O dissídio de Professor de História do Ensino Fundamental 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231325 no cargo de Professor de História do Ensino Fundamental.
Estado com maior salário médio
Ceará
R$ 9.306,79
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
613 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Fortaleza - CE
R$ 10.118,09
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
168 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de história do ensino fundamental ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos e conceitos referentes a acontecimentos, fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diversos espaços territoriais, em distintas conjunturas e em diferentes épocas, analisando sua influência no contexto atual da humanidade.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de História do Ensino Fundamental
O Professor de história do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, definindo conteúdo programático de história, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e processos de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à história - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.
Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.
Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores.
Propõe atividades e temas contextualizados, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e compreensão do tempo presente Desenvolve atividades para que o aluno selecione, compreenda e reflita sobre a produção, a circulação e o registro de memórias históricas.
Apresenta aos alunos os eventos considerados importantes na história do Ocidente - de África, Europa e América (especialmente do Brasil) -, ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.
Expõe a interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno ou fato, para que os alunos reconheçam as hipóteses e avaliem os argumentos apresentados, com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos e atitudes referentes a fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diferentes espaços territoriais, conjunturas e tempos Incentiva o trabalho em grupos, para realização de debates, pesquisas e redação de conclusões.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, e conservação da natureza Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Propõe temas e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços fora dos muros da escola, como museus, exposições de objetos da Antiguidade, entre outros Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como a montagem, pelos alunos, de exposição sobre a história de município, destacando fatos marcantes da evolução política, socioeconômica e cultural, para demonstrar a capacidade de superação de desafios e ampliar o horizonte de aprendizagem.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.
Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do Professor de história do ensino fundamental
O profissional Professor de História do Ensino Fundamental deve participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, estudar, planejar cursos, aulas e atividades escolares, comunicar-se, promover a educação dos alunos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de história do ensino fundamental
Um Professor de história do ensino fundamental deve participar das assembleias escolares, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, possibilitar a apropriação de conhecimentos, elaborar o projeto pedagógico, registrar atividades culturais e pedagógicas, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, consultar bibliotecas, decodificar diferentes códigos e linguagens, empregar recursos e procedimentos didáticos, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, ministrar aulas, analisar a autoavaliação dos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, conviver com as ideias ou posições contrárias, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, propor atividades culturais, selecionar os conteúdos, trabalhar em equipe, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, registrar avaliações e resultados, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, colocar-se disponível para os alunos, respeitar a heterogeneidade dos alunos, demonstrar liderança, assumir funções administrativo-pedagógicas, propor critérios para a composição das classes, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, respeitar os limites dos alunos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, preencher formulários com notas e faltas, trocar experiências com os professores através de reuniões, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, propor regras comuns para comunidade escolar, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, sistematizar o conhecimento, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, demonstrar controle emocional, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, registrar atividades extracurriculares, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, acompanhar as mudanças na área da educação, elencar temas para projetos pedagógicos, estabelecer as metodologias de ensino, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, construir relações de confiança com os alunos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, discutir projetos interdisciplinares com colegas, demonstrar solidariedade, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, dialogar com a direção e coordenações da escola, organizar atividades comunitárias, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, estimular a troca de conhecimento, propor opções para o horário de trabalho, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, criar situações múltiplas de aprendizagem, consultar legislação, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, avaliar a frequência dos alunos, definir processos e critérios de avaliação, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, participar da elaboração do plano de gestão da escola, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, elaborar os instrumentos de avaliação, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, contextualizar os conhecimentos, analisar o plano de gestão da escola, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, ler literatura específica da área de conhecimento, debater projetos interdisciplinares com os alunos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, demonstrar capacidade de intervir na realidade, organizar a bibliografia, agir eticamente, participar da gestão escolar nos colegiados, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, demonstrar capacidade de diálogo, revelar interesses multidisciplinares, prever participação em eventos culturais e científicos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, expressar-se com clareza, demonstrar pontualidade e assiduidade, aprender novas tecnologias, determinar os objetivos do curso e da disciplina, demonstrar criatividade e iniciativa, preencher diário de classe, orientar a autoavaliação dos alunos, propor estudos interdisciplinares, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, prever recursos materiais e didáticos, propor calendário de avaliação escrita.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de História do Ensino Fundamental ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de História do Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 6.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de História do Ensino Fundamental em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de História do Ensino Fundamental ficou em 8.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024
O salário de Professor de História do Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 1858 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de História do Ensino Fundamental com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Professor de História do Ensino Fundamental em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 24h | 4.003,87 | 4.159,05 | 5.869,37 | 34,14 | 7.30% |
Rio de Janeiro | 22h | 3.659,59 | 3.801,42 | 5.364,68 | 33,84 | 4.90% |
Minas Gerais | 21h | 3.099,13 | 3.219,24 | 4.543,09 | 31,16 | 4.90% |
Paraná | 27h | 2.978,50 | 3.093,93 | 4.366,25 | 23,19 | 6.90% |
Santa Catarina | 22h | 2.955,71 | 3.070,26 | 4.332,85 | 27,56 | 4.60% |
Bahia | 26h | 2.433,01 | 2.527,30 | 3.566,60 | 19,70 | 4.40% |
Rio Grande do Sul | 21h | 3.478,11 | 3.612,91 | 5.098,64 | 34,69 | 7.40% |
Goiás | 22h | 2.922,24 | 3.035,49 | 4.283,78 | 27,61 | 7.80% |
Distrito Federal | 23h | 3.327,27 | 3.456,23 | 4.877,53 | 30,57 | 4.70% |
Pará | 25h | 3.273,83 | 3.400,71 | 4.799,18 | 27,23 | 5.80% |
Pernambuco | 23h | 2.086,80 | 2.167,68 | 3.059,09 | 18,85 | 4.40% |
Ceará | 26h | 8.959,55 | 9.306,79 | 13.134,03 | 72,72 | 7.10% |
Espírito Santo | 29h | 3.493,51 | 3.628,91 | 5.121,22 | 24,87 | 7.80% |
Maranhão | 30h | 3.616,27 | 3.756,43 | 5.301,18 | 25,22 | 5.10% |
Amazonas | 29h | 2.734,95 | 2.840,94 | 4.009,23 | 19,34 | 4.70% |
Paraíba | 27h | 6.285,11 | 6.528,70 | 9.213,50 | 48,09 | 6.20% |
Mato Grosso | 23h | 3.429,26 | 3.562,17 | 5.027,04 | 31,59 | 4.60% |
Rio Grande do Norte | 35h | 7.865,76 | 8.170,61 | 11.530,61 | 47,08 | 5.40% |
Tocantins | 25h | 3.404,97 | 3.536,94 | 4.991,43 | 27,95 | 5.70% |
Sergipe | 30h | 4.543,83 | 4.719,94 | 6.660,92 | 31,40 | 6.50% |
Acre | 24h | 2.899,89 | 3.012,29 | 4.251,03 | 25,03 | 6.10% |
Piauí | 27h | 6.424,46 | 6.673,45 | 9.417,78 | 48,61 | 7.00% |
Alagoas | 31h | 2.107,59 | 2.189,27 | 3.089,57 | 14,17 | 6.00% |
Amapá | 30h | 3.035,94 | 3.153,60 | 4.450,45 | 21,09 | 5.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de História do Ensino Fundamental. |
Dissídio de Professor de História do Ensino Fundamental por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 20 | 5.434,08 | 5.644,69 | 7.965,95 | 56,70 | 7.50% |
Rio de Janeiro, RJ | 20 | 3.848,96 | 3.998,13 | 5.642,28 | 39,10 | 4.40% |
Brasília, DF | 23 | 3.327,27 | 3.456,23 | 4.877,53 | 30,57 | 7.40% |
Belo Horizonte, MG | 19 | 3.484,04 | 3.619,08 | 5.107,35 | 38,46 | 4.30% |
Curitiba, PR | 21 | 2.917,44 | 3.030,51 | 4.276,75 | 28,46 | 4.30% |
Salvador, BA | 25 | 2.547,23 | 2.645,96 | 3.734,05 | 20,92 | 6.50% |
Goiânia, GO | 18 | 3.113,31 | 3.233,98 | 4.563,89 | 35,37 | 5.60% |
Manaus, AM | 29 | 2.734,95 | 2.840,94 | 4.009,23 | 19,34 | 6.30% |
Fortaleza, CE | 22 | 9.740,57 | 10.118,09 | 14.278,95 | 92,75 | 6.50% |
Belém, PA | 22 | 3.046,48 | 3.164,55 | 4.465,91 | 29,13 | 4.10% |
Campinas, SP | 17 | 3.818,90 | 3.966,90 | 5.598,22 | 47,07 | 4.50% |
Porto Alegre, RS | 27 | 5.422,22 | 5.632,37 | 7.948,57 | 41,88 | 4.60% |
São Luís, MA | 29 | 3.053,50 | 3.171,84 | 4.476,20 | 21,91 | 4.40% |
Santo André, SP | 25 | 4.660,49 | 4.841,12 | 6.831,93 | 39,10 | 4.20% |
Santa Maria do Oeste, PR | 40 | 3.517,67 | 3.654,00 | 5.156,63 | 18,27 | 5.10% |
Feira de Santana, BA | 26 | 1.864,67 | 1.936,94 | 2.733,46 | 14,79 | 7.40% |
Ribeirão Preto, SP | 23 | 3.410,70 | 3.542,89 | 4.999,83 | 30,23 | 6.80% |
Lauro de Freitas, BA | 24 | 2.501,77 | 2.598,73 | 3.667,41 | 21,84 | 4.90% |
São Caetano do Sul, SP | 40 | 3.705,78 | 3.849,40 | 5.432,39 | 19,38 | 5.00% |
São José dos Campos, SP | 32 | 3.924,88 | 4.077,00 | 5.753,58 | 25,48 | 4.50% |
Aracoiaba da Serra, SP | 23 | 2.275,66 | 2.363,86 | 3.335,95 | 20,30 | 6.80% |
Uberlândia, MG | 21 | 2.284,91 | 2.373,46 | 3.349,50 | 23,11 | 7.90% |
Natal, RN | 37 | 3.694,99 | 3.838,20 | 5.416,58 | 20,70 | 6.20% |
São José dos Pinhais, PR | 34 | 3.557,48 | 3.695,36 | 5.215,01 | 21,74 | 6.10% |
Itajaí, SC | 27 | 4.654,78 | 4.835,18 | 6.823,55 | 35,70 | 5.80% |
Florianópolis, SC | 15 | 2.075,91 | 2.156,36 | 3.043,13 | 29,65 | 5.00% |
Osasco, SP | 22 | 3.416,50 | 3.548,91 | 5.008,33 | 32,67 | 6.00% |
Uberaba, MG | 30 | 4.546,72 | 4.722,94 | 6.665,15 | 31,28 | 4.90% |
Bauru, SP | 20 | 3.183,23 | 3.306,60 | 4.666,37 | 33,57 | 4.30% |
Palhoça, SC | 19 | 2.259,73 | 2.347,31 | 3.312,59 | 24,84 | 7.70% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de História do Ensino Fundamental. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de História do Ensino Fundamental no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 4.066,51 | 4.224,12 | 5.961,20 | 5.80% | |
Educação infantil - pré-escola | 3.025,60 | 3.142,86 | 4.435,30 | 4.30% | |
Ensino médio | 3.594,43 | 3.733,74 | 5.269,17 | 4.60% | |
Administração pública em geral | 3.277,53 | 3.404,56 | 4.804,62 | 4.70% | |
Educação infantil - creche | 2.886,70 | 2.998,58 | 4.231,68 | 4.80% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 4.686,71 | 4.868,35 | 6.870,36 | 6.60% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 3.475,53 | 3.610,23 | 5.094,87 | 4.90% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.549,47 | 2.648,28 | 3.737,34 | 5.60% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 4.142,54 | 4.303,09 | 6.072,65 | 5.70% | |
Atividades de organizações religiosas | 4.700,71 | 4.882,90 | 6.890,89 | 5.80% | |
Cursos preparatórios para concursos | 2.976,63 | 3.092,00 | 4.363,52 | 4.10% | |
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais | 1.760,76 | 1.829,00 | 2.581,14 | 5.50% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.094,40 | 2.175,57 | 3.070,23 | 7.30% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 5.925,38 | 6.155,03 | 8.686,17 | 5.90% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.178,73 | 3.301,93 | 4.659,79 | 7.50% | |
Educação superior - graduação | 2.800,08 | 2.908,60 | 4.104,70 | 7.40% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.359,07 | 2.450,50 | 3.458,22 | 7.90% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 4.043,29 | 4.200,00 | 5.927,17 | 7.10% | |
Ensino de idiomas | 5.083,64 | 5.280,67 | 7.452,24 | 8.10% | |
Comércio varejista de livros | 2.753,29 | 2.860,00 | 4.036,12 | 8.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |