O dissídio de Registrador Civil de Pessoas Naturais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 241315 no cargo de Registrador Civil de Pessoas Naturais.
Estado com maior salário médio
Minas Gerais
R$ 6.784,65
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Bahia
26 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Itaboraí - RJ
12 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Cartórios
R$ 2.131,27
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Cartórios
63 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Oficial do registro civil de pessoas naturais Realiza o registro civil das pessoas naturais, registrando atos como nascimentos, casamentos e óbitos, dentre outros, para proporcionar prova legítima do estado das pessoas, em atos de fé pública Aplica conhecimentos de teoria geral dos registros públicos, do direito registral, entre outros da área das ciências jurídicas.
Estrutura serviços de registro civil de pessoas naturais, respondendo pelo gerenciamento administrativo e financeiro Seleciona, contrata e treina funcionários e organiza e administra o acervo dos serviços de registro Atua de acordo com legislação pertinente ao registro civil de pessoas naturais.
Cumpre procedimentos de qualidade, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Registrador Civil de Pessoas Naturais
O Oficial do registro civil de pessoas naturais estrutura serviços de registro civil de pessoas naturais, assegurando organização técnica e administrativa, em repartições criadas por lei, a fim de garantir a publicidade, a autenticidade, a segurança e a eficácia dos atos jurídicos, de fé pública Aplica conhecimentos de teoria geral dos registros públicos, do direito registral, entre outros da área das ciências jurídicas.
Na prestação de serviços, leva em conta dias e horários estabelecidos pelo juízo competente, e considera requisitos de facilitação de acesso aos usuários e segurança para o arquivamento de livros e documentos.
Atua de acordo com legislação pertinente aos registros públicos, sujeito às normas que definirem as circunscrições geográficas Ouve o usuário, analisa a vontade do usuário, aponta soluções para problemas, esclarece usuário sobre as implicações de seus atos, e orienta sobre documentos obrigatórios.
Examina documentos, verifica capacidade e identificação dos usuários, pesquisa a existência de registros Realiza o registro civil das pessoas naturais, para proporcionar prova legítima do estado das pessoas.
Registra nascimentos, casamentos e óbitos.
Registra capacidade civil, registra ausência Lê o ato ao usuário, verifica conformidade do ato à vontade do usuário.
Colhe assinaturas dos usuários.
Averba alterações de estado civil Protocola títulos Cancela registros.
Autentica livros Participa às repartições de origem as alterações dos fatos da vida civil Fornece certidões e informações verbais.
Elabora e fornece informações estatísticas, inclusive para órgãos públicos Responde à requisição de informações judiciais e administrativas.
Comunica cumprimento de determinação judicial Fornece, ao interessado, recibo dos emolumentos percebidos, em conformidade com a tabela vigente ao tempo da prática do ato Para o desempenho de suas funções, pode contratar escreventes e auxiliares como empregados, sob o regime de legislação do trabalho.
Indica, entre os escreventes, os seus substitutos Designa, dentre os substitutos, o que responderá pelo serviço nas ausências e impedimentos do titular Responde pelo gerenciamento administrativo e financeiro dos serviços de registro civil de pessoas naturais, inclusive no que diz respeito às despesas de custeio, investimento e pessoal, estabelecendo normas, condições e obrigações relativas à atribuição de funções e de remuneração de seus prepostos de modo a obter a melhor qualidade na prestação dos serviços.
Adapta espaço físico e adquire equipamentos Seleciona e contrata funcionários Contrata serviços de terceiros.
Treina pessoal Coordena os serviços Promove atualização dos funcionários Escritura a contabilidade da repartição Paga tributos.
Pode utilizar sistemas de computação, microfilmagem, entre outros meios de reprodução Para arquivamento dos papéis referentes aos serviços de registro civil de pessoas naturais, utiliza processos que facilitam as buscas Prepara condições ambientais para conservação do acervo, define espaço físico para sua acomodação, compõe o acervo segundo critérios práticos Administra o acervo Seleciona recursos materiais para conservação do acervo Arquiva certidões, guias de impostos e outros documentos de pessoas naturais Zela pela ordem, segurança e conservação de livros, fichas, documentos, papéis, microfilmes e sistema de computação Acompanha, quando necessário, exames periciais no acervo Promove a implantação e o funcionamento do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp).
Funções do Oficial do registro civil de pessoas naturais
O profissional Registrador Civil de Pessoas Naturais deve formalizar juridicamente a vontade das partes, aconselhar o usuário do serviço, autenticar documentos e fatos, prestar informações, conservar acervo, gerir a serventia (tabelionato e registro), registrar atos e fatos jurídicos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.
Atividades exercidas por um Oficial do registro civil de pessoas naturais
Um Oficial do registro civil de pessoas naturais deve manter-se atualizado, adquirir equipamentos, protocolar títulos, agir com urbanidade, responder a requisição de informações, judiciais e administrativas, verificar capacidade e identificação dos usuários, colher assinaturas dos usuários, agir com imparcialidade, adequar espaço físico, decidir rapidamente, apontar soluções para problemas, orientar sobre documentos obrigatórios, raciocinar logicamente, coordenar os serviços, ler o ato ao usuário, registrar casamentos, contratar serviços de terceiros, registrar nascimentos, registrar capacidade civil e ausência, promover atualização dos funcionários, escriturar a contabilidade da serventia, examinar documentos, elaborar informações estatísticas, definir espaço físico de acomodação do acervo, cancelar registros, analisar a vontade do usuário, fazer uso da paciência, selecionar recursos materiais para conservação de acervo, atuar com eficiência, escrever corretamente, autenticar livros, empreender inovações, fornecer certidões, averbar alterações de estado civil, ouvir o usuário, desenvolver relacionamentos sociais positivos, registrar óbitos, guardar sigilo, administrar acervo, fornecer informações estatísticas para órgãos públicos, participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil, contratar funcionários e serviços de terceiros, preparar condições ambientais para conservação do acervo, comunicar cumprimento de determinação judicial, treinar pessoal, esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos, fornecer informações verbais, expressar-se com clareza, suportar pressões externas, arquivar certidões e guias de impostos, empregar criatividade, pagar tributos, agir com equilíbrio emocional, arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas, sensibilizar-se com aspectos sociais, verificar conformidade do ato à vontade do usuário, selecionar funcionários, agir eticamente, compor acervo segundo critérios práticos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Registrador Civil de Pessoas Naturais ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Registrador Civil de Pessoas Naturais e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Tabeliães e registradores que ficou em 6.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Registrador Civil de Pessoas Naturais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Registrador Civil de Pessoas Naturais ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Tabeliães e registradores 2025
O salário de Registrador Civil de Pessoas Naturais mostrado aqui é resultado do levantamento de 84 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Tabeliães e registradores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Registrador Civil de Pessoas Naturais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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