O dissídio de Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 131305 no cargo de Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 8.514,55
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.288 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.758,52
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
918 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 10.689,92
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Formação de Condutores
2.109 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de instituição educacional da área privada Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de instituições educacionais da área privada, no mais alto nível da administração, com a ajuda de coordenadores e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações e para garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem Planeja e coordena atividades administrativas e pedagógicas, integrando as ações.
Participa do planejamento estratégico, coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, entre outras ações Formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
O que faz um Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada
O Diretor de instituição educacional da área privada estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de instituições e redes de escola da área privada, de acordo com orientações do Conselho de Administração, Conselho Escolar e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica.
Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, estabelecendo indicadores de avaliação, metas financeiras e de matrículas, analisando a viabilidade econômica das atividades, adequando cursos à legislação vigente, definindo grade curricular, calendário escolar e horários de cursos, avaliando a disponibilidade de recursos materiais e de docentes, integrando ações pedagógicas e administrativas, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional Coordena atividades administrativas da instituição, estabelecendo normas de funcionamento, supervisionando registros escolares, decidindo sobre a contratação, demissão e realocação de pessoal, entre outras ações, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado.
Coordena atividades pedagógicas, integrando ações pedagógicas e administrativas, instituindo programas de treinamento e desenvolvimento, efetivando a aplicação de metodologias de ensino, desenvolvendo a inclusão e a equidade educacional, entre outras atividades, para garantir que o processo de ensino e aprendizagem seja desenvolvido de forma integral e em ambiente educativo adequado Participa do planejamento estratégico, da construção da missão institucional e da visão do futuro, da definição dos objetivos e dos cenários da instituição educacional, da identificação de oportunidades e de riscos de mercado, da definição de estratégias de marketing e da elaboração de propostas pedagógicas, buscando diferentes ferramentas e tecnologias para o ensino, visando garantir resultados de acordo com as metas estabelecidas Estabelece sistema de qualidade, avaliando as atividades educacionais, as tendências da demanda por educação e as expectativas dos clientes, analisando a concorrência, definindo nichos de mercado, propondo novas atividades de ensino.
Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, interagindo com a comunidade escolar, representando a instituição junto à comunidade e aos organismos do poder público, participando da elaboração de projetos comunitários, promovendo parcerias com instituições públicas e privadas, disponibilizando serviços da instituição para a comunidade, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola.
Elabora planos de contingência Estabelece diretrizes para a segurança da população escolar.
Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento e acompanhando sua execução, monitorando os relatórios financeiros, realizando prestação de contas, analisando a inadimplência, entre outras atribuições.
Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição educacional Define a política institucional e participa de comitês de decisão e da elaboração do plano diretor Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.
Responde por documentos escolares, responsabilizando-se por sua autenticidade e legalidade, utilizando, para o registro e controle, novas tecnologias de informação e comunicação e software para gestão escolar, entre outros recursos Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Funções do Diretor de instituição educacional da área privada
O profissional Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada deve avaliar atividades educacionais, interagir com a comunidade e setor público, participar do planejamento estratégico da instituição, coordenar atividades administrativas, planejar atividades educacionais, demonstrar competências pessoais, gerir recursos financeiros, coordenar atividades pedagógicas.
Condições de trabalho da profissão
Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de instituição educacional da área privada
Um Diretor de instituição educacional da área privada deve decidir sobre contratação e demissão de professores, agir com paciência, participar da elaboração de projetos comunitários, organizar atividades de extensão com a comunidade, avaliar disponibilidade de recursos materiais, efetivar a aplicação de metodologias de ensino, definir grade curricular, analisar viabilidade econômica das atividades, estabelecer sistema de qualidade, responder por documentos escolares, manter estabilidade emocional, definir projetos prioritários, estabelecer normas de funcionamento da instituição, participar da construção da missão institucional, estabelecer metas financeiras, elaborar plano diretor, avaliar as tendências da demanda por educação, configurar cenários institucionais, definir nichos de mercado, propor projetos para geração de novos recursos, evidenciar empatia, decidir sobre realocação de pessoal, autorizar despesas, acompanhar execução de orçamentos, analisar concorrência, participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado, disponibilizar recursos instrucionais, participar na elaboração do orçamento, definir indicadores de avaliação, definir processos de promoção funcional, propor serviços educacionais, evidenciar comunicabilidade, agir com flexibilidade, participar da definição de estratégias de marketing, estabelecer metas de matrículas, participar na construção de visão de futuro da instituição, propor novas atividades de ensino, participar na definição dos objetivos da instituição, elaborar planos de contingência, adequar cursos à legislação vigente, avaliar as expectativas dos clientes, instituir programas de treinamento e desenvolvimento, representar a instituição junto a organismos do poder público, supervisionar registros escolares, analisar níveis de inadimplência, organizar calendário escolar, representar a instituição junto à comunidade, acompanhar relatórios financeiros, participar da elaboração de propostas pedagógicas, participar na contratação de profissionais, disponibilizar serviços da instituição para a comunidade, demonstrar capacidade de resolução de problemas, organizar horários de cursos, integrar ações pedagógico-administrativas, avaliar desenvolvimento profissional do professor, aplicar normas disciplinares, promover parcerias com instituições públicas e privadas, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, trabalhar com comprometimento, realizar prestação de contas, exercer liderança.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada ficou em 6.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que ficou em 6.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada ficou em 8.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais 2025
O salário de Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada mostrado aqui é resultado do levantamento de 5.969 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Diretor de Centro de Formação Profissional Privado
- Diretor de Escola Pública
- Diretor de Centro de Ensino Especial Público
- Diretor de Centro de Educação Infantil (creche e Pré-escola) Privado
- Diretor de Escola de Classe Pública
- Vice-diretor de Centro de Ensino Supletivo Público
- Diretor Adjunto de Escolas Privadas
- Diretor de Colégio Público
- Diretor de Estabelecimento de Ensino Superior Privado
- Diretor de Centro de Ensino Supletivo Público