O dissídio de Fotógrafo Publicitário 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261810 no cargo de Fotógrafo Publicitário.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 4.951,80

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

114 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 5.023,33

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

93 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Fotógrafo publicitário Cria, produz e executa trabalhos de fotografia publicitária, em suportes analógicos ou digitais, utilizando diferentes equipamentos, técnicas, tendências e tecnologias, considerando aspirações do cliente e/ou da marca, pauta/briefing e sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado Planeja e gerencia aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico, definindo áreas, formas de atuação, recursos humanos e materiais, bem como modelos de negócio.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Fotógrafo Publicitário

O Fotógrafo publicitário cria o conceito do trabalho fotográfico para peças e campanhas publicitárias, considerando desejos e aspirações do cliente, público-alvo, pauta (“briefing”), sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado (pessoas, animais, paisagens ou objetos), bem como aspectos culturais e tendências técnicas e estéticas Desenvolve ambiente e cena fotográfica para construção e expressão de emoções e experiências, definindo ângulos, enquadramentos, iluminação e composição da imagem, bem como decidindo o momento do ato fotográfico.

Pode seguir orientações do diretor de arte, quando realiza trabalho para agências de publicidade.

Assessora a equipe de publicidade na construção de conceitos de peças e campanhas publicitárias, realizando pesquisa sobre temas, procedimentos, materiais, fontes e referências fotográficas, identificando tendências estéticas, técnicas e tecnológicas Seleciona, testa, calibra e opera equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias do projeto fotográfico, manejando câmeras e monitorando acessórios de medição, iluminação e tratamento de imagens.

Utiliza técnicas de expressão e entrevista para identificação das aspirações do cliente, bem como estratégias para interação com fotografado (pessoas ou animais) Cria imagens para veiculação em “outdoors”, embalagens de produtos, comerciais de televisão, anúncio de revistas, entre outras mídias físicas ou digitais, considerando os diferentes tipos de publicidades e os públicos-alvo.

Registra, revela, trata, amplia e restaura filmes e imagens fotográficas em películas, meio magnéticos e/ou plataformas digitais, verificando qualidade, brilho e contraste.

Produz documentação referente à imagem, registrando autoria e contexto, bem como arquivando e catalogando documentos fotográficos Planeja aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico no âmbito publicitário, definindo áreas, formas de atuação e modelos de negócio, definindo e selecionando equipes técnicas e operacionais para execução de projetos.

Realiza produção técnica da fotografia publicitária, procurando espaços ou locações para fotografar, realizando vistoria na infraestrutura do local, bem como verificando condições geográficas e climáticas, conforme os objetivos do trabalho.

Coordena equipe de trabalho e atribui tarefas, trocando informações com os recursos humanos envolvidos, bem como formando novos quadros profissionais, quando necessário Providencia credenciamento de equipes técnica e operacional em eventos em espaços abertos ou fechados, dirigindo e avaliando a qualidade e a adequação da produção da imagem conforme a conceito do trabalho fotográfico Prepara e apresenta portfólio e material autopromocional para captação de clientes e registro profissional, podendo realizar a divulgação de seu trabalho em multiplataformas na web.

Apresenta produto fotográfico ao cliente e/ou público interessado, assegurando a devida explicação a respeito do conceito do trabalho Elabora e publica livros e catálogos publicitários em diferentes plataformas midiáticas, analógicas ou digitais, ministrando palestras sobre a área e cursos de formação profissional Monta exposições físicas e/ou virtuais, divulgando o próprio trabalho ou fazendo curadoria, bem como organiza encontros e congressos profissionais e acadêmicos.

Participa de organizações e/ou entidades profissionais Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e/ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Fotógrafo publicitário

O profissional Fotógrafo Publicitário deve documentar a imagem, coordenar equipe de trabalho fotográfico, criar a imagem fotográfica, operar equipamentos específicos, gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica, pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos, planejar o trabalho fotográfico, divulgar a linguagem fotográfica, finalizar o produto, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Fotógrafo publicitário

Um Fotógrafo publicitário deve publicar livros e catálogos, participar de associações profissionais, conceber cenas para fotografar, interpretar o objeto a ser fotografado, discutir a pauta/briefing, providenciar credenciamento, estabelecer cronograma de trabalho, vistoriar infraestrutura do local, conceituar o trabalho fotográfico, tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte, demonstrar criatividade, catalogar documentos fotográficos, operar programas de tratamento de imagens, manter-se atualizado, ampliar fotos, estudar culturas e costumes locais/regionais, seguir projeto profissional traçado, interpretar desejos e aspirações do cliente, produzir documentação referente à imagem, lidar com imprevistos, estudar fontes e referências fotográficas, apresentar portfólio, testar novos materiais de acabamento, registrar a imagem sobre película ou meio magnético, demonstrar pontualidade, negociar preços, digitalizar imagem, arquivar os documentos fotográficos, definir o suporte material da imagem fotográfica, ensinar o cliente a entender a imagem, proferir palestras, controlar estoque de material fotográfico, criar ambiente que expresse a emoção desejada, desenvolver perspicácia, dominar linguagem fotográfica, assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos, superar limitações econômicas, operar equipamentos de iluminação, decidir o momento do ato fotográfico, preparar material autopromocional, avaliar resultados, precisar perspectivas e pontos de vista, apresentar o produto fotográfico final ao destinatário, trocar informações com equipe, monitorar equipamentos de medição, levantar informações sobre o tema, escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias, enquadrar a imagem, dirigir a produção de imagem, elaborar procedimentos para relação com o cliente, interagir com o fotografado, compreensão de outros idiomas, selecionar pessoal, divulgar seu trabalho na web, elencar modelos, remunerar equipe de trabalho, assumir riscos calculados, providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem, calibrar os equipamentos, definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho, gerenciar o tempo, entrevistar clientes, ministrar cursos de formação profissional, estimar custos, compor a imagem, editar imagem, estudar a legislação referente à proteção ao direito autoral e ao uso da imagem, modular a luz, delegar funções, orçar o trabalho fotográfico, providenciar manutenção de equipamentos e instalações, montar exposições, formar novos quadros, escalonar tarefas, desenvolver capacidade de síntese, dominar o idioma, revelar filmes, eleger o tema, estudar condições geográficas e climáticas, organizar encontros e congressos, pesquisar tendências, estilo, materiais, cultivar persistência, documentar a autoria da imagem fotográfica, dominar técnicas de sua especialização, calcular a relação custo/benefício no trabalho, procurar espaços ou locações para fotografar, experimentar produtos e técnicas fotográficas, controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos, operar câmera fotográfica e acessórios, testar equipamentos e acessórios.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Fotógrafo Publicitário ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Fotógrafo Publicitário e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Fotógrafos profissionais que ficou em 5.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Fotógrafo Publicitário em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Fotógrafo Publicitário ficou em 6.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Fotógrafos profissionais 2024

O salário de Fotógrafo Publicitário mostrado aqui é resultado do levantamento de 405 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Fotógrafos profissionais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Fotógrafo Publicitário com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Fotógrafo Publicitário CBO 261810 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Fotógrafo Publicitário em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Fotógrafo Publicitário por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 3.414,44 3.546,77 5.005,31 16,40 6.40%
Santa Catarina 44h 1.824,20 1.894,90 2.674,14 8,63 4.10%
Rio de Janeiro 44h 1.445,24 1.501,26 2.118,62 6,88 5.40%
Minas Gerais 41h 1.928,33 2.003,06 2.826,78 9,68 7.90%
Alagoas 44h 1.921,80 1.996,29 2.817,22 9,07 7.10%
Rio Grande do Sul 44h 2.183,37 2.267,99 3.200,65 10,31 5.60%
Goiás 44h 1.348,81 1.401,09 1.977,26 6,37 7.80%
Paraná 43h 1.992,39 2.069,61 2.920,70 9,67 6.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Fotógrafo Publicitário.

Dissídio de Fotógrafo Publicitário por cidade

Quanto ganha um Fotógrafo Publicitário nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Fotógrafo Publicitário na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 44 1.442,53 1.498,44 2.114,64 6,84 6.90%
Ituporanga, SC 44 1.726,42 1.793,33 2.530,80 8,15 5.50%
São Paulo, SP 43 4.835,90 5.023,33 7.089,07 23,50 7.90%
Limeira, SP 44 1.815,95 1.886,33 2.662,05 8,57 4.50%
Maceió, AL 44 1.961,09 2.037,09 2.874,80 9,26 5.80%
Goiânia, GO 44 1.348,81 1.401,09 1.977,26 6,37 5.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Fotógrafo Publicitário. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Fotógrafo Publicitário no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Laboratórios fotográficos 1.454,48 1.510,85 2.132,16 5.00%
Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas 1.726,42 1.793,33 2.530,80 7.90%
Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina 1.772,88 1.841,60 2.598,91 4.80%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.519,78 2.617,44 3.693,81 4.90%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.894,89 1.968,33 2.777,77 4.90%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 4.854,36 5.042,50 7.116,13 6.70%
Impressão de material para outros usos 1.961,09 2.037,09 2.874,80 4.50%
Produção de filmes para publicidade 10.469,24 10.875,00 15.347,13 5.50%
Agências de publicidade 1.819,48 1.890,00 2.667,22 8.00%
Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis 1.654,86 1.719,00 2.425,90 8.30%
Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis 1.692,44 1.758,03 2.480,98 7.50%
Comércio varejista de calçados 2.032,24 2.111,00 2.979,11 4.30%
Filmagem de festas e eventos 1.619,79 1.682,57 2.374,50 6.40%
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida 2.515,83 2.613,33 3.688,01 4.50%
Marketing direto 1.883,50 1.956,50 2.761,07 7.60%
Atividades de televisão aberta 3.172,70 3.295,66 4.650,94 4.40%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 4.575,47 4.752,80 6.707,29 6.50%
Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal 2.888,07 3.000,00 4.233,69 4.10%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 3.619,47 3.759,75 5.305,87 5.60%
Comércio varejista de artigos de joalheria 1.971,83 2.048,25 2.890,55 7.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.