O dissídio de Superintendente de Relações Institucionais 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 131105 no cargo de Superintendente de Relações Institucionais.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 27.948,50

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

99 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 25.228,96

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

49 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de serviços culturais Administra serviços culturais em empresas, organizações, entidades e serviços públicos e privados no âmbito da cultura e das expressões culturais, considerando missão, objetivos e metas institucionais, bem como tendências de mercado, demandas sociais e culturais locais, regionais, nacionais e internacionais Elabora, implementa e ou avalia projetos e propostas relativas a manifestações culturais e artísticas de diferentes vertentes, tendências e épocas, em formatos variados, inclusive em ambientes digitais.

Seleciona, organiza, administra, avalia e faz curadoria de acervos culturais e artísticos Coordena equipes de trabalho, organizando e delegando atribuições, funções e responsabilidades Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

O que faz um Superintendente de Relações Institucionais

O Diretor de serviços culturais define e atualiza missão, objetivos e metas institucionais para empresas, organizações, entidades e serviços públicos e privados no âmbito da cultura e das expressões culturais, em articulação com diferentes atores da comunidade interna e externa, considerando tendências de mercado, demandas sociais e culturais, assim como perspectivas locais, regionais, nacionais e internacionais Estabelece redes de relacionamentos com as comunidades interna e externa, engajando-as conforme os objetivos, missão e metas institucionais, mapeando as demandas locais e regionais, alinhando as expectativas e possibilidades de promoção e gestão de serviços culturais.

Desenvolve e implementa critérios e ações de avaliação de metas e objetivos institucionais, estabelecendo métricas e rotinas de acompanhamento e aferição de resultados.

Define estratégia de marketing, em articulação com outros profissionais envolvidos, com o objetivo de alcançar metas de divulgação, construção e consolidação da imagem institucional, a partir de ações que proporcionem visibilidade à marca para que a empresa seja reconhecida como autoridade no nicho em que atua Planeja e coordena eventos mostras, exposições, atividades e ações relativas a manifestações culturais e artísticas de diferentes vertentes, tendências e épocas, tais como música, teatro, rituais religiosos, exposições fotográficas e audiovisuais, exposições de artes e artefatos técnicos e tecnológicos, acervos museológicos, danças, folclore, festas populares, tradições, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social etc.

Seleciona, organiza, administra, avalia e faz curadoria de acervos culturais e artísticos, definindo e implementando políticas e prioridades de aquisição, reutilização e descarte de artefatos, obras, peças, equipamentos etc Propõe e elabora projetos e propostas de eventos, atividades e manifestações culturais e artísticas, participando da organização e divulgação, fomentando campanhas de conscientização e mobilização social a respeito do desenvolvimento e consumo de arte e cultura.

Define estratégia de captação de recursos, considerando potenciais financiadores, parceiros e características do mercado, orienta a elaboração de projetos culturais para submissão a órgãos e editais de fomento, promovidos por entidades públicas, privadas e ou do terceiro setor, reunindo as informações necessárias para definição de objetivos, escopo, público-alvo, detalhamento de ações e análise de viabilidade do projeto cultural e artístico, estabelecendo indicadores de avaliação e parceiros necessários à implementação da iniciativa.

Coordena equipes de trabalho, organizando e delegando atribuições, funções e responsabilidades, propondo e executando métricas e criando oportunidades de planejamento coletivo, assim como de orientação, acompanhamento e avaliação de atividades Define política de contratação e treinamento de recursos humanos, considerando objetivos e possibilidades institucionais em termos de plano de carreira, cargos, salários e benefícios, criando estratégias e mecanismos de incentivo para desenvolvimento profissional da equipe.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.

Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de cultura Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

.

Funções do Diretor de serviços culturais

O profissional Superintendente de Relações Institucionais deve coordenar equipes de trabalho, demonstrar competências pessoais, administrar projetos sociais e culturais, captar recursos para projetos culturais e sociais, fomentar ações culturais na comunidade, administrar acervos, definir política de recursos humanos, planejar atividades, orientar a elaboração de projetos, definir política institucional.

Condições de trabalho da profissão

Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais exercem suas funções em instituições, associações e empresas dos ramos de atividades culturais, sociais, recreativas, de saúde e serviços sociais. São contratados na condição de empregados com carteira e também atuam como autônomos. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. Em algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Diretor de serviços culturais

Um Diretor de serviços culturais deve definir plano de divulgação, definir estratégia de captação de recursos, definir escopo de projeto, estabelecer canais de comunicação interna, tomar decisão, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, definir mostras e exposições, definir demandas sociais e culturais, estabelecer critérios de avaliação das metas e objetivo da instituição, delegar responsabilidades, definir público alvo, objetivar comunicação, demonstrar capacidade de persuasão, participar na definição de cargos e salários, promover a organização de campanhas de mobilização social, avaliar resultados do projeto, propor atividades de incentivo cultural e social, demonstrar capacidade de discernimento, apresentar soluções criativas, demonstrar motivação, selecionar projetos sociais, definir benefícios, definir objetivos da instituição, liderar equipe, estabelecer parcerias, selecionar projeto para financiamento, agir com dinamismo, definir políticas de descarte e reutilização de acervo, atualizar-se tecnicamente, administrar conflitos, definir metas da instituição, compartilhar informações com equipe de trabalho, criar incentivos para desenvolvimento profissional dos funcionários, selecionar propostas teatrais, estabelecer rede de relações institucionais, atualizar missão da instituição, promover a organização de campanhas de conscientização, trabalhar com determinação, promover políticas de incentivos e promoções, definir objetivos do projeto, representar a instituição, agir com iniciativa, negociar com financiadores, sugerir políticas públicas, avaliar desempenho da equipe, participar na divulgação de espetáculos, participar na seleção de peças para exposições e amostras, identificar potenciais financiadores, analisar propostas teatrais, definir estratégia de marketing, definir políticas de treinamento, definir prioridades na aquisição de acervos, formar acervos, analisar viabilidade do projeto, demonstrar sociabilidade, estabelecer indicadores de avaliação de projeto, obter informações para subsídio do projeto, estabelecer parceiros na implementação do projeto, organizar reuniões de avaliação, acompanhamento e planejamento, demonstrar clareza de expressão verbal, coordenar eventos, ponderar opiniões divergentes, definir políticas de contratação, promover a organização de atividades comunitárias.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Superintendente de Relações Institucionais ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Superintendente de Relações Institucionais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais que ficou em 4.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Superintendente de Relações Institucionais em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Superintendente de Relações Institucionais ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais 2024

O salário de Superintendente de Relações Institucionais mostrado aqui é resultado do levantamento de 319 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Superintendente de Relações Institucionais com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Superintendente de Relações Institucionais CBO 131105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Superintendente de Relações Institucionais em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Superintendente de Relações Institucionais por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 40h 15.131,80 15.718,26 22.182,08 79,17 6.40%
Minas Gerais 43h 3.461,64 3.595,80 5.074,50 16,73 4.80%
Rio Grande do Sul 41h 7.818,66 8.121,69 11.461,57 39,50 8.30%
Rio de Janeiro 41h 17.469,75 18.146,83 25.609,35 88,24 6.50%
Pará 29h 4.746,30 4.930,25 6.957,72 34,30 4.50%
Paraná 41h 7.087,84 7.362,54 10.390,24 35,68 7.50%
Ceará 43h 4.660,76 4.841,39 6.832,32 22,57 6.30%
Santa Catarina 27h 5.823,11 6.048,80 8.536,25 44,15 4.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Superintendente de Relações Institucionais.

Dissídio de Superintendente de Relações Institucionais por cidade

Quanto ganha um Superintendente de Relações Institucionais nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Superintendente de Relações Institucionais na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 41 24.287,64 25.228,96 35.603,86 122,76 6.00%
Contagem, MG 43 2.169,90 2.254,00 3.180,91 10,40 4.60%
Rio de Janeiro, RJ 41 18.807,78 19.536,72 27.570,80 95,12 5.60%
Porto Alegre, RS 41 9.716,42 10.092,99 14.243,54 49,68 5.90%
Ipixuna do Para, PA 28 3.863,59 4.013,33 5.663,74 28,67 4.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Superintendente de Relações Institucionais. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Superintendente de Relações Institucionais no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 10.453,07 10.858,20 15.323,42 4.80%
Atividades de exibição cinematográfica 1.751,27 1.819,15 2.567,23 6.30%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 18.354,12 19.065,47 26.905,76 5.30%
Recuperação de sucatas de alumínio 3.863,59 4.013,33 5.663,74 7.20%
Locação de mão-de-obra temporária 4.012,42 4.167,93 5.881,90 4.80%
Administração pública em geral 5.047,20 5.242,82 7.398,82 7.90%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 11.268,60 11.705,33 16.518,92 7.30%
Serviços de assistência social sem alojamento 9.724,28 10.101,17 14.255,07 6.40%
Bancos de investimento 31.602,05 32.826,85 46.326,24 4.30%
Consultoria em publicidade 13.788,11 14.322,50 20.212,34 5.70%
Produção e promoção de eventos esportivos 9.449,11 9.815,33 13.851,69 5.60%
Atividades de apoio à gestão de saúde 19.016,52 19.753,55 27.876,80 6.40%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 15.834,31 16.448,00 23.211,91 4.20%
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais 37.718,02 39.179,86 55.291,79 4.20%
Ensino fundamental 4.035,13 4.191,52 5.915,20 4.30%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 7.583,74 7.877,67 11.117,20 5.20%
Outras atividades esportivas não especificadas anteriormente 2.823,89 2.933,33 4.139,61 7.70%
Comércio varejista de bebidas 1.849,00 1.920,67 2.710,50 7.00%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 35.942,31 37.335,33 52.688,74 7.80%
Albergues assistenciais 4.190,59 4.353,00 6.143,08 5.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.