O dissídio de Auxiliar de Supervisor Escolar 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239430 no cargo de Auxiliar de Supervisor Escolar.
Estado com maior salário médio
Sergipe
R$ 8.526,75
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
972 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Guajará-mirim - RO
R$ 4.625,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
467 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Cursos Preparatórios para Concursos
R$ 29.242,50
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
1.039 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de ensino Planeja e coordena ações de supervisão educacional em instituições de ensino, tendo em vista ações de melhoria na atuação da equipe escolar, dos docentes, do desempenho dos alunos, gestão da escola Promove ações coletivas e individuais de orientação, identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de análise de desempenho, de práticas educacionais, das atividades didáticas e curriculares, de relacionamentos interpessoais e resolução de conflitos, elaboração de proposta pedagógica, cumprimento da legislação e do regimento escolar, objetivando identificar e solucionar eventuais dificuldades do contexto escolar em relação ao processo de ensino e aprendizagem.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental
O que faz um Auxiliar de Supervisor Escolar
O Supervisor de ensino planeja, realiza e coordena ações de supervisão educacional em instituições de ensino, tendo em vista assessorar a escola na atuação da equipe escolar e dos docentes, na melhoria do desempenho dos alunos e nas estratégias de gestão escolar Define e implementa estratégias para o processo de supervisão educacional, promovendo encontros e reuniões, entrevistas individuais e coletivas, elaborando instrumentos e cronograma para acompanhamento, análise, avaliação e orientação dos processos administrativos e didático-pedagógicos desenvolvidos no ambiente escolar.
Implementa e coordena as etapas do processo de supervisão educacional, avaliando as relações entre professores e alunos, os objetivos educacionais da escola, os planos de curso, de ensino e de aula dos docentes, as metodologias e atividades de ensino e aprendizagem propostas, o processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem, os recursos didáticos e materiais utilizados.
, as condições físicas e de infraestrutura, de higiene e saúde e dos ambientes pedagógicos Analisa as ações de acompanhamento e orientação educacional e vocacional, considerando a promoção de uma prática de qualidade e que atenda às necessidades coletivas e individuais dos educandos, para o pleno exercício de sua cidadania.
Avalia os processos administrativos e de gestão escolar no que se refere ao planejamento estratégico, setorial e operacional, analisando os objetivos, princípios e diretrizes definidos na proposta pedagógica, as prioridades, dados de evasão escolar, o cumprimento da legislação educacional, as decisões a serem implementadas, a administração das dificuldades e a proposição de medidas de melhorias e adequações Analisa dados e indicadores, orienta e propõe ações de melhorias na organização e funcionamento da unidade escolar, na discussão de temáticas que envolvam o desenvolvimento de competências e dos aspectos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos, os valores coletivos assumidos, na operacionalização e desenvolvimento dos processos implementados.
Orienta os docentes sobre o cumprimento dos objetivos do curso, da integração e sequência dos componentes curriculares, da aplicação de metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, dos procedimentos para o planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do processo educativo.
Dialoga com alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem, o nível de satisfação com a escola, seu desempenho individual, suas oportunidades de autodesenvolvimento e de formação continuada, seus relacionamentos pessoais e interpessoais, as condições de integração escola-família Propõe ações e projetos, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.
Promove estudos e discussões sobre os processos implementados pela escola, considerando proposta pedagógica, currículo e metodologias de ensino, planos de curso, de ensino e de aulas, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Propõe medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do Supervisor de ensino
O profissional Auxiliar de Supervisor Escolar deve promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Supervisor de ensino
Um Supervisor de ensino deve detectar eventuais problemas educacionais, assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas, participar de cursos, seminários e congressos, avaliar a implementação de projetos educacionais, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, organizar encontros, congressos e seminários, criar espaços de participação/interação, verificar o cumprimento das metas, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, elaborar textos de orientação, organizar grupos de estudos, elaborar relatórios, promover trocas de experiências, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, estimular o respeito mútuo, articular a ação da escola com outras instituições, administrar a demanda por vagas, intermediar conflitos entre a escola e a família, divulgar deliberações, emitir pareceres para autorização de escolas particulares, atualizar-se continuamente, administrar a progressão da aprendizagem, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, socializar informações, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, demonstrar proatividade, equalizar informações, respeitar as diversidades, expressar-se com clareza, criar mecanismos de participação/interação, analisar o desempenho das classes, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, avaliar o desempenho profissional dos educadores, assessorar as escolas/instituições, avaliar a instituição escolar, construir instrumentos de avaliação, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, demonstrar capacidade de observação, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, formar-se continuamente, construir sistema de avaliação, sugerir mudanças no projeto pedagógico, estimular a cooperação, estimular a transparência na condução dos trabalhos, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, estimular valores estéticos, estimular o senso de justiça, observar conselhos de classe e de escola, respeitar a alteridade, orientar atividades interdisciplinares, avaliar os planos diretores, estimular a solidariedade, estimular a participação dos diferentes sujeitos, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, demonstrar criatividade, criar clima favorável de trabalho, organizar reuniões com equipes de trabalho, administrar recursos de trabalho, desenvolver a autoestima, demonstrar flexibilidade, olhar com intencionalidade pedagógica, identificar os princípios norteadores da escola/instituição, participar das avaliações externas, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, estimular o senso crítico, estudar continuamente, emitir pareceres, entrevistar, planejar reuniões com equipes de trabalho, respeitar a autonomia do educador, selecionar referencial teórico, auto avaliar-se, publicar experiências pedagógicas, coordenar reuniões, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, avaliar o desempenho das classes/turmas, demonstrar versatilidade, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, pesquisar práticas educativas, fornecer subsídios teóricos, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, participar da avaliação proposta pela instituição, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, contextualizar historicamente a escola, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, administrar conflitos, estimular a criatividade, valorizar experiências pedagógicas significativas, dominar a língua portuguesa, produzir material de apoio pedagógico, administrar tempo, visitar rotineiramente as escolas, estimular a participação nas instituições associativas, criar espaços para o exercício da diversidade, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, assessorar o trabalho docente, dimensionar os problemas, observar o desempenho das classes, intervir na aplicação de medidas disciplinares, respeitar a autoria do educador, estruturar os tempos pedagógicos, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, divulgar resultados de avaliação, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, propor soluções para problemas educacionais detectados, formar equipes de trabalho, interagir com os pais, compreender o contexto, divulgar experiências pedagógicas, acompanhar a produção dos alunos, selecionar bibliografia, trabalhar em equipe, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar de Supervisor Escolar ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Supervisor Escolar e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 7.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Supervisor Escolar em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar de Supervisor Escolar ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025
O salário de Auxiliar de Supervisor Escolar mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.957 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Supervisor Escolar com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: