O dissídio de Arquivista de Documentos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 415105 no cargo de Arquivista de Documentos.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 2.151,72
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.259 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ji-Parana - RO
R$ 1.424,53
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.553 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Ensino Fundamental
R$ 3.707,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
1.206 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Arquivista de documentos realiza o arquivamento de documentos, incorporando as novas aquisições em acervos físico e digital e executando a conservação e a manutenção dos acervos – inclusive pelo controle de parâmetros ambientais para preservação dos documentos em papel, sob orientação de profissional de nível superior, em centros de documentação públicos e particulares Atende o público usuário, fornecendo referências para localização de materiais, registrando empréstimos e revisando o estado físico dos documentos devolvidos.
Participa na montagem, na realização e na desmontagem de exposições do acervo Cumpre normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Arquivista de Documentos
O Arquivista de documentos planeja o trabalho, tomando conhecimento das orientações emitidas por profissional de nível superior - responsável pela criação, pela organização e pela manutenção de acervos - e priorizando atividades Verifica a disponibilidade de materiais e de equipamentos para a realização dos trabalhos, providenciando os faltantes.
Incorpora documentos aos acervos físico e digital, conferindo material adquirido e controlando sua qualidade.
Registra a entrada em sistema informatizado Auxilia na catalogação e na classificação dos documentos.
Providencia cópias de segurança Prepara documentos para digitalização e identifica cada um deles com código de barras ou outra forma de identificação.
Coloca os novos documentos em arquivo físico, estático ou deslizante.
Disponibiliza os novos documentos em formato digital Faz a conservação e a manutenção de arquivos físicos, higienizando e desinfetando documentos, examinando a forma de armazenamento dos itens e controlando parâmetros ambientais para preservação.
Encaderna documentos.
Mantém arquivos digitais para que estejam sempre acessíveis e recuperáveis, em sistemas que incorporam os avanços na tecnologia de armazenamento eletrônico Inventaria o acervo, sob supervisão e seguindo orientações de profissional de nível superior Participa na montagem, na realização e na desmontagem de exposições temporárias do acervo.
Auxilia na montagem e na manutenção de exposições permanentes Auxilia no atendimento aos usuários, informando-lhes as referências para recuperar documentos Orienta a consulta nos acervos e nas bases de dados catalográficos e bibliográficos.
Esclarece dúvidas, indicando fontes alternativas das informações procuradas Reserva material do acervo para o usuário, realiza o empréstimo e controla a devolução.
Orienta o usuário sobre o manuseio da documentação e revisa o estado físico dos documentos devolvidos Monitora o uso de materiais do acervo comum e de obras raras Empresta e pede empréstimo de materiais a outras instituições.
Pesquisa dados e rastreia normas técnicas, em atendimento a solicitações de usuários Cadastra e atualiza informações de usuários Pode elaborar relatórios e organizar dados estatísticos.
Providencia a aquisição de material para os acervos físicos e digitais, apurando preços, verificando especificações e acessando sistema para consultar a data de entrega Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos e equipamentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento.
Monitora o funcionamento do sistema de informática Solicita serviços de manutenção para reparos em equipamentos Realiza a destinação de resíduos, providenciando descarte de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual – tais como luvas, óculos de segurança, máscara de proteção respiratória e toucas -, especialmente durante os processos de higienização de documentos.
Funções do Arquivista de documentos
O profissional Arquivista de Documentos deve incorporar material ao acervo, recuperar dados e informações, organizar o acervo, alimentar base de dados, orientar usuários, disponibilizar fonte de dados para usuários, preservar acervo, providenciar aquisição do material para o acervo, prestar serviço de comutação, elaborar estatísticas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Arquivista de documentos
Um Arquivista de documentos deve acessar sistema de aquisição de material, cadastrar clientes e usuários, emprestar materiais para uso domiciliar, esclarecer dúvidas do usuário, arquivar documentos nas formas eletrônica e papel, elaborar instrumentos de pesquisa, inventariar o acervo, receber pedidos de material, cobrar do usuário pelos serviços prestados, organizar sites de entidades normativas, solicitar doações, guardar material nas estantes, pesquisar dados, demonstrar controle emocional, demonstrar solicitude, arquivar fichas, acrescentar dados à planilha pré-existente, demonstrar cordialidade, orientar o usuário sobre a utilização do material, conferir material adquirido, controlar parâmetros ambientais para preservação, controlar a utilização dos materiais, reproduzir documentos e materiais, introduzir novas informações em banco de dados, reclamar falhas no processo de comutação, demonstrar agilidade, consistir dados, enumerar itens para classificação, levantar preço do material, listar material bibliográfico em duplicata, expor novas aquisições, codificar itens do questionário, pedir emprestado materiais de outras instituições, indicar fontes similares, orçar pedido do cliente, organizar fisicamente o acervo, demonstrar paciência, elaborar lista de classificação, pesquisar em catálogo coletivo nacional, registrar documentos, atualizar cadastro de clientes e usuários, controlar embalagem e armazenamento de material, negociar com o usuário, coletar dados, demonstrar atenção ao detalhe, encadernar material, desmagnetizar material bibliográfico, controlar a qualidade do material, classificar documentos, auxiliar a catalogação do material, realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito à informação, atender pesquisa do usuário, emprestar materiais para outras instituições, permutar material com outras instituições, revisar o estado físico dos materiais devolvidos, alfabetar fichas, demonstrar criatividade, comunicar-se, encaminhar pedidos, emprestar material para outros setores da instituição, fornecer resultados para análise do acervo, demonstrar capacidade de localização, pesquisar acervos de outras instituições, vender informações e publicações, colocar códigos de barras, montar sumários correntes, receber devolução de materiais do acervo, disponibilizar documentos em formato digital, atualizar base de dados do acervo, solicitar fatura (invoice), registrar a entrada do material, organizar dados estatísticos, rastrear normas técnicas, ler estantes, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de organização, emitir pedidos a bibliotecas base, repor fichas nos livros, comunicar chegada de material ao usuário, aplicar penalidades por atraso, preparar dados, tipificar arquivos, desinfetar material, colocar número de chamada no material, antecipar devolução, digitalizar acervo, fazer preparo físico do material, preparar material para digitação, magnetizar material, montar arquivos nas formas eletrônica e papel, higienizar material, verificar solicitações de comutação, propor aquisição do material, reservar material para o usuário, revisar coleta de dados, realizar exposições temporárias e permanentes do acervo, entrevistar o usuário.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Arquivista de Documentos ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Arquivista de Documentos e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa que ficou em 4.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Arquivista de Documentos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Arquivista de Documentos ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 14,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa 2025
O salário de Arquivista de Documentos mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.241 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Arquivista de Documentos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: