O dissídio de Professor de Geografia do Ensino Superior 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234740 no cargo de Professor de Geografia do Ensino Superior.

Estado com maior salário médio

Minas Gerais

R$ 4.237,21

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Santa Catarina

7 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Uberlândia - MG

4 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de geografia do ensino superior Ministra aulas de geografia para o ensino superior, apresentado conteúdos, promovendo debates, indicando bibliografias, entre outras ações Realiza atividades em laboratórios e oficinas.

Prepara aulas, elabora o plano de ensino e acompanha seu desenvolvimento, selecionando recursos didáticos, novas tecnologias e bibliografia Avalia e adequa o processo de ensino e aprendizagem, avaliando atividades em classe e extraclasse Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em geografia.

Elabora e orienta projetos e trabalhos acadêmicos Participa de eventos e organiza publicações para a divulgação do conhecimento geográfico Supervisiona atividades de estágios e de monitoria.

Exerce atividades acadêmicas e administrativas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Geografia do Ensino Superior

O Professor de geografia do ensino superior ministra aulas de geografia, na graduação, pós-graduação e em cursos de atualização para professores da rede pública de ensino, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos de geografia urbana, geografia agrária, geotecnologia, geopolítica, entre outros Organiza seminários, promove debates, discute textos, com apoio de recursos audiovisuais e tecnologias digitais.

Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala (trabalho de campo), utilizando novas tecnologias, como sensoriamento remoto, realidade virtual, entre outras.

Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, visando ao estudo da relação entre as pessoas e o espaço em que elas vivem, das condições climáticas, das características do espaço geográfico, dos conflitos entre territórios e nações, entre outras questões Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação.

Seleciona recursos didáticos e bibliografia e monta cronograma Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação.

Avalia e adequa o processo de ensino e aprendizagem, elaborando instrumento de avaliação, aplicando-o, avaliando-o, analisando e comentando os resultados, verificando frequência e o rendimento do aluno, visando ao aprofundamento dos conhecimentos da ciência geográfica.

Avalia a participação em classes e extraclasse, trabalhos acadêmicos programados e examina relatórios de campo Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em geografia, abordando temas como urbanização, sistemas ambientais, geopolítica e outros.

Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa.

Capta recursos para implementação de pesquisas Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade Participa de eventos e organiza publicações para a divulgação do conhecimento geográfico.

Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho, em linhas de pesquisa, como geoprocessamento, geografia urbana, ensino, geomorfologia, entre outras Supervisiona atividades de estágios e de monitoria, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando e avaliando monografias, dissertações e teses.

Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições e prestando consultorias Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.

Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão, diretrizes de avaliação e currículo do curso.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Professor de geografia do ensino superior

O profissional Professor de Geografia do Ensino Superior deve ministrar aula, prestar assessoria técnico-científica, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, exercer atividades acadêmico-administrativas, supervisionar estágios, construir projetos político-pedagógicos, orientar trabalhos acadêmicos, demonstrar competências pessoais, elaborar plano de ensino, preparar aulas, participar de processos de seleção e avaliação, avaliar processos de ensino-aprendizagem.

Condições de trabalho da profissão

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de geografia do ensino superior

Um Professor de geografia do ensino superior deve apresentar conteúdos de disciplinas, elaborar projetos de pesquisa, preparar orientando para exame de qualificação, avaliar execução de pesquisa, participar da elaboração de editais para concursos, captar recursos para pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de redação, construir currículo do curso, selecionar bibliografia, elaborar material didático, definir critérios de avaliação, realizar leituras, julgar trabalhos acadêmicos, exercer papéis de cidadania, coordenar projetos de extensão, prever formas de avaliação, aplicar instrumentos de avaliação, readequar processo de ensino-aprendizagem, acompanhar execução do projeto, organizar seminários, orientar iniciação ao exercício profissional, pesquisar bibliografia, elaborar plano de aula, demonstrar capacidade de problematizar, emitir laudos e pareceres técnicos, identificar perfil dos docentes, identificar demandas da sociedade, demonstrar capacidade de motivação, avaliar produção do orientado, orientar formulação do projeto, construir política de estágio, identificar campos de estágio, elaborar instrumentos de avaliação, definir diretrizes de avaliação do curso, definir atividades extra-sala, indicar bibliografia, selecionar recursos humanos, definir perfil dos alunos, prestar consultoria, provocar reflexões, avaliar execução de atividades de extensão, discutir textos, definir ementas e programas, demonstrar capacidade de síntese, sugerir bibliografia, avaliar currículos e memoriais, rever prática docente, avaliar trabalhos acadêmicos programados, examinar relatórios de campo, coordenar projetos de pesquisa, elaborar projetos de extensão, realizar experiências extra-sala, examinar monografias, teses e dissertações, controlar frequência, definir política de capacitação docente, demonstrar capacidade de argumentação, selecionar candidatos em concursos, utilizar recursos audiovisuais, realizar reuniões de orientação, formular questões, realizar atividades em laboratórios e oficinas, propor minutas de editais, portarias e resoluções, arguir candidatos à titulação, demonstrar capacidade de observação, chefiar departamentos acadêmicos, preparar orientando para defesa do trabalho, gerenciar recursos financeiros e materiais, definir objetivos da disciplina, montar cronograma, organizar eventos acadêmicos, assessorar projetos de instituições, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, prestar serviços à comunidade, integrar comissões, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, definir linhas de pesquisa e extensão, verificar frequência, elaborar textos, coordenar programas de estágio, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, comentar resultados de avaliações, atualizar dados e informações conjunturais, demonstrar capacidade de reflexão, examinar produto final, orientar pesquisadores, executar pesquisas, divulgar resultados, definir metodologia, definir perfil profissional, definir perfil dos docentes, supervisionar atividades de campo, promover debates, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, acompanhar atividades de estágio, responder perguntas, elaborar relatórios, avaliar provas, trabalhar com a comunidade, elaborar trabalhos científicos, organizar atividades didáticas, avaliar participação em classe e extraclasse, avaliar iniciação ao exercício profissional, avaliar ementas e programas, coordenar cursos, elaborar programas e projetos de estágio, demonstrar criatividade, prestar contas dos recursos financeiros, demonstrar capacidade de mobilização, organizar publicações, orientar construção de objeto de pesquisa, demonstrar capacidade de contextualização, demonstrar capacidade de expressão oral, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, propor a realização de convênios e parcerias, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, analisar resultados de avaliações, orientar formação de acervos, participar de órgãos colegiados, manter-se atualizado, selecionar recursos didáticos, demonstrar capacidade de polemização, participar de eventos técnico-científicos, rever bibliografia, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, dar entrevistas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Geografia do Ensino Superior ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Geografia do Ensino Superior e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências humanas do ensino superior que ficou em 4.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Geografia do Ensino Superior em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Geografia do Ensino Superior ficou em 3.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências humanas do ensino superior 2024

O salário de Professor de Geografia do Ensino Superior mostrado aqui é resultado do levantamento de 23 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências humanas do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Geografia do Ensino Superior com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Geografia do Ensino Superior CBO 234740 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Geografia do Ensino Superior em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Geografia do Ensino Superior por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Geografia do Ensino Superior.

Dissídio de Professor de Geografia do Ensino Superior por cidade

Quanto ganha um Professor de Geografia do Ensino Superior nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Geografia do Ensino Superior na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Geografia do Ensino Superior. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Geografia do Ensino Superior no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Cursos preparatórios para concursos 2.494,97 2.591,67 3.657,44 5.10%
Educação superior - graduação e pós-graduação 2.789,16 2.897,26 4.088,70 7.50%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 5.038,71 5.234,00 7.386,38 7.60%
Ensino médio 1.763,16 1.831,50 2.584,67 7.40%
Educação infantil - pré-escola 3.206,72 3.331,00 4.700,81 7.90%
Educação infantil - creche 3.512,13 3.648,25 5.148,52 6.60%
Holdings de instituições não-financeiras 1.854,62 1.926,50 2.718,73 6.90%
Ensino fundamental 3.051,72 3.170,00 4.473,60 5.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.