O dissídio de Produtor de Som (rádio) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262115 no cargo de Produtor de Som (rádio).

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 14.371,86

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

75 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belo Horizonte - MG

R$ 3.629,85

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

42 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Televisão Aberta

R$ 2.309,57

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Rádio

230 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Produtor de rádio Produz, implementa e gerencia as etapas da produção de rádio e outros meios audiofônicos, em diferentes formatos e linguagens, para multiplataformas, ao vivo ou gravadas, tais como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivos, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.

Pode produzir roteiros Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Produtor de Som (rádio)

O Produtor de rádio produz e viabiliza projetos de produção de rádio e outros meios audiofônicos, em diferentes formatos e linguagens, para multiplataformas, ao vivo ou gravadas, contribuindo na elaboração de roteiros a partir de pesquisa de tendências e temáticas, considerando objetivos do projeto, do cliente, ou ainda do público-alvo Conduz produções como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivas, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos.

Adequa o projeto às exigências legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais etc.

) e reúne a documentação necessária para realização de registro do projeto nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais Analisa variáveis que impactam no desenvolvimento da produção (situação de mercado do projeto ou cliente, seus objetivos e metas, público-alvo, capacidade de investimento em infraestrutura e equipe de trabalho, as perspectivas e orientações criativas), elaborando estratégias de marketing e indicadores de mensuração de desempenho e resultado.

Realiza pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, identificando e sistematizando exigências e condições técnicas e materiais para execução Constrói mapa de produção e desenvolvimento, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução da proposta, bem como aqueles ligados à distribuição ou veiculação do produto final, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações.

Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (direção, sonoplastia, gravação, edição e montagem, etc.

), equipes artísticas (elenco, atores, músicos e arranjadores, locutores etc), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc.

).

Coordena, gerencia e monitora o desenvolvimento do projeto radiofônico e audiofônico, desde a montagem da infraestrutura e cenários, realização de ensaios, até a execução, gravação das cenas e tomadas, incluindo o processo de edição e finalização, distribuindo tarefas e realizando a gestão técnica e financeira Elabora projetos e realiza captação de recursos, benefícios e apoios para execução do projeto, definindo o orçamento e controlando o fluxograma financeiro do projeto (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento) Conduz a finalização da produção, supervisionando as atividades de edição e montagem de áudio e efeitos sonoros, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores.

Zela pela qualidade técnica e estética da produção, registrando nos órgãos competentes e viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra ou dos produtos, assim como contribuindo para a elaboração de estratégias de comunicação e marketing Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Produtor de rádio

O profissional Produtor de Som (rádio) deve pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, comunicar-se, finalizar produção, criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia, gerir recursos financeiros do projeto, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.

Atividades exercidas por um Produtor de rádio

Um Produtor de rádio deve definir equipe técnica, demonstrar capacidade de conciliação, dialogar com equipes técnicas, participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., organizar ensaios, sugerir equipe artística em conformidade com o projeto, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de propor soluções, administrar conflitos, adequar propostas aos recursos, gerenciar cronograma, elaborar projetos para a captação de recursos, prestar contas relativas ao projeto realizado, demonstrar capacidade de lidar com imprevistos, demonstrar capacidade de administrar o tempo, analisar qualidade do produto final, decupar tecnicamente o roteiro, sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto, contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores, acompanhar ensaios, saldar débitos, identificar público-alvo, demonstrar flexibilidade, registrar projeto nos órgãos competentes, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, viabilizar condições de divulgação da obra, orçar projeto, estudar roteiro, contratar equipe e serviços de finalização, demonstrar criatividade, coordenar atividades para captação de imagens e sons, socializar as informações referentes à produção, demonstrar paciência, atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, definir cronogramas, levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto, demonstrar proatividade, pesquisar temáticas, manter intercâmbio com profissionais da área, dialogar com equipes artísticas, definir temática, supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar sensibilidade artística, coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas, adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.), demonstrar capacidade de articulação profissional, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de atenção difusa, construir mapa de produção.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Produtor de Som (rádio) ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Produtor de Som (rádio) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Produtores artísticos e culturais que ficou em 7.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Produtor de Som (rádio) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Produtor de Som (rádio) ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Produtores artísticos e culturais 2025

O salário de Produtor de Som (rádio) mostrado aqui é resultado do levantamento de 369 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Produtores artísticos e culturais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Produtor de Som (rádio) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Produtor de Som (rádio) CBO 262115 salário