O dissídio de Superintendente de Relações Institucionais 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 131105 no cargo de Superintendente de Relações Institucionais.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 23.799,65
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
112 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 26.207,27
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
54 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de serviços culturais Administra serviços culturais em empresas, organizações, entidades e serviços públicos e privados no âmbito da cultura e das expressões culturais, considerando missão, objetivos e metas institucionais, bem como tendências de mercado, demandas sociais e culturais locais, regionais, nacionais e internacionais Elabora, implementa e ou avalia projetos e propostas relativas a manifestações culturais e artísticas de diferentes vertentes, tendências e épocas, em formatos variados, inclusive em ambientes digitais.
Seleciona, organiza, administra, avalia e faz curadoria de acervos culturais e artísticos Coordena equipes de trabalho, organizando e delegando atribuições, funções e responsabilidades Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
O que faz um Superintendente de Relações Institucionais
O Diretor de serviços culturais define e atualiza missão, objetivos e metas institucionais para empresas, organizações, entidades e serviços públicos e privados no âmbito da cultura e das expressões culturais, em articulação com diferentes atores da comunidade interna e externa, considerando tendências de mercado, demandas sociais e culturais, assim como perspectivas locais, regionais, nacionais e internacionais Estabelece redes de relacionamentos com as comunidades interna e externa, engajando-as conforme os objetivos, missão e metas institucionais, mapeando as demandas locais e regionais, alinhando as expectativas e possibilidades de promoção e gestão de serviços culturais.
Desenvolve e implementa critérios e ações de avaliação de metas e objetivos institucionais, estabelecendo métricas e rotinas de acompanhamento e aferição de resultados.
Define estratégia de marketing, em articulação com outros profissionais envolvidos, com o objetivo de alcançar metas de divulgação, construção e consolidação da imagem institucional, a partir de ações que proporcionem visibilidade à marca para que a empresa seja reconhecida como autoridade no nicho em que atua Planeja e coordena eventos mostras, exposições, atividades e ações relativas a manifestações culturais e artísticas de diferentes vertentes, tendências e épocas, tais como música, teatro, rituais religiosos, exposições fotográficas e audiovisuais, exposições de artes e artefatos técnicos e tecnológicos, acervos museológicos, danças, folclore, festas populares, tradições, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social etc.
Seleciona, organiza, administra, avalia e faz curadoria de acervos culturais e artísticos, definindo e implementando políticas e prioridades de aquisição, reutilização e descarte de artefatos, obras, peças, equipamentos etc Propõe e elabora projetos e propostas de eventos, atividades e manifestações culturais e artísticas, participando da organização e divulgação, fomentando campanhas de conscientização e mobilização social a respeito do desenvolvimento e consumo de arte e cultura.
Define estratégia de captação de recursos, considerando potenciais financiadores, parceiros e características do mercado, orienta a elaboração de projetos culturais para submissão a órgãos e editais de fomento, promovidos por entidades públicas, privadas e ou do terceiro setor, reunindo as informações necessárias para definição de objetivos, escopo, público-alvo, detalhamento de ações e análise de viabilidade do projeto cultural e artístico, estabelecendo indicadores de avaliação e parceiros necessários à implementação da iniciativa.
Coordena equipes de trabalho, organizando e delegando atribuições, funções e responsabilidades, propondo e executando métricas e criando oportunidades de planejamento coletivo, assim como de orientação, acompanhamento e avaliação de atividades Define política de contratação e treinamento de recursos humanos, considerando objetivos e possibilidades institucionais em termos de plano de carreira, cargos, salários e benefícios, criando estratégias e mecanismos de incentivo para desenvolvimento profissional da equipe.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de cultura Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
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Funções do Diretor de serviços culturais
O profissional Superintendente de Relações Institucionais deve administrar projetos sociais e culturais, planejar atividades, definir política institucional, captar recursos para projetos culturais e sociais, coordenar equipes de trabalho, administrar acervos, definir política de recursos humanos, orientar a elaboração de projetos, demonstrar competências pessoais, fomentar ações culturais na comunidade.
