O dissídio de Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331305 no cargo de Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 6.193,64

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

806 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 3.860,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Indaiatuba - SP

245 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Graduação

R$ 7.249,34

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Profissional de Nível Técnico

647 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio no ensino profissionalizante ministra aulas de ensino profissionalizante, cumprindo plano de curso, elaborando plano de ensino e roteiros de aula, preparando ambientes de ensino e avaliando o desempenho dos alunos Pode promover e acompanhar visitas técnicas, palestras e vivências profissionais.

Orienta alunos sobre a inserção no mercado de trabalho Cumpre legislação de ensino, normas e procedimentos didático-pedagógicos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante

O Professor de nível médio no ensino profissionalizante elabora plano de ensino e roteiros de aula, a partir do programa ou plano do curso, levando em consideração as orientações recebidas de coordenador técnico e/ou pedagógico e o perfil dos alunos Prepara e adapta ambientes de ensino (salas de aula, oficinas e laboratórios).

Avalia recursos de ensino – inclusive os novos, tais como uso de simuladores didáticos, de plataformas de ensino digitais, filmes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais -, para selecionar os mais adequados para suas atividades educacionais.

Quando necessário, elabora recursos didáticos Ministra aulas, correlacionando atividades práticas e conceitos teóricos aplicados à solução de problemas da área do curso.

Propõe desafios, estudos de casos e experimentos em projetos formativos - preferencialmente planejados em interação com outros docentes do mesmo curso -, que gerem motivação e interesse dos alunos Estimula, nos alunos, a criatividade, a curiosidade, a pesquisa e o trabalho em equipe.

Acompanha e avalia o desempenho dos alunos, desenvolvendo procedimentos de avaliação formativa e de recuperação contínua.

Nesse processo, pode promover estratégias de recuperação de conhecimentos da educação básica e de fixação de novos conhecimentos adquiridos Registra conteúdos ministrados, frequência e avaliação dos alunos, atribuindo notas e conceitos.

Pode trabalhar em parceria com empresários ou representantes de empresas ou instituições, promovendo visitas técnicas, palestras e vivências profissionais em ambientes diversos.

Para tanto, seleciona empresas ou instituições que atendam aos objetivos da atividade, tais como vivenciar novos conceitos de organização do trabalho e novas tecnologias no processo produtivo Orienta o aluno sobre a inserção no mercado de trabalho, informando sobre as características do setor da economia em que vai atuar e desenvolvendo postura e conduta ética compatíveis com a profissão, com o ambiente corporativo e com a sociedade contemporânea Pode acompanhar estágio.

Conserva o ambiente de ensino limpo e organizado Mantém equipamentos e instrumentos limpos, organizados e em plenas condições de uso Pode realizar pequenos reparos ou solicitar manutenção em equipamentos e instrumentos.

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Funções do Professor de nível médio no ensino profissionalizante

O profissional Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante deve preparar aula, manter equipamentos e ambiente de trabalho, desenvolver pesquisas, demonstrar competências pessoais, coordenar atividades (projetos, equipes, feiras, etc.), educar o aluno para uma postura profissional, ministrar aula, avaliar (alunos, equipamentos, material didático, novas técnicas), administrar atividades, executar atividades administrativas, elaborar recursos didáticos, planejar atividades (aula, curso, ensino, currículo).

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio no ensino profissionalizante lecionam para jovens e adultos, em instituições de formação profissional como o sistema ´s´ (senai, senac, senar, senat) e centros de desenvolvimento profissional públicos e privados, nas diversas áreas profissionais da indústria e da agroindústria, do comércio e dos serviços, dos transportes, da agropecuária, da silvicultura e aqüicultura. Trabalham individualmente e em equipe, em salas de aulas, laboratórios, veículos e no campo, com supervisão, em períodos diurnos e noturnos. Podem trabalhar como empregados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e ao ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessa ocupação requer-se ensino médio ou cursos técnicos (nível médio), acompanhados de formação continuada, seja por meio de freqüência a cursos de qualificação básicos até duzentas horas, ou a cursos de atualização e especialização. O pleno desempenho das atividades ocorre após dois anos de prática.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino profissionalizante

Um Professor de nível médio no ensino profissionalizante deve treinar docentes, sensibilizar para direitos e deveres da cidadania, aplicar instrumentos de avaliação, acompanhar projetos de pesquisa, comprometer-se com objetivos educacionais, acompanhar estágios, preencher formulários, demonstrar empatia, transcrever notas, elaborar roteiro de aula, treinar profissionais, higienizar equipamentos, materiais e utensílios, manusear equipamentos, estabelecer parcerias, definir objetivos e metas, pesquisar insumos e matérias primas, demonstrar assiduidade, processar a informação, adequar conteúdo das aulas ao perfil dos alunos, redigir textos, ensinar noções de higiene, segurança e meio ambiente, elaborar material (escrito, audiovisual), consultar empresas, associações técnicas, profissionais, demonstrar discrição, formular projetos, orientar quanto à postura profissional, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, desenvolver atividades de recuperação, esterilizar equipamentos, planejar estratégia de cursos, expressar-se com clareza, emitir relatórios, preencher diário, elaborar estudos de caso para simulação de situações de trabalho, levantar material didático, solicitar materiais, realizar trabalhos em equipe, comprar materiais, estabelecer normas e regras de comportamento, procurar patrocínios, calibrar o equipamento, orientar a organização do ambiente de trabalho, manter-se atento a detalhes, orientar alunos quanto à manutenção dos equipamentos, convidar especialistas, adaptar equipamentos, sistemas, produtos, insumos, ensinar noções de primeiros socorros, monitorar o desempenho dos alunos, supervisionar estágios, debater com os alunos, avaliar o comportamento dos alunos, estabelecer critérios de avaliação, ministrar aulas expositivas, avaliar o desempenho dos alunos, visitar centros técnicos, empresas, museus, feiras, conferir materiais, equipamentos e instalações, estimular a criatividade dos alunos, desenvolver atividades em salas de aula, levantar necessidades do mercado de trabalho, indicar bibliografia, propor trabalhos de pesquisa aos alunos, pesquisar técnicas e tecnologia, demonstrar organização, estabelecer cronogramas, prestar assistência e assessoria técnica e tecnológica, demonstrar entusiasmo, programar atividades, demonstrar criatividade, saber ouvir, identificar oportunidades de estágio, liderar equipes e alunos, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar ética, demonstrar auto confiança, analisar tecnicamente recursos materiais e equipamentos, desenvolver atividades práticas em oficinas, demonstrar postura profissional, estruturar conteúdos, orientar quanto à apresentação pessoal, interpretar catálogos, manuais, internet, livros técnicos, pesquisar bibliografia, organizar eventos, propor atividades, selecionar recursos (materiais, recursos humanos, equipamentos), orientar para detalhes, participar de reuniões, demonstrar auto controle, organizar o local de trabalho, encaminhar documentos para departamento administrativo, regular o equipamento, atualizar material didático, lavar equipamentos, materiais e utensílios, demonstrar senso crítico, formular plano de trabalho, avaliar cursos, limpar equipamentos, materiais e utensílios, demonstrar práticas profissionais e técnicas, definir metodologia, esclarecer dúvidas, manter equipamentos, avaliar projeto pedagógico, estudar conteúdos, encaminhar alunos para estágios/entrevistas, manter-se atualizado, criar equipamentos, sistemas, produtos, insumos, atestar competências do aluno, definir pré-requisitos (de aluno, disciplinas), demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar dinamismo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio no ensino profissionalizante que ficou em 6.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio no ensino profissionalizante 2025

O salário de Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.433 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio no ensino profissionalizante que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante CBO 331305 salário