O dissídio de Diretor de Arte (publicidade) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253125 no cargo de Diretor de Arte (publicidade).
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 6.320,96
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.899 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 3.184,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.303 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Consultoria em Publicidade
R$ 10.585,67
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Agências de Publicidade
803 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de arte (publicidade) Planeja, gerencia e avalia a atividade de design e concepção artística de ações de merchandising e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando expectativas e objetivos do cliente, concorrência, público-alvo, previsão orçamentária, cronograma e tendências e demandas de mercado Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Diretor de Arte (publicidade)
O Diretor de arte (publicidade) identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à concepção artística de ações de merchandising e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos Coordena o projeto e o processo de definição de conceito e concepção artística de produto, serviço, peça e ou campanha publicitária, em parceria com o publicitário, o redator publicitário e outros profissionais envolvidos no processo criativo, considerando expectativas e objetivos do cliente, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), assim como tendências e demandas de mercado.
Interpreta resultados de pesquisa e análise de mercado e concorrência, para desenvolver e conduzir projetos de campanhas publicitárias e ações de merchandising, a partir das tendências e nichos de mercado.
Gerencia o desenvolvimento de peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, contribuindo e conduzindo o desenvolvimento de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, animação, vídeos, som, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando elementos gráficos e artísticos adequados às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias.
Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, atuando em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço.
Desenvolve projeções comerciais para peças publicitárias e ações de merchandising Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.
Avalia e zela pela qualidade técnica de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (rádio, TV, sites, revistas, jornais, outdoors, entre outros), monitorando resultados, receitas e custos, reportando aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do Diretor de arte (publicidade)
O profissional Diretor de Arte (publicidade) deve contratar fornecedores, vender serviços publicitários, demonstrar competências pessoais, elaborar planejamento estratégico, estruturar estratégia de projeto publicitário, desenvolver propaganda e promoções.
Condições de trabalho da profissão
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Diretor de arte (publicidade)
Um Diretor de arte (publicidade) deve selecionar fornecedores, interpretar expectativas do cliente, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar habilidade de comunicação, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, demonstrar flexibilidade, demonstrar criatividade, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de negociação, determinar fornecedores, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), apresentar projeto para cliente, demonstrar senso estético, definir necessidades do cliente, rever processo criativo, criar ações de merchandising, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, manter relacionamento com veículos de comunicação, manter relacionamento com o cliente, ajustar o projeto a pedido do cliente, desenvolver projeção e execução de comerciais, trabalhar em equipe, contribuir na concepção do leiaute da campanha, adaptar linguagem ao público, desenvolver campanhas promocionais, demonstrar senso de oportunidade, administrar conflitos, assumir riscos, demonstrar senso crítico, demonstrar poder de síntese, antever cenários futuros, ponderar opiniões divergentes, definir conceito de produto e serviço, adaptar-se a situações adversas, criar peças publicitárias, submeter projeto a aprovação do cliente, definir conceito de campanhas, demonstrar dinamismo, demonstrar proatividade, sugerir imagens para textos criados.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Diretor de Arte (publicidade) ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Arte (publicidade) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 6.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Arte (publicidade) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Diretor de Arte (publicidade) ficou em 4.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2025
O salário de Diretor de Arte (publicidade) mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.436 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Arte (publicidade) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: