O dissídio de Diretor de Mídia (publicidade) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253120 no cargo de Diretor de Mídia (publicidade).
Estado com maior salário médio
Alagoas
R$ 9.388,24
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.204 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São José dos Campos - SP
R$ 9.550,75
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.594 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de mídia (publicidade) Planeja, estrutura, executa e avalia estratégias de mídia para ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, considerando expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Diretor de Mídia (publicidade)
O Diretor de mídia (publicidade) identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à veiculação, presença e relevância de marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Elabora briefing para desenvolvimento de estratégias de mídia para ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, a partir de métodos e técnicas do campo do conhecimento, considerando demandas e expectativas de clientes, contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos.
Desenvolve planejamento estratégico e planos de mídia, em parceria e articulação com demais profissionais envolvidos no projeto, analisando características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), assim como tendências e demandas de mercado.
Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários.
Gerencia recursos materiais e financeiros, coordenando equipes envolvidas na área de mídia e de representação de imagem institucional em agências e veículos de comunicação, veículos de comunicação, assim como empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço.
Negocia e coordena a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.
Estabelece parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes Define e supervisiona ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário.
Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.
Zela pela qualidade técnica e operacional dos planos de mídia, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (por exemplo, rádio, TV, sites, revistas e outdoors), relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do Diretor de mídia (publicidade)
O profissional Diretor de Mídia (publicidade) deve contratar fornecedores, pesquisar meios e veículos de comunicação, vender serviços publicitários, gerenciar setores, estruturar estratégia de projeto publicitário, elaborar planejamento estratégico, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Diretor de mídia (publicidade)
Um Diretor de mídia (publicidade) deve analisar concorrência, coordenar equipes de trabalho, avaliar qualidade das campanhas (projeto), pesquisar alternativas de mídia, pesquisar novas recomendações, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, fazer previsão orçamentária, ponderar opiniões divergentes, demonstrar proatividade, demonstrar liderança, demonstrar dinamismo, elaborar estratégia de mídia, demonstrar capacidade de negociação, adaptar linguagem ao público, adaptar-se a situações adversas, manter relacionamento com o cliente, antever cenários futuros, procurar novos clientes e novos mercados, preparar cronograma, selecionar institutos de pesquisa, definir necessidades do cliente, coordenar área de mídia, coordenar compra de espaço na mídia, demonstrar senso crítico, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), demonstrar criatividade, definir meios e veículos de comunicação, analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo), demonstrar habilidade de comunicação, mapear dados secundários, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, manter relacionamento com veículos de comunicação, identificar necessidades do cliente, analisar demanda do cliente, detectar tendências de mercado, solucionar problemas de pós-venda, demonstrar flexibilidade, administrar conflitos, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, identificar necessidades de pesquisas, assumir riscos, negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade), analisar perfil do público alvo, realizar negociações técnico-comerciais, demonstrar poder de síntese, demonstrar habilidade de comunicação verbal, trabalhar em equipe, gerenciar recursos materiais e financeiros, solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo), interpretar expectativas do cliente, demonstrar senso de oportunidade, ajustar o projeto a pedido do cliente, acordar briefing com cliente, identificar perfil dos veículos de comunicação, apresentar projeto para cliente, submeter projeto a aprovação do cliente, elaborar relatório sobre demanda de mercado, demonstrar senso estético, representar agência nos meios de comunicação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Diretor de Mídia (publicidade) ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Mídia (publicidade) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 7.30% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Mídia (publicidade) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Diretor de Mídia (publicidade) ficou em 9.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2024
O salário de Diretor de Mídia (publicidade) mostrado aqui é resultado do levantamento de 3921 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Mídia (publicidade) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Diretor de Mídia (publicidade) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 6.757,07 | 7.018,96 | 9.905,36 | 33,66 | 6.00% |
Paraná | 43h | 4.037,00 | 4.193,46 | 5.917,94 | 19,48 | 8.10% |
Minas Gerais | 43h | 3.514,56 | 3.650,78 | 5.152,08 | 17,17 | 5.30% |
Santa Catarina | 43h | 3.261,82 | 3.388,24 | 4.781,58 | 15,67 | 5.00% |
Rio de Janeiro | 42h | 5.940,94 | 6.171,19 | 8.708,97 | 29,55 | 6.90% |
Rio Grande do Sul | 43h | 4.918,71 | 5.109,35 | 7.210,46 | 23,78 | 6.20% |
Ceará | 43h | 3.364,73 | 3.495,14 | 4.932,44 | 16,11 | 5.60% |
Goiás | 43h | 3.023,15 | 3.140,32 | 4.431,72 | 14,55 | 7.20% |
Distrito Federal | 42h | 6.238,79 | 6.480,59 | 9.145,60 | 31,18 | 4.20% |
Pernambuco | 43h | 3.194,95 | 3.318,78 | 4.683,56 | 15,33 | 8.20% |
Bahia | 43h | 2.454,64 | 2.549,77 | 3.598,32 | 11,91 | 7.60% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 3.516,99 | 3.653,30 | 5.155,65 | 17,03 | 7.40% |
Espírito Santo | 43h | 2.977,93 | 3.093,34 | 4.365,42 | 14,36 | 4.60% |
Mato Grosso | 43h | 3.799,45 | 3.946,70 | 5.569,70 | 18,34 | 6.30% |
Paraíba | 41h | 2.312,76 | 2.402,39 | 3.390,33 | 11,67 | 5.90% |
Amazonas | 43h | 3.142,50 | 3.264,29 | 4.606,67 | 15,07 | 4.30% |
Piauí | 44h | 2.666,16 | 2.769,49 | 3.908,39 | 12,69 | 5.10% |
Pará | 42h | 4.710,09 | 4.892,64 | 6.904,64 | 23,15 | 4.50% |
Maranhão | 43h | 3.571,04 | 3.709,44 | 5.234,88 | 17,39 | 6.20% |
Amapá | 39h | 2.442,69 | 2.537,36 | 3.580,79 | 13,16 | 4.10% |
Sergipe | 43h | 3.052,64 | 3.170,95 | 4.474,94 | 14,75 | 6.60% |
Rio Grande do Norte | 44h | 2.270,66 | 2.358,67 | 3.328,62 | 10,80 | 4.50% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Diretor de Mídia (publicidade). |
Dissídio de Diretor de Mídia (publicidade) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 41 | 7.645,20 | 7.941,50 | 11.207,29 | 38,47 | 7.30% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 6.706,97 | 6.966,91 | 9.831,91 | 33,53 | 7.70% |
Fortaleza, CE | 43 | 3.152,12 | 3.274,28 | 4.620,77 | 15,08 | 6.40% |
Curitiba, PR | 42 | 5.969,36 | 6.200,71 | 8.750,63 | 29,24 | 6.00% |
Barueri, SP | 42 | 5.775,29 | 5.999,12 | 8.466,14 | 28,55 | 6.20% |
Brasília, DF | 42 | 6.238,79 | 6.480,59 | 9.145,60 | 31,18 | 4.50% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 3.975,93 | 4.130,03 | 5.828,42 | 19,69 | 6.50% |
Maringá, PR | 43 | 2.768,40 | 2.875,70 | 4.058,27 | 13,35 | 5.60% |
Goiânia, GO | 43 | 3.352,74 | 3.482,69 | 4.914,87 | 16,22 | 7.00% |
Criciúma, SC | 44 | 2.090,33 | 2.171,35 | 3.064,27 | 9,92 | 7.70% |
Campinas, SP | 43 | 4.548,93 | 4.725,23 | 6.668,39 | 21,96 | 8.20% |
Porto Alegre, RS | 42 | 6.120,67 | 6.357,89 | 8.972,44 | 30,34 | 7.70% |
Nova Lima, MG | 44 | 3.920,16 | 4.072,10 | 5.746,66 | 18,71 | 8.30% |
Joinville, SC | 44 | 3.889,94 | 4.040,70 | 5.702,36 | 18,49 | 8.30% |
Florianópolis, SC | 42 | 3.422,66 | 3.555,31 | 5.017,36 | 16,81 | 7.90% |
Osasco, SP | 43 | 8.462,77 | 8.790,76 | 12.405,79 | 41,31 | 4.10% |
Recife, PE | 43 | 3.870,66 | 4.020,68 | 5.674,10 | 18,64 | 4.40% |
Campo Grande, MS | 42 | 3.710,05 | 3.853,84 | 5.438,65 | 18,14 | 6.40% |
São José dos Campos, SP | 42 | 9.194,40 | 9.550,75 | 13.478,30 | 45,19 | 7.10% |
São José do Rio Preto, SP | 43 | 2.837,25 | 2.947,21 | 4.159,20 | 13,60 | 8.30% |
Manaus, AM | 43 | 3.142,50 | 3.264,29 | 4.606,67 | 15,07 | 7.30% |
Teresina, PI | 44 | 2.677,95 | 2.781,74 | 3.925,68 | 12,75 | 4.70% |
Uberlândia, MG | 43 | 3.472,05 | 3.606,61 | 5.089,76 | 16,61 | 5.50% |
Salvador, BA | 43 | 2.384,71 | 2.477,13 | 3.495,80 | 11,42 | 6.10% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 3.396,64 | 3.528,28 | 4.979,22 | 16,56 | 5.20% |
Cotia, SP | 41 | 4.273,06 | 4.438,67 | 6.263,98 | 21,83 | 5.30% |
São Bernardo do Campo, SP | 43 | 5.334,69 | 5.541,44 | 7.820,25 | 25,98 | 5.60% |
Caxias do Sul, RS | 44 | 3.428,14 | 3.561,00 | 5.025,39 | 16,19 | 5.40% |
Sorocaba, SP | 43 | 3.810,39 | 3.958,07 | 5.585,74 | 18,24 | 6.10% |
Londrina, PR | 42 | 5.422,76 | 5.632,93 | 7.949,36 | 26,82 | 6.60% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Diretor de Mídia (publicidade). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Diretor de Mídia (publicidade) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Agências de publicidade | 7.648,96 | 7.945,41 | 11.212,81 | 8.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 4.851,43 | 5.039,46 | 7.111,84 | 8.20% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 5.186,43 | 5.387,44 | 7.602,91 | 6.90% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 3.397,74 | 3.529,43 | 4.980,84 | 7.40% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.632,33 | 4.811,87 | 6.790,65 | 4.20% | |
Marketing direto | 2.484,90 | 2.581,20 | 3.642,67 | 7.70% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 2.981,02 | 3.096,55 | 4.369,95 | 5.50% | |
Promoção de vendas | 2.681,33 | 2.785,25 | 3.930,63 | 7.40% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 3.515,51 | 3.651,76 | 5.153,47 | 8.00% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 4.778,27 | 4.963,46 | 7.004,59 | 5.30% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 6.093,89 | 6.330,07 | 8.933,19 | 7.50% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 5.669,19 | 5.888,91 | 8.310,61 | 7.20% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 4.243,70 | 4.408,17 | 6.220,94 | 4.80% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 5.137,31 | 5.336,42 | 7.530,91 | 7.00% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 3.373,04 | 3.503,77 | 4.944,62 | 6.20% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 6.389,40 | 6.637,04 | 9.366,39 | 4.30% | |
Comércio atacadista de energia elétrica | 2.938,25 | 3.052,13 | 4.307,26 | 4.10% | |
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente | 11.122,23 | 11.553,30 | 16.304,36 | 5.00% | |
Consultoria em publicidade | 13.918,24 | 14.457,67 | 20.403,09 | 4.10% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 4.589,68 | 4.767,57 | 6.728,13 | 6.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |