O dissídio de Arquivista de Documentos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 415105 no cargo de Arquivista de Documentos.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 2.151,72
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.259 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ji-Parana - RO
R$ 1.424,53
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.553 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Ensino Fundamental
R$ 3.707,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
1.206 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Arquivista de documentos realiza o arquivamento de documentos, incorporando as novas aquisições em acervos físico e digital e executando a conservação e a manutenção dos acervos – inclusive pelo controle de parâmetros ambientais para preservação dos documentos em papel, sob orientação de profissional de nível superior, em centros de documentação públicos e particulares Atende o público usuário, fornecendo referências para localização de materiais, registrando empréstimos e revisando o estado físico dos documentos devolvidos.
Participa na montagem, na realização e na desmontagem de exposições do acervo Cumpre normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Arquivista de Documentos
O Arquivista de documentos planeja o trabalho, tomando conhecimento das orientações emitidas por profissional de nível superior - responsável pela criação, pela organização e pela manutenção de acervos - e priorizando atividades Verifica a disponibilidade de materiais e de equipamentos para a realização dos trabalhos, providenciando os faltantes.
Incorpora documentos aos acervos físico e digital, conferindo material adquirido e controlando sua qualidade.
Registra a entrada em sistema informatizado Auxilia na catalogação e na classificação dos documentos.
Providencia cópias de segurança Prepara documentos para digitalização e identifica cada um deles com código de barras ou outra forma de identificação.
Coloca os novos documentos em arquivo físico, estático ou deslizante.
Disponibiliza os novos documentos em formato digital Faz a conservação e a manutenção de arquivos físicos, higienizando e desinfetando documentos, examinando a forma de armazenamento dos itens e controlando parâmetros ambientais para preservação.
Encaderna documentos.
Mantém arquivos digitais para que estejam sempre acessíveis e recuperáveis, em sistemas que incorporam os avanços na tecnologia de armazenamento eletrônico Inventaria o acervo, sob supervisão e seguindo orientações de profissional de nível superior Participa na montagem, na realização e na desmontagem de exposições temporárias do acervo.
Auxilia na montagem e na manutenção de exposições permanentes Auxilia no atendimento aos usuários, informando-lhes as referências para recuperar documentos Orienta a consulta nos acervos e nas bases de dados catalográficos e bibliográficos.
Esclarece dúvidas, indicando fontes alternativas das informações procuradas Reserva material do acervo para o usuário, realiza o empréstimo e controla a devolução.
Orienta o usuário sobre o manuseio da documentação e revisa o estado físico dos documentos devolvidos Monitora o uso de materiais do acervo comum e de obras raras Empresta e pede empréstimo de materiais a outras instituições.
Pesquisa dados e rastreia normas técnicas, em atendimento a solicitações de usuários Cadastra e atualiza informações de usuários Pode elaborar relatórios e organizar dados estatísticos.
Providencia a aquisição de material para os acervos físicos e digitais, apurando preços, verificando especificações e acessando sistema para consultar a data de entrega Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos e equipamentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento.
Monitora o funcionamento do sistema de informática Solicita serviços de manutenção para reparos em equipamentos Realiza a destinação de resíduos, providenciando descarte de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual – tais como luvas, óculos de segurança, máscara de proteção respiratória e toucas -, especialmente durante os processos de higienização de documentos.
Funções do Arquivista de documentos
O profissional Arquivista de Documentos deve demonstrar competências pessoais, disponibilizar fonte de dados para usuários, incorporar material ao acervo, organizar o acervo, preservar acervo, elaborar estatísticas, recuperar dados e informações, prestar serviço de comutação, alimentar base de dados, orientar usuários, providenciar aquisição do material para o acervo.
Condições de trabalho da profissão
Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Arquivista de documentos
Um Arquivista de documentos deve listar material bibliográfico em duplicata, ler estantes, desinfetar material, classificar documentos, inventariar o acervo, receber devolução de materiais do acervo, arquivar fichas, guardar material nas estantes, elaborar lista de classificação, atender pesquisa do usuário, expor novas aquisições, montar arquivos nas formas eletrônica e papel, elaborar instrumentos de pesquisa, acessar sistema de aquisição de material, controlar parâmetros ambientais para preservação, demonstrar atenção ao detalhe, controlar a qualidade do material, disponibilizar documentos em formato digital, introduzir novas informações em banco de dados, reservar material para o usuário, antecipar devolução, atualizar cadastro de clientes e usuários, magnetizar material, conferir material adquirido, demonstrar criatividade, organizar fisicamente o acervo, preparar material para digitação, emitir pedidos a bibliotecas base, pesquisar dados, colocar códigos de barras, encaminhar pedidos, demonstrar capacidade de localização, receber pedidos de material, emprestar materiais para outras instituições, demonstrar capacidade de organização, acrescentar dados à planilha pré-existente, organizar dados estatísticos, arquivar documentos nas formas eletrônica e papel, atualizar base de dados do acervo, demonstrar cordialidade, propor aquisição do material, enumerar itens para classificação, reclamar falhas no processo de comutação, permutar material com outras instituições, demonstrar solicitude, aplicar penalidades por atraso, verificar solicitações de comutação, emprestar materiais para uso domiciliar, orientar o usuário sobre a utilização do material, consistir dados, digitalizar acervo, negociar com o usuário, registrar a entrada do material, codificar itens do questionário, demonstrar paciência, colocar número de chamada no material, cadastrar clientes e usuários, auxiliar a catalogação do material, fornecer resultados para análise do acervo, vender informações e publicações, realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito à informação, alfabetar fichas, demonstrar controle emocional, comunicar chegada de material ao usuário, controlar a utilização dos materiais, pesquisar em catálogo coletivo nacional, demonstrar agilidade, orçar pedido do cliente, emprestar material para outros setores da instituição, reproduzir documentos e materiais, cobrar do usuário pelos serviços prestados, pesquisar acervos de outras instituições, esclarecer dúvidas do usuário, pedir emprestado materiais de outras instituições, realizar exposições temporárias e permanentes do acervo, indicar fontes similares, tipificar arquivos, encadernar material, controlar embalagem e armazenamento de material, comunicar-se, desmagnetizar material bibliográfico, solicitar fatura (invoice), levantar preço do material, solicitar doações, fazer preparo físico do material, registrar documentos, organizar sites de entidades normativas, elaborar relatórios, repor fichas nos livros, revisar coleta de dados, rastrear normas técnicas, preparar dados, montar sumários correntes, revisar o estado físico dos materiais devolvidos, entrevistar o usuário, higienizar material, coletar dados.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Arquivista de Documentos ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Arquivista de Documentos e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa que ficou em 5.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Arquivista de Documentos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Arquivista de Documentos ficou em 6.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa 2025
O salário de Arquivista de Documentos mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.241 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Arquivista de Documentos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: