O dissídio de Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331305 no cargo de Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 6.193,64
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
806 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ji-Parana - RO
R$ 3.860,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Indaiatuba - SP
245 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Graduação
R$ 7.249,34
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Profissional de Nível Técnico
647 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio no ensino profissionalizante ministra aulas de ensino profissionalizante, cumprindo plano de curso, elaborando plano de ensino e roteiros de aula, preparando ambientes de ensino e avaliando o desempenho dos alunos Pode promover e acompanhar visitas técnicas, palestras e vivências profissionais.
Orienta alunos sobre a inserção no mercado de trabalho Cumpre legislação de ensino, normas e procedimentos didático-pedagógicos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante
O Professor de nível médio no ensino profissionalizante elabora plano de ensino e roteiros de aula, a partir do programa ou plano do curso, levando em consideração as orientações recebidas de coordenador técnico e/ou pedagógico e o perfil dos alunos Prepara e adapta ambientes de ensino (salas de aula, oficinas e laboratórios).
Avalia recursos de ensino – inclusive os novos, tais como uso de simuladores didáticos, de plataformas de ensino digitais, filmes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais -, para selecionar os mais adequados para suas atividades educacionais.
Quando necessário, elabora recursos didáticos Ministra aulas, correlacionando atividades práticas e conceitos teóricos aplicados à solução de problemas da área do curso.
Propõe desafios, estudos de casos e experimentos em projetos formativos - preferencialmente planejados em interação com outros docentes do mesmo curso -, que gerem motivação e interesse dos alunos Estimula, nos alunos, a criatividade, a curiosidade, a pesquisa e o trabalho em equipe.
Acompanha e avalia o desempenho dos alunos, desenvolvendo procedimentos de avaliação formativa e de recuperação contínua.
Nesse processo, pode promover estratégias de recuperação de conhecimentos da educação básica e de fixação de novos conhecimentos adquiridos Registra conteúdos ministrados, frequência e avaliação dos alunos, atribuindo notas e conceitos.
Pode trabalhar em parceria com empresários ou representantes de empresas ou instituições, promovendo visitas técnicas, palestras e vivências profissionais em ambientes diversos.
Para tanto, seleciona empresas ou instituições que atendam aos objetivos da atividade, tais como vivenciar novos conceitos de organização do trabalho e novas tecnologias no processo produtivo Orienta o aluno sobre a inserção no mercado de trabalho, informando sobre as características do setor da economia em que vai atuar e desenvolvendo postura e conduta ética compatíveis com a profissão, com o ambiente corporativo e com a sociedade contemporânea Pode acompanhar estágio.
Conserva o ambiente de ensino limpo e organizado Mantém equipamentos e instrumentos limpos, organizados e em plenas condições de uso Pode realizar pequenos reparos ou solicitar manutenção em equipamentos e instrumentos.
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Funções do Professor de nível médio no ensino profissionalizante
O profissional Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante deve educar o aluno para uma postura profissional, coordenar atividades (projetos, equipes, feiras, etc.), preparar aula, administrar atividades, executar atividades administrativas, ministrar aula, elaborar recursos didáticos, avaliar (alunos, equipamentos, material didático, novas técnicas), manter equipamentos e ambiente de trabalho, planejar atividades (aula, curso, ensino, currículo), demonstrar competências pessoais, desenvolver pesquisas.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio no ensino profissionalizante lecionam para jovens e adultos, em instituições de formação profissional como o sistema ´s´ (senai, senac, senar, senat) e centros de desenvolvimento profissional públicos e privados, nas diversas áreas profissionais da indústria e da agroindústria, do comércio e dos serviços, dos transportes, da agropecuária, da silvicultura e aqüicultura. Trabalham individualmente e em equipe, em salas de aulas, laboratórios, veículos e no campo, com supervisão, em períodos diurnos e noturnos. Podem trabalhar como empregados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e ao ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessa ocupação requer-se ensino médio ou cursos técnicos (nível médio), acompanhados de formação continuada, seja por meio de freqüência a cursos de qualificação básicos até duzentas horas, ou a cursos de atualização e especialização. O pleno desempenho das atividades ocorre após dois anos de prática.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino profissionalizante
Um Professor de nível médio no ensino profissionalizante deve desenvolver atividades de recuperação, saber ouvir, interpretar catálogos, manuais, internet, livros técnicos, avaliar o comportamento dos alunos, demonstrar discrição, definir objetivos e metas, adaptar equipamentos, sistemas, produtos, insumos, programar atividades, propor trabalhos de pesquisa aos alunos, estabelecer critérios de avaliação, lavar equipamentos, materiais e utensílios, desenvolver atividades em salas de aula, acompanhar estágios, estabelecer normas e regras de comportamento, demonstrar dinamismo, identificar oportunidades de estágio, preencher formulários, formular projetos, emitir relatórios, adequar conteúdo das aulas ao perfil dos alunos, transcrever notas, estabelecer cronogramas, organizar eventos, criar equipamentos, sistemas, produtos, insumos, higienizar equipamentos, materiais e utensílios, realizar trabalhos em equipe, selecionar recursos (materiais, recursos humanos, equipamentos), corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, liderar equipes e alunos, orientar para detalhes, orientar alunos quanto à manutenção dos equipamentos, elaborar material (escrito, audiovisual), participar de reuniões, demonstrar postura profissional, definir metodologia, demonstrar entusiasmo, comprometer-se com objetivos educacionais, pesquisar técnicas e tecnologia, avaliar projeto pedagógico, indicar bibliografia, pesquisar insumos e matérias primas, regular o equipamento, propor atividades, levantar necessidades do mercado de trabalho, analisar tecnicamente recursos materiais e equipamentos, estudar conteúdos, estimular a criatividade dos alunos, expressar-se com clareza, definir pré-requisitos (de aluno, disciplinas), atualizar material didático, processar a informação, pesquisar bibliografia, formular plano de trabalho, orientar quanto à apresentação pessoal, ensinar noções de higiene, segurança e meio ambiente, aplicar instrumentos de avaliação, demonstrar assiduidade, organizar o local de trabalho, desenvolver atividades práticas em oficinas, demonstrar organização, demonstrar práticas profissionais e técnicas, esclarecer dúvidas, estruturar conteúdos, ministrar aulas expositivas, redigir textos, elaborar instrumentos de avaliação, encaminhar alunos para estágios/entrevistas, elaborar estudos de caso para simulação de situações de trabalho, demonstrar senso crítico, preencher diário, esterilizar equipamentos, demonstrar auto controle, procurar patrocínios, levantar material didático, debater com os alunos, orientar a organização do ambiente de trabalho, prestar assistência e assessoria técnica e tecnológica, calibrar o equipamento, planejar estratégia de cursos, encaminhar documentos para departamento administrativo, avaliar cursos, manter-se atualizado, monitorar o desempenho dos alunos, ensinar noções de primeiros socorros, conferir materiais, equipamentos e instalações, demonstrar capacidade de comunicação, visitar centros técnicos, empresas, museus, feiras, elaborar roteiro de aula, consultar empresas, associações técnicas, profissionais, limpar equipamentos, materiais e utensílios, demonstrar auto confiança, avaliar o desempenho dos alunos, estabelecer parcerias, atestar competências do aluno, manter-se atento a detalhes, comprar materiais, demonstrar criatividade, solicitar materiais, demonstrar empatia, treinar profissionais, demonstrar ética, orientar quanto à postura profissional, treinar docentes, manusear equipamentos, sensibilizar para direitos e deveres da cidadania, convidar especialistas, supervisionar estágios, acompanhar projetos de pesquisa, manter equipamentos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio no ensino profissionalizante que ficou em 7.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio no ensino profissionalizante 2025
O salário de Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.433 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio no ensino profissionalizante que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: