O dissídio de Técnico em Secretariado 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 351505 no cargo de Técnico em Secretariado.
Estado com maior salário médio
Ceará
R$ 3.356,21
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.968 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Barueri - SP
R$ 3.901,80
Cidade que mais contrata
Brasília - DF
2.807 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Técnico em secretariado realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o no cumprimento de seus compromissos Elabora, confere e revisa textos.
Executa controle de estoque, cadastramento de clientes e de fornecedores, organização e arquivo de documentos e outros serviços administrativos Pesquisa, organiza e sintetiza informações Comunica-se com clientes internos e externos e com equipes de diversos setores da organização.
Pode supervisionar equipe de trabalho Atua em conformidade com procedimentos da empresa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Técnico em Secretariado
O Técnico em secretariado realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o nas suas atividades e no cumprimento de seus compromissos Executa serviços de apoio, reservando passagens aéreas e hotéis em viagens nacionais e internacionais, prestando suporte administrativo e logístico em eventos corporativos, elaborando pautas e atas de reuniões e realizando outras atividades de acordo com a agenda e as prioridades definidas.
Estabelece os canais de comunicação do gestor com interlocutores.
Recepciona e atende clientes internos e externos, prestando-lhes informações, encaminhando-os para o setor responsável pelo atendimento a suas solicitações e verificando sua satisfação Pode cadastrar e atualizar as informações de clientes e fornecedores.
Elabora cartas, memorandos, ofícios, relatórios e outros documentos Confere, revisa e corrige textos, promovendo ajustes embasados em normas técnicas.
Pode redigir textos em idioma estrangeiro.
Organiza, controla a circulação e arquiva documentos Pesquisa, localiza e recupera documentos, física ou digitalmente.
Pesquisa dados em fontes diversas, inclusive em páginas da Internet.
Organiza e sintetiza informações, podendo armazená-las em meio físico ou eletrônico Executa atividades financeiras de apoio aos processos administrativos, orçando produtos e serviços, conferindo e encaminhando pagamento, prestando contas e finalizando contratos e aquisições de acordo com os processos organizacionais Administra e organiza recursos para execução dos trabalhos, requisitando material de escritório, controlando estoque, providenciando manutenção de equipamentos e aparelhos.
Pode supervisionar equipe de trabalho, distribuindo tarefas, acompanhando o andamento dos serviços e avaliando o desempenho de cada profissional.
Funções do Técnico em secretariado
O profissional Técnico em Secretariado deve demonstrar competências pessoais, assessorar a Área, revisar textos e documentos, redigir textos, organizar as atividades gerais, comunicar-se, coordenar a execução das tarefas.
Condições de trabalho da profissão
Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas trabalham em órgãos públicos e setores empresariais, tendo vínculo formal de emprego. Atuam de forma individual, normalmente sem supervisão e em ambientes fechados. Os horários são diurno para os taquígrafos e com revezamento de turnos para os demais. No exercício de algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como por exemplo trabalhar sob pressão, em posições desconfortáveis por períodos prolongados, bem como estar expostos aos efeitos de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Técnico em secretariado
Um Técnico em secretariado deve elaborar gráficos, priorizar elaboração de documentos legais de urgência, auxiliar na seleção de pessoal do setor, fiscalizar a entrega do trabalho, indicar técnicos para os cursos de aperfeiçoamento, consultar publicações técnicas, distribuir as tarefas aos colaboradores, intermediar as relações interpessoais, providenciar envio e recebimento de malotes, solicitar cursos de aperfeiçoamento, requisitar material de escritório, controlar o estoque de materiais de escritório, operar equipamento de telefonia, monitorar a satisfação do cliente interno e externo, registrar a entrada de informações e documentos, ordenar tarefas, editorar o texto para divulgação, manter documentação da área em ordem, utilizar tele e videoconferência, classificar arquivos, supervisionar o andamento do serviço, otimizar procedimentos de trabalho, enviar e receber malotes, agendar os compromissos e reuniões, ajustar o texto à redação técnica, arquivar informações e documentos, demonstrar alta capacidade de concentração, atuar com pontualidade, trajar-se conforme as normas, assistir o cliente interno e externo, pesquisar na internet, elaborar atas e pautas, divulgar informações de interesse dos funcionários, utilizar processos de impressão, demonstrar eficiência, corrigir erros do texto, manter-se informado, auxiliar nas reuniões e apresentações, demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras, preparar cartas, memorandos, analisar documentos, registrar as despesas, cadastrar fornecedores e clientes, controlar o agendamento da prestação de serviço, atualizar o dicionário pessoal, controlar o banco de horas do setor, manter sigilo, assessorar cursos e eventos, atualizar-se tecnicamente, disponibilizar informações e documentos, operar programas de computador, compor cadastro de fornecedores e clientes, planejar as atividades, elaborar apresentações, agir com discrição, demonstrar iniciativa, atualizar o cadastro de fornecedores e clientes, estruturar logicamente os textos, agir com equilíbrio emocional, treinar a velocidade do registro, preparar planilhas, preparar viagens, armazenar os documentos e informações em meio eletrônico, preparar a escala de trabalho, participar de eventos técnicos, agir com dinamismo, elaborar relatórios, verificar a qualidade e desempenho do serviço, atender demandas dos clientes externos, requisitar microfilmagem de documentos, utilizar meios eletrônicos, administrar verbas disponíveis.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Técnico em Secretariado ficou em 5.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico em Secretariado e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que ficou em 5.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico em Secretariado em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico em Secretariado ficou em 8.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas 2025
O salário de Técnico em Secretariado mostrado aqui é resultado do levantamento de 22940 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico em Secretariado com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2025 de Técnico em Secretariado em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 2.543,32 | 2.641,89 | 3.728,32 | 12,30 | 5.10% |
Santa Catarina | 42h | 2.052,81 | 2.132,37 | 3.009,26 | 10,25 | 6.20% |
Distrito Federal | 42h | 3.144,95 | 3.266,83 | 4.610,26 | 15,46 | 6.70% |
Minas Gerais | 42h | 1.796,10 | 1.865,71 | 2.632,95 | 8,85 | 6.50% |
Rio de Janeiro | 42h | 2.593,04 | 2.693,54 | 3.801,20 | 12,93 | 6.40% |
Paraná | 43h | 1.918,50 | 1.992,85 | 2.812,37 | 9,34 | 6.20% |
Rio Grande do Sul | 42h | 1.863,95 | 1.936,19 | 2.732,41 | 9,25 | 7.10% |
Goiás | 43h | 1.716,98 | 1.783,52 | 2.516,96 | 8,29 | 6.10% |
Bahia | 42h | 1.760,71 | 1.828,95 | 2.581,07 | 8,66 | 5.40% |
Rondônia | 44h | 1.602,20 | 1.664,30 | 2.348,71 | 7,61 | 4.80% |
Pará | 43h | 1.914,73 | 1.988,94 | 2.806,86 | 9,31 | 5.00% |
Paraíba | 44h | 1.881,15 | 1.954,05 | 2.757,62 | 8,91 | 8.30% |
Ceará | 43h | 3.230,98 | 3.356,21 | 4.736,38 | 15,61 | 6.50% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 1.694,59 | 1.760,27 | 2.484,14 | 8,07 | 7.70% |
Rio Grande do Norte | 43h | 1.995,70 | 2.073,05 | 2.925,55 | 9,53 | 7.10% |
Mato Grosso | 43h | 1.700,77 | 1.766,69 | 2.493,20 | 8,16 | 6.40% |
Espírito Santo | 42h | 1.635,55 | 1.698,94 | 2.397,60 | 8,02 | 5.10% |
Maranhão | 43h | 1.996,07 | 2.073,43 | 2.926,09 | 9,72 | 7.30% |
Pernambuco | 43h | 1.929,19 | 2.003,96 | 2.828,05 | 9,39 | 6.90% |
Amazonas | 43h | 1.699,24 | 1.765,10 | 2.490,96 | 8,29 | 4.80% |
Tocantins | 44h | 1.705,94 | 1.772,05 | 2.500,78 | 8,08 | 5.50% |
Piauí | 44h | 1.949,64 | 2.025,20 | 2.858,03 | 9,29 | 4.30% |
Alagoas | 44h | 2.065,05 | 2.145,09 | 3.027,21 | 9,84 | 5.60% |
Acre | 43h | 1.533,30 | 1.592,72 | 2.247,70 | 7,33 | 8.30% |
Amapá | 43h | 2.898,14 | 3.010,46 | 4.248,45 | 14,09 | 4.70% |
Sergipe | 41h | 1.949,11 | 2.024,65 | 2.857,24 | 9,83 | 5.70% |
Roraima | 42h | 1.554,96 | 1.615,22 | 2.279,45 | 7,67 | 5.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Técnico em Secretariado. |
Dissídio de Técnico em Secretariado por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Brasília, DF | 42 | 3.144,95 | 3.266,83 | 4.610,26 | 15,46 | 7.60% |
Florianópolis, SC | 40 | 2.168,33 | 2.252,37 | 3.178,61 | 11,15 | 5.30% |
São Paulo, SP | 43 | 3.086,41 | 3.206,03 | 4.524,45 | 14,94 | 7.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 3.294,23 | 3.421,91 | 4.829,10 | 16,52 | 5.60% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 2.312,18 | 2.401,79 | 3.389,48 | 11,54 | 6.20% |
Campina Grande, PB | 44 | 1.714,59 | 1.781,04 | 2.513,46 | 8,10 | 6.20% |
Mossoró, RN | 44 | 2.002,39 | 2.079,99 | 2.935,35 | 9,47 | 6.50% |
Curitiba, PR | 41 | 2.469,76 | 2.565,48 | 3.620,48 | 12,46 | 7.20% |
Goiânia, GO | 43 | 1.778,99 | 1.847,94 | 2.607,87 | 8,62 | 7.10% |
Porto Alegre, RS | 40 | 2.154,99 | 2.238,51 | 3.159,05 | 11,21 | 8.30% |
Eusébio, CE | 44 | 2.670,44 | 2.773,93 | 3.914,66 | 12,62 | 8.20% |
Barueri, SP | 44 | 3.756,22 | 3.901,80 | 5.506,33 | 17,85 | 4.90% |
Duque de Caxias, RJ | 43 | 2.119,53 | 2.201,68 | 3.107,07 | 10,14 | 8.30% |
Salvador, BA | 42 | 1.906,06 | 1.979,93 | 2.794,14 | 9,44 | 8.30% |
Manaus, AM | 43 | 1.709,55 | 1.775,81 | 2.506,08 | 8,34 | 5.60% |
Belém, PA | 42 | 2.025,30 | 2.103,79 | 2.968,94 | 9,98 | 5.40% |
Ribeirão das Neves, MG | 43 | 2.279,79 | 2.368,15 | 3.342,01 | 11,02 | 4.30% |
São Luís, MA | 43 | 2.244,55 | 2.331,54 | 3.290,34 | 10,83 | 5.00% |
Campo Grande, MS | 43 | 1.797,58 | 1.867,25 | 2.635,12 | 8,60 | 7.40% |
Governador Valadares, MG | 42 | 1.569,96 | 1.630,80 | 2.301,44 | 7,82 | 4.30% |
Fortaleza, CE | 42 | 2.675,53 | 2.779,22 | 3.922,12 | 13,23 | 8.10% |
Passo Fundo, RS | 41 | 1.853,18 | 1.925,00 | 2.716,62 | 9,46 | 8.30% |
Toledo, PR | 43 | 1.938,05 | 2.013,16 | 2.841,03 | 9,28 | 5.60% |
São Jose, SC | 43 | 1.920,85 | 1.995,30 | 2.815,83 | 9,35 | 7.00% |
João Pessoa, PB | 44 | 2.404,79 | 2.497,99 | 3.525,24 | 11,37 | 5.20% |
Uberlândia, MG | 43 | 1.788,08 | 1.857,38 | 2.621,20 | 8,62 | 5.30% |
Ananindeua, PA | 44 | 2.129,61 | 2.212,15 | 3.121,85 | 10,15 | 5.50% |
Criciúma, SC | 43 | 1.958,38 | 2.034,28 | 2.870,84 | 9,35 | 5.20% |
Natal, RN | 43 | 2.076,15 | 2.156,62 | 3.043,48 | 10,03 | 4.30% |
Nova Iguaçu, RJ | 41 | 1.935,12 | 2.010,12 | 2.836,74 | 9,89 | 6.80% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Técnico em Secretariado. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Técnico em Secretariado no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2025 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 2.233,11 | 2.319,65 | 3.273,57 | 4.60% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.500,01 | 2.596,90 | 3.664,82 | 7.60% | |
Construção de edifícios | 3.558,01 | 3.695,91 | 5.215,78 | 7.40% | |
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.554,05 | 1.614,28 | 2.278,13 | 7.70% | |
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas | 1.719,65 | 1.786,30 | 2.520,88 | 6.90% | |
Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração | 4.025,53 | 4.181,54 | 5.901,12 | 7.40% | |
Atividades de organizações religiosas | 1.897,70 | 1.971,25 | 2.781,89 | 7.50% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 2.056,81 | 2.136,52 | 3.015,13 | 5.40% | |
Serviços advocatícios | 2.064,47 | 2.144,48 | 3.026,36 | 7.40% | |
Instalação e manutenção elétrica | 2.428,85 | 2.522,98 | 3.560,51 | 6.30% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 2.529,84 | 2.627,88 | 3.708,55 | 5.60% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 1.868,01 | 1.940,41 | 2.738,36 | 6.40% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 2.163,73 | 2.247,58 | 3.171,86 | 4.30% | |
Atividades de teleatendimento | 3.325,86 | 3.454,76 | 4.875,46 | 4.20% | |
Ensino fundamental | 2.168,40 | 2.252,44 | 3.178,71 | 4.80% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.201,66 | 2.286,99 | 3.227,47 | 7.20% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.204,93 | 2.290,38 | 3.232,26 | 7.50% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 1.729,38 | 1.796,40 | 2.535,14 | 5.20% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 1.845,06 | 1.916,57 | 2.704,72 | 6.90% | |
Seleção e agenciamento de mão-de-obra | 2.581,93 | 2.682,00 | 3.784,92 | 4.90% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |