615,38 | 1.677,99 | 2.368,03 | 9,18 | 6.50% |
Rio Grande do Sul | 35h | 1.584,39 | 1.645,80 | 2.322,60 | 9,46 | 5.70% |
Rio de Janeiro | 37h | 1.627,31 | 1.690,38 | 2.385,51 | 9,10 | 7.80% |
Paraná | 37h | 1.650,88 | 1.714,87 | 2.420,07 | 9,19 | 8.10% |
Goiás | 37h | 1.548,39 | 1.608,40 | 2.269,83 | 8,65 | 8.30% |
Bahia | 38h | 1.444,79 | 1.500,79 | 2.117,96 | 7,99 | 7.60% |
Distrito Federal | 38h | 1.471,04 | 1.528,05 | 2.156,43 | 7,99 | 7.70% |
Ceará | 37h | 1.552,78 | 1.612,97 | 2.276,27 | 8,74 | 6.10% |
Pernambuco | 37h | 1.435,77 | 1.491,42 | 2.104,73 | 8,10 | 4.80% |
Espírito Santo | 37h | 1.529,18 | 1.588,45 | 2.241,67 | 8,66 | 8.20% |
Mato Grosso | 39h | 1.508,79 | 1.567,27 | 2.211,78 | 8,10 | 6.60% |
Rio Grande do Norte | 39h | 1.532,26 | 1.591,65 | 2.246,18 | 8,11 | 5.40% |
Paraíba | 37h | 1.522,65 | 1.581,66 | 2.232,08 | 8,57 | 4.70% |
Maranhão | 39h | 1.518,45 | 1.577,30 | 2.225,94 | 8,09 | 7.20% |
Piauí | 36h | 1.548,42 | 1.608,43 | 2.269,87 | 8,94 | 4.50% |
Mato Grosso do Sul | 38h | 1.493,75 | 1.551,64 | 2.189,72 | 8,14 | 5.40% |
Pará | 38h | 1.600,44 | 1.662,47 | 2.346,12 | 8,78 | 6.70% |
Amazonas | 38h | 1.455,79 | 1.512,22 | 2.134,09 | 7,87 | 8.10% |
Sergipe | 36h | 1.414,68 | 1.469,51 | 2.073,81 | 8,15 | 6.70% |
Alagoas | 40h | 1.522,86 | 1.581,88 | 2.232,40 | 7,90 | 6.00% |
Tocantins | 41h | 1.423,40 | 1.478,57 | 2.086,60 | 7,23 | 6.00% |
Rondônia | 40h | 1.587,06 | 1.648,57 | 2.326,51 | 8,23 | 4.90% |
Acre | 43h | 1.557,28 | 1.617,63 | 2.282,85 | 7,44 | 7.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Telefonista. |
Dissídio de Telefonista por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 39 | 1.813,10 | 1.883,37 | 2.657,87 | 9,70 | 7.80% |
Rio de Janeiro, RJ | 37 | 1.601,60 | 1.663,67 | 2.347,82 | 8,92 | 7.40% |
Belo Horizonte, MG | 36 | 1.694,43 | 1.760,10 | 2.483,91 | 9,89 | 7.40% |
Barueri, SP | 34 | 1.644,77 | 1.708,52 | 2.411,11 | 9,92 | 8.30% |
Porto Alegre, RS | 33 | 1.483,45 | 1.540,94 | 2.174,62 | 9,40 | 4.30% |
Goiânia, GO | 36 | 1.563,62 | 1.624,22 | 2.292,15 | 8,97 | 5.60% |
Curitiba, PR | 36 | 1.666,48 | 1.731,07 | 2.442,93 | 9,70 | 7.20% |
São Jose, SC | 36 | 2.065,59 | 2.145,65 | 3.028,00 | 11,99 | 5.30% |
Brasília, DF | 38 | 1.471,04 | 1.528,05 | 2.156,43 | 7,99 | 6.80% |
Florianópolis, SC | 32 | 1.836,40 | 1.907,57 | 2.692,03 | 11,78 | 4.40% |
Fortaleza, CE | 37 | 1.562,83 | 1.623,40 | 2.290,99 | 8,84 | 6.00% |
Salvador, BA | 37 | 1.443,70 | 1.499,66 | 2.116,36 | 8,11 | 5.80% |
Joinville, SC | 36 | 1.638,18 | 1.701,67 | 2.401,45 | 9,35 | 4.60% |
Campinas, SP | 36 | 1.774,37 | 1.843,14 | 2.601,09 | 10,27 | 6.70% |
Teresina, PI | 36 | 1.549,77 | 1.609,84 | 2.271,85 | 8,94 | 5.20% |
Recife, PE | 36 | 1.428,39 | 1.483,75 | 2.093,91 | 8,23 | 4.60% |
Guarulhos, SP | 36 | 1.701,18 | 1.767,12 | 2.493,81 | 9,69 | 4.50% |
São Luís, MA | 38 | 1.539,43 | 1.599,09 | 2.256,68 | 8,51 | 4.80% |
Bauru, SP | 36 | 1.569,86 | 1.630,70 | 2.301,29 | 9,06 | 4.70% |
São João de Meriti, RJ | 34 | 1.733,44 | 1.800,62 | 2.541,09 | 10,55 | 7.90% |
João Pessoa, PB | 35 | 1.580,22 | 1.641,47 | 2.316,49 | 9,46 | 7.90% |
Sapucaia do Sul, RS | 36 | 1.738,09 | 1.805,45 | 2.547,91 | 10,01 | 6.70% |
Cuiabá, MT | 38 | 1.508,00 | 1.566,45 | 2.210,62 | 8,17 | 7.80% |
São José dos Campos, SP | 38 | 1.651,33 | 1.715,34 | 2.420,73 | 9,08 | 7.70% |
Manaus, AM | 39 | 1.450,43 | 1.506,65 | 2.126,22 | 7,77 | 5.80% |
Lauro de Freitas, BA | 36 | 1.450,43 | 1.506,65 | 2.126,23 | 8,44 | 7.30% |
Natal, RN | 38 | 1.513,46 | 1.572,11 | 2.218,61 | 8,26 | 7.00% |
Santa Barbara D Oeste, SP | 34 | 2.099,94 | 2.181,33 | 3.078,35 | 12,79 | 5.10% |
Aracaju, SE | 36 | 1.417,02 | 1.471,94 | 2.077,25 | 8,17 | 7.50% |
Belém, PA | 37 | 1.654,96 | 1.719,10 | 2.426,04 | 9,24 | 6.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Telefonista. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Telefonista no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Limpeza em prédios e em domicílios | 1.726,03 | 1.792,93 | 2.530,24 | 5.60% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 1.605,45 | 1.667,68 | 2.353,48 | 6.20% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 1.690,36 | 1.755,87 | 2.477,94 | 6.80% | |
Outras obras de acabamento da construção | 1.648,79 | 1.712,69 | 2.417,00 | 5.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.613,73 | 1.676,27 | 2.365,60 | 5.80% | |
Atividades de teleatendimento | 1.631,12 | 1.694,33 | 2.391,09 | 6.00% | |
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas | 1.513,68 | 1.572,35 | 2.218,94 | 8.00% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 1.523,67 | 1.582,72 | 2.233,58 | 6.40% | |
Manutenção de estações e redes de telecomunicações | 1.680,15 | 1.745,27 | 2.462,97 | 7.60% | |
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências | 1.501,74 | 1.559,94 | 2.201,43 | 7.20% | |
Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia | 1.512,59 | 1.571,21 | 2.217,34 | 6.70% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.746,89 | 1.814,60 | 2.560,81 | 6.70% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 1.598,90 | 1.660,87 | 2.343,87 | 6.70% | |
Restaurantes e similares | 1.614,01 | 1.676,56 | 2.366,02 | 5.30% | |
Planos de saúde | 1.569,60 | 1.630,43 | 2.300,92 | 6.50% | |
Construção de edifícios | 1.684,67 | 1.749,96 | 2.469,59 | 5.60% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 1.562,33 | 1.622,88 | 2.290,25 | 4.40% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.003,19 | 2.080,83 | 2.936,53 | 4.20% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.518,98 | 1.577,85 | 2.226,71 | 7.80% | |
Laboratórios clínicos | 1.521,42 | 1.580,39 | 2.230,29 | 6.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |