O dissídio de Atendente em Agência de Correios 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 421105 no cargo de Atendente em Agência de Correios.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.891,55
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
12.645 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.579,85
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
5.491 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades do Correio Nacional
R$ 3.475,45
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Exibição Cinematográfica
6.851 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Atendente comercial (agência postal) executa rotinas operacionais relacionadas ao atendimento a clientes e à venda de objetos postais, produtos e serviços, em agências postais Verifica necessidades dos clientes, prestando-lhes informações sobre produtos e serviços oferecidos.
Calcula e recebe valores das vendas realizadas Controla recursos financeiros das vendas Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos físicos e digitais.
Cumpre plano de trabalho e padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Atendente em Agência de Correios
O Atendente comercial (agência postal) realiza atendimento em agências postais, verificando necessidades dos clientes e prestando-lhes as informações solicitadas Apresenta produtos e serviços oferecidos e orienta sobre a remessa de cargas e de encomendas.
Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.
Executa vendas de objetos postais, de produtos e de serviços Consulta a tabela de preços e tarifas de serviços postais e os prazos de entrega de encomendas e correspondências.
Fornece código de registro no sistema de rastreamento, para acompanhamento de objetos registrados – tais como carta registrada e serviço de envio expresso de mercadorias e documentos – desde a sua postagem até a entrega Controla recursos financeiros das vendas, efetuando abertura de caixa, calculando e recebendo o pagamento do produto ou do serviço vendido, registrando entrada de numerário e de outras formas de pagamento, realizando o fechamento de caixa.
Controla o fluxo de caixa.
Remete numerário à tesouraria Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.
Presta conta dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas informatizados.
Recebe, registra e encaminha, aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes Preenche relatórios administrativos Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais.
Preenche documentos referentes a dano ou extravio de objetos Pode realizar procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos e contratos especiais, nas unidades de pequeno porte.
Funções do Atendente comercial (agência postal)
O profissional Atendente em Agência de Correios deve realizar atividades técnico-administrativas, comunicar-se, receber valores de vendas de produtos e serviços, controlar numerários e valores, demonstrar competências pessoais, tratar objetos, prestar informações.
Condições de trabalho da profissão
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Atendente comercial (agência postal)
Um Atendente comercial (agência postal) deve expedir objetos, transmitir dados do movimento diário, mostrar-se atencioso, arquivar documentos e cupons fiscais, efetuar sangria conforme limite, fazer triagem interna de objetos registrados, relacionar-se com urbanidade, demonstrar empatia, encaminhar os clientes aos setores competentes, orientar clientes via telefone, preencher relatórios administrativos, organizar arquivos, vender produtos e serviços via telefone, fazer triagem de objetos para caixas postais, atender as necessidades dos clientes, realizar pesquisa pré-venda, verificar autenticidade das cédulas recebidas, efetuar o fechamento do subcaixa, anotar pedidos via telefone, consultar os procedimentos e normas da empresa, manter sigilo profissional, trabalhar em equipe, efetuar balancete de fechamento contábil, emitir cupom fiscal, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, processar remessa de numerário por meio de serviços postais, manter-se atualizado, demonstrar paciência, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, demonstrar honestidade, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, abrir o caixa, efetuar o fechamento do caixa, realizar pesquisa pós-venda, informar código de endereçamento postal, pesar objetos, registrar entrada de numerário, receber contas e tributos, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, efetuar troco, demonstrar eficiência, carimbar documentos e objetos, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, consultar código de defesa do consumidor, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, informar ao cliente o valor a ser pago, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, controlar a frequência dos funcionários, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, demonstrar assiduidade, participar de cursos de treinamento, oferecer produtos e serviços aos clientes, pagar benefícios, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, agir com ética, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, demonstrar responsabilidade, demonstrar agilidade, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, demonstrar pontualidade, controlar fluxo de caixa, informar o horário de atendimento ao público, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, registrar entrada de produtos com valor de numerário, abrir o subcaixa, protocolar o recebimento de objetos registrados, demonstrar conhecimentos de informática, divulgar promoções e eventos, conferir cheques recebidos, contar numerário, informar as condições de pagamento, entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais, efetuar pedidos de materiais, sangrar valores do caixa, controlar estoque de materiais, demonstrar fluência verbal.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Atendente em Agência de Correios ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Atendente em Agência de Correios e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que ficou em 6.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Atendente em Agência de Correios em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Atendente em Agência de Correios ficou em 8.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 14,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) 2025
O salário de Atendente em Agência de Correios mostrado aqui é resultado do levantamento de 40.032 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Atendente em Agência de Correios com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: