O dissídio de Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 131305 no cargo de Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 9.495,10

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.252 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Brasília - DF

R$ 9.495,10

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

885 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de instituição educacional da área privada Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de instituições educacionais da área privada, no mais alto nível da administração, com a ajuda de coordenadores e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações e para garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem Planeja e coordena atividades administrativas e pedagógicas, integrando as ações.

Participa do planejamento estratégico, coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, entre outras ações Formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica.

Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada

O Diretor de instituição educacional da área privada estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de instituições e redes de escola da área privada, de acordo com orientações do Conselho de Administração, Conselho Escolar e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica.

Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.

Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, estabelecendo indicadores de avaliação, metas financeiras e de matrículas, analisando a viabilidade econômica das atividades, adequando cursos à legislação vigente, definindo grade curricular, calendário escolar e horários de cursos, avaliando a disponibilidade de recursos materiais e de docentes, integrando ações pedagógicas e administrativas, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional Coordena atividades administrativas da instituição, estabelecendo normas de funcionamento, supervisionando registros escolares, decidindo sobre a contratação, demissão e realocação de pessoal, entre outras ações, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado.

Coordena atividades pedagógicas, integrando ações pedagógicas e administrativas, instituindo programas de treinamento e desenvolvimento, efetivando a aplicação de metodologias de ensino, desenvolvendo a inclusão e a equidade educacional, entre outras atividades, para garantir que o processo de ensino e aprendizagem seja desenvolvido de forma integral e em ambiente educativo adequado Participa do planejamento estratégico, da construção da missão institucional e da visão do futuro, da definição dos objetivos e dos cenários da instituição educacional, da identificação de oportunidades e de riscos de mercado, da definição de estratégias de marketing e da elaboração de propostas pedagógicas, buscando diferentes ferramentas e tecnologias para o ensino, visando garantir resultados de acordo com as metas estabelecidas Estabelece sistema de qualidade, avaliando as atividades educacionais, as tendências da demanda por educação e as expectativas dos clientes, analisando a concorrência, definindo nichos de mercado, propondo novas atividades de ensino.

Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, interagindo com a comunidade escolar, representando a instituição junto à comunidade e aos organismos do poder público, participando da elaboração de projetos comunitários, promovendo parcerias com instituições públicas e privadas, disponibilizando serviços da instituição para a comunidade, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola.

Elabora planos de contingência Estabelece diretrizes para a segurança da população escolar.

Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento e acompanhando sua execução, monitorando os relatórios financeiros, realizando prestação de contas, analisando a inadimplência, entre outras atribuições.

Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição educacional Define a política institucional e participa de comitês de decisão e da elaboração do plano diretor Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.

Responde por documentos escolares, responsabilizando-se por sua autenticidade e legalidade, utilizando, para o registro e controle, novas tecnologias de informação e comunicação e software para gestão escolar, entre outros recursos Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.

Funções do Diretor de instituição educacional da área privada

O profissional Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada deve coordenar atividades administrativas, planejar atividades educacionais, participar do planejamento estratégico da instituição, gerir recursos financeiros, coordenar atividades pedagógicas, interagir com a comunidade e setor público, demonstrar competências pessoais, avaliar atividades educacionais.

Condições de trabalho da profissão

Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Diretor de instituição educacional da área privada

Um Diretor de instituição educacional da área privada deve analisar níveis de inadimplência, definir projetos prioritários, participar da construção da missão institucional, instituir programas de treinamento e desenvolvimento, definir grade curricular, estabelecer metas de matrículas, elaborar plano diretor, participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado, organizar atividades de extensão com a comunidade, definir nichos de mercado, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, participar da elaboração de projetos comunitários, avaliar desenvolvimento profissional do professor, avaliar as tendências da demanda por educação, decidir sobre realocação de pessoal, acompanhar relatórios financeiros, propor novas atividades de ensino, avaliar as expectativas dos clientes, definir indicadores de avaliação, representar a instituição junto a organismos do poder público, organizar calendário escolar, agir com flexibilidade, manter estabilidade emocional, supervisionar registros escolares, estabelecer sistema de qualidade, demonstrar capacidade de resolução de problemas, acompanhar execução de orçamentos, participar na elaboração do orçamento, participar da definição de estratégias de marketing, analisar concorrência, realizar prestação de contas, avaliar disponibilidade de recursos materiais, configurar cenários institucionais, participar na contratação de profissionais, definir processos de promoção funcional, promover parcerias com instituições públicas e privadas, evidenciar empatia, propor projetos para geração de novos recursos, autorizar despesas, organizar horários de cursos, responder por documentos escolares, estabelecer normas de funcionamento da instituição, elaborar planos de contingência, integrar ações pedagógico-administrativas, participar na definição dos objetivos da instituição, adequar cursos à legislação vigente, propor serviços educacionais, analisar viabilidade econômica das atividades, participar da elaboração de propostas pedagógicas, aplicar normas disciplinares, estabelecer metas financeiras, representar a instituição junto à comunidade, evidenciar comunicabilidade, participar na construção de visão de futuro da instituição, disponibilizar serviços da instituição para a comunidade, decidir sobre contratação e demissão de professores, agir com paciência, trabalhar com comprometimento, disponibilizar recursos instrucionais, exercer liderança, efetivar a aplicação de metodologias de ensino.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que ficou em 4.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais 2024

O salário de Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada mostrado aqui é resultado do levantamento de 5940 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada CBO 131305 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 41h 5.720,46 5.942,17 8.385,77 29,19 4.50%
Minas Gerais 41h 3.804,35 3.951,80 5.576,89 19,22 6.50%
Rio de Janeiro 40h 4.195,90 4.358,52 6.150,87 21,83 4.10%
Paraná 41h 4.410,02 4.580,93 6.464,75 22,49 7.40%
Rio Grande do Sul 40h 5.447,40 5.658,52 7.985,48 28,57 5.10%
Bahia 39h 5.503,47 5.716,77 8.067,68 29,00 5.50%
Distrito Federal 42h 9.140,83 9.495,10 13.399,77 45,24 5.90%
Santa Catarina 40h 4.122,56 4.282,34 6.043,36 21,22 7.20%
Goiás 40h 6.839,92 7.105,01 10.026,81 35,85 8.00%
Pernambuco 40h 4.442,06 4.614,22 6.511,73 22,81 4.90%
Espírito Santo 41h 4.606,69 4.785,23 6.753,06 23,35 7.60%
Pará 42h 4.599,96 4.778,25 6.743,20 22,60 6.20%
Maranhão 38h 3.677,21 3.819,73 5.390,52 20,35 6.70%
Ceará 41h 4.483,51 4.657,28 6.572,49 22,59 4.20%
Mato Grosso do Sul 42h 4.339,39 4.507,57 6.361,22 21,66 4.70%
Mato Grosso 39h 5.175,45 5.376,04 7.586,82 27,64 4.20%
Rio Grande do Norte 42h 2.550,76 2.649,62 3.739,22 12,51 6.90%
Paraíba 41h 3.654,36 3.795,99 5.357,02 18,30 7.50%
Piauí 42h 3.506,72 3.642,63 5.140,59 17,44 6.80%
Amazonas 42h 3.678,98 3.821,57 5.393,11 18,27 7.30%
Tocantins 41h 6.509,68 6.761,97 9.542,70 33,36 7.30%
Acre 43h 4.361,56 4.530,60 6.393,72 21,29 4.70%
Rondônia 43h 3.869,21 4.019,17 5.671,98 18,64 5.70%
Alagoas 42h 5.163,00 5.363,10 7.568,57 25,30 6.10%
Sergipe 39h 4.327,63 4.495,36 6.343,98 22,84 5.90%
Amapá 43h 3.835,55 3.984,20 5.622,62 18,45 5.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada.

Dissídio de Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada por cidade

Quanto ganha um Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 41 7.364,25 7.649,67 10.795,44 37,36 8.10%
Rio de Janeiro, RJ 40 4.511,42 4.686,27 6.613,41 23,49 4.70%
Brasília, DF 42 9.140,83 9.495,10 13.399,77 45,24 6.60%
Salvador, BA 39 5.950,07 6.180,68 8.722,36 31,71 7.10%
Belo Horizonte, MG 41 6.521,25 6.773,99 9.559,66 33,08 4.40%
Guarulhos, SP 42 4.057,73 4.214,99 5.948,32 20,07 7.50%
Curitiba, PR 40 6.443,32 6.693,04 9.445,42 33,10 5.40%
Campinas, SP 41 5.940,53 6.170,76 8.708,37 29,76 5.50%
Goiânia, GO 38 7.632,70 7.928,52 11.188,97 41,44 7.70%
Itaquaquecetuba, SP 42 3.625,88 3.766,41 5.315,27 17,80 7.80%
Osasco, SP 41 4.699,15 4.881,27 6.888,60 23,61 6.80%
Porto Alegre, RS 41 7.085,71 7.360,33 10.387,11 36,32 6.10%
São José dos Campos, SP 41 5.321,05 5.527,27 7.800,26 26,96 6.00%
Niterói, RJ 38 5.023,37 5.218,06 7.363,88 27,17 6.00%
Uberlândia, MG 42 4.346,65 4.515,11 6.371,87 21,62 7.60%
Fortaleza, CE 40 5.590,52 5.807,20 8.195,29 28,90 6.40%
Suzano, SP 41 3.590,49 3.729,65 5.263,39 18,36 7.40%
São Bernardo do Campo, SP 43 5.506,76 5.720,19 8.072,50 26,57 6.40%
Campo Grande, MS 41 4.488,22 4.662,17 6.579,39 22,80 7.70%
Recife, PE 43 7.672,96 7.970,34 11.247,98 37,19 5.80%
Paulínia, SP 41 3.336,20 3.465,50 4.890,62 17,01 7.40%
Gravatai, RS 38 2.442,25 2.536,90 3.580,15 13,26 5.00%
Manaus, AM 42 3.808,22 3.955,81 5.582,56 19,01 5.40%
Contagem, MG 42 2.911,64 3.024,49 4.268,25 14,29 6.20%
Belém, PA 42 5.766,45 5.989,94 8.453,18 28,38 4.50%
Guarujá, SP 42 3.547,06 3.684,53 5.199,72 17,47 4.70%
Paco do Lumiar, MA 26 3.712,41 3.856,29 5.442,11 30,15 6.90%
Juiz de Fora, MG 38 5.573,75 5.789,78 8.170,70 30,65 8.10%
Ipatinga, MG 40 3.605,19 3.744,92 5.284,94 18,93 7.50%
Presidente Prudente, SP 41 7.116,57 7.392,39 10.432,36 35,98 7.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Formação de condutores 2.167,24 2.251,24 3.177,01 4.80%
Educação infantil - creche 4.361,00 4.530,02 6.392,90 4.20%
Ensino fundamental 7.288,01 7.570,47 10.683,68 7.60%
Educação infantil - pré-escola 4.966,03 5.158,50 7.279,83 5.50%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 5.014,41 5.208,76 7.350,75 6.70%
Ensino médio 9.672,37 10.047,24 14.178,97 8.10%
Educação superior - graduação e pós-graduação 14.138,17 14.686,12 20.725,50 6.40%
Educação profissional de nível técnico 5.308,37 5.514,11 7.781,68 6.10%
Educação superior - graduação 11.710,68 12.164,55 17.166,97 4.30%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 4.233,56 4.397,64 6.206,08 5.10%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 12.017,40 12.483,16 17.616,62 5.60%
Serviços de assistência social sem alojamento 4.817,13 5.003,82 7.061,55 7.20%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 4.160,25 4.321,49 6.098,61 5.20%
Ensino de idiomas 4.822,86 5.009,78 7.069,94 5.60%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 4.866,31 5.054,91 7.133,65 8.10%
Administração pública em geral 3.227,39 3.352,48 4.731,12 5.10%
Atividades de organizações religiosas 7.501,08 7.791,80 10.996,02 8.20%
Cursos preparatórios para concursos 5.394,68 5.603,76 7.908,20 4.40%
Educação superior - pós-graduação e extensão 13.617,80 14.145,59 19.962,68 5.90%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 4.269,93 4.435,42 6.259,39 6.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.