O dissídio de Diretor de Arte (publicidade) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253125 no cargo de Diretor de Arte (publicidade).
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 6.015,31
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.956 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Caetano do Sul - SP
R$ 9.464,50
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.344 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de arte (publicidade) Planeja, gerencia e avalia a atividade de design e concepção artística de ações de merchandising e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando expectativas e objetivos do cliente, concorrência, público-alvo, previsão orçamentária, cronograma e tendências e demandas de mercado Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Diretor de Arte (publicidade)
O Diretor de arte (publicidade) identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à concepção artística de ações de merchandising e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos Coordena o projeto e o processo de definição de conceito e concepção artística de produto, serviço, peça e ou campanha publicitária, em parceria com o publicitário, o redator publicitário e outros profissionais envolvidos no processo criativo, considerando expectativas e objetivos do cliente, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), assim como tendências e demandas de mercado.
Interpreta resultados de pesquisa e análise de mercado e concorrência, para desenvolver e conduzir projetos de campanhas publicitárias e ações de merchandising, a partir das tendências e nichos de mercado.
Gerencia o desenvolvimento de peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, contribuindo e conduzindo o desenvolvimento de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, animação, vídeos, som, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando elementos gráficos e artísticos adequados às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias.
Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, atuando em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço.
Desenvolve projeções comerciais para peças publicitárias e ações de merchandising Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.
Avalia e zela pela qualidade técnica de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (rádio, TV, sites, revistas, jornais, outdoors, entre outros), monitorando resultados, receitas e custos, reportando aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do Diretor de arte (publicidade)
O profissional Diretor de Arte (publicidade) deve estruturar estratégia de projeto publicitário, vender serviços publicitários, desenvolver propaganda e promoções, demonstrar competências pessoais, contratar fornecedores, elaborar planejamento estratégico.
Condições de trabalho da profissão
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Diretor de arte (publicidade)
Um Diretor de arte (publicidade) deve desenvolver campanhas promocionais, demonstrar liderança, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar poder de síntese, determinar fornecedores, demonstrar proatividade, administrar conflitos, definir conceito de campanhas, interpretar expectativas do cliente, definir conceito de produto e serviço, criar peças publicitárias, sugerir imagens para textos criados, trabalhar em equipe, selecionar fornecedores, submeter projeto a aprovação do cliente, manter relacionamento com veículos de comunicação, apresentar projeto para cliente, definir necessidades do cliente, demonstrar senso crítico, demonstrar capacidade de negociação, assumir riscos, contribuir na concepção do leiaute da campanha, demonstrar flexibilidade, demonstrar criatividade, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, antever cenários futuros, demonstrar senso de oportunidade, demonstrar dinamismo, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, demonstrar habilidade de comunicação, demonstrar senso estético, ajustar o projeto a pedido do cliente, desenvolver projeção e execução de comerciais, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), ponderar opiniões divergentes, manter relacionamento com o cliente, rever processo criativo, criar ações de merchandising, adaptar linguagem ao público, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, adaptar-se a situações adversas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Diretor de Arte (publicidade) ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Arte (publicidade) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 6.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Arte (publicidade) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Diretor de Arte (publicidade) ficou em 6.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2024
O salário de Diretor de Arte (publicidade) mostrado aqui é resultado do levantamento de 3507 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Arte (publicidade) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Diretor de Arte (publicidade) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 5.790,88 | 6.015,31 | 8.488,99 | 28,55 | 5.70% |
Santa Catarina | 43h | 3.438,91 | 3.572,19 | 5.041,18 | 16,56 | 8.00% |
Paraná | 43h | 3.485,36 | 3.620,45 | 5.109,28 | 16,98 | 6.30% |
Rio Grande do Sul | 43h | 3.541,00 | 3.678,24 | 5.190,84 | 17,23 | 6.30% |
Rio de Janeiro | 42h | 4.666,66 | 4.847,52 | 6.840,97 | 23,25 | 5.20% |
Minas Gerais | 43h | 3.120,58 | 3.241,52 | 4.574,54 | 15,17 | 5.10% |
Ceará | 44h | 2.810,50 | 2.919,43 | 4.119,99 | 13,37 | 4.10% |
Goiás | 43h | 3.583,94 | 3.722,85 | 5.253,79 | 17,35 | 8.20% |
Pernambuco | 42h | 3.441,47 | 3.574,85 | 5.044,94 | 16,94 | 5.80% |
Espírito Santo | 43h | 3.003,55 | 3.119,96 | 4.402,98 | 14,44 | 7.20% |
Distrito Federal | 43h | 4.028,75 | 4.184,89 | 5.905,84 | 19,61 | 5.20% |
Bahia | 43h | 3.808,87 | 3.956,49 | 5.583,52 | 18,49 | 4.70% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 2.766,02 | 2.873,23 | 4.054,78 | 13,06 | 4.90% |
Mato Grosso | 43h | 3.049,47 | 3.167,65 | 4.470,29 | 14,60 | 7.50% |
Sergipe | 44h | 2.690,35 | 2.794,62 | 3.943,85 | 12,79 | 7.10% |
Maranhão | 43h | 2.496,77 | 2.593,53 | 3.660,07 | 12,01 | 4.70% |
Pará | 43h | 3.427,24 | 3.560,07 | 5.024,08 | 16,50 | 5.90% |
Amazonas | 43h | 2.443,63 | 2.538,33 | 3.582,17 | 11,81 | 6.60% |
Rio Grande do Norte | 44h | 2.014,35 | 2.092,42 | 2.952,88 | 9,58 | 5.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Diretor de Arte (publicidade). |
Dissídio de Diretor de Arte (publicidade) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 6.546,47 | 6.800,20 | 9.596,64 | 32,56 | 6.60% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 5.260,93 | 5.464,83 | 7.712,14 | 26,37 | 8.30% |
Curitiba, PR | 42 | 3.770,28 | 3.916,40 | 5.526,95 | 18,83 | 6.00% |
Fortaleza, CE | 44 | 2.974,98 | 3.090,28 | 4.361,10 | 14,16 | 6.50% |
Porto Alegre, RS | 42 | 3.796,78 | 3.943,93 | 5.565,80 | 18,65 | 5.40% |
Barueri, SP | 42 | 4.940,52 | 5.132,00 | 7.242,44 | 24,20 | 5.00% |
Brasília, DF | 43 | 4.028,75 | 4.184,89 | 5.905,84 | 19,61 | 5.20% |
Campinas, SP | 43 | 4.943,64 | 5.135,24 | 7.247,01 | 23,79 | 5.50% |
Joinville, SC | 44 | 3.896,92 | 4.047,96 | 5.712,60 | 18,51 | 4.20% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 2.946,01 | 3.060,19 | 4.318,63 | 14,16 | 5.80% |
Goiânia, GO | 43 | 3.338,79 | 3.468,19 | 4.894,41 | 16,27 | 7.70% |
Blumenau, SC | 43 | 3.533,10 | 3.670,04 | 5.179,26 | 17,09 | 6.90% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 3.973,87 | 4.127,88 | 5.825,39 | 19,70 | 5.10% |
Recife, PE | 42 | 4.172,49 | 4.334,21 | 6.116,56 | 20,89 | 7.90% |
São Caetano do Sul, SP | 41 | 9.111,37 | 9.464,50 | 13.356,59 | 45,87 | 4.50% |
Campo Grande, MS | 44 | 2.858,34 | 2.969,13 | 4.190,12 | 13,50 | 5.40% |
Londrina, PR | 44 | 2.825,99 | 2.935,52 | 4.142,69 | 13,39 | 8.30% |
Uberlândia, MG | 42 | 3.260,80 | 3.387,18 | 4.780,09 | 15,96 | 6.80% |
Valinhos, SP | 43 | 3.381,30 | 3.512,35 | 4.956,73 | 16,31 | 6.90% |
Cotia, SP | 41 | 7.928,50 | 8.235,78 | 11.622,58 | 40,22 | 8.10% |
Guarulhos, SP | 44 | 4.285,15 | 4.451,23 | 6.281,71 | 20,36 | 5.60% |
Florianópolis, SC | 41 | 3.166,82 | 3.289,56 | 4.642,32 | 15,87 | 8.20% |
Caxias do Sul, RS | 43 | 3.468,87 | 3.603,32 | 5.085,11 | 16,69 | 4.20% |
Salvador, BA | 42 | 5.084,97 | 5.282,05 | 7.454,19 | 24,92 | 6.80% |
Vila Velha, ES | 43 | 2.504,76 | 2.601,84 | 3.671,80 | 12,18 | 7.40% |
Maringá, PR | 44 | 2.904,99 | 3.017,58 | 4.258,50 | 13,85 | 4.60% |
Sorocaba, SP | 44 | 3.286,19 | 3.413,55 | 4.817,31 | 15,59 | 6.00% |
Aracaju, SE | 44 | 2.782,71 | 2.890,56 | 4.079,24 | 13,21 | 7.50% |
Pinhais, PR | 44 | 3.817,80 | 3.965,76 | 5.596,61 | 18,12 | 5.90% |
Piracicaba, SP | 43 | 2.852,67 | 2.963,24 | 4.181,81 | 13,69 | 6.60% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Diretor de Arte (publicidade). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Diretor de Arte (publicidade) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Agências de publicidade | 6.308,68 | 6.553,19 | 9.248,06 | 7.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 5.559,06 | 5.774,52 | 8.149,17 | 7.70% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.284,49 | 4.450,55 | 6.280,75 | 6.60% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 4.000,22 | 4.155,26 | 5.864,02 | 7.30% | |
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente | 6.624,13 | 6.880,86 | 9.710,48 | 4.50% | |
Marketing direto | 2.935,94 | 3.049,72 | 4.303,86 | 6.10% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 7.144,23 | 7.421,12 | 10.472,91 | 4.70% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 3.654,84 | 3.796,49 | 5.357,73 | 5.70% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 5.870,25 | 6.097,76 | 8.605,35 | 4.20% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 5.496,17 | 5.709,19 | 8.056,97 | 7.30% | |
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida | 3.418,85 | 3.551,35 | 5.011,77 | 7.00% | |
Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria | 3.287,69 | 3.415,11 | 4.819,50 | 5.30% | |
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 4.165,82 | 4.327,28 | 6.106,78 | 7.40% | |
Consultoria em publicidade | 3.096,60 | 3.216,62 | 4.539,39 | 6.40% | |
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados | 2.652,72 | 2.755,53 | 3.888,69 | 5.40% | |
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas | 3.416,64 | 3.549,06 | 5.008,53 | 6.20% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 4.623,69 | 4.802,89 | 6.777,98 | 5.50% | |
Condomínios prediais | 3.529,17 | 3.665,95 | 5.173,50 | 7.90% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 4.934,45 | 5.125,70 | 7.233,54 | 6.40% | |
Promoção de vendas | 3.361,63 | 3.491,91 | 4.927,89 | 6.90% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |