O dissídio de Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 313315 no cargo de Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 2.670,48

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

5.544 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Guajará-mirim - RO

R$ 1.600,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

2.098 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Consultoria em Tecnologia da Informação

R$ 4.376,64

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços de Comunicação Multimídia - Scm

3.403 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia) instala e testa sistemas de telefonia Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia.

Pode elaborar projetos e documentação técnica Pode prestar assistência técnica ao cliente Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica

O Técnico de telecomunicações (telefonia) instala sistemas de telefonia, certificando-se da adequação da infraestrutura e do fornecimento de energia, fixando componentes do sistema, estabelecendo a interligação dos equipamentos via interfaces e cabeamento e ativando o sistema Testa sistemas de telefonia, providenciando configuração e programação, verificando se o funcionamento está de acordo com as especificações e realizando medições, aferições e ajustes.

Pode substituir componentes, quando necessário.

Orienta o usuário final sobre a utilização do sistema Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia, executando rotinas de teste, identificando e corrigindo falhas, reprogramando e configurando programas do sistema e reparando equipamentos.

Participa da elaboração de projetos em telefonia, reunindo dados e fazendo avaliações para definição de desenhos técnicos, plataformas, equipamentos, materiais, mão de obra e custos, em função das capacidades previstas para a rede Pode prestar assistência técnica, orientando o cliente e intermediando sua relação com a empresa.

Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho, avaliando desempenho e propondo programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.

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Funções do Técnico de telecomunicações (telefonia)

O profissional Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica deve elaborar documentação técnica, ministrar treinamento, testar sistemas de telecomunicações, supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações, instalar sistemas de telecomunicações, demonstrar competências pessoais, participar na elaboração de projetos de telecomunicações, reparar equipamentos, realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações, prestar assistência técnica ao cliente.

Condições de trabalho da profissão

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.

Atividades exercidas por um Técnico de telecomunicações (telefonia)

Um Técnico de telecomunicações (telefonia) deve trocar componentes, consultar especificações e normas técnicas, ativar o sistema, intermediar relações entre cliente e empresa, reprogramar o sistema de telecomunicações, demonstrar criatividade para resolver problemas, treinar usuário final, avaliar condições de funcionamento dos equipamentos, configurar equipamentos no projeto, contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe, elaborar relatórios de desempenho, avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes, instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações, demonstrar visão espacial, medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos, demonstrar iniciativa, avaliar a necessidade de conserto, orientar sobre aplicações de soluções técnicas, efetuar ajustes, configurar os softwares do equipamento, verificar a infraestrutura, verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações, treinar equipe de trabalho, distribuir tarefas para equipes de trabalho, verificar o fornecimento de energia, efetuar ajustes do sistema, interagir com os clientes, corrigir as falhas do sistema de telecomunicações, identificar falhas no sistema de telecomunicações, fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico, detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas, demonstrar habilidade de leitura e redação, especificar planos de trabalho, demonstrar habilidade de comunicação, consultar manual de instalação, levantar dados e informações do projeto, orientar equipes de trabalho, quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra, avaliar entroncamento, programar o sistema de telecomunicações, acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas, demonstrar habilidade de autodesenvolvimento, levantar o custo do projeto, prospectar novos negócios para empresa, elaborar esquemas para projetos, identificar a instrumentação necessária, avaliar desempenho de equipes de trabalho, trabalhar em equipe, ministrar treinamento em área específica, verificar alimentação do sistema, efetuar interligações dos equipamentos, redimensionar a rede, ministrar treinamento em novas tecnologias, demonstrar habilidade manual, organizar o tempo, analisar relatórios técnicos, instalar cabeamento, redimensionar equipamentos, substituir componentes do sistema, efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações, supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro, interpretar especificações e normas técnicas, absorver novas tecnologias, elaborar esquemas, executar rotinas de teste, manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente, testar conexões, configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto, especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados), especificar mão-de-obra, fixar componentes de sistemas de telecomunicações, demonstrar conhecimentos básicos de informática, definir plataforma de equipamentos, elaborar rotinas de teste, demonstrar poder de concentração, capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação, dominar terminologia técnica em outros idiomas, acompanhar teste de laboratório.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em telecomunicações que ficou em 6.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em telecomunicações 2025

O salário de Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica mostrado aqui é resultado do levantamento de 15.967 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em telecomunicações que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica CBO 313315 salário