O dissídio de Diretor de Criação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253130 no cargo de Diretor de Criação.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 19.497,76
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
320 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Patos de Minas - MG
R$ 2.383,33
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
247 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Consultoria em Gestão Empresarial
R$ 11.007,17
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Agências de Publicidade
253 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de criação Planeja, coordena e avalia o processo criativo de desenvolvimento de conceitos, projetos de comunicação visual e concepção de materiais personalizados para ações de merchandising, peças e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços, em diferentes plataformas midiáticas, considerando objetivos e expectativas do cliente Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas na criação publicitária.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Diretor de Criação
O Diretor de criação elabora e conduz o desenvolvimento de conceitos, projetos de comunicação visual e concepção de materiais personalizados para ações de merchandising, peças e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços, em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando objetivos e expectativas do cliente (sistematizados na forma de briefing), contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos Cria projetos e ou coordena equipes de criação no desenvolvimento de campanhas promocionais e peças publicitárias, em parceria e articulação com o redator, diretor de arte e demais profissionais envolvidos, fomentando e conduzindo as etapas processo criativo (preparação, incubação, iluminação e verificação) para transformação e inovação conceitual e ou estratégia no campo artístico e da publicidade.
Elabora planejamento estratégico de marcas, produtos e serviços, indicando pontos fortes e fracos do produto no mercado, a partir de análise de resultados de pesquisas de mercado e concorrência, tendências, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), direcionando ações de merchandising, peças e campanhas publicitárias de acordo com briefing.
Coordena planejamento e desenvolvimento de peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, contribuindo e direcionando a elaboração e ou escolha de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Negocia aspectos financeiros, estratégicos e conceituais de ações e projetos publicitários com clientes e demais profissionais envolvidos no processo criativo, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente, ajustando-o quando necessário, e avaliando a qualidade dos serviços executados.
Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando elementos gráficos e artísticos adequados às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Gerencia equipes envolvidas no processo de criação de produtos e serviços publicitários, atuando em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes.
Pode selecionar e contratar prestadores de serviço.
Avalia e zela pela qualidade técnica de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (rádio, TV, sites, revistas, jornais, outdoors, entre outros), monitorando resultados, receitas e custos, reportando aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do Diretor de criação
O profissional Diretor de Criação deve vender serviços publicitários, estruturar estratégia de projeto publicitário, desenvolver propaganda e promoções, elaborar planejamento estratégico, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Diretor de criação
Um Diretor de criação deve adaptar linguagem ao público, demonstrar habilidade de comunicação, contribuir na concepção do leiaute da campanha, ponderar opiniões divergentes, ajustar o projeto a pedido do cliente, demonstrar criatividade, demonstrar flexibilidade, manter relacionamento com veículos de comunicação, demonstrar poder de síntese, demonstrar liderança, direcionar campanhas de acordo com briefing, demonstrar dinamismo, criar peças publicitárias, delinear diretrizes do projeto, interpretar expectativas do cliente, rever processo criativo, indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado, demonstrar proatividade, desenvolver campanhas promocionais, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), demonstrar senso de oportunidade, sugerir imagens para textos criados, demonstrar senso crítico, trabalhar em equipe, antever cenários futuros, definir conceito de produto e serviço, coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, adaptar-se a situações adversas, administrar conflitos, apresentar projeto para cliente, preparar cronograma, demonstrar capacidade de negociação, assumir riscos, demonstrar senso estético, solucionar problemas de pós-venda, manter relacionamento com o cliente.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Diretor de Criação ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Criação e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 8.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Criação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Diretor de Criação ficou em 3.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2025
O salário de Diretor de Criação mostrado aqui é resultado do levantamento de 521 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Criação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: