O dissídio de Diretor de Mídia (publicidade) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253120 no cargo de Diretor de Mídia (publicidade).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 7.326,08

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.298 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.371,57

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.718 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Consultoria em Publicidade

R$ 16.782,31

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Agências de Publicidade

1.124 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de mídia (publicidade) Planeja, estrutura, executa e avalia estratégias de mídia para ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, considerando expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Diretor de Mídia (publicidade)

O Diretor de mídia (publicidade) identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à veiculação, presença e relevância de marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Elabora briefing para desenvolvimento de estratégias de mídia para ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, a partir de métodos e técnicas do campo do conhecimento, considerando demandas e expectativas de clientes, contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos.

Desenvolve planejamento estratégico e planos de mídia, em parceria e articulação com demais profissionais envolvidos no projeto, analisando características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), assim como tendências e demandas de mercado.

Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários.

Gerencia recursos materiais e financeiros, coordenando equipes envolvidas na área de mídia e de representação de imagem institucional em agências e veículos de comunicação, veículos de comunicação, assim como empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço.

Negocia e coordena a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.

Estabelece parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes Define e supervisiona ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário.

Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.

Zela pela qualidade técnica e operacional dos planos de mídia, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (por exemplo, rádio, TV, sites, revistas e outdoors), relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Diretor de mídia (publicidade)

O profissional Diretor de Mídia (publicidade) deve estruturar estratégia de projeto publicitário, vender serviços publicitários, gerenciar setores, elaborar planejamento estratégico, pesquisar meios e veículos de comunicação, contratar fornecedores, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Diretor de mídia (publicidade)

Um Diretor de mídia (publicidade) deve elaborar estratégia de mídia, adaptar linguagem ao público, demonstrar capacidade de negociação, administrar conflitos, apresentar projeto para cliente, solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo), mapear dados secundários, trabalhar em equipe, negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade), manter relacionamento com veículos de comunicação, pesquisar novas recomendações, ajustar o projeto a pedido do cliente, demonstrar flexibilidade, demonstrar senso crítico, analisar concorrência, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, identificar perfil dos veículos de comunicação, gerenciar recursos materiais e financeiros, selecionar institutos de pesquisa, fazer previsão orçamentária, analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo), antever cenários futuros, manter relacionamento com o cliente, definir meios e veículos de comunicação, preparar cronograma, interpretar expectativas do cliente, representar agência nos meios de comunicação, identificar necessidades de pesquisas, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, realizar negociações técnico-comerciais, analisar perfil do público alvo, avaliar qualidade das campanhas (projeto), demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, demonstrar habilidade de comunicação verbal, adaptar-se a situações adversas, procurar novos clientes e novos mercados, coordenar compra de espaço na mídia, demonstrar habilidade de comunicação, acordar briefing com cliente, solucionar problemas de pós-venda, demonstrar poder de síntese, demonstrar criatividade, coordenar equipes de trabalho, pesquisar alternativas de mídia, demonstrar senso de oportunidade, analisar demanda do cliente, coordenar área de mídia, assumir riscos, definir necessidades do cliente, elaborar relatório sobre demanda de mercado, demonstrar proatividade, demonstrar dinamismo, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), detectar tendências de mercado, identificar necessidades do cliente, demonstrar senso estético, submeter projeto a aprovação do cliente, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, ponderar opiniões divergentes.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Diretor de Mídia (publicidade) ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Mídia (publicidade) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 7.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Mídia (publicidade) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Diretor de Mídia (publicidade) ficou em 5.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2025

O salário de Diretor de Mídia (publicidade) mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.904 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Mídia (publicidade) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Diretor de Mídia (publicidade) CBO 253120 salário