Condições de trabalho da profissão
Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais exercem suas funções em instituições, associações e empresas dos ramos de atividades culturais, sociais, recreativas, de saúde e serviços sociais. São contratados na condição de empregados com carteira e também atuam como autônomos. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. Em algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Diretor de serviços culturais
Um Diretor de serviços culturais deve demonstrar clareza de expressão verbal, ponderar opiniões divergentes, agir com iniciativa, definir políticas de contratação, compartilhar informações com equipe de trabalho, avaliar resultados do projeto, participar na divulgação de espetáculos, coordenar eventos, analisar viabilidade do projeto, promover a organização de atividades comunitárias, definir mostras e exposições, definir público alvo, trabalhar com determinação, definir metas da instituição, demonstrar capacidade de discernimento, definir políticas de descarte e reutilização de acervo, representar a instituição, definir plano de divulgação, selecionar projetos sociais, estabelecer parceiros na implementação do projeto, administrar conflitos, demonstrar motivação, participar na seleção de peças para exposições e amostras, estabelecer canais de comunicação interna, estabelecer rede de relações institucionais, sugerir políticas públicas, definir benefícios, analisar propostas teatrais, objetivar comunicação, liderar equipe, definir estratégia de marketing, demonstrar capacidade de persuasão, avaliar desempenho da equipe, definir estratégia de captação de recursos, selecionar projeto para financiamento, estabelecer indicadores de avaliação de projeto, formar acervos, propor atividades de incentivo cultural e social, tomar decisão, estabelecer parcerias, definir escopo de projeto, selecionar propostas teatrais, demonstrar sociabilidade, organizar reuniões de avaliação, acompanhamento e planejamento, promover a organização de campanhas de conscientização, definir objetivos da instituição, participar na definição de cargos e salários, delegar responsabilidades, identificar potenciais financiadores, negociar com financiadores, criar incentivos para desenvolvimento profissional dos funcionários, definir demandas sociais e culturais, apresentar soluções criativas, promover políticas de incentivos e promoções, agir com dinamismo, atualizar missão da instituição, definir objetivos do projeto, obter informações para subsídio do projeto, definir prioridades na aquisição de acervos, estabelecer critérios de avaliação das metas e objetivo da instituição, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, atualizar-se tecnicamente, promover a organização de campanhas de mobilização social, definir políticas de treinamento.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Superintendente de Relações Institucionais ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Superintendente de Relações Institucionais e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais que ficou em 4.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Superintendente de Relações Institucionais em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Superintendente de Relações Institucionais ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais 2024
O salário de Superintendente de Relações Institucionais mostrado aqui é resultado do levantamento de 324 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Superintendente de Relações Institucionais com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Diretor de Osip (organização Social de Interesse Público)
- Gerente de Ong (organização Não-governamental)
- Diretor de Pesquisa
- Superintendente de Serviços Culturais
- Coordenador de Projetos Sociais
- Diretor de Serviços Culturais
- Gerente de Pesquisas no Ibge (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
- Diretor de Serviços Sociais
- Coordenador Executivo
- Chefe de Serviço de Pesquisa e Estatística
Valor do salário na CCT 2024 de Superintendente de Relações Institucionais em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 40h | 14.618,61 | 15.185,18 | 21.429,78 | 75,89 | 7.90% |
Minas Gerais | 42h | 4.618,68 | 4.797,69 | 6.770,64 | 22,85 | 8.20% |
Rio Grande do Sul | 41h | 6.501,14 | 6.753,11 | 9.530,19 | 32,99 | 4.60% |
Rio de Janeiro | 41h | 22.911,67 | 23.799,65 | 33.586,79 | 114,97 | 5.70% |
Ceará | 43h | 5.443,25 | 5.654,21 | 7.979,40 | 26,04 | 7.90% |
Paraná | 42h | 6.534,34 | 6.787,60 | 9.578,86 | 32,48 | 7.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Superintendente de Relações Institucionais. |
Dissídio de Superintendente de Relações Institucionais por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 41 | 25.229,45 | 26.207,27 | 36.984,49 | 128,07 | 4.40% |
Contagem, MG | 42 | 2.169,90 | 2.254,00 | 3.180,91 | 10,65 | 4.60% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 24.387,36 | 25.332,54 | 35.750,04 | 122,25 | 8.30% |
Porto Alegre, RS | 40 | 8.150,60 | 8.466,50 | 11.948,17 | 42,87 | 5.70% |
Caraguatatuba, SP | 44 | 1.877,76 | 1.950,54 | 2.752,66 | 8,87 | 6.80% |
Belo Horizonte, MG | 40 | 12.775,40 | 13.270,54 | 18.727,78 | 66,74 | 4.50% |
Fortaleza, CE | 43 | 6.064,06 | 6.299,08 | 8.889,46 | 29,07 | 5.70% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Superintendente de Relações Institucionais. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Superintendente de Relações Institucionais no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 11.487,78 | 11.933,01 | 16.840,22 | 8.30% | |
Atividades de exibição cinematográfica | 1.815,85 | 1.886,23 | 2.661,90 | 5.60% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 3.572,69 | 3.711,15 | 5.237,29 | 6.50% | |
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte | 15.895,92 | 16.512,00 | 23.302,23 | 7.80% | |
Administração pública em geral | 4.580,84 | 4.758,38 | 6.715,18 | 5.10% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 15.024,49 | 15.606,80 | 22.024,78 | 7.00% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 9.997,20 | 10.384,67 | 14.655,15 | 4.50% | |
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais | 21.829,85 | 22.675,92 | 32.000,93 | 4.80% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 23.428,00 | 24.336,00 | 34.343,69 | 8.20% | |
Bancos de investimento | 32.846,71 | 34.119,75 | 48.150,81 | 6.90% | |
Consultoria em publicidade | 13.788,11 | 14.322,50 | 20.212,34 | 6.60% | |
Comércio varejista de bebidas | 1.824,54 | 1.895,25 | 2.674,63 | 7.90% | |
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas | 6.572,28 | 6.827,00 | 9.634,47 | 8.20% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 6.540,51 | 6.794,00 | 9.587,90 | 4.80% | |
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente | 7.756,39 | 8.057,00 | 11.370,28 | 4.10% | |
Construção de edifícios | 2.633,28 | 2.735,33 | 3.860,18 | 7.70% | |
Educação infantil - pré-escola | 7.202,36 | 7.481,50 | 10.558,12 | 6.10% | |
Atividades de organizações sindicais | 37.515,51 | 38.969,50 | 54.994,93 | 5.10% | |
Gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas | 10.570,33 | 10.980,00 | 15.495,31 | 6.70% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 8.188,15 | 8.505,50 | 12.003,22 | 8.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |