O dissídio de Técnico de Telecomunicações (telefonia) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 313315 no cargo de Técnico de Telecomunicações (telefonia).

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 2.670,48

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

5.544 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Guajará-mirim - RO

R$ 1.600,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

2.098 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Consultoria em Tecnologia da Informação

R$ 4.376,64

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços de Comunicação Multimídia - Scm

3.403 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia) instala e testa sistemas de telefonia Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia.

Pode elaborar projetos e documentação técnica Pode prestar assistência técnica ao cliente Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Técnico de Telecomunicações (telefonia)

O Técnico de telecomunicações (telefonia) instala sistemas de telefonia, certificando-se da adequação da infraestrutura e do fornecimento de energia, fixando componentes do sistema, estabelecendo a interligação dos equipamentos via interfaces e cabeamento e ativando o sistema Testa sistemas de telefonia, providenciando configuração e programação, verificando se o funcionamento está de acordo com as especificações e realizando medições, aferições e ajustes.

Pode substituir componentes, quando necessário.

Orienta o usuário final sobre a utilização do sistema Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia, executando rotinas de teste, identificando e corrigindo falhas, reprogramando e configurando programas do sistema e reparando equipamentos.

Participa da elaboração de projetos em telefonia, reunindo dados e fazendo avaliações para definição de desenhos técnicos, plataformas, equipamentos, materiais, mão de obra e custos, em função das capacidades previstas para a rede Pode prestar assistência técnica, orientando o cliente e intermediando sua relação com a empresa.

Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho, avaliando desempenho e propondo programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.

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Funções do Técnico de telecomunicações (telefonia)

O profissional Técnico de Telecomunicações (telefonia) deve demonstrar competências pessoais, supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações, elaborar documentação técnica, reparar equipamentos, ministrar treinamento, participar na elaboração de projetos de telecomunicações, instalar sistemas de telecomunicações, testar sistemas de telecomunicações, realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações, prestar assistência técnica ao cliente.

Condições de trabalho da profissão

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.

Atividades exercidas por um Técnico de telecomunicações (telefonia)

Um Técnico de telecomunicações (telefonia) deve avaliar a necessidade de conserto, contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe, corrigir as falhas do sistema de telecomunicações, especificar planos de trabalho, medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos, demonstrar habilidade de leitura e redação, configurar os softwares do equipamento, interpretar especificações e normas técnicas, intermediar relações entre cliente e empresa, avaliar desempenho de equipes de trabalho, treinar equipe de trabalho, definir plataforma de equipamentos, elaborar esquemas, instalar cabeamento, trabalhar em equipe, efetuar interligações dos equipamentos, consultar manual de instalação, redimensionar a rede, configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto, verificar alimentação do sistema, configurar equipamentos no projeto, supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro, verificar a infraestrutura, ministrar treinamento em novas tecnologias, avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes, levantar dados e informações do projeto, fixar componentes de sistemas de telecomunicações, verificar o fornecimento de energia, efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações, organizar o tempo, identificar a instrumentação necessária, reprogramar o sistema de telecomunicações, identificar falhas no sistema de telecomunicações, instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações, elaborar esquemas para projetos, distribuir tarefas para equipes de trabalho, capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação, efetuar ajustes, ativar o sistema, avaliar entroncamento, levantar o custo do projeto, demonstrar criatividade para resolver problemas, fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico, dominar terminologia técnica em outros idiomas, quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra, redimensionar equipamentos, elaborar rotinas de teste, trocar componentes, demonstrar habilidade manual, demonstrar habilidade de comunicação, substituir componentes do sistema, interagir com os clientes, elaborar relatórios de desempenho, orientar equipes de trabalho, absorver novas tecnologias, demonstrar habilidade de autodesenvolvimento, prospectar novos negócios para empresa, ministrar treinamento em área específica, demonstrar conhecimentos básicos de informática, demonstrar visão espacial, especificar mão-de-obra, acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas, analisar relatórios técnicos, demonstrar iniciativa, testar conexões, treinar usuário final, consultar especificações e normas técnicas, acompanhar teste de laboratório, especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados), avaliar condições de funcionamento dos equipamentos, orientar sobre aplicações de soluções técnicas, manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente, efetuar ajustes do sistema, verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações, executar rotinas de teste, detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas, programar o sistema de telecomunicações, demonstrar poder de concentração.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Técnico de Telecomunicações (telefonia) ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico de Telecomunicações (telefonia) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em telecomunicações que ficou em 6.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico de Telecomunicações (telefonia) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico de Telecomunicações (telefonia) ficou em 6.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em telecomunicações 2025

O salário de Técnico de Telecomunicações (telefonia) mostrado aqui é resultado do levantamento de 15.967 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em telecomunicações que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico de Telecomunicações (telefonia) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico de Telecomunicações (telefonia) CBO 313315 salário