O dissídio de Diretor de Centro de Educação Infantil Público 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 131310 no cargo de Diretor de Centro de Educação Infantil Público.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 7.786,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

597 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Uberlândia - MG

R$ 5.590,04

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

161 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de instituição educacional pública Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento e de atividades de instituições educacionais públicas de ensino básico e ensino técnico profissionalizante e superior, no mais alto nível da administração, com a ajuda de coordenadores, gerentes e conselheiros, para maximizar a efetividade nas operações e para garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem Planeja e coordena atividades das equipes administrativas, pedagógicas e financeiras, integrando as ações.

Coordena o planejamento e as políticas de integração da instituição com a comunidade externa Formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por instâncias superiores da técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Diretor de Centro de Educação Infantil Público

O Diretor de instituição educacional pública estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento e das metas operacionais de instituições públicas de educação, de acordo com orientações do Conselho Escolar ou Universitário e com as informações elaboradas por órgãos colegiados, coordenadores e demais membros das equipes administrativas e pedagógicas Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, promovendo a articulação das áreas da instituição educacional.

Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, estabelecendo indicadores de avaliação, metas financeiras e de matrículas, adequando cursos à legislação vigente, definindo grade curricular, calendário escolar e horários de cursos.

Avalia a disponibilidade de docentes e de recursos materiais Integra ações pedagógicas e administrativas, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional.

Coordena atividades administrativas da instituição, estabelecendo normas de funcionamento, supervisionando registros escolares, aplicando normas disciplinares, decidindo sobre a realocação de pessoal, entre outras ações, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado Coordena atividades pedagógicas, integrando ações pedagógicas e administrativas, propondo serviços educacionais, efetivando a aplicação de metodologias de ensino, desenvolvendo a inclusão e a equidade educacional, entre outras atividades, para garantir que o processo de ensino e aprendizagem seja desenvolvido de forma integral e em ambiente educativo adequado.

Participa do planejamento da instituição, definindo projetos prioritários, participando da elaboração de propostas pedagógicas, buscando ferramentas e tecnologias para o ensino, visando garantir resultados de acordo com as metas estabelecidas Estabelece sistema de qualidade, avaliando as atividades educacionais, as tendências da demanda por educação e as expectativas dos alunos, propondo novas atividades de ensino.

Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, interagindo com a comunidade escolar, representando a instituição junto à comunidade, participando da elaboração de projetos comunitários Promove parcerias com instituições públicas e privadas, disponibilizando serviços da instituição para a comunidade, incentivando e apoiando os órgãos colegiados, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola e promover a participação da comunidade nas ações da escola.

Elabora planos de contingência.

Participa de reuniões com secretarias e coordenações de ensino e de comissões federais, estaduais e municipais de ensino Estabelece diretrizes para a segurança da população escolar e organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento e acompanhando sua execução, realizando prestação de contas, administrando caixa escolar e outros recursos financeiros, entre outras atribuições.

Reúne-se com os integrantes da administração educacional para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento dos objetivos institucionais da educação pública Participa de comitês de decisão e da elaboração do plano diretor Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com conselhos, órgãos colegiados e superiores.

Responde por documentos escolares, responsabilizando-se por sua autenticidade e legalidade, utilizando, para o registro e controle, novas tecnologias de informação e comunicação e software para gestão escolar, entre outros recursos Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.

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Funções do Diretor de instituição educacional pública

O profissional Diretor de Centro de Educação Infantil Público deve gerir recursos financeiros, coordenar atividades administrativas, demonstrar competências pessoais, avaliar atividades educacionais, planejar atividades educacionais, interagir com a comunidade e setor público, participar do planejamento estratégico da instituição, coordenar atividades pedagógicas.

Condições de trabalho da profissão

Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Diretor de instituição educacional pública

Um Diretor de instituição educacional pública deve estabelecer sistema de qualidade, agir com flexibilidade, avaliar as expectativas dos clientes, exercer liderança, estabelecer metas de matrículas, definir projetos prioritários, acompanhar execução de orçamentos, integrar ações pedagógico-administrativas, trabalhar com comprometimento, administrar caixa escolar e outros recursos financeiros, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, evidenciar empatia, adequar cursos à legislação vigente, participar da elaboração de propostas pedagógicas, elaborar planos de contingência, organizar horários de cursos, propor serviços educacionais, avaliar as tendências da demanda por educação, agir com paciência, disponibilizar serviços da instituição para a comunidade, definir grade curricular, avaliar disponibilidade de recursos materiais, supervisionar registros escolares, decidir sobre realocação de pessoal, participar da elaboração de projetos comunitários, participar na elaboração do orçamento, promover parcerias com instituições públicas e privadas, propor novas atividades de ensino, estabelecer metas financeiras, organizar calendário escolar, participar de comissões federais, estaduais e municipais de ensino, disponibilizar recursos instrucionais, definir indicadores de avaliação, demonstrar capacidade de resolução de problemas, participar de reuniões com secretárias e coordenadores de ensino, representar a instituição junto à comunidade, avaliar desenvolvimento profissional do professor, responder por documentos escolares, efetivar a aplicação de metodologias de ensino, aplicar normas disciplinares, estabelecer normas de funcionamento da instituição, manter estabilidade emocional, organizar atividades de extensão com a comunidade, evidenciar comunicabilidade, realizar prestação de contas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Diretor de Centro de Educação Infantil Público ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Centro de Educação Infantil Público e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que ficou em 3.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Centro de Educação Infantil Público em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Diretor de Centro de Educação Infantil Público ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais 2024

O salário de Diretor de Centro de Educação Infantil Público mostrado aqui é resultado do levantamento de 816 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Centro de Educação Infantil Público com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Diretor de Centro de Educação Infantil Público CBO 131310 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Diretor de Centro de Educação Infantil Público em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Diretor de Centro de Educação Infantil Público por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 41h 5.048,60 5.244,27 7.400,87 25,74 8.10%
Minas Gerais 40h 4.885,03 5.074,36 7.161,09 25,54 7.20%
Bahia 41h 4.108,19 4.267,41 6.022,29 20,99 4.60%
Rio Grande do Sul 37h 4.377,18 4.546,83 6.416,62 24,61 5.60%
Paraná 37h 3.347,65 3.477,40 4.907,41 18,92 6.80%
Rio de Janeiro 35h 3.223,43 3.348,36 4.725,31 19,13 5.30%
Santa Catarina 37h 4.858,36 5.046,65 7.121,99 27,01 7.90%
Pernambuco 40h 3.798,60 3.945,82 5.568,46 19,82 6.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Diretor de Centro de Educação Infantil Público.

Dissídio de Diretor de Centro de Educação Infantil Público por cidade

Quanto ganha um Diretor de Centro de Educação Infantil Público nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Diretor de Centro de Educação Infantil Público na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 41 5.010,31 5.204,50 7.344,74 25,43 6.20%
Uberlândia, MG 40 5.381,47 5.590,04 7.888,83 28,01 5.40%
Pirassununga, SP 40 4.681,25 4.862,68 6.862,36 24,31 7.50%
Itirapina, SP 40 5.422,82 5.632,99 7.949,45 28,16 5.00%
Sorocaba, SP 41 4.383,77 4.553,67 6.426,27 22,12 4.90%
Charqueada, SP 44 4.916,52 5.107,07 7.207,25 23,21 4.70%
Salvador, BA 38 4.066,40 4.224,00 5.961,04 22,08 7.80%
Botucatu, SP 44 4.025,19 4.181,20 5.900,63 19,01 4.90%
Rio de Janeiro, RJ 36 2.888,38 3.000,33 4.234,15 16,67 7.40%
Juquitiba, SP 40 4.986,49 5.179,75 7.309,82 26,01 4.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Diretor de Centro de Educação Infantil Público. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Diretor de Centro de Educação Infantil Público no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Administração pública em geral 5.084,91 5.281,99 7.454,10 4.70%
Educação infantil - creche 4.572,63 4.749,86 6.703,14 5.00%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 4.772,79 4.957,77 6.996,55 6.50%
Educação profissional de nível técnico 5.075,13 5.271,83 7.439,77 6.60%
Formação de condutores 2.109,33 2.191,08 3.092,12 6.00%
Ensino fundamental 6.116,43 6.353,48 8.966,23 5.90%
Serviços de assistência social sem alojamento 4.314,89 4.482,13 6.325,31 7.40%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 4.399,51 4.570,02 6.449,35 7.90%
Educação infantil - pré-escola 5.308,40 5.514,14 7.781,72 8.10%
Atividades de apoio à gestão de saúde 3.855,86 4.005,30 5.652,40 4.20%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 4.327,60 4.495,32 6.343,93 4.30%
Educação superior - graduação 8.530,67 8.861,29 12.505,32 6.20%
Ensino médio 16.462,17 17.100,20 24.132,32 6.10%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 3.534,99 3.672,00 5.182,04 4.40%
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 5.608,99 5.826,38 8.222,36 6.90%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 3.850,76 4.000,00 5.644,92 4.10%
Atividades de limpeza não especificadas anteriormente 1.507,57 1.566,00 2.209,99 4.80%
Educação profissional de nível tecnológico 8.296,45 8.618,00 12.161,98 6.70%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 3.369,41 3.500,00 4.939,31 5.30%
Orfanatos 3.975,10 4.129,16 5.827,19 5.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.